sexta-feira, 31 de outubro de 2008

SPC da educação

Um novo controle de inadimplência das escolas particulares e universidades pretende barrar matrículas de alunos que estão em débito com alguma instituição de ensino. O sistema é semelhante ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que lista quem tem dívidas no comércio. O Cadastro de Informações dos Estudantes Brasileiros (Cineb), como foi chamado, começou a funcionar ontem (30) em todo o Brasil. Órgãos de defesa do consumidor questionam a legalidade da medida.

A iniciativa é da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) e de uma empresa especializada em informações de crédito. Por meio de uma consulta on-line, as escolas poderão obter informações financeiras dos pais ou responsáveis pela matrícula escolar. O acesso aos dados é sigiloso e será feito mediante o pagamento de uma mensalidade. Serão considerados inadimplentes, quem estiver há mais de 90 dias em débito – uma correspondência será enviada aos pais avisando sobre o registro do nome no cadastro. Os dados também poderão ser acessados pelo comércio.

Instituições particulares de ensino da Bahia começaram a se inscrever no Cadastro de Informação dos Estudantes Brasileiros (Cineb), para monitorar alunos inadimplentes. Em Salvador, três delas já usam o cadastro e um número não revelado espera aprovação. (Fonte: Jornal A Tarde).

Artesanato Jequieense

Feira de Artesanato de Jequié

Começou ontem (30) e vai até domingo (02.11) a Feira de Artesanato organizada pela Associação dos Artesãos de Jequié, reunindo vários trabalhos dos associados. Muitas novidades neste evento, inclusive o local, que desta vez será no prédio da Solcar.

Segundo Norma Suely S. Ferreira, presidenta da associação, “o objetivo da Associação dos Artesãos de Jequié é fortalecer a atividade artesanal, oferecer oportunidades de gerações de emprego e renda aos artesãos, auxiliar na comercialização dos produtos e no reconhecimento profissional. Além de ser uma boa opção de compra para os consumidores jequieenses e cidades circunvizinhas”, completa.

A expectativa dos organizadores da Feira é atrair um grande número de pessoas para o evento, que funcionará das 8:00 às 22:00 horas. Há peças feitas com diversos tipos de materiais, para diferentes utilidades e preços variados. Há, por exemplo, almofadas coloridas de tecido, produtos para decoração, toalhas bordadas e pintadas, quadros, luminárias, vestido em tecido, arte em madeira, enfim uma grande quantidade de itens.

Para a artesã Marilene Costa, “eventos como este, além de proporcionar aos artesãos a divulgação e comercialização dos produtos, promove trocas de experiências e agrega a valorização da cultura popular desenvolvida por esses profissionais”.

A associação existe desde 1996, conta com 70 artesãos ativos e funciona no prédio da Secretaria de Educação do Município de Jequié.

Fórum de Psicopatologia - Veja quem esteve lá

I Fórum de Psicopatologia da FTC/Jequié

Aconteceu ontem (30), o I Fórum de Psicopatologia, com o tema Transtornos Alimentares (TA). Estudantes e profissionais lotaram o centro de convenções do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. A organização e realização do evento ficaram por conta do 4º e 5º semestre do curso de Psicologia da FTC de Jequié. A coordenação foi das professoras Fabiana Bitu e Simone Franco.

A primeira palestra da noite foi proferida pela Psicóloga Camila Costa Cerqueira, que pontuou a importância da psicoterapia no tratamento dos transtornos alimentares e a participação familiar junto ao paciente com TA.

Também palestrou a nutricionista Marluce Amaral, que esclareceu a importância de uma alimentação balanceada e sobre a “força do tripé”: acompanhamento médico, psicológico e nutricional. Acrescentou que a palavra dieta está “fora de moda”, pois carrega um estigma de sofrimento e abstenção do prazer de comer.
Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Obesidade saiba a diferença.

Anorexia Nervosa: a característica marcante deste TA é a distorção da imagem corporal. Mesmo estando com o peso bem abaixo do normal, quem sofre deste transtorno tem um verdadeiro pavor de engordar.

Bulimia nervosa: o bulêmico preocupa-se excessivamente com o comer e sente um desejo irresistível por comida. Promove repetidos ataques à geladeira ou sorveterias. Com o objetivo de não engordar toma medidas extremas como vômitos, purgações, enemas e diuréticos.

Obesidade: em geral é identificado quando o índice de massa corporal (IMC) da pessoa esta bem acima do normal. Este transtorno é de origem complexa que pode ser determinado por fatores genéticos, culturais e até mesmo familiares.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Prorrogação FIES

O prazo para inscrições de candidatos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para o segundo semestre de 2008 foi prorrogado até 2 de novembro.

O Ministério da Educação publicou o novo prazo na Portaria nº 721, no Diário Oficial da União, dia 17. A divulgação do relatório de resultados será no dia 17 de novembro.
Maiores informações ligue 73.3527.8100 das 7:30 às 22:30hs.

Olimpíada chega ao Nordeste

A terceira oficina regional de leitura e escrita da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro teve início na quarta-feira, 29, em Fortaleza. Com duração de três dias, o encontro terá, na sexta-feira, 31, a premiação dos semifinalistas, no Teatro José de Alencar.

Participam da oficina na capital cearense 35 alunos e 35 professores de quarta e quinta séries (quinto e sexto anos) do ensino fundamental do Maranhão, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, classificados na categoria poesia. Todos os semifinalistas, alunos e professores, ganharão medalhas de bronze e livros. O grupo de estudantes — 13 de escolas do Ceará, oito do Maranhão, oito do Piauí e seis do Rio Grande do Norte — participa da semifinal com seus professores de língua portuguesa. Nas oficinas, as poesias serão avaliadas por uma comissão julgadora.

Já foram definidos os finalistas das regiões Sul e Sudeste. Seguem para a final dez alunos de escolas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e nove de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

As próximas oficinas regionais serão realizadas em Goiânia, de 3 a 5 de novembro, para alunos do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Belém, de 10 a 12 de novembro, para os do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; Recife, de 12 a 14 de novembro, para os de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Sergipe; e em São Paulo para os alunos do estado, de 17 a 19 de novembro.

Na edição deste ano, a olimpíada tem como o tema O Lugar Onde Vivo, nos gêneros poesia (quarta e quinta séries ou quinto e sexto anos), memórias (sétima e oitava séries ou oitavo e nono anos), e artigo de opinião, para a segunda e a terceira séries do ensino médio, exclusivamente para alunos das redes públicas. Os finalistas das três categorias vão se encontrar em Brasília, em 1º de dezembro, para a premiação dos 15 melhores trabalhos, cinco por gênero.

O concurso é promovido pelo Ministério da Educação, Fundação Itaú Social e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Os objetivos são os de estimular a leitura e resgatar o prazer de escrever.

Escola: duração de estudos maior

Uma proposta para ampliar o ensino obrigatório no país foi encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (28) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Atualmente, a obrigatoriedade é apenas para o ensino fundamental que compreende crianças e jovens na faixa etária dos 6 aos 14 anos. Com a proposta do ministro, o tempo de estudo será ampliado para catorze anos, incluindo a pré-escola e o ensino médio. Dessa forma, a criança precisa ser matriculada na escola a partir dos 4 anos e permanecer até os 17.

Segundo o ministro, para alterar a regra em vigor será necessário encaminhar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). Mas antes, a mudança será discutida com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

De acordo com o MEC, atualmente, um quinto dos jovens que completam o ensino fundamental não continua seus estudos no ensino médio. Já a taxa de atendimento na pré-escola em 2007, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi de 70,1%. Haddad acredita que a PEC pode ser aprovada ainda em 2009.

Quer saber mais? Clique aqui.

Fotos: www.google.com.br

UESB divulga edital

A Uesb divulgou o Edital 079/2008, que oferece 42 vagas para servidor Técnico-Universitário da Instituição. As vagas são para os campi de Jequié e Itapetinga, sendo 21 para cada campus. As inscrições, que serão feitas exclusivamente pela internet, estão abertas de 27 de outubro a 8 de novembro. A exigência para se candidatar a uma das vagas é ter o Ensino Médio completo.

As provas serão realizadas em uma única etapa, no dia 7 de dezembro, sendo composta por uma prova objetiva sobre Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Administração Pública e Gestão Administrativa. O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Os candidatos aprovados vão cumprir uma carga horária de 30 horas semanais.

Confira o Edital 079/2008
e saiba tudo sobre o concurso.

EBSEEn 2008.

Foi num clima de "Sejam Bem-Vindos" que ocorreu entre os dias 23 a 26 deste mês, no auditório Wally Salomão nas dependências da UESB, o 3º Encontro Baiano e Sergipano de Estudantes de Enfermagem (EBSEEn). O encontro comemorou sua terceira edição, e este ano trouxe uma novidade em relação à questão de gênero: o que até a segunda edição era Encontro Baiano e Sergipano dos Estudantes de Enfermagem passou agora a ser Encontro Baiano e Sergipano dos e das Estudantes de Enfermagem. A intenção é provocar o despertar das discussões referentes à inserção feminina nos movimentos sociais.

Público-alvo

São todos e todas que têm interesse na construção de um movimento estudantil em Enfermagem sólido, justo e de caráter social. Tanto estudantes de instituições superiores quanto de escolas técnicas de enfermagem foram convidados a participarem, ativamente do encontro, socializando conhecimentos e contribuindo com reflexões que sensibilizem a categoria quanto à importância do fortalecimento do Movimento em Enfermagem.

Metodologia do Trabalho

Todos os dias do evento foram formados grupos de discussões (GD) e grupos de trabalhos (GT). O objetivo de ambos é dividir o contingente de participantes em pequenos grupos, moderados por facilitadores. É importante lembrar que o facilitador não é palestrante. Os GTs buscam encaminhar ações para serem deliberadas/pactuadas na plenária final.

Nova lei de estágio


LEI Nº 11.788/08

A nova Lei de Estágio foi sancionada dia 25/09/08 e passou a vigorar desde 26/09/08 com sua publicação no Diário Oficial. Os contratos que foram firmados antes do dia 26/09/08 ficarão inalterados, pois foram feitos com a lei vigente no período. No momento da renovação do estágio, este deverá ser alterado para atender a nova lei.

Principais mudanças:
  • A carga horária do estágio não poderá ultrapassar 06 hs diárias e 30 hs semanais.
  • A unidade concedente do estágio deverá anexar ao Termo de Compromisso de Estágio o Plano de Estágio. No momento da abertura da vaga a empresa poderá consultar o modelo sugerido pelo IEL.
  • A unidade concedente do estágio deverá indicar um funcionário do seu quadro de pessoal com experiência ou formação na área para supervisionar até 10 estagiários simultaneamente.
  • No momento do desligamento do estagiário a unidade concedente deverá entregar um termo de realização do estágio com indicação resumida das atividades, período e avaliação de desempenho. O IEL poderá sugerir um modelo para sua empresa.
  • A unidade concedente deverá enviar à instituição de ensino, com periodicidade mínima de 06 meses, o relatório de atividades. O IEL poderá sugerir um modelo.
  • A unidade concedente que possuir acima de dez estagiários deverá assegurar pelo menos 10% destas vagas às pessoas portadoras de deficiência.
  • Se a instituição de ensino adotar verificações de aprendizagem periódicas ou finais no calendário acadêmico, neste período a carga horária do estágio deverá ser reduzida à metade.
  • É compulsório o pagamento de bolsa auxílio ou outra forma de contraprestação, bem como o auxílio transporte para os estágios não obrigatórios.
  • Recesso de 30 dias para estágios com duração igual ou superior a um ano, a ser gozado, preferencialmente, durante suas férias escolares. O novo Termo de Compromisso do IEL já constará esta previsão de recesso, portanto no momento da abertura da vaga a unidade concedente deverá informar o período deste recesso para o IEL.
Exemplo:
  • Período do estágio:
  • 06 meses – recesso 15 dias;
  • 01 ou 02 anos – recesso 30 dias.

  • A unidade concedente deverá aplicar a mesma regra da legislação de saúde e segurança do trabalho (realização de exames admissionais, periódicos e demissionais).
  • Limitação para contratação de estagiários de nível médio de acordo com as seguintes proporções:
* 1 à 5 empregados: 01 estagiário de nível médio;
* 6 à 10 empregados: até 02 estagiários de nível médio;
*11 à 25 empregados: até 5 estagiários de nível médio;
* Acima de 25 empregados: até 20% de estagiários de nível médio.
  • Inserção do estágio como obrigatório ou não obrigatório no plano político pedagógico do curso.

Maiores Informações: www.fieb.org.br/iel

Literatura Comentada, terceira edição


Acontece neste sábado (01), na Biblioteca Central Newton Pinto de Araújo, às 19h30min, a terceira edição do Projeto Literatura Comentada, organizado por Lucas Ribeiro, estudante do curso de Psicologia da FTC Jequié, em parceria com André Bomfim. O convidado desta edição é Luís Antonio Cajazeira Ramos, vencedor do Prêmio Nacional Gregório de Matos, oferecido pela Academia de Letras da Bahia em 2000.

Com o livro Como se, lançado pelo selo Letras da Bahia, em 1999, recebeu uma menção honrosa do Prêmio Nacional Cruz e Sousa, da Fundação Catarinense de Cultura. Cajazeira Ramos estreou na poesia em 1983, com o livro Tudo muito pouco, porém, somente após dez anos, com o livro Fiat breu, foi que o autor considerou-se realmente inserido no mundo da poesia. Em 2002, publicou pela Relume Dumará, do Rio de Janeiro, Temporal Temporal, ganhador do Prêmio Nacional Gregório de Matos.

Parou de escrever por quase meia década, mas seu trabalho continuou sendo divulgado durante esse período, em antologias no Brasil, Portugal e França e em revistas literárias impressas e eletrônicas país afora. Em Mais que sempre, seu último livro, Luís Antonio reafirma o domínio do soneto e, como destaca Ruy Espinheira Filho na contra-capa do livro: “trabalha com naturalidade no espaço dos catorze versos”, seu território predileto. Tanta habilidade no manejo das palavras, na alquimia poética, rendeu ao poeta elogios de peso, como o de Antônio Houaiss, que sobre ele escreveu: “Luís Antonio é impiedoso com o poeta que há nele e massacrante com os poetas em derredor, que se alteiam do que ele consegue”.

“Clássica e moderna, rica de herança e com brilhante luz própria”, é assim que Ruy Espinheira Filho define a poesia de Luís Antonio Cajazeira Ramos. O evento proporcionará ao público a oportunidade de interagir diretamente o poeta. A entrada é franca.

Rosa de Saron em Jequié

Dia 01 de Novembro às 19:00 no Jequié Tênis Clube .
Eu vou e vc?

Fonte:

A BOA NOVA DA DIGNIDADE HUMANA

Quando falamos de “Boa Nova” falamos sempre de Deus e da Sua Palavra. Tudo o que Deus fala é digno, bom e santo. Deus viu que tudo era bom: o céu, a terra, as estrelas, o mar, a arvore, o peixe, os animais, o dia e a noite.De todas as coisas criadas por Deus se sobressai a Pessoa Humana criada como própria imagem e semelhança do mesmo Deus. O homem e a mulher nascem com sua beleza, digna e sadia, das mãos daquele que, único, é digno de ser louvado e escutado; nascem como aqueles que falam com Deus; conhecem Sua vontade; põem em prática sua justiça e vivem mergulhados em Seu Amor.
É fácil entender que existe uma ruptura entre o plano de Deus e aquilo que os nossos olhos são constrangidos a ver no dia a dia através dos acontecimentos da vida pessoal de cada um de nós e a vida indigna que se processa em nossas praças e cidades.
Aonde foi o nosso amor, onde foi o Amor de Deus vivo em nossos corações, quando nos deparamos com crianças rejeitadas por seus pais já na sua concepção e, até, abandonadas nas ruas e vendidas pelos próprios pais e por aproveitadores? Descobrimos a verdade nos milhares de pronunciamentos de nossos políticos, nos programas de radio, revistas, jornais, televisão? Sentimos exaltada a beleza da pessoa humana quando nos defrontamos com drogados, bêbados, aidéticos com milhares de pessoas que vivem sujas e maltrapilhas nas ruas procurando comida nas lixeiras de nossas cidades?
Olhando em nossa volta constatamos que não é a dignidade a ser buscada hoje pelo ser humano e sim o poder, a riqueza, a aparência externa do nosso corpo, o jeito de conseguir, até de forma ilícita, bem estar, a satisfação de todas as vaidades que a vida nos oferece com seus modelos virtuais e enganadores. Quem diz não a vida diz não, também, ao amor.
É incrível como no mesmo tempo que existem grandes meios para formar a pessoa humana e ajudá-la a viver com dignidade, a dignidade humana parece desaparecer e se afasta de nossas vidas; se desfigura o corpo humano, se vive no degrado de famílias desfeitas, no mau cheiro de bêbados e drogados; com os doentes abandonados; com a busca da felicidade naquilo que é vazio e passageiro e numa alegria só disfarçada; com um mundo reduzido a lixeira, desintegrado pela incapacidade humana de conservá-lo e fazê-lo progredir conforme a ordem dada pelo Criador.
Devemos concluir que não existe vida humana digna nos porões deste mundo? Se fosse por nós mesmos responderíamos que não. Existe, porém, um homem que a Sagrada Escritura chegou a chamar de “Cordeiro de Deus”. “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” diz a liturgia da Comunhão. Por meio Dele é possível reconstruir aquilo que o orgulho humano destruiu.
Atenção, irmãos e irmãs! Somos convidados a termos olhos de águia para ver aquilo que olhos humanos, não podem, não sabem e não querem ver: o mundo está sendo verdadeiramente preparado como uma noiva enfeitada para o encontro com seu noivo.
Como são belos o novo homem e a nova mulher revestidos de graça e dignidade. Desejo fazer parte desta beleza e quero continuar lutando até que todos vivam dignamente na paz e na justiça como filhos do Deus que se fez filho do homem. A todos vocês, queridos irmãos e irmãs, desejo o mesmo!
(Parte do Discurso de Pe. Pedro Bacchiocchi, CP, Vigário Regional da Congregação Passionista, na Festa em Louvor a São Paulo da Cruz, Jequié-BA.)


Fonte:

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Aniversário de Jequié

Marcado pela edição especial do projeto Arte na Praça na sexta-feira (24) e pelo já tradicional desfile comemorativo na Avenida Rio Branco, no sábado (25), a comemoração dos 111 anos de emancipação político-administrativa do município de Jequié, foi prestigiado por autoridades e população.

No desfile comemorativo estiveram presentes várias autoridades, entre elas o prefeito Reinaldo Pinheiro e secretários municipais, prefeito eleito Luiz Amaral, senador César Borges, deputados estaduais Euclides Fernandes e Júnior Lomanto, ex-deputado federal Leur Lomanto, ex-prefeito Waldomiro Borges, dentre outras.

Na Avenida Rio Branco desfilaram a Filarmônica Amantes da Lira; o Tiro de Guerra; a Banda Marcial 9º. BPM Vitória da Conquista; o19º. Batalhão da Polícia Militar Jequié; o 8º. Grupamento Militar de Bombeiros; o Colégio da Polícia Militar; a Fanfarra do CAIC; as Escolas Municipais – Professor Brito; Curral Novo; Joaquim Marques Monteiro e Stela Câmara Dubois; o Projeto Esportivo Segundo Tempo; as Artes Marciais – Associação de Capoeira Raça Humana; o Independente Karatê Clube e a Associação Black Belti Dragon / Hapikido; a Fanfarra do IERP e o Sindicato Rural de Jequié.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Mostra de Monólogos em Jequié


Será realizada, de 8 a 12 de dezembro, no Auditório do Pavilhão Administrativo do campus da Uesb em Jequié, a “Primeira Mostra de Monólogos da Uesb”. O evento, que nesta primeira edição, traz como slogan “O Teatro a serviço de uma Boa Causa”, vai ser organizado pelos professores Jorge Barros, Juraci Reis e José Luiz, todos da Universidade. Os atores dos monólogos, das peças e manifestações artísticas serão de Jequié e região.

Na opinião de Barros, a Mostra de Teatro da Uesb é mais uma maneira de reunir todos os artistas e simpatizantes pela arte mais antiga da história da humanidade: o teatro. Nos próximos anos, a Uesb vai oferecer como opção aos candidatos ao Vestibular, o curso de Licenciatura em Artes, com habilitações em Teatro e Dança.

A participação no evento será gratuita. Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Artes e Cultura da Uesb, pelo telefone (73)3528–9621 ou no Departamento de Audiovisual, (73)3528–9679, com o professor José Luiz.

Ciclo de Seminários de Saúde na FTC Jequié

Durante o mês de outubro, estudantes do 6° semestre de Enfermagem da FTC Jequié organizaram seminários dentro da proposta pedagógica da disciplina “Enfermagem na Saúde da Criança e Adolescente”, sob orientação da professora Norma Velasco.

O objetivo foi aproximar os estudantes da experiência do mercado, diante de temas que envolvem políticas de preservação da saúde e respeito aos direitos das crianças e adolescentes. Nesta segunda (27), a mestre em Enfermagem, Rosália Teixeira (Uesb), apresentou o tema “Gravidez na Adolescência”. Os seminários anteriores apresentaram os temas Drogas, Violência na Infância e Adolescência e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

III EBSEEn


Nos dias 23 a 26 de outubro aconteceu o III EBSEEn - Encontro Baiano e Sergipano dos/das Estudantes de Enfermagem, com o tema : "FORMAR PARA MERCADO - SERÁ VOCÊ UMA EXCEÇÃO?". Firmou-se mais uma vez como o maior evento estudantil de Enfermagem do país no ano com mais 400 estudantes inscritos. No ano passado o recorde de mais de 450 inscritos em Aracajú - SE.
O evento teve uma significativa participação dos estudantes das instituições privadas. Como no XXXI ENEEn, o debate Públicas x Particulares voltou a tona. Nos Grupos de Trabalho este debate fervilhou, mas no fim o entendimento que a LUTA é conjunta, ficou entendido pela grande maioria dos estudantes. Este encontro tem e teve um caráter mais formativo do que deliberativo. Muitos estudantes da BASE presente estiveram pela primeira vez em um encontro estudantil. Diferente de muitos outros encontros, um dos pontos positivos foi a participação de mais de 150 estudantes da própria cidade sede, da UESB e da FTC Jequié.
O encontro foi muito produtivo principalmente na rearticulação da LOCO NE I. Espera-se que a inserção não fique apenas nos encontros. Uma das deliberações do EBSEEn é um fórum estudantil dos estudantes de enfermagem na esfera municipal, tanto na Bahia quanto em Sergipe.
Um dos objetivos do encontro foi alcançado, o início da politização dos estudantes para um entedimento diferenciado acerca da formação oferecida e da formação quista.
O IV EBSEEn acontecerá em Ilhéus-BA. O Diretório Acadêmico da UESC em conjunto com a FTC Itabuna serão responsáveis pela organização do próximo evento, sendo consenso na reunião da LOCO NE I, pois o entimento foi que o MEEnf da região Sul da Bahia precisa ser reoxigenado, e um encontro como este servirá para este propósito.

sábado, 25 de outubro de 2008

Dia da Saúde Bucal



Hoje dia 25 de outubro é comemorado o dia da saúde bucal. Embora o Brasil seja uma das nações com o maior número de dentistas, a saúde bucal do brasileiro está longe de ser exemplar. O País ainda convive com a perda precoce de dentes, principal problema de saúde bucal, seguido pelo câncer de boca.
Porém a população do Distrito Stela Câmara Dubois tem que se alegrar que por mais que o Brasil passe por este problema o Distrito tem recebido bastante atenção diante da saúde bucal, atenção esta que não existia antes, hoje o Posto de Saúde Tarciano possuem Três dentistas fixo e um auxiliar os quais atende durante a semana fazendo todo tratamento dentário e ainda atende casos de urgências que chegam. O tratamento dentário é nas crianças e adultos sem distinção, e quando não tem vaga, pois se faz todo um tratamento dos dentes de cada paciente, a pessoa fica na demanda. Além disso, é feito nas escolas um acompanhamento dos alunos com escovação onde a dentista Dr ª Jandira Chaves de Souza o acompanha, tendo os professores a responsabilidade de fazer a escovação com as crianças.
Dentes saudáveis significam muito mais que um sorriso bonito. Os problemas dentários e de gengiva afetam a saúde do corpo em geral e ainda prejudicam a fala e a mastigação. A saúde bucal deve ser um hábito adquirido na infância para prevenir outros problemas.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Secretário de Comunicação Social: como atua e qual sua importância para o município



O Jornalista e Secretário de Relações Institucionais e Comunicação Social do município de Jequié, Wilson Novaes, foi convidado pelo professor Leandro Novaes, do curso de jornalismo FTC/Jequié, para falar sobre atuação e importância da Secretária de Relações Institucionais e Comunicação Social para a sociedade jequieense, e esclareceu em sua palestra sobre atuação da Secretaria ligada à condução do relacionamento do governo com a câmara municipal de Jequié.
Em seus comentários, o Secretário exaltou a intervenção da Secretaria quanto a vinda da Siderúrgica Ferro Bahia, um grande empreendimento que vai fazer, ainda mais, Jequié crescer seu potencial econômico, quando for instalado aqui sua filial.
Como futuros profissionais jornalistas indagamos tudo o que gostaríamos de saber sobre o nosso campo de trabalho, inclusive procuramos tirar algumas dúvidas quanto a possível extinção da Secretaria, e nos foi respondido por Wilson Novaes que tudo não passa de boatos com relação à nova administração Municipal.

Festa de S. Judas Tadeu - confira

Acompanhe a programaçaõ:

Dia 25 - Sábado

Tema: A comunhão dos discípulos missionários na Igreja Celebrante.
Pregador: Pe. Fábio Bastos (Paróquia N. S. da Boa Nova)
Homenagem: Comunidades das Queimadas, Limoeiro, Poço Dantas, Deus Dará e Escola Municipal Adolfo Ribeiro.
Ofertório: feijão/arroz

A partir das 21:00 horas será oferecido um delicioso jantar no valor de R$5,00 e animação da Banda Lé Kum Cré. Toda a arrecadação será destinada ao 1º Encontro de Casais com Cristo da Paróquia.

Participe, a Paróquia de São Judas Tadeu acolhe a todos com alegria!

Seminário sobre hanseníase

Aconteceu nesta quinta-feira (23), no auditório da FTC Jequié, o Seminário “Uma abordagem lúdica à Hanseníase”. O objetivo do evento foi aliar a teoria a prática num trabalho contra o preconceito existente acerca desta patologia. Conhecida popularmente como lepra, a hanseníase ou mal de Hansen é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. Utilizando jogos didáticos as estudantes do 5° semestre do curso de Enfermagem conseguiram entreter e educar o público participante. O evento foi coordenado pela professora Norma Velasco da disciplina Saúde Coletiva.

Escola Rural é referência

A Escola Rural Taylor Egídio mais conhecida como ERTE, tem oito anos de existência e foi idealizada pela associação de ex-alunos do colégio Taylor Egídio voltada para práticas agrícolas, onde o objetivo é fazer com que os filhos dos agricultores possam orientar os pais como trabalhar melhor a agricultura através das experiências vivenciadas em sala de aula.

A ERTE atende aproximadamente seiscentas crianças da zona rural de Jaguaquara com idade entre seis e quatorze anos, da alfa a 4ª série do ensino fundamental. Segundo a coordenadora Nalva Oliveira Gomes, os alunos ficam um mês na escola onde estudam em tempo integral e outro em casa, sempre com o acompanhamento de professores. E que a carga horária é igual à de qualquer outra escola, embora os alunos tenham aulas de música e agricultura acrescentadas ao currículum.


Realidade ou Ficção?

A invenção dos primeiros meios de comunicação (telégrafo, prensa móvel etc.) até os mais sofisticados tecnologicamente (televisão, internet, entre outros), fez com que o som e a imagem se transformassem em elementos essenciais para o processo de comunicação das sociedades modernas, uma vez que são veículos que buscam influenciar, transformar hábitos, informar e, principalmente, aumentar o consumo, sob uma ótica completamente capitalista. A prática do “vale tudo” a fim de conquistar o público é utilizada até mesmo quando se trata de entretenimento, haja vista que os filmes, por exemplo, não são apenas obras de arte, mas um produto de consumo das massas.

O atentado de 11 de setembro de 2001 nos EUA é um grande exemplo desse mercado. As cenas da catástrofe que aconteceram em solo americano foram repetidamente noticiadas e impressionavam pela semelhança aos filmes de ficção criados em Hollywood. O episódio deu margem à ficção, transformando o fato em notícias, documentários e filmes, apresentados sob diferentes ângulos, com diversas abordagens e variados formatos e aspectos. Apesar de o cinema ter essa capacidade de produzir fortes reações e seduzir com facilidade o telespectador, alguns acontecimentos mostrados pela televisão podem atingir ou superar as superproduções cinematográficas.

Devemos salientar que, apesar de o cinema ter essa capacidade de produzir fortes reações e seduzir com facilidade o telespectador, alguns acontecimentos mostrados pela televisão podem atingir ou superar as superproduções cinematográficas, a exemplo o caso da menina Isabella Nardoni e mais recente o cárcere privado e morte de Eloá Pimentel. Vivemos numa sociedade que acredita na percepção visual como fonte fundamental para o conhecimento. A notícia é a narrativa do fato. Mas nem sempre pode ser considerada como um “espelho da realidade”, haja vista que além de existir interesses externos, há também o ponto de vista do observador quanto ao evento presenciado.