segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FTC Jequié presente na Feira de Saúde do Colégio Stela Câmara Dubois

Alunos de Enfermagem participam da Feira de Saúde

Atividade complementar da disciplina Administração na Assistência de Enfermagem, alunos do 7º semestre do curso de enfermagem da FTC de Jequié, orientados pelo professor Gilson Pires, participaram neste sábado, (28), da 2ª Feira da Saúde, promovida pelo Colégio Municipal Stela Câmara Dubois.

“Com a finalidade de levar a prevenção até a comunidade através do contato direto com os futuros profissionais da área de saúde, a unidade de ensino procurou integrar todos os funcionários, professores, alunos e a comunidade com atividades desenvolvidas durante o ano letivo”, destaca a diretora do colégio, professora Núbia Cristina Macêdo (foto).

Cerca de 30 alunos do ensino fundamental participaram das atividades sobre Hipertensão Arterial, Diabetes e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Para o professor Gilson Pires, o contato do universitário com a população é o primeiro passo para ser um bom profissional. "A participação dos futuros enfermeiros nestes eventos, coloca o aluno, na sua especialidade, frente aos problemas trazidos pelos pacientes", esclarece.

Estimular e esclarecer a comunidade sobre a necessidade de visitar o médico regularmente, também, é uma ação cotidiana. "Tem pessoas com problemas de hipertensão, e não sabe. Por isso explicamos a importância de ter um profissional acompanhando o tratamento e aconselhamos àqueles que têm predisposição à doença a tomar alguns cuidados essenciais para a prevenção", conta a aluna Maria Luísa Coelho.
De acordo com o professor Gilson Pires, o diabetes e a hipertensão arterial são doenças silenciosas. “Se nos testes realizados for constatado que há necessidade da pessoa tratar-se, é feito encaminhamento para a Unidade de Saúde de origem para reavaliação e acompanhamento. Este foi o caso de dona Célia Pereira, 58 anos, que apresentou nível elevado no resultado do teste de glicemia”, completa Gilson.


“Tomara esses encontros se tornem rotineiros porque assim, podemos aprender cada vez mais e sempre tirar alguma dúvida”, destacou Antonio Roberto Sampaio, 44 anos, que também fez uma visita ao estande para aferir a pressão arterial.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Futuros Psicólogos Discutem Doenças que Afetam a Memória na AJECE


O auditório da Associação Jequieense de Cegos de Jequié (AJECE), esteve movimentado, nesta quarta-feira (25), para a continuidade da programação referente ao Ciclo de Palestras sobre Memória, trazendo esclarecimentos com uma palestra sobre as Doenças que Afetam a Memória, ministrada por alunos do 2º semestre do curso de Psicologia da FTC Jequié.

Os estudos acerca da memória mostram que várias doenças podem afetá-la dentre as quais, muitas delas são chamadas de degenerativas e são responsáveis por quadros de demências, entre elas: Mal de Alzheimer, diabete Melittus, dislipidemias, isquemias cerebrais, amnésia, e suas variedades e Síndrome de Korsakoff. “A finalidade da atividade complementar da disciplina Processos Psicológicos Básicos I é dar continuidade à reflexão e discussão sobre o tema geral visando promover a expansão dos conhecimentos acadêmicos, para além dos muros da Faculdade”, explica a professora Ierecê de Mello.
"O mal de Alzheimer é uma perda das funções mentais que ocorre por uma disfunção no metabolismo. Como a ciência ainda desconhece as verdadeiras causas que levam a essa disfunção, a doença não tem cura", explicou a estudante Marcia Andrade. "O diabetes e a hipertensão, podemos controlar, o que não ocorre com o Alzheimer, que é possível retardar um pouco seu progresso com exercícios, alimentação saudável, algumas medicações (ainda com efeitos colaterais), mas não manter totalmente controlada", comparou a aluna.

Os alunos da associação participaram da palestra com o objetivo de repassar as informações, visto que alguns relataram ter conhecimento de casos entre familiares e amigos que apresentam ou apresentaram lapsos de memória. Ouviram dos futuros profissionais que a questão vascular pode influenciar também o surgimento do Alzheimer, mas o melhor a fazer é procurar um psicólogo para uma avaliação geral do quadro, pois a doença associa muitos sintomas que podem ser confundidos com depressão e outros problemas.

“Alguns desses sintomas são tomados como parte do processo normal de envelhecimento, mas a família realmente deve procurar orientação médica", alertou a estudante Saline Oliveira. "Antes de tudo, para cuidar de alguém que sofre de alguma doença que afeta a memória, é preciso muita paciência e amorosidade", lembrou a professora Ierecê de Mello.

Uma Proposta de Combate a Dengue

Paulo Cabral, Izabel Rocha, Renné Souza e José Pereira

Uma Proposta de Combate a Dengue”. Este foi o tema da palestra realizada por alunos do 4º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, nesta quarta-feira (25), com objetivo de alertar e sensibilizar a comunidade quanto ao controle e combate a proliferação da Dengue.

O seminário foi aberto pelos Supervisores Local da Secretaria de Saúde do Município, José Pereira e Renné Souza, que ressaltaram a relevância do projeto, que foi mostrar o que cada um de nós pode fazer para combater a doença. “Não podemos nos omitir, esperando apenas atitudes do poder público, a comunidade também é responsável pela proliferação das epidemias, quando não cuida corretamente do lixo”, afirma José Pereira.

Segundo Paulo Cabral, agente de Endemia do município, o poder público, sozinho, sem o comprometimento da comunidade, não tem como combater a doença. “Como a proliferação do mosquito é rápida, além das iniciativas governamentais, é importante que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação”, lembra Cabral.

“A iniciativa da FTC Jequié em colocar o assunto em debate foi provocar entre os futuros enfermeiros a busca de soluções para este problema, que vem ganhando espaço em toda a mídia nacional em função do grande número de vítimas fatais da dengue na cidade de Jequié”, explica a professora Izabel Cristina Rocha.

“Nós que estamos aqui, na Faculdade, precisamos ser como o fermento que multiplica a massa. Temos que multiplicar as informações sobre a doença para que outras pessoas se conscientizem do risco que ela representa”, resume a estudante Fabiane Costa.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Projeto Crescer

Seminário Projeto Crescer

Durante os dias 24 e 25, o auditório da FTC Jequié foi o local escolhido pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN), para apresentar o “Projeto Crescer” aos profissionais da área, com o objetivo de discutir o Programa de Educação Permanente, desenvolvido pelo COREN-BA, através do Departamento de Fiscalização.
“Nossa missão é disseminar conhecimento, visando o desenvolvimento de pessoas, contribuindo para a melhoria das condições sociais e políticas dos locais de trabalho”, destaca o Enfermeiro Fiscal da Subseção de Jequié, Charles Souza (foto).

Cerca de 70 enfermeiros, entre eles, alguns graduados na Unidade, participaram das atividades que abordaram temas como: Manejo Clínico da Dengue; Importância dos Registros de Enfermagem; Humanização e Relações Interpessoais; Dimensionamento de Pessoal, Ética Profissional, entre outros, ministrados por profissionais de destaque.

Para a enfermeira Fabiana Navarro (foto), a construção do conhecimento deve ser permanente. “Não podemos perder as oportunidades de nos apropriarmos desses conhecimentos compartilhados por profissionais experientes no assunto”, destaca.

O coordenador do curso de Enfermagem, professor Ronney Cabral acompanhou o evento e ao final avaliou de forma positiva ressaltando a importância desta parceria entre FTC e o COREN-BA, na formação de profissionais conscientes, críticos e reflexivos.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Seminário de Pesquisa e Extensão - Abertura no IERP

IV Seminário de Pesquisa e Extensão da FTC Jequié

Partindo do princípio de que a academia necessita dar visibilidade às ações implementadas, no que tange à produção científica e as ações de extensão, a FTC Jequié realizou na quarta-feira (18), no auditório do Instituto de Educação Régis Pachêco (IERP), a abertura da IV edição do Seminário de Pesquisa e Extensão, com o tema "Responsabilidade Sócio-Ambiental: Reflexões na Prática da Educação Superior", objetivando proporcionar o intercâmbio entre as comunidades acadêmica e local.

Os palestrantes, professores Josemar Cunha e Marcio Cardoso (foto), ressaltaram a importância do Seminário que promove reflexões referentes aos trabalhos de pesquisa produzidos por professores e alunos da FTC, além de divulgar as atividades de extensão que são promovidas pela Faculdade no tocante ao atendimento à comunidade, comprometendo-se dessa forma com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, como também garantindo o que postula quando se auto-declara como instituição com responsabilidade sócio-ambiental.

Durante o dia 19, Exposições de fotografias, mesas-redondas, lançamento do livro: A Gestão do Stress entre Nós, mini-cursos, oficinas e feira de avanços tecnológicos, entre outros, fizeram parte da programação.

“Estes momentos de integração entre a comunidade acadêmica de todos os cursos da Instituição é enriquecedor, pois temos a oportunidade de compartilhar as facilidades e dificuldades que enfrentamos para conclusão dos trabalhos”, conta Maria Viana, aluna do 4º semestre de Administração.

Comissões de avaliação composta por professores da Unidade acompanharam todas as atividades e ressaltou a qualidade das apresentações, da programação geral e dos projetos desenvolvidos. Segundo os professores Andrea Quirino e Álvaro Silva, “os trabalhos apresentados destacam a qualidade da pesquisa e da extensão desenvolvidas na Faculdade, promovendo um envolvimento crescente de orientadores e estudantes”.

O diretor geral, professor José Carlos Martins enfatizou a importância destes momentos em que toda a instituição se debruça sobre ações que implicam em produção de conhecimento, principalmente pelo aspecto formativo proporcionado na graduação e na pós-graduação. "São estas atividades que elevam significativamente a qualidade de ensino e tornam as relações da Faculdade efetivamente transformadora da realidade regional”, complementa.

Ciclo de Palestras na AJECE




“Conceito de Memória: Relatos de Fatos” foi o tema da primeira palestra do Ciclo de Palestras Percepção e Memória, realizado nesta quarta-feira (18), na Associação Jequieense de Cegos de Jequié (AJECE), por estudantes do segundo semestre do curso de Psicologia da FTC Jequié, como atividade complementar da disciplina Processos Psicológicos Básicos I.
De acordo com as universitárias, o objetivo da atividade é perceber como a memória reflete em nossas emoções, gestos, percepções, razão e aprendizado utilizando relatos que marcaram a vida de cada um. Na opinião da professora Ierecê de Mello, “vivemos na era da perplexidade, quando o conhecimento de meia hora antes já foi feito obsoleto por algo novo. Trabalhar em uma realidade assim é um desafio para qualquer profissional”, acrescenta.

“Tive uma infância feliz até os 11 anos e lembro-me da casa onde morei, conta Silvana Correa. Depois fomos “despejados” do local e fiquei magoada, pois achei que “roubaram” minha alegria da infância. Superei, mas continua registrado na memória”.

A memória se define pela recordação e vários fatores influenciam no processo de armazenamento das informações, como o fator afetivo e emocional. “No caso de experiências traumáticas, é normal a pessoa fazer um esforço para não se lembrar, uma vez que a lembrança é desagradável. Com o passar do tempo, o indivíduo pode ter dificuldades para acessar essa informação, mas ela está lá e o influencia”, explicou Ierecê.

Para a vice-presidente da Associação, Luzinete Maria Queiróz “a convivência com os alunos da FTC Jequié possibilita humanizar e facilitar o conhecimento sobre vários assuntos de interesse dos alunos da entidade, desconstruindo um preconceito ainda vigente na sociedade”.

“Aprendi muito com eles, que não sentem a deficiência visual como obstáculo e tenho certeza que nosso encontro ficará registrado na memória deles”, brinca a estudante Polliana Passos.

Confira a programação dos próximos encontros:

Dia 20.11: Tipos de Memória
Dia 25.11: Doenças que Afetam a Memória
Dia 01.12: Distorções de Memória
Local: Associação Jequieense de Cegos (AJECE), a partir das 15h30.