sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Projeto “Click Faz a Diferença” entrega certificados

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (17), no auditório da Unidade, a gerente acadêmica da FTC Jequié, professora Nandyara Souza e o professor Josemar Cunha, entregaram os certificados aos concluintes do Curso de Informática Básica oferecido pela instituição aos jovens moradores do Jardim Amaralina e Mutirão de São Judas.

“Estamos na era da informação, e acompanhando esse grande avanço tecnológico, nada mais importante e oportuno que a inclusão digital. Nós enquanto instituição de ensino superior temos o compromisso de promover meios para o desenvolvimento humano das comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e o curso de informática é mais uma forma de tentarmos reduzir o abismo social existente entre a Comunidade da Amaralina e Mutirão, e os demais bairros do município, daí a relevância deste projeto”, declara Nandyara.

A atividade oferecida pela Faculdade, através do Programa FTC Verde, teve a duração de quatro meses, tempo suficiente para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos em relação às novas tecnologias de informação e comunicação. “O curso oferecido pretende ser um incentivo para que todos se esforcem, tenham zelo e gosto pelo projeto, já que também pretendemos criar multiplicadores”, destacou o coordenador do curso, professor Josemar Cunha.

O aluno Zenilton Moreira afirma se sentir mais capacitado profissionalmente e muito agradecido com a oportunidade oferecida pela Faculdade. “Eu não sabia nem ligar ou desligar o computador, agradeço a instituição, pois se tivesse que pagar pelo curso não teria dinheiro”. Zenilton revela que o aprendizado trará um diferencial para seu currículo e sonha, agora, em expandir seus conhecimentos.
De acordo com a instrutora Naíla Lima, o curso foi uma alfabetização digital de extrema importância para estimular a cidadania e o aumento da empregabilidade. “Hoje em dia, quem não sabe acessar um computador tem seu processo de inserção no mercado de trabalho bastante dificultado”, afirma.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Aprovada em Mestrado


Vanessa Moreira, 22 anos, bacharel em Enfermagem, foi aprovada no Processo Seletivo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para o Mestrado em Enfermagem. De caráter acadêmico, o curso está estruturado a partir da área de Concentração denominada Gênero, Cuidado e Administração em Saúde. “Minha Linha de Pesquisa é: Mulher, Gênero e Saúde e certamente a minha formação aqui na FTC Jequié, contribuiu muito para essa conquista. Muito obrigada a todos”, diz Vanessa que se prepara para o início das aulas no primeiro semestre de 2010.

Segundo o diretor da faculdade, professor José Carlos Martins, “é gratificante participar do aperfeiçoamento intelectual e profissional de alunos que passaram por nossa instituição”.

A VENCEDORA

Sonhe alto e persiga a realização de seus sonhos. Siga sua intuição e suas vozes internas. Cada qual sabe melhor que ninguém o que é melhor para si. A tecnologia muda diariamente, mas a velha chave do sucesso continua a ser escrita com seis letras: P-A-I-X-Ã-O. Apaixone-se pela sua missão ou tarefa. Caso contrário mude, pois jamais terá sucesso no seu sentido mais profundo.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Concluintes exibem certificados

Concluintes: Virnna, Eliana, Ana Rita, Armando e Isadora

A noite da última terça-feira (8) foi especial para a turma de alunos, formada por coordenadores e colaboradores da Rede FTC. A data foi marcada pela entrega dos certificados de conclusão do curso da Pós-Graduação lato sensu em Gestão de Instituição de Ensino Superior (IES).

De acordo com a gerente acadêmica da Unidade, professora Nandyara Souza, os certificados foram entregues aos alunos que completaram os módulos, possibilitando-lhes a capacidade de atuar nas áreas que escolheram. “A entrega dos certificados tem como objetivo valorizar o colaborador, deixando-o ciente de que, essa melhor preparação, será aplicada no dia-a-dia além de valorizar a educação continuada”, destaca Nandyara.


Para a secretária acadêmica Ana Rita Abbade (foto), este momento representa mais que uma vitória. “Hoje avistamos e ultrapassamos a linha de chegada. A oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos dentro da nossa Instituição prova o compromisso da Rede FTC com seus colaboradores”, conclui Ana Rita.

O diretor geral da FTC Jequié, professor José Carlos Martins agradeceu os concluintes pela confiança na Faculdade e lembrou a necessidade dos profissionais continuarem a investir na busca pelo saber. “Vivemos em um mundo globalizado e o conhecimento é bastante dinâmico. Saibam que a Rede FTC estará sempre disposta a contribuir com essa jornada através dos nossos cursos de especialização”, afirma José Carlos.

Na oportunidade a coordenadora da Pós-Graduação da FTC Jequié, professora Isadora Lucena entregou o material didático para nova turma do curso Docência do Ensino Superior, que inicia ainda este mês de dezembro. A solenidade aconteceu no auditório da Unidade e foi prestigiado por professores, diretores, coordenadores e colaboradores.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Projeto Diabetes apresentado em Escola Municipal

Alunos do IV semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié visitaram na última terça-feira (01), a Escola Municipal Adolfo Ribeiro, apresentando o Projeto DIABETES para 47 alunos do ensino Fundamental e Médio.

Atividade complementar da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TID), o projeto objetivou permitir que os alunos fossem capazes de identificar, avaliar os fatores de risco para o Diabetes Mellitus, e de aplicar medidas preventivas a fim de diminuí-lo.
Trata-se de uma patologia que, por si, já é grave. O tratamento, ao impor algumas restrições à vida normal, dificulta a adaptação. Daí a necessidade de munir a comunidade com o maior número possível de informações. “Este é nosso papel quanto profissional de saúde: esclarecer, orientar e acompanhar”, explica a estudante Ivana Martha Ferreira.

Apesar das limitações decorrentes da patologia e pelo tratamento, é preciso estimular as pessoas a continuar a vida. "Foi muito difícil e na adolescência dela foi pior ainda, porque ela não aceitava a doença, a alimentação. Não aceitava tomar a insulina”, conta Jonathan Rebouças, 15 anos, durante a apresentação, sobre um familiar.

“Conhecendo os sintomas e os tratamentos mais comuns, nossos alunos poderão auxiliar outras pessoas (familiares) portadoras ou não da doença, multiplicando o que aprenderam aqui na escola, com os alunos de enfermagem da FTC”, comenta a diretora da escola, professora Waldirene Pereira.

Gripe A é discutida no Colégio D. Pedro II

Cientes da preocupação de todos em relação aos riscos de transmissão do vírus da Gripe A no ambiente escolar, alunos do IV semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, apresentaram o Projeto Influenza H1N1, para 35 alunos da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental do Colégio Dom Pedro II.

Os alunos participaram das atividades assistindo uma palestra onde foram utilizados vídeos, slides, culminando com a distribuição de folder sobre a Influenza. De acordo com a estudante Thalita Alves, o objetivo da atividade foi esclarecer o maior número de dúvidas possível sobre o assunto. “Procuramos criar um método eficaz de construção de ideias refletidas no dia-dia sobre tal patologia, compartilhando conhecimentos tratados por professores do colégio”, explica Hugo Couto, integrante da equipe.

“Foi muito importante a discussão sobre o assunto, pois desta forma percebi que ainda tinha dúvidas em relação aos cuidados e a forma de contágio da Influenza A (H1N1)”, diz Márcio Andrade, 13 anos. “A integração dos alunos com os estudantes da FTC fortalece a proposta pedagógica da escola”, afirma a diretora do colégio, Ilgenides Santana

Segundo a professora Izabel Cristina Rocha, os futuros profissionais da enfermagem precisam estar preparados para esclarecer as dúvidas da comunidade onde está inserido, e transformá-los em multiplicadores. “Com estas ações a Instituição mostra sua preocupação em colocar “profissionais do cuidar” mais preparados no mercado de trabalho”, ressalta a professora
.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Candidatos fazem prova do ENEM

Cerca de quatro milhões de estudantes compareceram hoje (5), em 9.490 locais de provas, espalhados por 1.810 municípios, em todo o país, para realizar a primeira prova do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. O balanço geral é de que a prova foi realizada dentro de absoluta tranqüilidade, apenas com registro de ocorrências comuns relativas a alunos que se apresentaram atrasados.

Os candidatos tiveram quatro horas e meia para fazer as provas de ciências da natureza (biologia, química e física) e de ciências humanas (história e geografia) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para Aline Viana, a prova realizada neste sábado cobrava muito mais conteúdo do que habilidades. "Havia questões mais específicas, com enunciados das questões muito compridos, resultando numa prova cansativa".

O objetivo do Enem é avaliar habilidades e induzir mudanças no ensino médio. Desse jeito, com a prova mais difícil, só irá manter o abismo entre os estudantes da rede pública e privada.

No domingo (6), será a vez das provas de matemática (45 testes) e linguagens (português), que inclui 45 questões e uma redação do tipo dissertativo.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Encerramento do Ciclo de Palestras na AJECE

Yara, Nayomara, Professora Ierecê, Carlos, Alvanil , Miguel

Finalizando a programação do Ciclo de Palestras sobre “Memória”, alunos do 2º semestre do curso de Psicologia da FTC Jequié, orientados pela professora Ierecê Batista de Mello, abordaram o tema “Distorções da Memória”, com os alunos da Associação Jequieense de Cegos (AJECE), nesta terça-feira (01).


De acordo com a estudante Yara Marcelo, a finalidade da discussão sobre o tema é possibilitar a compreensão do processo de ocorrência das distorções de memória permitindo aos alunos da AJECE um melhor conhecimento do funcionamento da memória humana. “E junto a este contexto é inserido o psicólogo como facilitador no processo de disseminação do conhecimento”, completa a professora Ierecê Batista de Mello.

As memórias são construídas com base na realidade que as geraram, mas não se pode jurar que são representações corretas daquilo que verdadeiramente se passou. “Por mais que uma pessoa insista na exatidão de sua percepção, nunca se poderá determinar a perfeita correspondência entre os fatos em si mesmos e a memória de cada um sobre esses fatos”, explica a estudante Alvanil Almeida.

É natural uma pessoa buscar as causas dos problemas no passado, tão natural quanto tropeçar na rua e olhar para trás para localizar no caminho aquilo que a atrapalhou. Segundo a aluna Nayomara Souza pode-se, inclusive, passar toda uma vida ou boa parte dela em terapia, remexendo memórias para descobrir as causas das limitações no presente. “Quando são descobertas, pode-se tomar consciência de padrões de comportamento, atitudes ou crenças geradas por uma situação já vivida. Faz-se então um esforço para compreender e superar a antiga experiência” salienta Nayomara.

Para Silvana Correa, aluna da entidade, o significado de termos como transitoriedade, sugestionabilidade, memória curta e memória longa, abordados durante as palestras ajudou na construção do conhecimento dos alunos da Associação possibilitando a formação de um conhecimento particular.

Comunicar uma ideia, partilhar pensamentos, sentimentos, vivências, fazer-se compreendido por seus pares é uma necessidade humana e, na tentativa de saciar esse desejo, o homem busca aprimorar seus canais de informação. “Neste contexto, a integração entre os futuros psicólogos da FTC Jequié com os alunos da AJECE fortaleceu o exercício de cidadania proposto pelo projeto pedagógico da Instituição”, ressalva a professora Ierecê.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

FTC Jequié Festeja Aniversariantes do Mês

Tabta Rocha, Liana Rita e Fernando Jacobs
Nesta segunda-feira (30), foi comemorado, em conjunto, o aniversário dos colaboradores da FTC de Jequié. A festa foi realizada no refeitório da Unidade e prestigiada por várias pessoas. Em nome da FTC de Jequié, o gerente administrativo, Armando Ribeiro, parabenizou os colaboradores nascidos no mês de novembro. Na seqüência todos cantaram parabéns.

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES!!!

01 - Liana Rita Ferreira
01 - Fernando Jacobs
03 - Jocinei Ferreira
03 - Nandyara Souza
03 - Andrea Quirino
04 - Tabta Rocha
10 - Ricardo Vasconcelos
12 - Marta Lúcia Silva
17 - Gislene Sanches
20 - José Inácio Neto
25 - Rosalina Nemésio