terça-feira, 30 de março de 2010

Curso de Psicologia da FTC Jequié discute TDA/H e outros Transtornos


Em parceria com o colegiado e orientados pela professora Camila Tavares, estudantes do 7º semestre do curso de Psicologia da FTC Jequié realizaram neste sábado, 27, um curso com o tema “Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H) e outros Transtornos”, ministrado pela Psicóloga Drª Celina Árima.

Voltado para profissionais da área, estudantes de Psicologia e coordenadores escolares, o curso teve como objetivo oportunizar aos participantes aperfeiçoar o conhecimento sobre o assunto, oferecendo-lhes base teórica e prática para intervenção, tratamento e encaminhamentos, em casos necessários.

Segundo Drª Celina, através da informação e reconhecimento desses distúrbios, os educadores e psicólogos poderão identificar esses sintomas no comportamento de seus alunos/pacientes. “É importante citar o quanto é necessário à integração dos pais, professores e médicos quanto a esses distúrbios que vem crescendo a cada dia. A falta de informação gera tanto atitudes impensadas por parte dos professores, quanto mal-estar do aluno na escola ou até mesmo em sua casa”, resume.
Embora muitas crianças com TDA/H são “hiperativas”, este sintoma frequentemente aparece diferentemente em adultos. Para Silvana Brandão, professora de um colégio particular de Jequié, o curso foi bastante esclarecedor. “Durante a palestra percebi que, nem toda forma de agitação quer dizer que a criança ou adulto tem o transtorno”, destaca.

“Vale ressaltar que evitar rótulos como “criança hiperativa”, por exemplo, é essencial, pois podem levar à discriminação e prejuízos de longo prazo”, observa a professora Camila Tavares.

Aula Inaugural na FTC Jequié



O auditório da FTC Jequié foi o local escolhido para a Aula Inaugural dos novos cursos de pós-graduação: Auditoria e Perícia Ambiental, Controladoria e Finanças, Gestão Escolar, Educação Matemática com Novas Tecnologias, Enfermagem Obstétrica e Saúde Coletiva - com ênfase em PSF, nesta sexta-feira, 26.

«Formação continuada: uma exigência da contemporaneidade» foi o tema da aula, ministrada pela doutoranda Maria Aparecida Cabral. Segundo a palestrante, a perspectiva de uma aprendizagem permanente, também depende de uma formação continuada, considerando como elemento central dessa formação a construção da cidadania.

«A Pós Graduação na FTC tem sido referência de qualidade e, até hoje, já formou um grande número de alunos, que buscam na especialização uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional», destaca Maria Aparecida.

«Buscar um curso de especialização na área de atuação é uma importante ferramenta de crescimento, aperfeiçoamento e atualização profissional", revela o pós-graduando Nelson Galvão.

Na ocasião, os integrantes da turma de Saúde Coletiva (PSF), que iniciaram o primeiro módulo de conteúdo, ouviram da coordenadora da Pós-Graduação da Faculdade, Isadora Lucena explicações sobre o sistema de ensino utilizado para as aulas, instruções para a formulação de seus perfis e pesquisa de trabalhos a serem realizados.

Alunos discutem “A célula e sua Reprodução”


Músicas e sorteio de prêmios foram as ferramentas utilizadas por estudantes do 1º semestre de Enfermagem da FTC Jequié para enriquecer as apresentações do Seminário “A Célula e sua Reprodução” na tarde desta segunda-feira, 29.

Com o tema central “O Núcleo Celular Mitose e Meiose” a atividade fez parte da disciplina Biologia Geral e Histologia, objetivando “capacitar o alunado no sentido de proporcionar-lhes subsídios ao entendimento do processo de manutenção da vida e perpetuação da espécie”, explica o orientador da turma professor Mirabeau Teixeira.

Seguindo um roteiro de trabalho para a construção das apresentações que incluiu a seleção de conteúdos, estilo e formato do material os estudantes mostraram criatividade presente nas imagens durante as discussões sobre o assunto.

“Fizemos dos encontros um rico momento de troca de conhecimento. Isto contribuiu muito para o resultado final do nosso trabalho”, conta a estudante Luciane Barbosa.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Estudantes da FTC participam do Mutirão da Saúde







Cuidados de Enfermagem na Feira de Saúde


Atividade complementar da disciplina Saúde do Adulto, alunos do 7º e 8º semestre do curso de enfermagem da FTC Jequié, orientados pelo professor Gilson Pires, participaram nos dias 19 e 20, sexta e sábado respectivamente, da Feira de Saúde promovida pela Fundação José Silveira.

“A Fundação José Silveira é uma entidade filantrópica que atua em Salvador há mais de 70 anos e com serviços prestados em vários municípios baianos”, explica professor Gilson, que avalia positivamente a participação dos futuros profissionais de saúde da Faculdade como “uma excelente oportunidade de praticar o atendimento e orientações de saúde à população”, diz.

Segundo a coordenadora de Projetos Sociais da Fundação José Silveira, Monica Moreira, além da oferta de serviços médicos, a Feira de Saúde visou também estreitar o relacionamento da Fundação e das Santas Casas de Misericórdia com a população e profissionais da área de Jequié, pois se encontra em estudo o projeto de instalação de uma Maternidade a ser construída na cidade.

Na Feira de Saúde, a população pôde contar com teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, planejamento familiar, além de outros serviços, o que ajudou a ampliar a interação entre a comunidade e os serviços de saúde oferecidos por estudantes da FTC. “Também aproveitamos a oportunidade para estimular e esclarecer a população sobre a necessidade de visitar o médico regularmente”, conta a estudante Micaela Oliveira.

Eu nem sabia que tinha hipertensão”, afirma a vendedora Julia Silva Santos, 35 anos. “Aqui, recebi informação sobre a doença e fui orientada a procurar um cardiologista”, conta, após atendimento no stand.

De acordo com o professor Gilson Pires, o diabetes e a hipertensão arterial são doenças silenciosas. “Se nos testes realizados for constatado que há necessidade da pessoa tratar-se, é feito encaminhamento para a Unidade de Saúde de origem para reavaliação e acompanhamento. Este foi o caso de dona Zulmira de Jesus, 58 anos e Francisco Assis Senhorinho, 69, que apresentaram nível elevado no resultado do teste de glicemia”, completa Gilson.

Segundo a coordenação da Feira, a expectativa foi superada. “Realizamos aproximadamente 3000 atendimentos entre clínica geral, pediatria, ginecologia, cuidados de enfermagem, atendimentos odontológicos, além da realização de oficinas e palestras”, avalia Monica Moreira.

"Auditoria de Enfermagem" é tema de Seminário

Com a participação de estudantes do 7º semestre de enfermagem, professores e coordenadores, foi realizado na última sexta-feira (19), o Seminário “Auditoria em Enfermagem”, ministrado pela Enfermeira Juliana Vieira, auditora da Secretaria Municipal de Saúde de Jequié, que explanou a temática dando ênfase a prática profissional, exemplificando suas ações, demonstrando os tipos e as fases da Auditoria bem como seus aspectos legais que amparam a atuação do enfermeiro-auditor.

Segundo Juliana, a auditoria de enfermagem tem como proposta a avaliação sistemática da qualidade prestada ao cliente, e atualmente essa tarefa encontra-se difundida nas instituições privadas e públicas com o objetivo de minimizar desperdício de materiais, medicamentos, utilização errônea de equipamentos e recursos humanos.

A Auditoria tem sido uma ferramenta gerencial utilizada pelos profissionais da saúde, em especial os enfermeiros, com a finalidade de avaliar a qualidade da assistência de enfermagem e os custos decorrentes da prestação desta atividade. “Consegui compreender com objetividade e clareza a atuação do enfermeiro auditor e a legislação que respalda a matéria, o que poderá abrir portas no futuro para mim”, diz a estudante após o evento.


Em parceria com o colegiado e coordenado pela professora Adriana Galdino, o evento fez parte do cumprimento das atividades práticas da disciplina Administração da Assistência de Enfermagem II, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre Auditoria aos acadêmicos do curso de Enfermagem bem como enfatizar a atuação da enfermagem na área de Auditoria Hospitalar

sexta-feira, 19 de março de 2010

Estudantes apresentam Seminário

A Enfermagem e o Marketing


Com objetivo de esclarecer a diferença entre o marketing de produtos e o de serviços, alunos do 7º semestre de Enfermagem da FTC Jequié, apresentaram seminário sobre o “Marketing na Saúde”, nesta quinta-feira (18).

Para a professora Adriana Galdino (foto), é necessário que os alunos percebam esta diferença na academia. “Proporcionar qualidade na prestação do serviço de saúde é algo complexo e só é alcançado se a satisfação dos pacientes vier em primeiro lugar”, explica a orientadora da turma sobre a importância da atividade para os futuros profissionais da área.

“Muitos profissionais de saúde ainda ligam o marketing às atividades de propaganda”, diz a aluna Maria Isabel Rebouças. “Na construção da atividade aprendi que existem diferenças básicas entre serviços e produtos e elas se refletem principalmente no tipo de marketing a ser adotado em cada um dos casos”, esclarece Isabel.

Para o estudante Charles Arruda (foto), fazer marketing na área da Saúde significa, essencialmente, aumentar a credibilidade de algo que o cliente não pode experimentar antes de usar. Ou seja, “é através do marketing que o profissional de saúde pode evidenciar o seu serviço, criando credibilidade junto aos seus pacientes”, conclui.

O marketing em saúde envolve decisões e ações em muitas esferas da atuação do profissional de saúde, tais como: treinar e motivar a equipe de atendimento; escolher a decoração mais adequada para o perfil dos pacientes; oferecer comodidade e segurança; fazer uma comunicação adequada com todos os públicos de interesse; melhorar e agilizar os processos internos, por exemplo. “Quando todas estas dimensões estão ajustadas para o foco do paciente, buscando atender seus desejos e expectativas, a qualidade percebida em relação ao serviço é maior”, destaca a estudante Isaelma Galvão, após assistir as apresentações.

Esta atividade faz parte da disciplina Administração da Assistência de Enfermagem II.

FTC Jequié promove 1º Seminário Multidisciplinar em UTI


Tendo como objetivo desenvolver práticas que facilitem a assistência da equipe de enfermagem no cotidiano em UTI e aprimorar o conhecimento dos acadêmicos e profissionais de saúde, os alunos do 9º semestre de Enfermagem da FTC de Jequié, orientados pela professora Andrea Quirino em parceria com o colegiado do curso, promovem nos próximos 8, 9 e 10 de abril o I Seminário Multidisciplinar em UTI – “Ações que salvam vidas”.

O evento que acontecerá no Centro de Cultura ACM e no auditório da Faculdade, tem também, como foco desenvolver um modelo padronizado para a assistência em Unidade de Terapia Intensiva permitindo que o acadêmico e profissional de saúde construa um perfil profissional com competências, habilidades e conteúdos, dentro de perspectivas e abordagens contemporâneas de formação, pertinente e compatível com a dinâmica da assistência em UTI, tornando-se capaz de atuar com ética, qualidade, eficiência.


Informações: FTC: (73)8136.4520 - Taty
ou 8813.7029 - Gilmara
ou através do e-mail: contato@multicampos.com.br

quinta-feira, 18 de março de 2010

Estudantes de Enfermagem discutem "Políticas de Saúde no Brasil"

Orientados pela articuladora Soraya Sampaio, os alunos do 8º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié Leonardo Peixoto, Jucielle Moreira e Fagner Brito apresentaram um seminário com o tema “Política de Saúde no Brasil: uma abordagem histórica e organizacional na tarde desta quarta-feira (17), no auditório da Unidade.

“Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar aspectos que possam contribuir para a reflexão sobre as tendências da política de saúde vigente no país, no sentido de estimular a discussão e a participação do Enfermeiro enquanto cidadão”, afirma o aluno Leonardo Peixoto (foto).

Segundo a professora Soraya Sampaio (foto), outro objetivo da atividade é proporcionar aos estudantes a oportunidade de buscar respostas às necessidades que derivam do cotidiano do ensino da temática sobre as políticas de saúde no Brasil. “Nossa finalidade é que os estudantes tenham elementos para compreender as articulações entre os processos econômicos, políticos e as práticas de saúde no país, a partir do conhecimento das raízes históricas das políticas de saúde que foram sendo implantadas ao longo da constituição do Estado brasileiro”, resume Soraya.

“O tema nos chama à reflexão. O enfermeiro como “conscientizador”, presta grande contribuição na implantação e manutenção das políticas de saúde”, afirma a estudante Maria Luiza Ribeiro, após a apresentação.

Dia do Profissional de Sistemas de Informação

Estudantes, professores e coordenadores estiveram presentes no auditório, nesta segunda-feira (15), para assistirem palestra comemorativa ao Dia do Profissional de Sistemas de Informação.

Convidado para falar sobre o Sistema de Monitoramento Eletrônico de Jequié intitulado Olhos de Gavião, o 1º Tenente Augusto José Almeida Santana explicou aos participantes que a atividade do profissional de SI é complexa e cada vez mais necessária no mundo corporativo de Sistemas. Segundo ele que trabalhou na implantação do sistema na cidade de Jequié, a formação continuada é essencial, pois a cada dia surgem novos recursos e ferramentas e especializar-se é praticamente uma questão de sobrevivência.
“A palestra nos chamou a atenção quanto à importância da qualificação para o profissional da área”, destaca Melquisedeque Santana, aluno do 2º semestre do curso, após a apresentação. “Foi enriquecedor a interação entre os estudantes e o palestrante que nos alertou para as oportunidades que surgem no mercado de trabalho”, resume o estudante Giorgione Mendonça.

Segundo o coordenador do curso, professor Agnaldo Volpe (foto), a palestra teve como objetivo principal apresentar de forma clara e prática diversas razões que se tornar um profissional de computação bem-sucedido ao administrar de forma eficaz e eficiente sua carreira.

quinta-feira, 11 de março de 2010

FIES TEM NOVO AGENTE FINANCEIRO


O Banco do Brasil passa a ser, junto com a Caixa Econômica Federal, o agente financeiro do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com as novas regras do programa, em vigor desde janeiro com a publicação da Lei 12.202 no Diário Oficial da União, a expectativa é que no futuro outras instituições bancárias também possam ser agentes do financiamento que passa a ser gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o qual cuidará dos contratos e da documentação dos estudantes.
A nova lei também estabelece a taxa de juros de 3,5% para todas as graduações – antes apenas os cursos de licenciaturas tinham juros menores os demais chegavam até 6,5% -, além da ampliação do prazo de quitação da dívida para até três vezes o período do curso. Inclui ainda a possibilidade de obtenção de financiamento para cursos tecnológicos, do ensino médio e de pós-graduação, embora a prioridade de atendimento seja dos estudantes da graduação.

Outra novidade é a possibilidade de estudantes de medicina, de pedagogia e licenciatura pagar a dívida através e prestação de serviços a comunidade. De acordo com a lei, será abatido 1% da dívida a cada mês trabalhado, caso eles optem por atuar como professores da rede pública de educação básica ou como médicos no programa Saúde da Família, entre outras mudanças.

Ainda em janeiro, o MEC publicou portaria normativa que acrescentou pormenores à política de oferta do financiamento como as atribuições e responsabilidades da mantenedora, a formalização de novos termos de adesão para as instituições que ainda não participam do programa, entre outros detalhes operacionais.

Fonte: Revista Ensino Superior, ano 12, nº137, fev de 2010, pg 8