quinta-feira, 31 de julho de 2008

Semana de Integração

A gerente Acadêmica da FTC Jequié, professora Nandyara Souza Santos, realizou nesta quarta-feira (30), uma palestra sobre o programa FTC Digital para os novos alunos da Unidade. A atividade fez parte da programação da Semana de Integração 2008.2. Durante a semana, os estudantes terão outro momento para acessarem o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – apresentado aos novos alunos – e descobrir todas as potencialidade e possibilidades do programa.

Trote Solidário

Como parte das atividades da Semana de Integração 2008.2 a FTC Jequié realiza o Trote Solidário. Com apoio do colegiado de Enfermagem e do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) o evento contempla a doação de alimentos não perecíveis e a doação voluntária de sangue. Uma equipe do Hemoba montou uma unidade de Coleta e Transfusão de Sangue na Faculdade e os calouros, motivados pelo desafio, adotaram a campanha e se mobilizaram para a doação.

Momento Cultural
Os estudantes do 8° semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié apresentaram a Banda Imunidade Acústica aos estudantes da unidade. Com um estilo pop rock e um repertório nacional e internacional a Semana de Integração 2008.2 da FTC Jequié ganhou em entretenimento e contribuiu para divulgação do trabalho dos estudantes. Os calouros aprovaram a idéia e cantaram juntos sucessos do Legião Urbana e Capital Inicial, entre outros.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Lá de Pequim

A FTC bateu o recorde de atletas em Pequim. Com sua ajuda, vamos bater o de melhor torcida. Acesse o Blog Esporte FTC e saiba de tudo.FTC. A única instituição de ensino baiana com atletas em Pequim.
Atletas FTC:
Allan do Carmo - Maratonista Aquático.
Érika Miranda - Judoca.
João Gabriel Schlittler - Judoca.
Luciano Corrêa - Judoca.

Para-Olimpíadas Beijing 2008:
Marcelo Collet - Natação.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Boas Vindas


Maiores Informações:
Prof. José Roberto - Assessor Pedagógico
ASPED - Assessoria Pedagógica FTC Jequié - 3527-8100

Mensagem


Um objetivo a ser alcançado é necessário muita vontade e perserverança, pois o caminho é imprevisível e muitas vezes sinuoso, porém é fundamental a força interior e principalmente a fé em Deus.


"Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras do caminho se tornam montanhas, os fracassos se transformam em golpes fatais. Mas se você tiver grandes sonhos...Seus erros produzirão crescimento, seus desafios produzirão oportunidades, seus medos produzirão coragem." (Augusto Cury do livro “Nunca desista de seus sonhos”).


Abração a todos os colegas e professores do curso de Jornalismo da FTC Jequié.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Feliz Idade


Grupo da terceira idade desenvolvido pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) no Entroncamento de Jaguaquara.
O projeto tem dois anos e atualmente participa 45 senhoras que são acompanhadas por Psicólogo, Assistente Social e de Enfermagem e professor de Educação Física.
Segundo Sandra Porto de Almeida coordenadora do grupo, são desenvolvidas várias atividades no grupo como caminhadas, artesanatos, dança e as senhoras já participaram de desfiles e exposições, ações estas que ajudam na auto-estima e traz benefícios à saúde das participantes.
Para Dona Enesia Lemos, 58, que faz parte do grupo há um ano, participar do grupo mudou sua vida, pois, teve a oportunidade de aprender coisas surpreendentes e desenvolver atividades que faz muito bem para sua saúde.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Saberes Integrativos

Visando promover estudos atualizados sobre a educação superior e trocas de experiências educacionais, os docentes da FTC Jequié, participam dos Encontros de Mobilização Pedagógica. Planejada e organizada pelo Comitê Acadêmico vinculado à Superintendência de Ensino, Pesquisa e Extensão (SUEPE), a iniciativa faz parte do processo de Profissionalização Acadêmica Continuada. Nas duas primeiras semanas – de 07 à 17 de Julho - foram abordados os temas:

- Tendências do Ensino Superior, mediado pela Gerente Acadêmica da FTC Jequié, Profa. Nandyara Souza Santos;


- Regulamentação Jurídica do Ensino Superior, mediado pelo Prof. Carlos Alberto Rafaeli de Oliveira Filho;


- Acolher e Cuidar: Postura, Voz e Alimentação equilibrada para docentes, mediado pelo Prof. Jocinei Ferreira Constâncio – fisioterapeuta, pela Dra. Sânmya Barros Aguiar Lisboa – Fonoaudióloga e pela Profa. Emanuela Freitas Carvalho – Nutricionista;





- Estratégias de ensino integrativas, mediado pelo Assessor Pedagógico da FTC Jequié, Prof. José Roberto de Souza Santos;

- Construindo Mapas Conceituais, mediado pela Profa. Patrícia Villar Moreira, coordenadora do curso de Psicologia da FTC Jequié; e,

- Responsabilidade Socioambiental: planos de desenvolvimento sustentável, mediado pelo Assessor de Comunicação e Marketing da FTC Jequié, Prof. Leandro Santos Novaes.

Os Encontros de Mobilização Pedagógica entram hoje na sua fase final. Até a próxima quinta-feira (24) serão apresentados temas como Avaliando a avaliação de ensino aprendizagem; Construindo planos de aprendizagem e cronogramas de aulas; Design de transparência e slides de PowerPoint. Acontecem, durante a programação dos Encontros, atividades culturais e o Prêmio Desafio Digital. Esta é uma excelente oportunidade onde os docentes relatam experiências práticas, descobrem talentos internos e desenvolvem-se como ser humano e profissional.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

A "Lei Seca" aponta bons resultados

A “lei seca” já aponta resultados positivos em relação ao número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito na Emergência do Hospital Geral Prado Valadares em Jequié, com redução de 22% no número de vítimas, comparando-se os dados dos dois primeiros fins de semana de Junho com os dois primeiros de julho. Comparando dados do mesmo período observa-se maior redução do número de acidentes de carro, 62,5%. Já com relação às ocorrências de acidentes de moto apresenta redução de 13,5%. É importante salientar que os acidentes de carro da amostragem estudada ocorreram aos domingos, não tendo verificado nenhum atendimento a vítimas nas 24 horas dos sábados. É importante lembrar que nos dois últimos fins de semana em estudo ocorreram o São Pedro de Itiruçu e o São Pedro de Itagi, mesmo assim registrou-se redução nos índices. (Vide gráfico).
Gráfico: Número de ocorrências de acidente de moto e carro que as vítimas procuraram a emergência do Hospital Geral Prado Valadares nos dois primeiros fins de semana dos meses de Junho e Julho de 2008.
Fonte: SAME/HGPV

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Pólo de TI de Jequié - Cidade Software


Acontece hoje (14/07) às 18h30min na ACIJ - Associação Comercial e Industrial de Jequié, o Lançamento do Pólo de Tecnologia de Informação de Jequié, o Cidade Software (www.cidadesoftware.com.br). O evento contará com a presença das autoridades locais e regionais e de representantes do SEBRAE.
O evento é destinado às empresas, profissionais e estudantes de TI, bem como aos empresários do comércio atacadista e varejista, além de toda a comunidade de Jequié e região. Na ocasião também serão assinados convênios na área de Tecnologia da Informação, de interesse de toda a comunidade, celebrados entre a SECTI – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a UESB. Após o evento, será proferida a palestra “Não deixe sua empresa estacionar no tempo”, promovida pelo SEBRAE, Câmara de Dirigentes Lojistas de Jequié e ACIJ, que tratará sobre automação comercial e negócios eletrônicos. O evento culminará com um coquetel de comemoração.

Parceiros e Projetos

O projeto para fundação do Pólo de Tecnologia de Informação de Jequié existe desde 2005. Em 2007, com o apoio do Governo do Estado da Bahia e do SEBRAE, o projeto ganhou fôlego através da academia (UESB, FTC Jequié – Faculdade de Tecnologia e Ciências e FIJ – Faculdades Integradas de Jequié), ACIJ – Associação Comercial e Industrial de Jequié, SUDIC – Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado da Bahia, SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Prefeitura Municipal de Jequié. Neste mesmo ano formou-se um grupo de trabalho para tratar da implantação do Pólo na cidade de Jequié.
Em 05 de junho deste ano, na Associação Comercial e Industrial de Jequié, o Pólo foi legalmente fundado através da criação da Cidade Software, associação sem fins lucrativos que agrega empresários e profissionais de Tecnologia da Informação de Jequié e região.
Diversas ações já foram executadas, a exemplo da realização de cursos, palestras, missões empresariais de visita a eventos na área e a organização do 1º Encontro Regional de Tecnologia da Informação, ao lado da FTC Jequié e UESB, em novembro de 2007. Muitas ações estão programadas para 2008, como os cursos de “Engenharia de Software” e “Gerenciamento de Projetos de TI” que acontecerão até o fim do ano.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

FTC Jequié assina convênio com ACIJ e CDL

O Diretor Geral da FTC de Jequié, Prof. José Carlos Martins Oliveira, assinou nesta sexta-feira (11) o Termo de Convênio com a Associação Comercial e Industrial de Jequié - ACIJ e com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jequié – CDL, no intuito da concessão de descontos em mensalidades nos cursos de Graduação, Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) e Extensão, oferecidos na unidade presencial.

O convênio beneficia os empregados das empresas afiliadas à ACIJ e CDL, seus filhos e cônjuge, dependentes legalmente declarados. O benefício será válido para aqueles que obtiverem aprovação no processo seletivo e após a data de assinatura do convênio.

Além do Diretor José Carlos Martins Oliveira, a mesa do acordo foi composta pelo Gerente Administrativo e Financeiro da FTC de Jequié, Sr. Armando José Cabral Ribeiro, pelo Presidente da ACIJ, Sr. José Marcos Andrade Souza, pelo Presidente da CDL, Sr. Antonio Silva Novaes e pelo representante da Associação Atlética do Banco do Brasil - AABB, Sr. Edson Ferreira, que levou uma minuta deste convênio para análise e conseqüente assinatura.

Instituto Euvaldo Lodi

Aconteceu na quarta-feira (09) na FTC Jequié, a segunda reunião do Fórum de Estágio da Bahia. No encontro estiveram presentes representantes de instituições de ensino, empresas e do IEL. A representante do IEL, Antonia Bezerra, começou a reunião explicando o que é o Fórum e o seu objetivo. Comentou também sobre a atual Lei de Estágio, de 1977, e sobre o Projeto de Lei que está em tramitação para aprovação.

O IEL, entidade ligada ao Sistema FIEB, foi criado em 1969 para ser o pólo irradiador de idéias e aproximação entre o setor produtivo e as instituições de ensino e pesquisa. Na Bahia, O IEL vem ampliando sua presença em linhas de atuação que refletem o perfil de uma verdadeira agencia tecnológica e de inovação à serviço da indústria baiana.

O IEL e o Fórum de Estágio da Bahia promovem mais uma vez o Prêmio Melhores Práticas de Estágio. Um projeto que tem como objetivo premiar as organizações que investem em programas de estágio, contribuindo, assim, para o crescimento dos processos de recrutamento e seleção de estudantes no mercado baiano. Concorrem organizações públicas ou privadas, de micro, pequeno, médio ou grande porte e sem fins lucrativos. As que mais se destacarem ganham o selo Melhores Práticas de Estágio.

Saiba mais:
Regulamentação do Estágio

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Crimes na Internet

O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (9) proposta substitutiva ao projeto de lei da Câmara (PLC 89/2003) que tipifica os crimes cometidos pela Internet, como pirataria, ação de pedófilos e acesso a equipamentos ou redes com a violação da segurança de ambientes que tenham "proteção expressa", segundo informações da Agência Senado. O projeto, relatado pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), cria 13 novos crimes.

A transferência sem autorização de dados e informações de unidades ou sistemas, cujo acesso for restrito e protegido expressamente, também será considerada ação criminosa. O projeto também considera crime falsificar dados eletrônicos ou documentos públicos e verdadeiros; praticar o estelionato; capturar senhas de usuários do comércio eletrônico e divulgar imagens de caráter privativo.

Os crimes mais usuais na rede incluem o envio de e-mails com pedidos de atualização de dados bancários e senhas. Da mesma forma, e-mails referentes a listas negras ou falsos prêmios também são práticas comuns, bem como o envio de arquivos anexados. Especialistas indicam que é melhor não abrir arquivos com extensões consideradas perigosas, como ".exe", ".scr" ou qualquer outra extensão desconhecida, por servirem de verdadeiras portas de entrada para vírus de computadores, os quais causam estragos ou roubam informações sobre os usuários.
A matéria segue agora para a Câmara dos Deputados. Estamos de olho!!!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

ENQUETE: Eleições 2008 / Jequié-BA (VOTE)

Sábado, 05/07, foi o último dia para o registro das Candidaturas para as Eleições Municipais 2008. Em Jequié-BA, foram homologadas 04 candidaturas a Prefeito(a). Mais uma vez o Blog do Tiago Henrique quer saber sua opinião sobre a Eleição Municipal local: Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para Prefeito(a) de Jequié-BA?

* ISAAC CUNHA (PT)

* LUIZ AMARAL (PMDB)

* TÂNIA BRITTO (PP)

* SELEDÔNIO (PSOL)

* Nenhum Desses

segunda-feira, 7 de julho de 2008

TRINTA ANOS DE HISTÓRIA

Waldeck Santos Silva, chegou em Jequié aos 13 anos de idade e cheio de duvidas próprias da adolescência. Era comerciário quando conheceu a FUNDAC, e a convite de Dr. Vanderly Mauta Veiga, na época Juiz da Infância e da Juventude, iniciou a sua trajetória na luta em defesa às crianças e adolescentes deste Município.
Nesse percurso foi Comissário do Juizado da Infância e Juventude, Conselheiro Tutelar por dois mandatos de modo que se mantém sempre inserido na luta pela defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Fatos Marcantes

Com mais de trinta anos trabalhando com adolescentes em situação de risco, existem muitos fatos marcantes: participação por 72 horas numa rebelião, recuperação de adolescentes em uso de dependência química, encontro de crianças desaparecidas, atenção especial ao adolescente infrator, punição e combate à pedofilia.
Em reconhecimento a esta trajetória, a Câmera de Vereadores concedeu neste ano a Waldeck Santos Prêmio de Cidadão Jequieense.
“Estarei sempre a defender os direitos da Criança e do Adolescente deste Município.”

sexta-feira, 4 de julho de 2008

ProUni: prorrogado prazo para confirmar dados

O Ministério da Educação(MEC) prorrogou até a próxima terça-feira(08) o prazo para candidatos pré-selecionados em primeira chamada no Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovarem as informações prestadas durante a inscrição nas instituições de ensino em que foram selecionados. Inicialmente, o prazo terminaria hoje(04).
Segundo informações divulgadas na página do ministério na internet, o resultado da segunda chamada será divulgado em 14 de julho. Haverá ainda uma terceira chamada no dia 24 de julho.
Desde a criação até o processo seletivo do primeiro semestre deste ano, o ProUni já atendeu cerca de 385 mil estudantes, dos quais 270 mil com bolsas integrais.

Conheça o IDEC



O Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, é uma associação de consumidores fundada em 1987. Não possui fins lucrativos. Não tem qualquer vínculo com empresas, governos ou partidos políticos. Os recursos financeiros para o desenvolvimento de suas atividades têm sua origem nas anuidades pagas pelos seus associados, na vendas de assinaturas da Revista do Idec e outras publicações, além da realização de cursos. Outra parte dos recursos origina-se do apoio de agências de financiamento internacionais destinadas a prestar ajuda a entidades da sociedade civil. As contas do Idec são auditadas por auditorias independentes.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Qualidade de Vida e Responsabilidade Social

Aconteceu no sábado (28/06) a aula inaugural do curso Click Faz a Diferença com Atendimento ao Cliente, direcionado aos jovens do bairro Amaralina. Promovido pelo Comitê de Operações do Programa FTC Verde, com a parceria dos colegiados de Administração e Sistemas de Informação da FTC Jequié, o curso está inserido no Programa de Humanização que abrange ações que promovam Qualidade de Vida e Responsabilidade Social.

Com o objetivo de oferecer capacitação básica para o mercado de trabalho nas áreas de atendimento comercial e informática básica, o curso contará com a participação de vinte e dois jovens, moradores do bairro Amaralina. Segundo os coordenadores do curso, esta ação visa, principalmente, promover a valorização dos membros da comunidade ecrescimento pessoal e profissional, dando uma oportunidade de aumentar seus conhecimentos, e torná-lo mais apto a manter-se inserido no mercado de trabalho.