quinta-feira, 29 de abril de 2010

1º WORKSHOP DO SABER

Clique na imagem para ampliar a programação
CONVITE


A Faculdade de Tecnologia e Ciências de Jequié tem a honra de convidar Vossa Senhoria para participar do 1º WORKSHOP DO SABER: A importância da educação continuada na sociedade contemporânea.

Na oportunidade, estaremos apresentando os serviços propostos pela Unidade de Jequié, no que tange aos níveis de Graduação e Pós-Graduação, bem como nas modalidades EAD, Pós-Flex, entre outros.


Atenciosamente,

José Carlos Martins Oliveira

Diretor Geral FTC Jequié

Empreendedorismo continua em pauta na FTC Jequié.


Orientados pela professora Janara Vaz, os alunos do 7º semestre do curso de Administração da FTC Jequié, realizaram nesta quarta-feira, 28, uma palestra com o tema Empreendedorismo. A palestra foi proferida pela empresária Mércia de Moura Ribeiro, proprietária de um restaurante local.

“O objetivo dessa palestra foi apresentar a visão empreendedora, o conceito de orientação para resultados e abordar as exigências da postura para uma atuação empreendedora, potencializando o aluno empreendedor, nas diversas situações da sua vida pessoal e de mercado”, resume Janara (foto).

Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios, prover recursos necessários para pô-los em vantagens e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. “Mesmo contra a vontade do meu pai, entrei para o time do empreendedorismo e hoje vejo que tomei a decisão certa”, conta Mércia (foto). Para ela a oportunidade de cursar Administração amplia a margem de acertos para viabilização e concretização de um empreendimento. “Todos nós temos problemas e dificuldades, porém não podemos permitir que os mesmos nos impeçam de enxergar aquilo que queremos. Não podemos deixar que nosso sonho não se concretize”.

“Trocar experiências e conhecimentos com empresários de sucesso fortalece nosso compromisso enquanto futuros profissionais da Administração” destaca o estudante Jalon Andrade. Para ele numa maratona todos saem juntos, mas só chega os que não desistem durante o percurso. “É você quem decide como fazer o percurso”, observa.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Como se preparar para concursos públicos foi pauta na FTC Jequié


Alunos do curso de Administração da FTC Jequié e a comunidade estiveram no auditório da unidade, nesta segunda-feira, 26, para assistir a palestra “Estratégias e atitudes: como se preparar para concursos públicos”.

Promovida pelo colegiado do curso e ministrada por Waldir Santos - Advogado da União e especialista em preparação para concurso, o evento teve como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância dos concursos públicos e promover uma mudança de visão em relação à temática central. “Saber como se preparar é um dos grandes segredos para a aprovação em um concurso público”, reflete a professora Janara Vaz.

Autor do livro “Concursos Públicos: estratégias e atitudes”, Waldir afirma que a aprovação num concurso não é algo tão difícil como a maioria da população pensa. Para ele o que mais prepara o candidato para concursos é o hábito de fazer concursos. “Fazer concurso é para aprender a fazer concurso. Para isso, é necessário diversificar as escolhas”.

A palestra buscou afastar dos candidatos e do público em geral algumas impressões equivocadas sobre os concursos públicos, e com isso aumentar a participação das pessoas nos processos seletivos, o que, em última análise, significa aperfeiçoar a qualidade do serviço público em todos os níveis.
Pensamentos como “os concursos são fraudes”, “a concorrência é muito grande”, “só faço concurso para minha área” devem ser deixados para trás. É importante adotar métodos e comportamentos que darão um rendimento melhor em todas as disciplinas. “Assim, o candidato perceberá que o processo de preparação para as provas pode ser menos sofrido e angustiante”, destaca Waldir.

Nota-se facilmente que nem sempre o conhecimento é que determina a aprovação, mas muitas vezes a perspicácia, a determinação e até a criatividade do candidato, que, coincidentemente, são qualidades necessárias ao bom servidor público. Para a estudante do 1º semestre de Administração Mariana Queiroz este modelo de palestra, com debates, seções de perguntas, se mostrou muito produtivo para a geração de ideias e troca de informações.

"Gostei muito do evento e principalmente da diversidade do público participante o que enriqueceu a nossa discussão e a troca de idéias. Sem contar que o palestrante foi um excelente maestro na transmissão de conhecimentos a respeito da preparação para concursos públicos” comenta o enfermeiro Nelson Galvão.

“Lembre sempre: estudar o mínimo é tornar máxima à distância em relação ao sucesso, e seu comodismo é o combustível dos seus concorrentes”, conclui Waldir.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

5° Seminário Interno para Expansão e Negócios da Rede FTC

A Diretoria Comercial da Rede FTC promoveu, na sexta-feira (16), na FTC Salvador, o 5° Seminário Interno para Expansão e Negócios da Rede FTC. Mais de 70 pessoas participaram do evento, que teve o objetivo principal de apresentar os produtos educacionais da Rede, bem como as metas comerciais para 2010.O Vice-Presidente de Expansão e Negócios da Rede FTC, Reinaldo Borba, abriu o evento e, após um breve discurso de boas vindas, passou a palavra para os outros integrantes da mesa: o Diretor de Expansão e Negócios da Rede, Mário Fraga, o Diretor de Pós-venda, André Portnoi, e o Diretor Geral da Faculdade da Cidade, Renato Pinheiro.


“Esse evento é muito importante em dois níveis principais: o primeiro é atualizar os colaboradores quanto aos produtos e processos da Instituição; o segundo é promover uma discussão sobre as melhores formas de vender esses produtos. Se fizéssemos esse evento mensalmente não seria exagero. Claro que exige uma grande mobilização da Instituição, por isso proponho que, neste momento, ele seja feito a cada dois meses”, explicou Mário Fraga.


Ainda no turno da manhã, o Líder de Produtos Presenciais, Milton Romão, a Gerente de Venda de Produtos Presenciais, Mônica Baldacci, e o Líder de Negócios Pós Flex, Josicleido Nogueira, fizeram suas apresentações sobre “Graduação e Pós Graduação Presenciais da Rede FTC”, “Pós Fora de Sede em Parceria” e “Pós Graduação Flex”, respectivamente.Milton Romão enalteceu a integração provocada pelo encontro entre os colaboradores da Rede FTC. “Estão aqui diversas equipes que trabalham no interior da Bahia ou em outros estados. Com todos aqui, juntos, fica mais fácil uniformizar o foco da Instituição e multiplicar os nossos saberes, dando a todos o conhecimento pleno dos nossos produtos”.


As palestras do turno da tarde foram ministras pelo Coordenador do Centro Concursos, Renato Ribeiro, a Assistente Comercial, Dayse Ackerman, a Analista de Pós Graduação, Rhaliany Pinheiro, a Assistente Comercial, Adriana Lionel, o Supervisor dos Promotores, Roberval Pugas, a Gerente de Negócios Corporativos, Rita Agra e a Gerente de Rede Brasil e Cursos EAD, Flávia Barreto.Para Cristiane Moraes, Colaboradora do setor de Pós Graduação da Rede FTC, o evento é um convite ao estudo sobre a FTC. “Todos sabem que na FTC há uma excepcional criatividade. Por isso, um evento como este, que vem apresentar para a comunidade os nossos colaboradores e produtos, é um convite para o estudo e interação com tudo que há aqui”.


A FTC Jequié foi representada no evento por Armando Ribeiro, Gerente Administrativo-financeiro, Profa. Isadora Lucena, Coordenadora de Pós-Graduação, Manuela Damacena, Consultora Educacional e Leandro Novaes, Coordenador de Marketing.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Estudantes da FTC no HEMOBA

Estudantes de Enfermagem da FTC Jequié em Ação de Solidariedade

Na manhã desta terça-feira (20), os estudantes do 9º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, apresentaram nas dependências da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), o Projeto “Doando Sangue, Doando Vida”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade quanto à importância da doação de sangue.

Segundo o professor Marcus Rabelo (foto), a atividade é uma integração entre a aula teórica e prática. “Na teoria, dentro da sala de aula, os alunos estudam o sistema circulatório, importância do sangue no organismo e os componentes sanguíneos, e no Hemoba, eles visualizam o trajeto do sangue depois de doado”, explica o professor.

Cada aluno convidou duas ou mais pessoas da comunidade para conhecerem as atividades do Centro e fazer o cadastro para ser um doador. Para a comerciante Janete Toledo (foto), 46, que fez sua primeira doação o que a incentivou foi o fato de poder ajudar alguém e ter consciência da facilidade e importância desse ato. “Não devemos esperar que a necessidade bata em nossa porta, como aconteceu em minha família para tomar a decisão de ser doador”, diz Janete.


Fazendo sua primeira doação o motorista Marivaldo Rocha (foto), 37, confirma o que diz Janete. “Estou aqui porque minha mãe esta internada e precisa da transfusão de sangue. Agora que minha família sentiu na pele a dificuldade, serei um doador de carteirinha”, conta.

Para a coordenadora do Hemoba em Jequié, Gildásia do Espírito Santo, que acompanhou a visita dos alunos ao Centro, uma bolsa de 450 ml de sangue pode salvar a vida de quatro pacientes. “É muito importante a participação dos alunos não só no sentido de doar o sangue, mas de promover a interação entre os doadores, profissionais de saúde e acadêmicos. Também temos as demandas de pessoas que fazem a hemodiálise e outros tratamentos de saúde e que por isso necessitam frequentemente dessas doações”, disse Gildásia.




"Valorização da vida". Assim definiu a costureira Maria das Graças Alves, 56, sobre o ato da doação de sangue. “Ajudar as pessoas é nossa obrigação”, revela.


Serviço - Para doar sangue é muito fácil: Basta estar saudável, com idade entre 18 e 65 anos e portar documento de identidade. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O Hemoba espera por você nas dependências do Hospital Geral Prado Valadares. Maiores informações pelo fone (73) 3525.0067.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Rede FTC Recebe Premiação

Clique na imagem para ampliar
Fonte: Jornal A Tarde

Transbahia Realiza Treinamento sobre Prevenção e Segurança no Trabalho.



Voltado para a equipe de motoristas e coordenadores de manutenção com o objetivo de reduzir o número de acidentes e prevenir novas ocorrências, a Transbahia realizou entre os dias 17 e 18 de abril, nas dependências da FTC Jequié o Treinamento sobre Prevenção e Segurança no Trabalho.

É necessário promover a aproximação do conhecimento técnico-operacional e do humano, aplicando-os no cotidiano das organizações de trabalho. Para a Psicóloga e analista de RH Iucherline Sacramento (foto), o estudo da influência humana na ocorrência de acidentes de trabalho necessita levar em conta a forma como o “Ser Humano” se relaciona com seu meio de trabalho. “Nosso objetivo é preservar a segurança dos nossos colaboradores e evitar o afastamento de funcionários em virtude de acidentes de trânsito”, explica Iucherline.

“Segurança não é tempo perdido, é tempo investido”, afirma o coordenador de manutenção da base de Jequié, Floriano Peixoto Costa.

“Ato inseguro, o grande vilão da segurança”. “O problema é trabalhar no piloto-automático”. “É o excesso de confiança”. Frases como estas foram ouvidas pelos colaboradores durante o treinamento sobre Direção Defensiva. Além disso, Antonio Madureira (foto), instrutor de direção citou a importância de dirigir “corretamente” para gerar menos custos com combustível e manutenção do veículo.

Para os motoristas Fábio Mota e Gilson Porto, “segurança é uma questão individual. É preciso que cada um faça a sua parte para assim garantir a segurança de todos”.

Segundo o técnico de segurança Paulo Eduardo (foto), o treinamento tem o objetivo de eliminar ou reduzir os riscos a que os colaboradores possam estar expostos, dentro das dependências da empresa, a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida e o aumento da produtividade. “De uma forma geral, estes encontros vai garantir a implementação e manutenção dos procedimentos de segurança, prevenindo a ocorrência de acidentes, doenças ocupacionais e agressões ao meio ambiente”, destaca Paulo.

“O sucesso não se consegue com acidente”, afirma Nério Machado, motorista há treze anos na Transbahia. “É preciso quebrar paradigmas, trazer novas idéias e motivar as pessoas para que possam perceber que seu trabalho será essencial para alcançarmos os objetivos da empresa” concluem os motoristas Marivaldo Ferreira, José Ricardo e José Alberto Lima.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Estudantes de Psicologia promove Encontro com Educadores do Municipio de Jequié

Iara Marcelo, Miguel Oliveira, Profª Maria Moreira, Nayomara Souza e Carlos Oliveira

Orientados pela professora Maria Moreira, estudantes do 3º semestre do curso de Psicologia da FTC Jequié realizaram nesta sexta-feira, 16, no auditório da DIREC/13, uma palestra com o tema “Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H): Uma Conversa com Educadores”.

Voltado para professores e coordenadores escolares da rede municipal de ensino que trabalham com educação especial, o encontro teve como objetivo informar sobre o TDA/H, suas causas, consequências, diagnóstico e possibilidades de intervenção na perspectiva de auxiliar e capacitar os professores que atuam na área, uma vez que a inclusão beneficia a todos.

A busca por novas metodologias e técnicas para ensinar tem levado muitos professores a diversificarem suas aulas, no intuito de atender a essa população, e também, melhorar o nível de aprendizagem da sala como um todo. “Por isso, é necessário mostrar que pais e professores podem, de maneira eficaz, auxiliar na reintegração do indivíduo aos grupos sociais e possibilitar a estimulação e valorização de seu aprendizado”, afirma a estudante Nayomara Souza.

Segundo a aluna Iara Marcelo cabe aos educadores, ajudar no pré diagnóstico deste transtorno, e orientar os pais a procurar um profissional competente para realizar os testes. “Nosso papel enquanto estudantes de Psicologia e multiplicadores é ajudar pais e educadores dos alunos a vencer o preconceito e dificuldades”.
“Só um trabalho coletivo entre pais, professores, psicólogos e médicos permitirá à criança incluir-se numa rotina estruturada em seu cotidiano, criando assim possibilidades de desenvolverem uma vida normal”, esclarece o universitário e também educador Carlos Roberto Oliveira.

Aprender a trabalhar com a inclusão e mais atentamente para a inclusão de alunos com TDA/H, é um desafio para os professores e para escola de modo geral, que necessitam criar meios para aprender a trabalhar nessa perspectiva. “Assim, o professor, cuja função é ensinar, tem também a necessidade de aprender”, salienta a professora Débora Eloy, coordenadora da Educação Especial do Município de Jequié, agradecendo a oportunidade proporcionada por alunos do curso de Psicologia da FTC Jequié para discussão do assunto.

Esta atividade faz parte da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido III.

Estudantes de Administração debatem Empreendedorismo




Mais que simplesmente uma ferramenta para levantar capital, um plano de negócios bem feito dá ao empreendedor grande compreensão sobre a sua idéia e uma vantagem inicial para transformá-la em um negócio de sucesso. Com o objetivo de fortalecer os conceitos de empreendedorismo, bem como a importância do Plano de Negócios, os alunos do 7º semestre de Administração da FTC Jequié, realizaram um debate sobre a temática, nesta quinta-feira, 15.

A elaboração de um Plano de Negócio é fundamental para o empreendedor. “Não somente para a busca de recursos, mas, principalmente, como forma de sistematizar suas idéias e planejar de forma mais eficiente, antes de entrar de cabeça em um mercado sempre competitivo”, explica a orientadora do debate, professora Janara Vaz (foto).

O sucesso de um empreendimento, muitas vezes, está relacionado com a capacidade de decidir corretamente. “Estou aprendendo no curso de Administração da FTC que, tomar decisões acertadas é um processo que exige o levantamento de informações, análise fria da situação, avaliação das alternativas e a escolha da solução mais adequada. O verdadeiro empreendedor é capaz de tomar decisões corretas, na hora certa” destaca a aluna Elisangela Ameichoeiro (foto).

A economia de mercado não permite aos principiantes ou apenas sonhadores saírem vitoriosos. Para o aluno Jalon Vaz isso não significa que se devem aceitar os fatos e deixar que o mercado sempre imponha as regras do jogo. “Pode-se sim, com um planejamento eficaz, contínuo e, o mais importante, com uma análise realista, construir empresas de sucesso mesmo em tempos de crise. Para isso, o futuro empreendedor deve compreender as regras do jogo antes de jogar e se convencer, a partir de dados concretos, que há uma possibilidade de sucesso no futuro empreendimento”.

“Um empreendedor de sucesso nunca se acomoda, para não perder a capacidade de fazer com que simples idéias se concretizem em negócios efetivos” afirma a aluna Júlia Ferreira.
A atividade faz parte da disciplina Tópicos Avançados em Administração III.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Empreendedorismo é pauta na FTC Jequié

Estudantes promovem debate sobre Empreendedorismo

Entender de custos, despesas e preço de venda são fundamentais para quem está à frente de um negócio. Visando levar esta e outras informações pertinentes ao tema central da palestra aos futuros empreendedores bem como complementar o conhecimento de estudantes do curso de Administração da Instituição, foi realizada nesta segunda-feira, 12, uma palestra com o tema “Empreendedorismo: Administradores Empreendendo em Si”, ministrada por Eduardo Amorim que falou sobre carreira, trajetória profissional na área de Administração e experiências no mercado de trabalho.

Formado em Administração de Empresas e especializado em Metodologia do Ensino Superior pela FTC Jequié e Finanças Empresariais, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o egresso, participou do evento a convite do professor Joel Andrade Junior, responsável pela disciplina Gestão de Controle em Empreendimentos.

“Apesar de o público ser formado por veteranos, é interessante que conheçam histórias de quem já está no mercado de trabalho, pois é neste período que as decisões e os interesses começam a ficarem mais claros”, afirma Eduardo Amorim que também mostrou aos estudantes que é preciso ter coragem para ser empreendedor, pensar em grandes projetos, inovar e reaplicar o lucro na expansão do negócio.

Para o aluno Arlon Ferreira (foto), a proposta da atividade foi interessante. “Como o mercado evolui, uma empresa também não pode parar no tempo. Ficou claro que é preciso estar em sintonia com o mercado e até mesmo se antecipar a ele”, conclui.

“Todo o contexto da temática apresenta uma visão empreendedora, o conceito de orientação para resultados e aborda as exigências da postura do professor para uma atuação empreendedora, potencializando o aluno empreendedor, nas diversas situações da sua vida pessoal e de mercado”, salienta a professora Janara Vaz.

Responsável pela atividade envolvendo os futuros empreendedores, o professor Joel (foto), diz estar satisfeito com os resultados obtidos. “Busquei um feedback com os alunos e senti que eles perceberam que a apresentação trouxe uma visão nova sobre o empreendedorismo”.

O evento ocorreu no auditório e foi promovido pelos alunos do 7º semestre, em parceria com o colegiado do curso de Administração.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Seminário Multidisciplinar em UTI - Um sucesso!

Durante os dias 8, 9 e 10 os alunos do 9º semestre de Enfermagem da FTC de Jequié, em parceria com o colegiado do curso, realizaram o I Seminário Multidisciplinar em UTI – “Ações que salvam vidas”. O evento teve como finalidade desenvolver práticas que facilitem a assistência da equipe de enfermagem no cotidiano em UTI e aprimorar o conhecimento dos acadêmicos e profissionais de saúde.




As estudantes e idealizadoras do simpósio afirmaram que a meta foi atingida, tendo em vista que o objetivo era estimular os alunos a participarem de eventos científicos para atualizarem seus conhecimentos e oferecer a sociedade uma assistência qualificada.

“E foi dentro deste contexto que o seminário foi organizado, não só permitir aos estudantes condições de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos dentro da sala da aula, mas também dividir com a comunidade em que a faculdade está instalada essas ferramentas de aprendizagem” destaca Amélia Almeida.



Evento direcionado principalmente para acadêmicos e profissionais da área, contou também com a participação da Drª Ana Paula Mattos – Pneumologista -, Drª Cíntia Matteo – Anestesiologista -, e da Psicóloga Patrícia Villar.