sexta-feira, 27 de março de 2009

Planos de saúde obrigados a cobrir planejamento familiar

Os planos e seguros privados de assistência à saúde deverão cobrir o atendimento nos casos de planejamento familiar, conforme estabelece projeto de lei da Câmara aprovado quarta-feira (25) pelos senadores em votação simbólica no plenário. O projeto segue para sanção presidencial. O projeto, de autoria do deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), que é médico, modifica a lei 9.656/98, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde. O projeto havia sido aprovado em março de 2007 na Comissão de Assuntos Sociais, onde foi relatado pela Serys Slhessarenko (PT-MT).

Ao citar estudo realizado pela Unicamp, Serys disse que 70% dos casais brasileiros fazem uso de algum método contraceptivo, mas o peso da responsabilidade do planejamento familiar recai sobre as mulheres. Segundo esse estudo, 40% das mulheres foram submetidas à laqueadura e 20% usam pílulas anticoncepcionais, sendo que apenas 0,9% dos homens fizeram vasectomia e 1,8% fazem uso da camisinha.

Serys lembrou que a responsabilidade do planejamento familiar "recai sobre as mulheres", que precisam se preocupar com a escolha do método contraceptivo e "arcar com as consequências dessa escolha". Para a senadora, a saúde das mulheres está intimamente ligada com a chamada saúde reprodutiva, "onde o acompanhamento eficaz de métodos contraceptivos e a utilização de métodos confiáveis e seguros são necessários para assegurar que o planejamento familiar seja eficaz e não cause prejuízos à saúde da mulher".

Fonte: Jornal Tribuna da Bahia 0n-line

Banco de esperma faz promoção

Banco de esperma dos EUA faz promoção contra crise.

Depois das provas com publicidade em uma escola norte-americana, agora foi a vez de um banco de esperma nos EUA, o Xytex, que anunciou uma promoção para tentar estimular a demanda. Os descontos sobre as amostras de sêmen podem chegar a US$ 200. As informações são do site de notícias G1. "Todos sentem os efeitos da crise. E, para as famílias que estão buscando soluções para ter um filho, cada dólar faz a diferença", disse Danielle Moores, porta-voz do banco de esperma Xytex. O sêmen em promoção oferecido pelo Xytex é o de doadores selecionados, já que o banco possui um número grande de amostras.

Se essa moda pega....

Fonte: Jornal Tribuna da Bahia on-line

Ford abre plano de demissão na Bahia

A Ford vai abrir o Plano de Demissão Voluntária na Bahia. A informação foi confirmada pela própria empresa em nota oficial que afirmou estar "implementando um Programa de Demissão Voluntária, PDV, em sua fábrica de Camaçari, na Bahia, com o objetivo de ajustar o seu efetivo aos níveis de produção atuais, relacionados principalmente à redução significativa nos volumes de exportação". A empresa alegou ainda que a queda nas vendas externas é o resultado da desaceleração da economia global, o que segundo ela "tem afetado os principais mercados da Ford, bem como de toda a indústria". A Ford revelou que o PDV está aberto a todos os empregados horistas, incluindo os aposentados e o plano entra em vigor a partir do dia 6 de abril.

A montadora é responsável pela geração de 8,5 mil empregos diretos no Complexo Ford. Somando os empregos gerados pelos terceirizados a cota sobe para 11 mil. A empresa passou por muitas readequações para tentar driblar os efeitos da crise. Além das paradas realizadas pela empresa, a Ford ainda promoveu férias coletivas na intenção de aguardar o comportamento do mercado.

No próximo dia 15 de abril o diretor do sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Julio Bonfim, participa junto com outros sindicatos e trabalhadores da Ford em São Paulo do Encontro Nacional dos Trabalhadores da Ford para discutir a crise econômica e os impactos na indústria automobilística no Brasil. Depois Bonfim segue para Detroit, nos EUA, representando os trabalhadores da Ford Bahia na rodada de discussões do Comitê Internacional dos Trabalhadores Ford, nos dias 21, 22 e 23 de abril. "Em pauta estão além da questão da crise econômica, demissões e o posicionamento dos trabalhadores no enfrentamento da crise", esclarece.

Polícia Federal incinera drogas apreendidas


A Polícia Federal (PF) incinerou nesta quinta-feira (26) mais de uma tonelada de drogas em uma indústria da Bahia. As drogas, tanto maconha quanto cocaína, foram apreendidas pela PF nos anos de 2007 e 2008 por órgãos no combate ao tráfico de drogas interno e internacional.

Representantes do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), do Ministério Público Estadual e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acompanharam a incineração.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Novo balanço sobre a dengue

A Secretaria da Saúde da Bahia informou na manhã desta segunda-feira um novo balanço dos casos de dengue registrados no Estado neste ano. Segundo os dados, 26.597 casos da doença foram notificados, número 291% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado (6.794), sendo que 28 pessoas já morreram em decorrência da doença.
Outras 57 mortes foram notificadas como decorrência da dengue, mas ainda não foram confirmadas oficialmente. O município com maior número de casos notificados é Jequié com 7.378 casos suspeito de contaminação pelo tipo clássico da dengue. Em seguida está Itabuna, com 4.103 casos suspeitos, e Porto Seguro, com 1.797.
O balanço também aponta 535 casos suspeitos de dengue hemorrágica, sendo 184 casos e 28 mortes confirmados. O município de Jequié também é o que concentra o maior número de casos do tipo grave da doença, com 51 casos confirmados e três mortes.
O aumento no número de casos de dengue levou o governo da Bahia a decretar situação de emergência em sete municípios neste mês. As cidades são: Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jacobina, Jequié e Porto Seguro. A Secretaria da Saúde também afirmou que está aplicando inseticida em 59 municípios.

terça-feira, 17 de março de 2009

Anunciada morte cerebral de Clodovil


O hospital Santa Lúcia, em Brasília, anunciou hoje (17) a morte cerebral do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), internado ontem após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). A informação foi dada pelo médico Cícero Henriques Dantas Neto, diretor técnico do hospital.

De acordo com o hospital, houve a autorização de amigos e promotores para a doação dos órgãos de Clodovil --pela falta de parentes próximos. Clodovil era adotado e sua mãe já havia morrido.

Clodovil se submeteu hoje a uma série de exames para diagnosticar a gravidade da lesão cerebral. O hospital suspendeu a divulgação do boletim que estava previsto para as 13h. Em vez disso, marcou uma entrevista coletiva para as 16h para anunciar a morte cerebral.

No boletim da manhã, o hospital informava que o estado de saúde de Clodovil era de extrema gravidade, que ele respirava por aparelhos e que seus sinais vitais eram mantidos por meio de medicamentos e equipamentos. Por volta das 14h de ontem, o parlamentar teve uma parada cardiorrespiratória de cerca de cinco minutos. A parada foi revertida, mas o estado de saúde dele se agravou.

Popó volta ao ringue

Em 7 de agosto de 1999, o Brasil conheceu o que seria seu maior campeão mundial, com quatro cinturões conquistados por duas categorias - superpenas e leves. Na mesma data de 2009, dez anos após o feito, Acelino Freitas, o Popó, projeta uma volta aos ringues. No entanto, isso não significa uma nova chance de o baiano chegar ao topo da modalidade, já que o combate, garante ele, é apenas comemorativo.

"Quero relembrar aquela luta contra o russo Anatoly Alexandrov. Fazer uma luta festiva, chamando um argentino, com quem temos rivalidade, ou um norte-americano, para um combate de dez rounds", explicou ele, que afirmou que não descuidou da forma. Popó corre todos os dias, joga futebol e voltou à academia de boxe na última semana, para garantir que dará conta do recado.


Segundo ele, os dois anos que passou fora do ringue, após a derrota para o norte-americano Juan Diaz, em combate unificatório dos pesos leves, não fizeram mal ao seu físico. Ele pretende lutar uma categoria acima do que disputava, pelos superleves (até 63,5 kg).
Se a torcida pode estar na saudade pelos grandes combates e títulos do tetracampeão, ele trata de diminuir as expectativas e garante que não voltará a lutar em nível profissional. "Não quero disputar título, acho que meu tempo já foi e dei tudo que tinha que dar, foram quatro títulos", afirmou ele, que já teve idas e vindas de aposentadoria.


Fonte: www.uol.com.br

Entenda o que é um AVC


Quando um AVC acontece, um dos elementos mais críticos para a recuperação é um atendimento rápido, a fim de impedir maiores sequelas. No caso específico do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), é provável que o tempo tenha sido demais para uma recuperação, uma vez que o incidente aconteceu de madrugada e somente às 8h17 o parlamentar chegou ao hospital. A velocidade de atendimento, nesses casos, é absolutamente fundamental. Um acidente vascular cerebral, também chamado de "derrame cerebral", acontece quando há algo errado na rede do sistema circulatório que irriga o cérebro.

O tipo mais comum é o AVC isquêmico, em que há um entupimento de vasos sanguíneos e a interrupção do fluxo de sangue, prejudicando as células cerebrais. O mais raro, que acaba de acometer Clodovil, é o AVC hemorrágico. Nessas circunstâncias, em vez do entupimento de vasos, o que ocorre é o rompimento. O sangue "vaza" dentro do cérebro e provoca um coágulo, e é esse coágulo que pode matar células cerebrais e deixar sequelas graves. Ele não necessariamente é mais grave que o isquêmico; tudo depende, na verdade, da área do cérebro que é afetada.

Normalmente, episódios de AVC são produzidos por problemas cardiovasculares, de forma que não é incomum que um paciente que tenha sido vítima de um episódio de natureza isquêmica, dois anos atrás, volte a sofrer um derrame, desta vez de ordem hemorrágica. Quando o problema é mais grave e o atendimento é tardio, não é incomum que situações desse tipo levem um paciente ao coma. Os mecanismos que levam ao coma são todos centrais, ou seja, essencialmente de função cerebral.

Nem sempre o coma é visto pelos médicos como uma tragédia. Em alguns caso, o efeito acontece até como forma de defesa do organismo. Por exemplo, quando o coma acontece por um problema metabólico, ele acaba por ajudar o corpo, porque diminui o processo metabólico e economiza a energia que o organismo consome. Mas, quando se fala de AVC, é impossível pensar no coma como um mecanismo de defesa. Em vez disso, ele é um sintoma de que o órgão responsável por "gerenciar" as situações de coma -- o cérebro -- está em apuros.

Piora quadro clínico de Clodovil

O deputado do federal Clodovil Hernandes, de 71 anos, (PR-SP) está internado em estado grave no hospital Santa Lúcia, em Brasília. Ele foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por volta das 8h, desta segunda-feira (16). De acordo com sua assessoria de imprensa, Clodovil teria caído da cama durante a madrugada e batido com a cabeça no chão. Ele sofreu uma hemorragia cerebral e compressão parcial do cérebro.
A assessoria de Clodovil informou nesta terça-feira (17) que novos médicos irão avaliar o estado clínico do parlamentar. Outros procedimentos estão sendo realizados para avaliar se o paciente está com morte cerebral.
De acordo com o hospital, os novos médicos que estão no caso são da própria instituição e o procedimento é rotineiro em casos como o do deputado. O exame realizado na manhã de hoje (17) para detectar se o deputado sofreu morte cerebral deu resultado "inconclusivo", segundo assessores dele. Novos procedimentos devem ser realizados no início da tarde para saber o real estado do paciente.

O neurocirurgião que cuida do caso, Benício Oton de Lima, afirmou que, se o parlamentar sobreviver, pode ter sequelas graves. Novo boletim médico será divulgado às 16 horas.

Foto: google

TV Diário fora do ar


Os telespectadores tem indagado porque o sinal da TV Diário de Fortaleza, não está sendo captada nas parabólicas há cerca de 60 dias. A direção da emissora não emitiu nenhum comunicado oficial, porém, o que se comenta é que uma decisão da Rede Globo de Televisão, impediu que empresas afiliadas tenham canal na parabólica.


A TV Diário é de propriedade da Rede Verdes Mares, afiliada da Globo. Sumiram do ar também a TV Diário e a Amazon Sat, que passaram agora a ser emissoras com propagação apenas local e regional.

Fonte: Blog de Wilson Novaes

segunda-feira, 16 de março de 2009

Bahia supera calor de Jequié


Depois de quase um mês, o Bahia voltou a vencer fora de casa, ao derrotar o Poções por 2 a 0 neste domingo(15), em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Baiano. O time tricolor não teve vida fácil. Teve de superar um adversário disposto a deixar as últimas colocações do Estadual e um calor de 35 graus em Jequié que obrigou o árbitro Arilson Bispo da Anunciação a instituir um "tempo técnico" para os jogadores beberem água.


O tricolor vai a 34 pontos, mesma quantidade pontuação do rival Vitória, que enfrenta o Ipitanga em Pituaçu. Já o Poções continua com 11 pontos. No meio do primeiro tempo, o árbitro Arilson Bispo da Anunciação, atendendo ao pedido dos jogadores, parou a partida por dois minutos para os atletas se hidratarem, já que durante o jogo a temperatura estava em 35 graus. Mesmo depois da parada técnica, as equipes preferiram não se arriscar, devido ao forte calor, e tocaram mais a bola sem criar grandes chances de gol até o final do primeiro tempo.

O tricolor têm uma semana decisiva. Na quinta-feira (19) o Bahia decide a classificação na Copa do Brasil contra o Potiguar, às 21h, e no próximo domingo (22) tem o clássico contra o Vitória, às 17h, ambos em Pituaçu. Já o Poções, tem próxima partida programada para o próximo domingo (22) contra o Vitória da Conquista, às 16h, em Conquista.
Foto: Blog de Souza Andrade

sexta-feira, 13 de março de 2009

Aprovado Projeto que beneficia prisão especial

As pessoas com diploma de nível superior, religiosos e cidadãos condecorados com a Ordem Nacional do Mérito poderão perder o direito à prisão especial, segundo o projeto de lei aprovado pela CCI (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. A proposta, porém, mantém o benefício para autoridades como ministros, promotores, juízes e delegados.

A justificativa é que, nesses casos, a medida é necessária por questões de segurança. Como ocorre atualmente, a prisão especial continuará valendo até a condenação definitiva do acusado. Depois disso, ele deverá ser transferido a uma cela comum.

O Projeto foi enviado ao Congresso em 2001pelo então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e terá ainda que ser aprovado pelo plenário do Senado e, como a versão original sofreu alterações, deverá voltar para a Câmara dos Deputados. Para entrar em vigor, terá ainda que ser sancionado pelo presidente da República. Além das novas regras para prisão especial, o projeto de lei estabelece uma série de mudanças no Código de Processo Penal, de 1941. Entre elas, está a imposição de um limite de 180 dias para a prisão provisória antes de cada julgamento de primeira e segunda instância.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Novo modelo para vestibulares

O Ministério da Educação quer mudar a forma de seleção das universidades e alterar os vestibulares. Em reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o ministro da Educação, Fernando Haddad, acertou nesta quarta-feira (11) com os reitores a montagem de um grupo para desenvolver um novo modelo de prova.


Os vestibulares são todos iguais e ruins. Estão errados e sinalizam mal para o ensino médio. O ensino hoje está voltado para o vestibular e termina que boas escolas estão piorando em função disso”, afirmou. O ministro põe na conta das provas malfeitas alguns dos problemas atuais do ensino médio, com uma educação voltada, segundo ele, para a memorização, e não para desenvolver a capacidade de raciocínio. “Hoje nós ampliamos para o ensino médio toda a rede de apoio que antes era só do fundamental: livro didático, merenda, transporte escolar. Mas nada disso vai resolver, porque colocamos um gargalo no final que é insuperável”, argumentou.

No final do encontro, Haddad propôs uma reunião entre os representantes das comissões de seleção das universidades e o Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas em Educação (Inep), responsável por todas as provas de avaliação educacional feitas pelo governo federal, o que foi aceito pelo presidente da Andifes, Amaro Lins. “O vestibular é realmente muito arcaico. Hoje precisamos muito mais saber se o aluno consegue aprender do que medir o que ele sabe. Precisamos realmente alterá-lo.”

quarta-feira, 4 de março de 2009

Colégio Aliria Argolo na guerra contra a dengue


Fazendo parte do cronograma de atividades do Colégio Municipal Alíria Argolo, no Mandacaru, os alunos participarão de uma manifestação, com objetivo de conscientizar à população da necessidade de adotar providências contra a dengue.

A caminhada “Todos contra a Dengue”, será realizada no próximo dia 11, a partir das 8 horas da manhã, saindo do Colégio Alíria Argolo, que há algum tempo promove ações preventivas como à visita de alunos às residências para verificação da metragem do tanque para eventual cobertura, distribuição de sacos de lixos, entre outras atividades.

Estados em alerta contra a dengue

Desde o inicio do ano, a combinação de calor e chuva deixa os estados de Minas Gerais e Bahia em alerta com o aumento do número de casos de dengue. O Ministério Público baiano foi à Justiça para garantir o combate aos focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Agentes de saúde da Prefeitura de Salvador, guardas municipais e representantes do Ministério Público acompanharam o trabalho dos chaveiros, que liberaram a entrada de um imóvel na capital baiana. A medida tem justificativa: o grande número de casos de dengue. De janeiro até a terceira semana de fevereiro, houve aumento de 248% dos casos, na comparação com o ano passado. Foram 11.570 casos registrados, 85 de dengue hemorrágica e nove mortos. A decisão da Justiça vale para todo o estado. O trabalho de combate ao mosquito foi reforçado nas regiões mais infestadas, principalmente terrenos abandonados.

Já em Belo Horizonte, a preocupação é com os pátios de veículos apreendidos. São sete na cidade e, em alguns, há carros abandonados há anos. O ambiente é perfeito para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Os agentes de saúde dizem que as vistorias são feitas a cada 15 dias. Mas, em um pátio da prefeitura, os descuidos são visíveis. Muitos vidros estão quebrados, há lixo embaixo dos veículos e pedaços de peças, que podem acumular água, jogados no chão.

Neste ano, 2.700 casos já foram notificados em Belo Horizonte; 500 só na semana passada. Dois mil e oitocentos adolescentes de uma associação profissionalizante estão sendo treinados pela administração municipal para ajudar no combate nos bairros em que moram. Na Região Norte, a mais atingida da cidade, os postos de saúde vão ter horário de atendimento ampliado e uma unidade de hidratação com 40 leitos começou a funcionar nesta terça-feira (3).

Em Jequié

Apesar da redução do número de casos de dengue, Jequié continua entre as cidades com maior incidência da doença na Bahia (45%). Por conta disso, o nome da cidade continua a ser citado em reportagens em âmbito nacional como ocorreu nesta terça-feira (3), no Jornal Hoje da TV Globo. O foco da reportagem foi o trabalho que vem sendo feito em residências fechadas, a partir de determinação da justiça. Em Jequié, esse serviço é feito pelos agentes de saúde com a participação da Guarda Municipal.

Mega-sena acumulada


A Mega-Sena pode pagar, nesta quarta-feira (4), o prêmio de R$ 1,5 milhão para quem acertar as seis dezenas da faixa principal da loteria.
O sorteio do concurso, de número 1.053, acontece às 20h (horário de Brasília), em Petrópolis (RJ). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país. Segundo a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, o prêmio, se aplicado na poupança, pode render R$ 10 mil por mês.

Sortudo

A Caixa Econômica Federal informou, no último sábado (28), que o prêmio de mais de R$ 14,5 milhões do concurso 1.052 da Mega-Sena saiu para uma aposta do Rio de Janeiro. Ainda segundo a Caixa, a bolada foi dividida entre 18 apostadores que participaram de um bolão.


Fonte: http://g1.globo.com/


segunda-feira, 2 de março de 2009

Portabilidade chega a todo país

A partir desta segunda-feira (2), usuários de celulares de 362 cidades dos estados de São Paulo - incluindo a capital -, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Pará vão poder trocar de operadora mantendo o número de telefone, seja fixo ou móvel, na última etapa do serviço de portabilidade no país.

A mudança atingirá 37.827.320 usuários de telefones de municípios que ainda não são atendidos pelo serviço. Serão integrados os DDDs 53 (RS), 64 (GO), 66 (MT), 91(PA) e 11 (SP). Somente o DDD 11, de São Paulo e outras 63 cidades paulistas, concentra 30,8 milhões de assinantes, o maior volume de usuários do país. O calendário de implantação da portabilidade no Brasil, cuja implantação foi iniciada 1º de setembro de 2008, cumpre a determinações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que previa o atendimento a todo país até 11 de março. O serviço deve chegar aos 67 DDDs do Brasil, ficando disponível a 193 milhões de usuários.

Regras

De acordo com as regras da portabilidade, as transferências de operadora, com manutenção do número, só podem ser solicitadas dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.A portabilidade deve ser pedida pelo usuário à operadora para qual ele deseja migrar. Pelas regras, o pedido tem de ser atendido em até cinco dias úteis.

Trocas

De acordo com a ABR Telecom, entidade que administra a portabilidade no Brasil, desde o início da implantação até a meia-noite da última quinta-feira (26), 491.823 usuários de telefonia fixa e móvel solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone. Desse total, 319.907 são usuários de telefonia móvel e 172.016 de telefonia fixa.
No mesmo período, 326.874 usuários tiveram seus números de telefones transferidos para novas
operadoras escolhidas, dos quais 216.981 são usuários de telefonia móvel e 109.893 assinantes de telefonia fixa.

Na Bahia a portabilidade esta funcionando desde o dia 24 de novembro de 2008. Apesar das facilidades alguns serviços como telefonia fixa, banda larga oferecidos pela TIM e EMBRATEL, por exemplo, ainda não estão disponiveis aos consumidores de Jequié.