sábado, 29 de novembro de 2008

Cuidado com os golpistas

As pessoas que desejam contribuir em dinheiro para as vítimas atingidas pelas fortes chuvas no litoral de Santa Catarina --que afetaram 1,5 milhão de pessoas e deixaram 110 mortos-- devem prestar atenção nas contas onde estão efetuando o depósito, alerta em nota a Defesa Civil do estado.

Muitos golpistas têm utilizado a internet, se passando pela Defesa Civil, e pedindo dinheiro em contas não-oficiais por e-mails. Na manhã deste sábado, a Defesa Civil recebeu a informação de que um brasileiro --que mora na Inglaterra-- abriu uma conta para arrecadar ajuda de outros brasileiros que moram na Europa. Esse tipo de conta não é reconhecida como oficial pela Defesa Civil e é provável que seja objeto de golpe.

Alguns dos municípios afetados também abriram contas para ajudar suas comunidades afetadas. Os números das contas e bancos podem ser consultados pelo 199, na Defesa Civil de cada cidade.

Contas oficiais

A Defesa Civil disponibiliza oito contas oficiais nos bancos. O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual de Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57. Confira a relação.
SICOOB SC - 756
Agência 1005 Conta Corrente 2008-7

Caixa Econômica Federal
Agência 1877 Operação 006 Conta 80.000-8

Banco do Brasil
Agência 3582-3 Conta Corrente 80.000-7

Besc
Agência 068-0 Conta Corrente 80.000-0

Bradesco S/A - 237
Agência 0348-4 Conta Corrente 160.000-1

Itaú S/A - 341
Agência 0289 Conta Corrente 69971-2

SICREDI - 748
Agência 2603 Conta Corrente 3500-9

SANTANDER - 033
Agência 1227 Conta Corrente 430000052

Fonte: www.uol.com.br

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Inscrições ProUni 2009 estão abertas

A partir de hoje (24) estão abertas as inscrições para o ProUni, programa de bolsas de ensino superior do governo federal. Ao total, foram disponibilizadas 156.416 bolsas para o primeiro semestre de 2009. São 95.694 bolsas integrais e 60.722 parciais, de 50% da mensalidade. As inscrições serão feitas apenas online, pela página do MEC (Ministério da Educação). O prazo para pedir o benefício se encerra às 21h de 12 de dezembro.
Podem se candidatar às bolsas os estudantes que concluírem o ensino médio este ano ou que o completaram em anos anteriores; que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008 e obtido no mínimo 45 pontos de média entre a prova objetiva e a de redação. As bolsas integrais do ProUni destinam-se a estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 622,15); as parciais, aos com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1.245). Também é requisito ter feito todo o ensino médio em escola pública ou, no caso de escola particular, na condição de bolsista integral. Quem já fez um curso superior não pode receber bolsas do ProUni.

Inscrição

Ao efetuar sua inscrição, o candidato deverá escolher cinco opções de faculdade. O critério de seleção será a nota no Enem. A primeira chamada está prevista para 17 de dezembro de 2008. Os candidatos pré-selecionados deverão procurar as faculdades, entre 5 e 30 de janeiro, para apresentar a documentação exigida para a matrícula.As instituições poderão, ainda, aplicar prova de vestibular para aceitar a matrícula dos bolsistas. As provas deverão ser anunciadas com antecedência de 48 horas aos candidatos.

Foliões em Macarás

Micareta agita a terra do frio

A terra do frio e de excelência no cultivo de flores é também a terra da folia. Nos dias 15 e 16 de novembro a cidade sediou a III Micareta do Coperrecha, evento esse idealizado pelos amigos Robson da Silva e Fábio Gomes. “Existe a carência de festa de rua na região e o evento foi organizado com intuito de mudar essa realidade” diz Fábio.

Segundo ele, a estimativa é que aproximadamente 3 mil pessoas dentre turistas e comunidade local participaram da festa e ressaltou que a micareta gera renda para a cidade beneficiando donos de restaurantes, bares e pousadas.

Para Edimar Vieira, secretário de Cultura de Maracás, este ano o resultado em relação ao evento foi surpreendente, pois, várias pessoas visitaram a cidade aquecendo a economia e auxiliando no desenvolvimento do município.

No Brasil o micareta também é conhecido como “carnaval fora de época”. E a primeira festa aconteceu em Feira de Santana, mas existem dúvidas quanto ao ano que a micareta foi inserida na cultura popular.

II Campeonato de Boxe de Jaguaquara

Representantes de boxe de Jequié e Jaguaquara, da categoria peso leve até 62 kg subiram no mesmo ringue no II Campeonato de boxe amador que aconteceu no Espaço J. Lemos.

Segundo o professor Wellington Fernandes o evento reuniu atletas, com idades entre 18 e 26 anos, os vencedores ganharam troféus e medalhas. “O objetivo do evento é tornar o boxe mais conhecido da comunidade, já que a categoria esportiva ainda é uma novidade e está em desenvolvimento na cidade e também é uma forma de preparar os alunos para disputar competições” disse Wellington.

Para Januário Damasceno, professor da cidade de Jequié "eventos como estes é de extrema importância para que novos talentos sejam descobertos e também uma forma de incentivar crianças, jovens e adultos para a prática do esporte e distantes das drogas".
Segundo a Confederação Brasileira, o boxe é uma arte de ataque e defesa pelo uso dos punhos ou “luta com punhos” definição que atualmente é usada nos clubes e academias.

O atleta Ilan dos Santos, que pratica o esporte há 2 anos, disse que "o boxe trouxe vários benefícios para sua vida, melhorou a coordenação motora o condicionamento e aperfeiçoamento físico, definição muscular, força, agilidade e a defesa pessoal e que lhe proporciona saúde e bem estar físico e mental".

O Perigo do Dengue

Com o calor excessivo, a abundância de água costumar aumentar, aí esta também o perigo. Pois as larvas do mosquito do dengue nascem e se desenvolvem na água limpa e parada. Por meio da metamorfose, elas se transformam em adultos com asas. O mosquito é o transmissor do dengue. Machos e fêmeas desse mosquito ingerem líquidos. Enquanto os machos bebem exclusivamente néctar floral, as fêmeas se alimentam de sangue.

Quando uma fêmea de Aedes aegypti pica uma pessoa com dengue e depois pica uma pessoa sadia, o microrganismo causador da doença é transmitido através do sangue contaminado. A pessoa com dengue pode apresentar alguns sintomas, como: febre alta, dor de cabeça, dores fortes nos olhos e nas articulações, daí o dengue ser conhecido também como “febre de quebra ossos”. O dengue tem afetado muito toda população brasileira, tendo situações graves e levado a muitas mortes por isso que todo cidadão deve estar bem informado dos cuidados da prevenção.

Algumas dicas de como prevenir o dengue:




É importante que todos tenham esta consciência de prevenção.


Saiba mais: http://www.dengue.org.br/dengue.html

I Feira de Multimídia e Hipermídia - Veja que esteve lá!

I Feira de Multimídia e Hipermídia


O curso de Sistema de Informação da FTC unidade de Jequié promoveu no dia 21 a I Feira de Multimídia e Hipermídia na Pça Ruy Barbosa.

O objetivo do evento é mostrar para a comunidade as novidades da área da informação como: vídeo games, links, entre outros”, explica o Professor Marcio Henrique, coordenador do curso.
Para Renato Melo, graduando do 7º semestre, “o evento é para quebrar o mito que a população tem das novas mídias e onde podemos mostrar os trabalhos desenvolvidos por nós na faculdade.”

"Iniciativas como esta são importantes e deveria acontecer mais vezes", ressalva Valdemir Vidal, funcionário público.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Apresentação de trabalhos

III Seminário de Pesquisa e Extensão Veja quem estava lá!

III Seminário de Pesquisa e Extensão - continuação

Palestrantes da abertura do III SPE explanaram sobre “Ensino superior e mercado de trabalho: desafios da formação profissional”.

Moderados pelo professor Fábio Mansano (FTC/UESB), os professores Joel Nascimento Andrade Junior (FTC/SEBRAE) e Fernanda Moreira (IEL) foram instigados pelo moderador a posicionarem-se diante da responsabilidade que tem o intelectual de responder as questões impostas pelo seu tempo, e mais, de dar um retorno à sociedade. Para o professor Fábio muito se espera da academia.

Fernanda Moreira fala de mudanças e competitividade.

A primeira palestrante da noite de abertura do III SPE da FTC, unidade de Jequié, deixou claro que as mudanças permeiam todos os setores da sociedade. Ela utilizou como exemplo o desenvolvimento tecnológico e a facilidade, cada vez maior, de acesso às novas tecnologias. A professora caracterizou o profissional contemporâneo como polivalente e envolto em um mercado de alta concorrência e competitividade. Ainda defendeu, como representante do IEL, que o estágio é uma ferramenta muito importante, é uma oportunidade de ir da teoria à prática. A convidada defendeu a transição da era dos empregados para a realidade dos empregáveis, na perspectiva de que as mudanças não permitem mais aos profissionais “serem”, e sim “estarem”. Finalmente afirmou que não existe uma receita pronta para o sucesso, mas disse acreditar no profissional que é apaixonado pelo que faz.

A derrubada do mito “Faculdade, emprego e aposentadoria”.

Em sua participação na abertura do III SPE da FTC, unidade de Jequié, o professor Joel Nascimento também se baseou nas mudanças, em sua opinião, inevitáveis. Ele relembrou que há trinta anos o grande sonho era se formar, obter um bom emprego e por fim se aposentar. Só que, segundo o palestrante, hoje o diploma não é mais sinônimo de empregabilidade, pois vivemos num mercado altamente competitivo e mutante. Em sua opinião o papel da instituição de ensino superior é indicar o caminho para que o futuro profissional chegue ao tesouro: as informações corretas. Joel concordou com Fernanda sobre não existir uma receita pronta para o sucesso, mas deixou algumas recomendações: necessidade de conhecimento básico em informática; domínio de pelo menos três línguas; facilidade de comunicação e capacidade de trabalhar em equipe. Por trabalhar no SEBRAE na área de empreendedorismo disse acreditar que em qualquer área o profissional pode optar por empreender ao invés de se acomodar com um “bom emprego”.

III Seminário de Pesquisa e Extensão

A arte presente no III Seminário de Pesquisa e Extensão (SPE) da FTC, unidade de Jequié.

Como prelúdio da abertura dos trabalhos do III SPE, apresentou-se na noite do dia 19/11 no auditório do Colégio Estadual Modelo Luís Eduardo Magalhães, a discente do I semestre do curso de Psicologia Sayonara Leão. A interprete e compositora tocou e cantou um repertório misto de MPB e algumas de suas próprias canções.
Ensino, pesquisa e extensão: a tríade do ensino superior.

Em sua terceira edição o SPE da FTC, unidade de Jequié, reafirma mais uma vez os objetivos primordiais de um curso superior, quais sejam o ensino, a pesquisa e a extensão. Os professores, pós-graduados, compartilham com os alunos o vasto material teórico disponível e a experiência acumulada no desempenho da atividade docente. Juntos, professores e alunos sacam as suas inquietações e questionamentos, debruçando-se na busca dos “porquês” e das soluções. E, enfim, envolvem a comunidade ao seu entorno, não só como cobaia, mas sobretudo como parceira, materializando o terceiro pilar: a extensão.

Diretor Geral da FTC, unidade de Jequié, resume o objetivo do III SPE

O professor José Carlos Martins Oliveira sintetizou em seu discurso de abertura o objetivo do III SPE: apresentar a produção científica da unidade de Jequié. O diretor fez questão de ressaltar que o ensino superior de excelência não pode ficar restrito aos muros da instituição, precisa alcançar além muros. Finalizou parabenizando os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do seminário: os coordenadores dos cursos, os professores, os alunos e toda equipe administrativa envolvida direta e indiretamente no evento.

Dia da Consciência Negra

Quando em 13 de Maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, concretizou-se no Brasil a abolição dos escravos. Entretanto, desde 1850, com o fim do tráfico negreiro e anos mais tarde com a Lei do Ventre-Livre, que determinava que filhos de escravos fossem livres; e a Lei dos Sexagenários, que concedia liberdade aos mais velhos de 65 anos; o Brasil e todo o mundo passavam por uma fase abolicionista que muito significou para os acontecimentos de 1888. Libertados pela Lei Áurea, os negros, mulatos e mestiços, não mais teriam que se subjugarem ao mando dos brancos e poderiam viver em liberdade.

Entretanto, até que ponto chegou essa liberdade? Até que ponto o Brasil, que um ano mais tarde se tornaria uma Republica, abraçou a causa abolicionista e entendeu o conceito de igualdade entre raças?

Não sei se podemos falar em conceito de raças e igualdade entre as mesmas para definirmos o que ocorreu no final do século XIX. O fato é que mesmo após a Lei Áurea, os negros não foram libertados, pois se tornaram escravos de sua condição racial e social. A Lei que, supostamente libertaria escravos, não fez com que eles fossem incluídos na sociedade, pelo contrário, não lhes deu nenhuma condição de trabalho e de vida. Além disso, os negros do final do século XIX ainda tiveram que conviver com uma realidade que perduraria muito tempo: o preconceito.

Muitos negros e mestiços são colocados a margem da sociedade e fazem parte de estatísticas que revelam a baixa qualidade de vida dessa parcela da população. A falta de oportunidade e a baixa qualidade do ensino público – este que atinge, sem distinções, a maioria da população pobre do Brasil – são fatores que atrapalham o desenvolvimento econômico e a inclusão social e democrática em nosso país. A questão das cotas nas universidades, mesmo que ainda seja muito discutida por não resolver, de fato o problema do Ensino no Brasil, é um primeiro passo para a democratização e para a discussão desse problema que tanto faz parte de nosso dia-a-dia.

Devemos abolir o preconceito, em todas as suas formas. Todo tipo de discriminação deve ser condenada e entendida como crime. Esse tipo de atitude, não só denigre a imagem e a vida de nossos semelhantes, como também nega uma diversidade que é de suma importância para a formação de nossa cultura e de nossa identidade. Somos todos iguais e temos direitos iguais, independente de nossa cor, crença ou escolhas pessoais. A luta pela igualdade é de todos nós.

Parabenizamos e agradecemos a todos os negros e mestiços, descendentes daqueles que muito lutaram e muito sofreram pela construção desse país e sem os quais nunca poderíamos ter essa identidade e cultura que muito nos enriquecesse e nos orgulha.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O Papel do Ensino Superior no Desenvolvimento Locorregional

Este foi o tema de mais um seminário de Pesquisa e Extensão da FTC-Jequié. Com o incentivo de agregar os estudantes de todos os cursos, a FTC proporcionou este encontro no auditório do colégio Modelo. Na oportunidade os Professores Joel Nascimento (FTC/SEBRAE) e Daniele Raic (UESB) discutiram o tema sendo mediados pelo ilustre prof. Fábio Mansano (UESB/FTC).

Para os estudantes da instituição, este é um momento único, pois além de incentivar a pesquisa e extensão, trouxe confraternização para colegas que com o corre-corre das aulas diárias não podem se encontrar.
O Seminário se estenderá até dia hoje quinta-feira(20) com palestras e mini-curso na instituição e será aberto à toda comunidade Jequieense.

Dia Nacional da Consciência Negra



Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data - transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.


Com a chegada de mais e mais pessoas, inclusive índios e brancos
foragidos, formaram-se os mocambos, que funcionavam como vilas. O mocambo do macaco, localizado na Serra da Barriga, era a sede administrativa do povo quilombola. Um negro chamado Ganga Zumba foi o primeiro rei do Quilombo dos Palmares.


Em 20 de novembro de 1695 Zumbi foi traído por um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que trocou sua liberdade pela revelação do esconderijo. Zumbi foi então torturado e capturado. Jorge Velho matou o rei Zumbi e o decapitou, levando sua cabeça até a praça do Carmo, na cidade de Recife, onde ficou exposta por anos seguidos até sua completa decomposição.


"O dia é resultado de uma série de mobilizações do movimento negro para ressaltar não apenas as contribuições culturais que os negros trouxeram ao país, mas para trazer à tona a reflexão sobre o papel de protagonismo que a população negra ocupou em nossa história. Muitas vezes as pessoas não lembram que os negros vieram de um continente já civilizado e, portanto, nos trouxeram um conjunto de saberes que não eram dominados pelos europeus", diz Giovanni Harvey, sub-secretário de Política e Ações Afirmativas da Seppir, ao G1.Segundo Harvey, um dos objetivos do Dia da Consciência Negra é tirar do foco apenas a lembrança da abolição da escravatura, celebrada em 13 de maio, para ressaltar os feitos da população negra, sintetizado na figura do Zumbi dos Palmares. O feriado da Consciência Negra não é nacional e será adotado em mais de 300 cidades.




Extraido de: Imirante e Unificado




terça-feira, 18 de novembro de 2008

Projeto Juventude Cidadã


O Projeto Juventude cidadã, vem beneficiar Jequié. Durante cinco meses serão ministrados três cursos: administração, construção civil e telemática. Onde os beneficiários receberá uma ajuda de custo. A inscrição está sendo feita no SAC – Jequié sala do sineBahia até a sexta-feira(21). Atendendo Jovens de 16 a 24 anos que nunca tiveram a carteira assinada e que estão desempregados, e o pré- requisito essencial é que o estudante esteja matriculado na rede publica de ensino.

sábado, 15 de novembro de 2008

População ajuda apagar fogo em Aiquara.

Depois de Jequié, agora foi à vez de Aiquara sofrer com queimadas, por causa do tempo quente e temperaturas altas.



As chamas chegaram a beira da estrada e isso facilitou no controle .




Por volta das 13h30min de hoje o disparo de um rojão provocou um incêndio em uma fazenda que fica nos arredores a cidade, a população se reuniu pra combater as chamas e usando galhos de árvores, baldes de água e enxadas. Menos de dez minutos as chama já queimava quase uma hequitare de mato seco, muita gente entrou no mato pora controlar as chamas.



As chamas não focaram muito altas porque foram controladas a tempo e não houve muitos prejuízos porque o gado foi tirado antes das chamas se espalharem, pelo administrador da fazenda. Depois de uma hora o incêndio foi totalmente controlado. esse acidente serve como exemplo para que outras pessoas não soltem fogos de artificios e nem balões.







sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Prata da Casa?

Visando a promoção, divulgação e discussão de trabalhos acadêmicos e científicos, bem como a apresentação de produções artísticas de docentes de todos os departamentos do Campus de Jequié a UESB, promove Prata da Casa? I Exposição de trabalhos realizados por seus professores, a ser realizado no período de 25 a 27 de novembro.

O projeto objetiva o intercâmbio de saberes e experiências docentes através de círculos de discussão, exposição de pôsteres, exibição de documentários e exposição de trabalhos artísticos.

Eficácia das vacinas

Estudo francês apresentado no Congresso da Associação Americana do Coração, em New Orleans, nos Estados Unidos, demonstra que pessoas vacinadas contra gripe têm risco menor de desenvolver trombose venosa. Após avaliarem os registros de internação de mais de 1400 adultos atendidos em 11 centros hospitalares franceses, os pesquisadores puderam a estabelecer a relação entre vacinação contra a influenza e casos de trombose.

Para diminuir as chances de erros estatísticos, somente foram incluídos pacientes que apresentavam trombose venosa pela primeira vez e pacientes portadores de câncer -- fator de risco para trombose -- foram excluídos do estudo. Evidências científicas anteriores já haviam mostrado que a vacinação contra a gripe é benéfica para pacientes cardiopatas. O efeito da vacinação parece ir além da diminuição das complicações pulmonares que agrava os problemas cardíacos.

No grupo estudado na França, a diminuição do risco de ocorrência de trombose venosa entre as pessoas que foram vacinadas é de 24%. Mesmo após o ajuste estatístico para outros fatores como idade, sexo e presença de varizes, o efeito protetor da vacina se manteve no mesmo nível.

As vacinas são também a forma mais econômica de intervenção, pois sua abordagem reduz os custos dos tratamentos de saúde. O êxito alcançado na prevenção das doenças deste tipo deve-se em grande parte à dedicação e à união da comunidade responsável que incluem médicos, enfermeiros, pesquisadores, planejadores da área de saúde pública, organizações de saúde pública e comunidades religiosas.

Dia Mundial do Diabetes

Hoje, 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Essa data foi escolhida por ser o dia no nascimento de Frederick Banting. Ele e Charles Best foram os responsáveis pela descoberta da insulina. Para chamar a atenção para o problema e levar para o debate tudo o que envolve a doença, a International Diabetes Federation realiza centenas de atividades pelo mundo inteiro, apoiada pelas entidades filiadas, entre elas, a Sociedade Brasileira de Diabetes. O Dia Mundial tem o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, recentemente, da ONU (Organização das Nações Unidas).

As campanhas de esclarecimento têm o objetivo de informar o público sobre as causas, sintomas, complicações e tratamentos do diabetes. A data conscientiza todos - crianças e adultos, profissionais de saúde, formadores de opinião e mídia - e serve como um importante lembrete para o aumento da incidência do diabetes. Muitas entidades e associações promovem eventos educativos para chamar a atenção para a importância do tratamento em diabetes e do diagnóstico precoce. Entretanto, é bom lembrar que as ações não devem se resumir ao dia 14.

A cada ano, um tema é definido pela IDF para ser divulgado em 2008 - assim como em 2007 - o foco será “Diabetes nas Crianças e Adolescentes”. O diabetes é uma das doenças mais comuns da infância e podem atingir crianças de qualquer idade, até mesmo bebês. Na maioria das vezes, o diabetes é detectado tardiamente, quando a criança já está em cetoacidose, ou então diagnosticado de forma completamente errada. Além disso, o fornecimento da insulina é insuficiente em vários países, provocando a morte de crianças com diabetes, especialmente em países mais pobres.