terça-feira, 30 de setembro de 2008

INAUGURADA A NOVA BIBLIOTECA CENTRAL



A Biblioteca Municipal de Jequié ganha novos ares, hoje à noite o Prefeito Reinaldo Pinheiro, em seus últimos meses de mandato, inaugurou mais uma obra na cidade. A Biblioteca Central Drº Newton Pinto de Araújo.
A solenidade contou com a presença do Drº Heber (Filho do Drº Newton Pinto, a quem a biblioteca leva o nome), Graça Bispo (secretária de Educação), Leonan Oliveira ( Presidente da Academia Jequieense de Letras), entre outros nomes como: Helio do Carmo, Estela Souza, Wilson Novaes, Magali Chaves.
O Padre Tom assim como o Pastor Flodenizio Sampaio, prestaram homenagens e abençoaram o local. A Cia de Jequié com o professor coreógrafo Lucio Soares e também a Cia de dança da UESB incrementou o evento.
O Ensino Municipal também prestou sua homenagem, primeiro com a aluna Adriane Machado da Segunda Série da Escola Celi de Freitas e as alunas Bruna e Ravenna Pereira, estudantes do Colégio Presidente Médici que declamaram o poema de Vinicius de Moraes Soneto da Separação.
O Presidente da Academia Jequieense de Letras em um pequeno discurso, falou da importância da leitura e homenageou o Prefeito , parafraseando Juscelino Kubitschek:
Reinaldo Pinheiro Sai de Jequié e entra para história”.
Já a secretaria de Educação, fez menção do termo “cidadão de Elite” ao se referir ao Prefeito.
Por último foi a vez do patrono Doutor Heber, que lembrou do governo de seu pai e do tão sonhado esforço que ele teve para que a antiga biblioteca pudesse ser instalada na cidade.

Reforma Ortográfica

As editoras vão ter que investir na revisão dos livros, mas estão animadas com a perspectiva de um mercado mais amplo.

A corrida nas editoras já começou. O ministério da Educação deu prazo de até 2010 para que os livros didáticos estejam adaptados às novas regras da língua portuguesa. Mudanças na acentuação, no uso do trema e do hífen estão entre as principais novidades. Veja as novas regras aqui.


Algumas das novas regras são muito diferentes, então demora um pouco para a gente se adaptar e fazer as alterações”, explica a professora de Língua Portuguesa Marilene Costa. Outra preocupação é com os professores que vão receber os novos livros. Há muitos títulos em produção e todos, já revisados, estarão em breve nas escolas. Por isso, funcionários estão sendo treinados pra dar cursos a quatro mil educadores de todo o país.

Mercado editorial

Se por um lado o mercado vê a necessidade de investimentos altos nessa primeira fase do processo de adaptação, por outro a expectativa é boa com relação ao futuro da literatura brasileira.
O otimismo das editoras está na possibilidade de uma maior integração com outros países de língua portuguesa. Esta reforma unifica a escrita em oito países que falam o português: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Um dia que traduz bem o nosso dia-a-dia

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Responsabilidade Social - Veja quem estava lá

Dia da Responsabilidade Social

Neste sábado, 27, das 9:00 às 16:00h, a Faculdade de Tecnologia e Ciências – unidade de Jequié comemorou o Dia da Responsabilidade Social com o evento denominado “Uma aula de Cidadania".

Foram realizadas várias atividades gratuitas para a comunidade do bairro Amaralina como aferição de pressão, glicemia, orientações sobre saúde, meio ambiente, recreação, curso de confecção de bijuterias, informática e eletricidade básicas, palestras em diversas áreas do conhecimento, orientação na elaboração de currículos e e-mails, momento karaôke e outras atividades.

O objetivo da comemoração é promover ações sociais em saúde, educação e assistência social que garantam os direitos básicos às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal, prestando um atendimento de utilidade pública.

Este dia só foi possível graças à participação e comprometimento da FTC, dos estudantes, colaboradores e professores que em regime de voluntariado abraçaram a idéia e auxiliaram na preparação e organização do evento direcionado ao público de todas as idades.

Colégio Pio XII dá uma Aula de Democracia

No dia 25.09 o Colégio Pio XII convidou para expor seus planos de governo os candidatos a prefeitura de Jaguaquara: Drª. Sara Helen Silva Santos, o prefeito em exercício de Jaguaquara Sr. Ademir Moreira e o Sr.Valdemiro Alves, que foi prefeito da cidade no período de 2001 a 2004.

É o segundo ano que o colégio promove este evento para os alunos e a comunidade em geral. “Sinto-me honrada em organizar a “Aula da Democracia” (como foi intitulada),que este ano teve um gosto especial, todos os candidatos são ex-alunos do Colégio Pio XII”, diz Sônia da Guarda, diretora da escola. Este ano o colégio inovou, quando possibilitou que a população acompanhasse em tempo real, através da transmissão da Rádio Educadora AM.

Não se tratou de um debate, até porque os candidatos não tiveram direito a réplica nem tréplica, simplesmente o colégio quis reuni-los para que respondessem as perguntas formuladas pelos alunos sobre vários assuntos como : educação, saúde transporte, entre outros. Eventos como este são de grande importância para os munícipes, pois é o momento em que toda a população tem a oportunidade de ouvir o que realmente importa para a cidade, as propostas de cada candidato.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Uma Aula de Cidadania

Serão sete horas de ações voluntárias e atendimentos gratuitos para a população do bairro Amaralina em Jequié, no Dia da Responsabilidade Social, que será realizado no sábado (27), das 9h às 16h.

As ações serão realizadas por estudantes, colaboradores e professores da FTC Jequié, nas áreas de Saúde, Meio Ambiente, Segurança, Tecnologia e Trabalho. Também estão programadas apresentações culturais.

A comunidade terá acesso à aferição de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, avaliação de saúde infantil, avaliação e orientação nutricional (e avaliações diversas na área de saúde), orientação ao pré-natal, curso de confecção de bijuterias, oficina de dança, oficina de montagem de micro, informática e eletricidade básicas, cadastro de isenção de CPF, palestras em diversas áreas do conhecimento, orientação na elaboração de currículos e e-mails e muitos outros serviços.

Cobertura do evento durante todo o dia das Unidades FTC FEIRA DE SANTANA, ITABUNA, JEQUIE, SALVADOR e VITÓRIA DA CONQUISTA.
Acesse: http://blog.ftc.br/diadaresponsabilidadesocial/

Qualidade de vida na melhor idade

A FTC Jequié promove o Projeto de Extensão ENVELHECIMENTO ATIVO E QUALIDADE DE VIDA para a melhor idade da comunidade Amaralina, ação vinculada ao Programa FTC Verde. As atividades estão sendo desenvolvidas na Creche do bairro, aos sábados à tarde. O primeiro encontro ocorreu no último sábado (20) e obteve a participação de quase todos os idosos cadastrados previamente. São Coordenadores do projeto os Enfermeiros James e Maria das Graças, tendo como colaboradores alguns discentes do curso de Enfermagem e o coordenador do Programa FTC Verde da unidade Jequié Prof. Josemar Cunha.

Projeto Literatura Comentada - Parte 2


Acontece neste sábado (27), na Casa de Cultura Pacifico Ribeiro, a segunda apresentação do projeto “Literatura Comentada”, organizado pelo estudante do 1° semestre de Psicologia da FTC Jequié Lucas Ribeiro e por André Bomfim. Na primeira vez o convidado foi Ildásio Tavares, poeta, dramaturgo, ensaísta, roteirista de cinema, tradutor e compositor. Nesta oportunidade o convidado é José Inácio Vieira de Melo, jornalista, co-editor da revista de arte, crítica e literatura Iararana e colunista da revista Cronópios. O evento conta com a participação especial do Grupo Concriz, da cidade de Maracás, que é composto por 12 jovens e dirigido pelo poeta Vitor Nascimento Sá. O grupo apresentará um recital com 35 poemas inéditos de José Inácio Vieira de Melo. O evento acontece as 19h30min e a entrada é franca.

Cantinho da Criança

Foi inaugurado no dia 15, o “CANTINHO DA CRIANÇA”, na Unidade de Saúde Giserlando Bionde, no bairro Jequiezinho, próximo ao Parque de Exposição.



As discentes do 8º semestre de Enfermagem da FTC Jequié, sob a coordenação da Enf. Vivian Mara conseguiram brinquedos, materiais e planejaram as atividades a serem desenvolvidas regularmente para as crianças que freqüentam o local para consultas ou em companhia de suas mães.


No Cantinho da Criança são desenvolvidas atividades lúdicas e brincadeiras educativas envolvendo temas voltados para a promoção da saúde. O espaço criado tornou o ambiente da Unidade de Saúde mais acolhedor para os ‘pequenos’, ajudando a desmistificar o medo do jaleco branco.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Qual é o papel do vereador?

Estes são questionamentos comuns que muitas pessoas fazem, principalmente em épocas eleitorais. O vereador tem como função principal legislar, isto é, elaborar e votar as leis e outras normas jurídicas que regem o município. Ainda faz parte de suas funções a administração da Câmara Municipal e julgar as contas do prefeito, e o próprio prefeito ou vereador em determinadas situações. A fiscalização dos atos do Executivo deve ter, por princípio, o zelo pelos bens e dinheiro público, principalmente tratando-se de impostos arrecadados e sua aplicação para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para o presidente da comissão dos direitos humanos de Jequié, Régis Silva, é de suma importância que a população participe de todo o funcionamento da Câmara com um ato de fiscalização.

Jovens mães



Quando estamos apaixonados esquecemos todo o resto e parece até que começa a viver em outro mundo. É fácil esquecer tudo o que já aprendeu sobre a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) como a AIDS, por exemplo, e da importância de usar camisinha em todas as relações sexuais .
De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, 55.420 meninas entre 10 e 19 anos deram à luz em 2005. O número representa 25,1% do total de 221.061 nascimentos com vida no Estado. Apesar da queda de 1,3 pontos percentuais no número de crianças nascidas vivas de mães adolescentes entre 2000 e 2005, o índice ainda é considerado alto. Os números são mais alarmantes quando se levam em conta as conseqüências de uma gravidez antecipada. Na capital baiana, de acordo com dados da Unesco, a evasão escolar em decorrência da gravidez precoce é de 3,5%.
A camisinha não serve apenas para evitar doenças. Ela é a forma mais prática e segura de prevenir uma gravidez não planejada.

ENCCEJA 2008

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA é um instrumento de avaliação que mede as competências e habilidades de jovens e adultos, residentes no Brasil e no exterior, em nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. O ENCCEJA tem como principal objetivo avaliar as competências e fornecer certificado de conclusão a jovens e adultos que não completaram os estudos na idade regular própria. O participante faz uma prova e, atingindo a nota estipulada, alcança a certificação para a Educação Fundamental ou para o Ensino Médio, sem necessidade de comprovar freqüência escolar. A idade mínima para a inscrição é de 15 anos no caso do exame para nível fundamental e de 18 anos para o nível médio.

O exame é aplicado anualmente. Neste ano, o ENCCEJA será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro e as inscrições vão do dia 6 ao dia 31 de outubro de 2008, no Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Rua Leonel Ribeiro, 215 - Campo do América, das 14h às 17h. Informações pelos telefones: (73) 3526-8457 / 3527-2003.

Uma aula de solidariedade


Responsabilidade Social é uma prática empresarial voltada para a viabilização de ações que levem a empresa ou instituição a comprometer-se com a comunidade a que se inserem.

Assim será o sábado, dia 27 de setembro, em todo o Brasil - e na Bahia não será diferente. A Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC/Jequié - empenhados neste compromisso com o bairro da Amaralina convida a comunidade acadêmica a somar esforços em torno deste dia dedicado ao trabalho voluntário.



Dra. Zilda Arns é titular da Academia Nacional de Economia

A pediatra e sanitarista, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, tomou posse ontem, quarta-feira, 24 de setembro, no Rio de Janeiro.

Integrar a Academia Nacional de Economia como Membro Titular Acadêmica Imortal é um reconhecimento ao extenso e relevante trabalho que Dra. Zilda Arns realiza na promoção do desenvolvimento social, da saúde pública e da cidadania em todo o país. Ao longo de sua carreira profissional, de quase 50 anos, Dra. Zilda Arns exerceu cargos de direção em instituições públicas e privadas, nos quais se destacou por sua capacidade de mobilizar e potencializar recursos humanos, materiais e financeiros.
Dra. Zilda Arns dedicou o título de acadêmica aos milhares de voluntários da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, aos seus professores, familiares e personalidades que contribuíram para a sua formação. “Integrar a Academia Nacional de Economia é uma honra, com a qual estou imensamente feliz e agradecida. Estou certa que o exercício de todas as profissões deve acontecer no contexto da fraternidade, da dignidade e dos direitos igualitários, assim estaremos promovendo a paz e a justiça econômica e social”, declara Zilda Arns.

Breve currículo
Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra e sanitarista, é fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. É representante titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde (CNS), conselheira titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República e Acadêmica Titular da Academia Nacional de Medicina. Dra. Zilda Arns Neumann nasceu em Forquilhinha (SC), formou-se médica na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, onde reside desde os 12 anos de idade. Ao longo de sua carreira, em instituições públicas e, desde 1983, em organizações da sociedade civil, fez da profissão uma missão de fé e vida.
Pelo seu trabalho na área social recebeu condecorações tais como: Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo (Pres. da República do BR/1994), Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); 1º Prêmio Direitos Humanos (USP/2000); Comenda Ordem do Rio Branco (Pres. da República do BR/2001); Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002), Opus Prize (Family Foundation/2006). É Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Dra. Zilda Arns é Cidadã Honorária de 10 estados e 36 municípios; e também foi homenageada por diversas outras instituições, universidades, governos e empresas.

Colaboração: ASCOM/ Pastoral d
a Criança



“É TÃO IMPORTANTE SABER ENVELHECER!”





A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
No Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia: a perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde são os principais.



Mas dar qualidade de vida, e, promover vida digna à terceira idade são metas estabelecidas por aqueles que acreditam que podemos fazer muito sobre a largura e a profundidade de nossas vidas.
A Fundação Leur Brito – Abrigo dos Idosos – comemora de 20 a 28 de setembro o Dia do Ancião, convidando a comunidade de Jequié e região a participar da programação que tem objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se conviver com o idoso.


Horário de Verão começa em outubro

O Horário de Verão 2008/09 entra em vigor no Brasil a partir do dia 19 de outubro. A mudança é válida apenas para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que devem adiantar os seus relógios em 1 hora. Idealizado pelo americano Benjamin Franklin, em 1784, o horário de verão surgiu como uma possibilidade de aproveitamento maior da luz solar e, anos depois, de gerar uma economia de energia, já que no verão os dias são significativamente mais longos nas regiões mais distantes da Linha do Equador – por isso Norte e Nordeste não precisam mudar o fuso.

Porém, no Brasil esse aproveitamento é mínimo. Estima-se que a economia seja de apenas 2 Gigawatts, cerca de 4,5% da demanda de energia. Em 2007, por exemplo, R$10 milhões foram economizados. Um valor bem baixo, levando em consideração o potencial energético do país. Então, por que adotar o Horário de Verão? Segundo o ONS (Operador Nascional do Sistema Elétrico)
, o objetivo é a "redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação [pública e residencial] ser acionada mais tarde". Nesta mesma época, por ser mais quente, também há uma utilização maior de eletricidade, que poderia provocar uma sobrecarga nos sistemas de transmissão nacionais.
A mudança nos relógios é válida até 15 de fevereiro de 2009.

Veja abaixo algumas curiosidades sobre o Horário de Verão:

- Nos estados brasileiros onde não vigora o horário de verão, os impactos que as pessoas sentem são na programação das emissoras de televisão e nas agências bancárias, onde o horário de funcionamento em muitos locais é antecipado em uma hora, para compatibilizar com o horário de Brasília;

- O horário de verão causa grave impacto em idosos, que tem o relógio biológico mais frágil, e em pessoas que tem problemas ligados ao sono, afetando também a segurança daquelas que tem que sair de casa quando ainda está escuro, no caso do Brasil, principalmente em grandes cidades.
Fonte das estatísticas: http://www.folhadeseupaulo.com

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Semana de Biologia 2008

Debatendo questões relacionadas com o tema: Evolução e Biodiversidade o Departamento de Ciências Biológicas e o Colegiado do Curso de Ciências Biológicas, promove a SEMANA DE BIOLOGIA 2008 que acontecerá na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, no período de 7 a 10 de outubro de 2008.

A Semana de Biologia da UESB, campus de Jequié, vem acontecendo há alguns anos com a participação efetiva da comunidade acadêmica e este ano objetiva propor discussões acerca dos conhecimentos gerados na área das Ciências Biológicas e envolver estudantes e profissionais do ensino superior e médio. Serão desenvolvidas as seguintes atividades: Palestras, Mesas-Redondas, Mini-cursos, Oficinas, Apresentação de Trabalhos, Atividade Cultural e a 3ª edição do Prêmio de Iniciação Científica Mandacaru.

Biblioteca Móvel Luiz Cotrin


Não há nave mais veloz do que o livro para nos levar a terras longínquas”. Emily Durkein

A Biblioteca Móvel Luiz Cotrin, projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Jequié através da Secretaria de Educação e Cultura/Diretoria de Projetos, tem por finalidade facilitar aos alunos da rede municipal de ensino em Jequié, o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo assim para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos. São disponibilizados livros didáticos, de poesia, contos e da literatura brasileira em geral.

O projeto é de suma importância para a classe estudantil que tem nele a oportunidade de realizar pesquisas sem a necessidade de se locomover até a Biblioteca Municipal de Jequié que fica no centro da cidade. A Biblioteca Móvel Luiz Cotrin utiliza-se de um ônibus adaptado para esta finalidade que dispõe de um significativo acervo literário. A Biblioteca faz ainda, após prévio cadastramento, empréstimo de livros à comunidade escolar que semanalmente são recolhidos para serem realizados novos empréstimos.

FONTE: www.prefeituradejequie.com.br/


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Processos de vacinação


Os estudantes do 8° semestre de Enfermagem da FTC Jequié apresentaram seminário sobre o tema "Imunização: a administração dos processos de vacinação". O objetivo foi apresentar os aspectos gerais na conservação, orientações na administração, manuseio e transporte de vacinas.

Utilizando marionetes, os estudantes apresentaram as vacinas BCG, Hepatite B, Pólio Oral, Sarampo, Febre Amarela, Tríplice Viral e Hib relatando procedimentos, explicando funções e reações adversas. Eles abordaram também sobre a importância da vitamina A nos primeiros meses de vida da criança.

Resultado da Campanha

A Prefeitura Municipal de Jequié através da Secretaria de Saúde / Departamento de Vigilância Epidemiológica informou o resultado da Campanha Nacional de Vacinação Contra Rubéola prorrogada até o dia 19 de setembro. Durante a campanha foi intensificada a busca por pessoas não vacinadas no município até alcançar a meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde - MS que é de 95% de homens e mulheres vacinados.
O número de pessoas (homens e mulheres de 20 a 39 anos de idade) vacinadas contra a Rubéola pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme dados levantados em 12 de setembro, atingiu o percentual de 46,378%, representando uma cobertura parcial de 92,01%. Com esses números Jequié supera as médias nacional, estadual e regional (13ª Dires). Uma das razões do sucesso registrado na campanha no município, segundo a Secretária de Saúde Stela Souza, foi o comprometimento da equipe de saúde que não mediu esforços para o alcance das metas estabelecidas.


FESTA PARA NOSSA SENHORA


Tendo como tema central: “Com a Mãe do Perpétuo Socorro formando discípulos-missionários”, terá inicio dia 1º de outubro a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Jequiezinho. Participarão dos festejos os padres Antônio Tourinho Neto, Adilson Santana do Carmo (Salvador), Haroldo Coelho, Juvan (Ilhéus), Sidney Marques, Robson Rios (Salvador), Pedro Bacchiocchi (Itabuna), Vinicius (Itabuna), Antônio, Stefano e Marcos Antônio.
No encerramento dia 12, acontecerá uma missa solene presidida pelo Bispo Diocesano Dom Cristiano Jakob Krapf.

ORAÇÃO - Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício: (faz-se o pedido) e a graça de usar dela para a glória de Deus e a salvação de minha alma. Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos, que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal. Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.
(Rezar, durante nove dias, nove Ave-Marias e, no final, a oração acima.)

GUERRA EM JEQUIÉ

O hábito de fazer compras e colocar os produtos em sacolas plásticas parece estar enraizado na rotina das pessoas. Ao chegarmos num supermercado, na feira ou em qualquer outro tipo de comércio, independente da quantidade ou do tamanho do produto que estamos adquirindo, depois de pago, eles vão parar em sacolas de plástico.

Pensando nisso, Sr. Antonio Cintra e sua esposa Dejanira proprietários da Panificadora Cintra em Jequié tomaram a dianteira e lançaram no mês de julho uma campanha que é quase um desafio: fazer com que os clientes usem uma sacola de pano, abrindo assim GUERRA À SACOLA PLÁSTICA. Esta iniciativa surgiu depois da participação dos congressos em Santa Catarina e São Paulo.

Nossa intenção é fazer com que mais pessoas adotem o uso destas sacolas e se conscientizem que a ação individual garante a sustentabilidade”, afirmou S. Cintra, ao perceber uma adesão satisfatória dos seus clientes. “Sabemos que o retorno desta proposta ocorrerá a longo prazo, mas isso não é motivo para desânimo”, conclui.O cliente contribuirá com a preservação saudável do meio-ambiente com o simples uso das sacolas retornáveis no lugar das de plástico”, disse D. Dejanira.

Por enquanto, só a Panificadora Cintra e a Delicatessen São José abraçaram a campanha, mas espera-se que outros comerciantes adotem a idéia. É uma guerra que está só começando e que gera polêmica, pois não é tarefa fácil mudar o hábito de uma população acostumada a usar o produto no dia-a-dia.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Dia nacional da Televisão


A televisão brasileira completa no dia 18 setembro de 2008, 58 anos de transmissão. Seu primeiro programa foi ao ar pela primeira vez pela extinta TV Tupi, canal 3 em São Paulo, ás 21 horas, com uma hora de atraso. Neste dia, houve ,até, hino composto para a TV “Hino da Televisão”, a qual foi interpretada por Lolita Rodrigues com a participação de todos os artistas das Rádios Associados. O Show teve a direção de Dermirval Costa Lima e Cassiano Gabus Mendes.

Vem pensar com a gente!

Quer Passar em Concursos Públicos? Se ligue nas Dicas

Passar em um concurso público não é fácil, pois exige mais atenção e tempo do concurseiro, muitas vezes as pessoas precisam abdicar de interesses pessoais, para ter êxito em um concurso público.
Conversamos com o Drº Cesar Lago (Formado em Direito), sobre algumas inquietudes que norteiam a mente dos concurseiro, ele que passou em todos os concursos que prestou, é “prova viva” de que estudando conseguimos alcançar o tão pleiteado Cargo em instituições públicas.


WJL: O que é essencial para passar em um concurso público?

César Lago: O primeiro passo, para galgar êxito em um concurso, é “mudar de atitude”. E o que seria esse “mudar de atitude”?
Como não é novidade, toda grande conquista exige uma dose extra de esforço, em concursos públicos a regra não difere. É necessário, sim, deixar de lado certos hábitos, abraçar esse objetivo. Não quero dizer com isso que o candidato deva se restringir à vida dos concursos, deixando tudo de lado, dedicando-se exclusivamente ao estudo preparatório – se puder fazer isso, obviamente, o percurso será menor -, entretanto, há a necessidade de procurar, ao máximo, otimizar o tempo, deixando de lado, TEMPORARIAMENTE, certas regalias em prol de um desejo: passar nas provas de concursos públicos.
Outro ponto fundamental é ter muita paciência, o professor Willian Douglas diz que: “concurso público se faz ATÉ passar, e não PARA passar”. Se da primeira vez não conseguiu seu objetivo, não desista, volte a estudar, sua hora um dia chegará; ACREDITE NISSO!
Em síntese, não há segredo! Claro que um bom direcionamento nos estudos é trivial (saber por quais livros estudar, se possível tomar um curso...), contudo, nada substitui o estudo em casa.


WJL: O mundo do concurso está tendo uma dimensão vasta. Esse boom tem alguma explicação?

CL: Os grandes motivos, com certeza, são: a estabilidade e os salários tentadores, em comparação com as complicações que o mercado de trabalho atual apresenta (instabilidade, salários não muito tentadores...).


WJL: O que devemos olhar primeiro antes de se inscrever para um determinado concurso?

CL: Verifique se o trabalho é compatível com aquilo que pretende fazer. Não aconselho a estudar para vários concursos ao mesmo tempo, o foco acaba sendo prejudicando. Isso não é bom. Assim que sair um concurso da área de seu conhecimento, imprima o edital, verifique as matérias que serão cobradas, separe o material que compreenda toda a matéria, mensure o tempo que gastará, verifique quantas horas você deverá estudar por dia, cumpra a risca sua estratégia. Ora a mais, ora a menos, o seu esforço será recompensado.


WJL: Porque existe mais concorrência para os cargos de Nível médio do que para o superior? Muitas pessoas que terminaram a faculdade preferem fazer nível médio, Isso tem uma explicação?

CL: Na realidade, isso se dá, pelo fato de que na maioria das vezes as pessoas que possuem nível superior prestam as duas provas – aumentando, por conseguinte, consideravelmente, o número de inscritos nos concursos de nível médio. Até mesmo porque, os salários dos concursos de nível médio também são bons.
NÃO SE ASSUSTE COM A CONCORRÊCIA! O seu maior concorrente é você mesmo. Daquelas pessoas inscritas, 90% não estão disputando para valer. Seu objetivo é estar entre aquelas pessoas que estão concorrendo efetivamente ao cargo público.


E como diz o Drº César:
“O “acreditar” tem que ser verificado em todo o ínterim do concurso: desde a inscrição até a prova”.

Veja lista de Concursos