segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Alegria versus Tristeza

O São Paulo conquistou neste domingo pela sexta vez, a terceira consecutiva, o título de Campeão Brasileiro. Com a vitória de 1 a 0 sobre o Goiás, o time paulista tornou-se o único brasileiro a ostentar seis títulos nacionais e três deles seguidos.

O clube dirigido pelo técnico Muricy Ramalho abriu o placar no estádio do Bezerrão, na cidade satélite de Gama, aos 22 minutos do primeiro tempo com gol de Borges. A partir de então, o time do Goiás passou a jogar ainda mais na defensiva e chegou a puxar alguns rápidos contra-ataques, mas não conseguiu balançar a rede adversária.

Em São Januário, no Rio de Janeiro a história era outra. O nervosismo cruzmaltino foi fatal para o resultado negativo, mas a rodada não ajudaria a salvar a equipe, mesmo que tivesse vencido.

Um ano de muitos problemas internos e conturbação política, até com troca de presidente no Vasco, terminou com o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro neste dia 7 de dezembro de 2008, o mais triste da história do Gigante da Colina. Precisando de muitos resultados para permanecer na elite, a equipe cruzmaltina sequer se ajudou, pois perdeu para o Vitória por 2 a 0, diante da torcida, que fez a sua parte e apoiou do início ao fim, mas não foi o suficiente.

A partida também marcou a despedida de Edmundo, um dos maiores ídolos da história do clube, que, antes do jogo, anunciava que esta seria a última vez que defenderia o Vasco, independentemente do que acontecesse. Ele começou como titular no ataque, mas, apesar de lutar muito, não foi capaz de evitar a frustração do rebaixamento.

Ao contrário da torcida do São Paulo que comemora a conquista do título, a tristeza está na face de cada vascaíno, que acreditou até o último minuto na virada. A virada, no entanto, só começa em 2009, quando o clube vai buscar retornar ao seu lugar de direito: a Série A do Brasileirão.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

FESTIVAL DE CINEMA DO IERP

Acontece entre os dias 01, 02 e 03/12, o festival de Cinema do Instituto de Educação Regis Pacheco - IERP. O evento contará com a apresentar de 07 filmes, em destaque o curta “Pânico na Caatinga”, do diretor Neilton Dantas conhecido como “Boção” e roteiro de Kamila Dias, este filme será exibido no dia 02/12.


Luta conta a AIDS

Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Este ano o slogan "realizar, responsabilizar, ativar", propõe definir a política necessária para fazer respeitar os compromissos assumidos, em particular a promessa de acesso universal à prevenção, ao tratamento, aos cuidados e ao apoio. Com 33 milhões de pessoas atingidas atualmente pelo HIV, a Aids, doença controlada por triterapias que só fazem o vírus dormir, continua sendo uma epidemia de primeiro plano.

Estamos longe de um acesso universal aos tratamentos porque uma maioria de pessoas contaminadas, essencialmente na África, não têm acesso a eles. No mundo, quando uma pessoa entra em tratamento, três são contaminadas. A esperança de encontrar uma vacina foi ano passado reduzida a zero após um fracasso total dos testes clínicos realizados pelo laboratório farmacêutico Merck. Em paralelo, a pesquisa voltou com toda a força seguindo pistas e usando novos métodos. Os cientistas descobriram novas moléculas, realizaram novos testes com triterapias. Um gene acaba de ser descoberto por pesquisadores americanos, podendo abrir caminho para uma vacina.

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.