quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Horário de Verão Termina Dia 20 de Fevereiro

O Horário de Verão termina no dia 20 de fevereiro e os relógios terão que ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a partir de meia-noite.

Essa é a 39ª vez que a medida é implantada no Brasil. A mudança afeta os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

A maior duração do dia incentiva as pessoas a ascenderem as lâmpadas das residências mais tarde, provocando uma economia de cerca de 4 a 5% de energia elétrica em todo o país, contribuindo para a segurança do sistema da energia.

O horário de verão passou a ter data definida desde setembro de 2008, embasado no decreto nº 6.558, publicado no Diário Oficial da União, e determina que a alteração no horário se inicie a zero hora do terceiro domingo do mês de outubro e termine a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pós FTC


INSCRIÇÕES ATÉ 17 DE FEVEREIRO

A FTC vai dar um desconto de 30% na 1ª mensalidade para os inscritos até 17/02, que se matricularem e confirmarem o pagamento em até 5 dias após a liberação da matrícula.

Cursos de Gestão

ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

Cursos de Educação


FTC Jequié firma convênio com Hospital Nsª Srª do Perpetuo Socorro

Neste mês de fevereiro, a FTC Jequié firmou convênio com o Hospital Nossa Senhora do Perpetuo Socorro para realização de estágios dos acadêmicos do curso de Enfermagem.

“É com grande satisfação que celebramos essa parceria. Sabemos da qualidade das atividades desenvolvidas neste Hospital. Ao entrar aqui percebemos que a vida é vista sob um ponto de vista diferente e muito positivo. É uma visão de muita luta pela vida”, destacou o diretor geral da Faculdade, professor José Carlos Martins (foto).

Segundo o diretor, para que isso aconteça é importante o trabalho em equipe e isso proporcionará aos acadêmicos um melhor aproveitamento das atividades desempenhadas no hospital. “A Faculdade está de portas abertas para estreitar cada vez mais as relações com o Hospital”, acrescenta.

Para o coordenador do curso, professor Ronney Cabral (foto), trata-se de uma oportunidade também de estreitar a troca de conhecimentos entre as duas instituições. “O Hospital Nsª Srª do Perpetuo Socorro tem muito a contribuir. As duas instituições serão beneficiadas com essa parceria”, diz.

A Enfermeira-Chefe do Hospital, Maria da Conceição Quirino, ressaltou que o objetivo do Hospital é contribuir sempre na área de saúde. “Os estudantes aprenderão muito com a convivência com nossos profissionais. Aqui resgatamos a relação humana deixada de lado em muitos locais. Trabalhamos com outros valores”, destacou.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Inscrições para o PROUNI


A primeira fase do Programa Universidade para Todos (ProUni) continua a receber inscrições nesta terça-feira (9) pela internet, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Os interessados devem acessar o site http://siteprouni.mec.gov.br/

Os alunos usarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever. A média mínima que o aluno deve ter para estar apto a concorrer é 400, considerando as quatro provas e a redação. Quem tirou zero na redação não poderá participar.

No total, são 165 mil bolsas disponíveis – 86 mil integrais e 79 mil parciais de 50% - em 1.399 instituições. A
lista das instituições estará disponível no site após a abertura das inscrições, informou o MEC.

Ainda de acordo com o ministério, entre as informações que serão pedidas para acessar o programa estão o número de inscrição no Enem e o CPF. Ao contrário do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que recebia inscrições até 23h59, o ProUni estará ativo ininterruptamente até o último dia da primeira etapa.

A primeira fase será encerrada no dia 10 e a lista de pré-selecionados sai no dia 13. As matrículas serão feitas entre os dias 18 e 26. No dia 4 de março, uma segunda etapa de inscrições será aberta. Ela vai até o dia 7 e o resultado será divulgado no dia 10.

A central de atendimento do ministério funcionará durante todo o período de inscrições entre 8h e 20h pelo telefone 0800 616161. Há exceção nos últimos dias de inscrição da primeira e segunda etapas. Nesses dias (10/2 e 7/3), o atendimento será de 8h às 23h59.

Trote Solidário Movimenta Alunos da FTC Jequié

Doação de sangue e arrecadação de brinquedos e livros de histórias infantis foram os trotes solidários escolhidos para a Semana de Integração dos calouros da FTC Jequié.

O trote solidário tem o objetivo principal promover a consciência de cidadania nos alunos, fazendo-os perceber que através de pequenas ações pode-se escrever a história e refazer nossa cultura. “Com práticas assim, incentivamos o amadurecimento dos universitários e instituímos a cultura das ações sociais”, afirma o professor Josemar Cunha, coordenador do Programa FTC Verde da Unidade.

Para a coordenadora do Hemoba em Jequié, Gildásia do Espírito Santo é importante este trabalho de conscientização da comunidade acadêmica sobre o problema da baixa freqüência dos estoques nos bancos de sangue. “Além de períodos críticos, como o carnaval que se aproxima, é necessário chamar a atenção de toda a sociedade para a doação voluntária de sangue”, afirma contabilizando mais de 50 doações.
Mesmo com os avanços da ciência ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano. Por isso, sempre que precisa de uma transfusão, o paciente conta exclusivamente com a solidariedade de todos nós. Os doadores são como anjos que emprestam suas asas no momento em que alguém mais necessita”, declara Jéssica Ferraz, aluna do 1º semestre de Psicologia, ao fazer sua primeira doação de sangue.


Doar livros também é um bom hábito, e ajuda no desenvolvimento cultural e intelectual das crianças. A ação foi coordenada pelo colegiado de Psicologia e teve como objetivo conscientizar os alunos com ações de solidariedade e cidadania. “Aproveitamos a Semana de Integração para lançar esta proposta: arrecadar brinquedos e livros de histórias infantis para as crianças da Creche Antonio Astolpho (Jardim Amaralina), instituição assistida pelo Programa FTC Verde, que atende cerca de 95 crianças entre 18 meses e 4 anos”, explica a coordenadora do curso, professora Patrícia Villar. “Ações solidárias são sempre muito bem vindas”, declara Vanusa Barreto, diretora da Creche.
A campanha de arrecadação de brinquedos e livros infantis continua até o final de fevereiro. Participe!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sistemas de Informação Ganha Novo Laboratório


A FTC Jequié inaugurou, no último dia 5, o laboratório de aula exclusivo para estudantes do curso de Sistemas de Informação. O coordenador do curso, professor Agnaldo Volpe (foto) enfatizou o investimento tecnológico que a instituição está fazendo no curso de Sistemas e destacou a qualidade e capacidade dos professores que hoje fazem parte do corpo docente. “Isso reflete o compromisso da Rede FTC com a qualidade no ensino”, diz Agnaldo.

Composto por 25 computadores com redes wireless (rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos), o laboratório está pronto para atender às necessidades e demandas dos alunos do curso.

“O laboratório foi modernizado com equipamentos de rede sem fio e programas específicos para nossas aulas, o que nos permite aprimorar a aprendizagem”, revela Emerson Pires (foto), aluno do 2º semestre do curso.

O gerente de laboratórios, Josemar Cunha, aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração dos alunos na manutenção do laboratório, principalmente para que todos possam usufruir da estrutura com a mesma qualidade.

Curso de Sistemas de Informação promove palestra

“Mercado de TI, Novos Profissionais e Perspectivas”, este foi o tema da palestra apresentada aos alunos do curso de Sistemas de Informação, sexta-feira (5), no auditório da FTC Jequié. Ministrada pelo professor Murilo Silva Santana, a palestra fez parte da programação da Semana de Integração dos Calouros da Faculdade.

Graduado em ciência da computação, o palestrante prendeu a atenção de cerca de 50 pessoas, entre alunos, professores e profissionais da área, que compareceram ao local. “Nosso objetivo é chamar a atenção para o mercado de Tecnologia da Informação, a necessidade de profissionais no segmento, a empregabilidade, a necessidade de se qualificar, as mudanças pelas quais está passando os países e a importância da TI como fator de desenvolvimento”, explica o palestrante.

Segundo o coordenador do curso, professor Agnaldo Volpe, é fundamental apresentar o mercado que a TI oferece hoje e as grandes possibilidades de sucesso profissional para quem atua na área. “A palestra procurou ampliar os conhecimentos dos presentes sobre as oportunidades e especializações disponíveis no setor da informática”, diz Agnaldo.

Ao término do encontro, a plateia pode sanar dúvidas com o palestrante e aproveitou a oportunidade para se mostrar satisfeita com o conteúdo exposto e elogiar a qualidade do evento.
“Achei muito interessante, pois visualizamos as chances de criar novas formas de se auto-proporcionar um futuro melhor”, declarou o estudante do 1º semestre de SI, Fernando Jacobs (dir). Da mesma forma manifestou-se Giorgione Mendonça (esq), “é sempre bom ter grandes profissionais da área trazendo experiências e informações sobre o mercado de trabalho, pois nos mantém atualizados”, enfatizou o estudante.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Parceiros do Projeto




Na cerimônia foram homenageados os parceiros 95 FM; Café Jitaúna, Jornal Impactos, Panificadora Polivalente, Secretaria Municipal de Esportes, Supermercados Cardoso, 105 FM e Direção da Creche Antonio Astolpho.

Cerimônia de Entrega de Faixas aos Judocas do Projeto Judô Ação



FAIXA AZUL: Samuel Santos, Diego Souza, Luana Vieira, Beatriz Lisboa, Renan Bispo.
FAIXA CINZA: Beatriz Santana, Gerlan Vieira, Gilson Reis, Thiago Carvalho, Andrey Marques, Luan Santos, Luigi Santos, Bianca Souza, Bruna Souza, Mirela Queiróz, Kevin Farias, Islane Souza, Gilmar de Jesus, Rogério Bispo e Luan Mendes.

JUDOCAS DO PROJETO “JUDÔ AÇÃO” MUDAM DE CATEGORIA

Judocas do Projeto Judô Ação
Na presença de diretores, coordenadores, professores, familiares e parceiros foi realizada nesta quinta-feira (4), no auditório da FTC Jequié, a Cerimônia de Entrega de Faixas para judocas do Projeto Judô Ação. Após exames realizados no dia 23 de janeiro, na Associação Jequieense de Judô, 20 judocas foram promovidos.

“Lugar de criança é na escola, destaca o professor José Carlos Martins, diretor da Faculdade ao agradecer a confiança que os pais e parceiros, depositam no Projeto. São atitudes de cumplicidade, comprometimento desses pais e responsáveis que nos impulsionam, cada vez mais, a trilhar os caminhos da educação também através do esporte”, diz José Carlos em seu discurso de abertura da cerimônia.

Após todos os alunos receberem suas novas faixas, houve a troca simultânea das mesmas, num momento marcante para os judocas promovidos e de muito orgulho dos pais que durante o ano acompanharam a evolução de seus filhos na modalidade. “Estou muito orgulhosa em ver que a dedicação dos meus filhos Islane e Edson Souza rendeu frutos bons”, declara Idalice de Jesus.

“Depois que Diego começou a praticar judô, o rendimento escolar melhorou consideravelmente, percebi também que ele consegue se expressar melhor”, comenta a Vilma de Jesus, mãe do judoca.

Ação sócio-comunitária desenvolvida pelo Programa FTC Verde e coordenada pelo professor Josemar Cunha, o Projeto Judô Ação visa estimular a prática esportiva e a integração social dos alunos. As aulas gratuitas e voltadas para alunos de 9 a 15 anos da rede municipal de ensino, são ministradas pelos professores voluntários Vinícius Sóglia, (1º DAN), e Arlon Ferreira (2º DAN), estudantes da FTC Jequié. “Ver a satisfação refletida na face dos atletas, por ter vencido, mais esse desafio, no caminhar do judô, demonstra que estamos no caminho certo”, afirma Arlon.

“Vou treinar bastante, em breve participarei de competições estaduais. Sei que vou conquistar muitas medalhas, pois descobri no esporte o caminho da vitória”, declara o judoca Samuel Santos.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Solenidade de Inauguração da Biblioteca "Milton de Almeida Rabelo"

FTC Jequié inaugura “Biblioteca Milton de Almeida Rabelo”

Inaugurada nesta quarta-feira (3), as novas instalações da Biblioteca da FTC Jequié. Totalmente reformada e ampliada, a Biblioteca recebeu o nome do Professor Milton de Almeida Rabello, que dedicou grande parte da vida à educação.

“Milton Rabelo foi um dos baluartes pela criação da Faculdade de Formação de Professores de Jequié (depois integrada à UESB), tendo sido também diretor e professor da UESB. Membro titular do Conselho Estadual de Educação e presidente do Conselho Municipal de Educação (Jequié) e Professor emérito da UESB”, lembra o diretor geral da Faculdade, professor José Carlos Martins, em seu discurso, justificando a homenagem.

Representando a família, Anizia América Tourinho Viana agradeceu a homenagem. “Aqui, comungam o antigo e o moderno em perfeita harmonia. Espero que essa biblioteca cumpra seu papel de ser uma luz para o conhecimento. Nós, familiares de “Milton Rabelo”, estamos muitos honrados pela homenagem aqui prestada por esta Instituição com a escolha do nome dele, que foi um grande homem, pai, esposo e educador”, discursou Anizia o descerrar a placa de inauguração.

Para o estudante do 6º semestre de Psicologia Arnaldo Novais “a FTC fez uma justa homenagem ao reconhecer a dedicação de um jequieense que lutou incansavelmente por melhores condições de ensino superior”, diz.
NOVAS INSTALAÇÕES

O local foi totalmente reestruturado, com a ampliação e melhoria de todos os ambientes, incluindo aumento da área de circulação e referência. «Além disso, atendendo às exigências do Ministério da Educação (MEC), foi construído um anexo para facilitar o acesso dos alunos ao acervo e salas de estudo em grupo», explica o diretor da Faculdade, professor José Carlos Martins.

Além das mudanças das salas de estudo em grupo, restauração dos móveis e ampliação do acervo, o local passou por melhorias de acessibilidade e estrutura, privilegiando os portadores de necessidades especiais.

Entre os presentes na solenidade estavam familiares, amigos, autoridades, alunos, coordenadores de curso, colaboradores e comunidade em geral.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Semana dos Calouros na FTC Jequié

Alunos são recepcionados com Momento Cultural

Ao som da Banda Imunidade Acústica (composta por egressos de Enfermagem), estudantes são recepcionados pela direção, coordenadores e professores da unidade. Depois das boas vindas, os novos alunos foram levados para a sala de aula onde os coordenadores dos cursos Enfermagem, Administração, Psicologia e Sistemas de Informação apresentaram as matrizes curriculares dos respectivos cursos.

Segundo o diretor geral da Faculdade, professor José Carlos Martins, a iniciativa é um evento acadêmico, artístico e cultural, que tem como objetivo familiarizar os novos universitários com as rotinas da Faculdade, apresentando a estrutura física e acadêmica da Unidade e, principalmente, possibilitar a integração entre os calouros e veteranos.

“Estava bastante ansiosa, mas a recepção confirmou que fiz a escolha certa ao optar por esta Faculdade. Sinto-me bem disposta para esse novo semestre que está apenas começando”, afirma Gabriele Souza, aluna do 1º semestre de Enfermagem, depois de assistir sua primeira aula de Biologia Geral e Histologia.

"A Semana de Integração procura resgatar a importância do rito de passagem que é a entrada para a Universidade, incorporando desde já à rotina do aluno a reflexão e a análise de temas relevantes para a sociedade", define a professora Nandyara Souza, gerente Acadêmica da FTC Jequié.

Toda a programação acontece em dois horários (diurno e noturno) para dar as mesmas oportunidades de participação a todos os alunos e vai até o dia 05.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Alunos da FTC Jequié retornam das férias

Volta às aulas

Bem-vindo Aluno FTC

Acabaram as férias. Hora de voltar para a sala de aula e reacostumar-se com a rotina de estudos. Aos poucos, veteranos, calouros e professores vão dando ar de normalidade e vida acadêmica à FTC Jequié.

Nos primeiros dias, como de praxe, os alunos mais antigos recepcionam os que estão chegando. Todos com a consciência de que não há lugar para o trote violento, conforme Portaria nº11/2009, de 9/7/2009.

O ano de 2010 também começa com novidades: mais espaço físico e conforto na Biblioteca, ampliação dos laboratórios de Informática, criação do laboratório para o curso de Sistemas de Informação, Programa «Momento FTC» na 105 FM, novos cursos de Pós-Graduação, atendimento à comunidade na Clínica de Psicologia.

“O principal intuito é colaborar para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão sejam desenvolvidas adequadamente pelos universitários”, diz José Carlos Martins, diretor geral da Faculdade.

Boas vidas da direção, visita dos coordenadores às salas de aula, apresentação da biblioteca (nova estrutura física), momento musical com a Banda "Imunidade Acústica", Trote Solidário, entre outros, fazem parte da programação, com o objetivo de promover a interação entre os integrantes da comunidade acadêmica, que acontecerá entre os dias 01 a 05.