segunda-feira, 31 de maio de 2010

ATIVIDADES MARCAM O DIA DO COMBATE A MORTALIDADE MATERNA E INFANTIL

O curso de enfermagem participou no dia 28, na Pça Ruy Barbosa, do “Dia de Combate a Mortalidade Materna e Infantil”.

Convidados pela Secretaria Municipal de Saúde de Jequié, os estudantes de Enfermagem da FTC Jequié, orientaram a comunidade local quanto à necessidade de cuidar da saúde com simples exames tais como: auto-exame e aleitamento materno.

“A importância do auto-exame é fazer com que a mulher conheça as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, etc” explica a estudante do 8º semestre Joilma Souza. Para ela a redução da mortalidade materna e infantil é um desafio para os serviços de saúde e para a sociedade como um todo.

Outra ação do evento foi à campanha de vacinação contra a gripe H1N1 e gripe sazonal. “A campanha continua para aqueles que deixaram de tomar a vacina nas fases anteriores, o que nós estamos fazendo hoje é reforçar o alerta para a importância da vacinação”, ressaltou o aluno Genivaldo Feitosa.

“Eu tinha algumas dúvidas a respeito da eficácia da vacina contra a H1N1. Mas fui bem orientada pelos estudantes de enfermagem e percebi que era bobagem minha. Então aproveitei para me vacinar”, conta a comerciária Jussiara Nascimento.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA LOCO REGIONAL




Com o objetivo de promover o conhecimento acerca das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, os estudantes do 7º semestre do Curso de Sistemas de Informação, promovem nesta sexta-feira, 28, nas dependências da Faculdade, a II Feira Multimídia e Hipermídia da FTC Jequié.

Segundo o professor Leandro Novaes, serão apresentados trabalhos acadêmicos abordando como os profissionais de Sistemas de Informação auxiliam empresas, instituições, industria e comércio a desenvolverem sistemas de inteligência para otimizar/facilitar os processos administrativos e/ou auxiliar na busca pela qualidade total com foco na automação de processos, acesso a indivíduos com necessidades especiais, eficiência nos processos e controle de desperdício, preocupação com o impacto ao meio ambiente, educação a distância, inteligência em armazenamento, otimização de redes e gestão estratégica de informações nos Bancos de Dados.

Responsabilidade Socioambiental na prática


Levar informações sobre Responsabilidade Socioambiental aos comerciantes promovendo o desenvolvimento de ações que melhorem o comprometimento com o meio ambiente. Este foi o objetivo que levou os alunos do 3º semestre do curso de Administração da FTC Jequié, ao Mercado Municipal de Jequié, nesta quarta-feira, 26, para ministrar uma palestra sobre a temática.

“No decorrer da construção desta atividade, percebemos o crescimento do interesse das empresas da nossa cidade em relação a danos provocados ao meio ambiente e, no futuro das relações entre a sociedade e o ambiente, o que nos motivou muito”, esclarece o aluno Guilherme da Guarda.

Para o comerciante Renato Cerqueira, a ação dos alunos da FTC Jequié foi importante. “Até o momento eu só ouvia falar sobre este assunto na televisão. Os estudantes conseguiram mostrar que o desenvolvimento que atende as necessidades do presente não deve e não podem comprometer a capacidade de atendimento das necessidades das gerações futuras.”

“Este assunto é importante devido sua contribuição para a imagem da empresa que passa a adotar posturas éticas e compromissos sociais com a comunidade, podendo ser um diferencial competitivo e um indicador de rentabilidade e sustentabilidade a longo prazo”, destaca a estudante Carla França. “Com isso, a idéia é que os consumidores passem a valorizar comportamentos nesse sentido e a preferir produtos de empresas identificadas como éticas ou solidárias”, pontua a comerciante Lara Ribeiro.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Empreendedorismo: casos de sucessos em Jequié

Histórias de sucesso é fonte de inspiração

Com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora através de relatos de empreendedores, os alunos do 7º semestre do curso de Administração da FTC Jequié, orientados pelo professor Joel Andrade Jr., realizou nesta segunda-feira, 24, uma palestra com o tema “Empreendedorismo: casos de sucesso em Jequié”, com a participação de representantes de três segmentos: Adilson Miranda – comércio; Antonio de Oliveira – serviço; Rodrigo Sávio Souza - indústria.

A idéia de adquirir uma farmácia e trabalhar nesse segmento surgiu na década de noventa, relata o Sr. Adilson Miranda (foto), proprietário de uma rede de farmácia. “A primeira loja adquirida era pequena, mas com dedicação e trabalho diário foi possível crescer”, conta Adilson ao recordar que ficava feliz quando os concorrentes encerravam o expediente às 18horas. “Assim poderíamos atender a clientela que buscava uma farmácia que funcionasse a noite e fazia entrega em domicílio – nosso diferencial”.

“Foi preciso aproveitar a demanda do mercado, o que já tínhamos – que era o terreno, e investir no negócio, tendo sempre a certeza de que daria certo, mesmo diante de tantas dificuldades”, conta S. Antonio (foto), proprietário de um posto lava rápido. “O cliente sente segurança quando vê eficiência no serviço que está contratando”, acredita.

“Ao concluir minha formação acadêmica, e contra a vontade da família, assumi a fábrica de confecção fundada por meu avô. Consegui convencê-los que apesar dos obstáculos, seria melhor investir na continuidade do negócio”, lembra Rodrigo Sávio (foto), dono de uma fábrica de confecções. “Vencemos um dragão a cada dia, pois o diferencial de hoje é copiado pela concorrência no dia seguinte”.

De acordo com os palestrantes, para se tornar um empreendedor de sucesso, é necessário reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos do negócio desejado. “Empreender é dar início a um sonho, pôr em execução um projeto”, diz Adilson.
Para o professor Joel a vocação é imprescindível, mas não é suficiente para o êxito de um empreendimento. “O grande risco está no apego, na paixão cega que certamente leva a ruína. Exige-se mais do que apenas gostar para melhorar o desempenho e garantir o sucesso de uma empresa”, destaca.

“Diante dos relatos ficou claro que é preciso aliar paixão a um conjunto de atributos como conhecimento, inovação e relacionamento” afirma a estudante Elizangela Ameichoeiro. “E somente com muito estudo, pesquisa e análise (plano de negócios), é possível entender o mercado, o negócio, a concorrência, o produto, as estratégias de preço e a cadeia de fornecedores e clientes” conclui o estudante Arlon Ferreira.

Esta atividade faz parte da disciplina Gestão de Controle em Empreendimentos.

Ciúme: benéfico ou maléfico?


Ciúme: benéfico ou maléfico a existência humana?”. Este foi o tema apresentado por estudantes do 3º semestre do curso de Psicologia da FTC Jequié, aos alunos do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, sexta-feira, 21.

Este é um assunto interpretado apenas pelo senso comum e experiências individuais. “Entendemos que conhecer melhor o conceito de ciúme trará uma visão para o adolescente do quanto à questão é delicada e vem trazendo ao longo da historia da humanidade alterações em relacionamentos, condições de vida e até formação da sociedade”, explica o estudante João Paulo Chagas.

A finalidade da atividade foi promover uma discussão através de alguns dados a respeito do quanto transformar uma característica humana numa patologia criminosa pode ser nociva a sociedade em geral.

Em doses comedidas, o ciúme é considerado uma coisa normal. “O ciúme e o amor andam de mãos dadas. Quando há um investimento afetivo e emocional na relação, uma entrega, é natural que a ameaça de perda do outro dê origem a esta emoção”, observa a professora Maria Moreira, orientadora da equipe.

“O ciúme é considerado normal quando surge em resposta a um estímulo externo que tem raízes na realidade. É aceitável quando não faz sofrer permanentemente e, portanto, é um sentimento que deve ser transitório” explica o estudante Jorlúcio Andrade, ao ser questionado sobre a normalidade do sentimento.

A aluna Flávia Silva, se considera uma pessoa ciumenta, mas afirma que isso não atrapalha o seu relacionamento. “O ciúme faz parte do namoro, mas é ridículo sentir quando ele é excessivo. Se um confia no outro, não há porque ter um ciúme assim", diz.

Para os futuros psicólogos da FTC uma pequena dose de ciúme não faz mal a ninguém. Mas para casos extremos o acompanhamento de um profissional especifico ajudará a controlar este sentimento que pode acabar destruindo e magoando pessoas. “Quando o ciúme está fora de controle, prejudicando o relacionamento e/ou trazendo sofrimento, a psicoterapia é indicada”, conclui o estudante Isaac Cunha Jr.

“A construção deste trabalho nos proporcionou vivenciar as rotinas da profissão, aprimorando o desenvolvimento das competências e oportunizando prática à teoria, buscando o aperfeiçoamento e o crescimento humano e profissional", afirma Isaac.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Educadores de Itagí dividem experiências sobre TDA/H


Com formato de oficina informativa e objetivo de proporcionar aos educadores da rede regular da cidade de Itagí, informações sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), no intuito de orientá-los para um atendimento capaz de não excluir, mas, melhorar a condição do aluno com o transtorno da melhor forma possível, estudantes do 4º semestre do curso de Psicologia da FTC Jequié, realizaram no mês de maio a Oficina Aprendendo a lidar com o TDA/H.

Cerca de 40 profissionais da educação compareceram ao Colégio Cenecista Pe. Otacílio, local do encontro, onde tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e trocar experiências a respeito da temática central.

“Diante do novo paradigma de inclusão educacional e respeito ao direito do cidadão com deficiências quanto à oportunidade de matricular-se e permanecer na escola, faz-se necessário que a comunidade escolar, especificamente os professores conheçam e reconheçam os alunos portadores de TDAH, bem como os mesmos possam saber lidar com crianças, jovens e adultos que possuem o TDAH”, explica a orientadora Maria Moreira.

Professores sobrecarregados lidam com uma série de alunos com problemas e não podem se dedicar aos alunos com TDA/H - destaca a estudante Nayomara Souza. Ela pondera que diante de uma turma que não raramente chega a 30 alunos, é difícil um professor conseguir dar atenção individualizada e conseguir acompanhar de perto as suas dificuldades de cada um. “No stress do dia-a-dia, mandar o desordeiro para o corredor acaba sendo a maneira mais fácil de restabelecer a ordem na turma”.

“O aluno passa ser visto como desleixado, preguiçoso e indolente”, comenta a professora Rute dos Santos. Na verdade, estas são limitações impostas pela doença, que se não for corretamente diagnosticada e tratada, atrapalha tanto a vida dos pais quanto dos filhos, afirma Nayomara.

Para os educadores, o primeiro passo da inclusão é entender e aceitar que cada criança tem um ritmo, tendo ela uma necessidade especial ou não. É preciso conhecê-la sem o rótulo de uma doença. “Vivemos numa sociedade que impõe padrões e se a criança não se enquadra, ela está fora do mundo, fora da escola. Para trabalhar com a criança com uma necessidade especial, seja ela física ou neurológica, o professor tem que se desprender do preconceito”, acredita.

Por isso a necessidade de procurar atendimento de um profissional especializado é importante. “Quando os primeiros resultados após o início do tratamento começam a aparecer, a criança passa a se interessar mais pela escola e a relação com os amigos também muda e os professores, os companheiros de sala e o histórico escolar agradecem”, conclui Iara.

Esta atividade faz parte da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido III.

FUTUROS PSICÓLOGOS PROMOVEM REFLEXÃO

Estudantes de Psicologia discutem “a influência da mídia”.

Cerca de 30 alunos do ensino médio, do Colégio Polivalente Edvaldo Boaventura assistiram, neste sábado, 22, a apresentação da palestra “A Influência da Mídia na Formação da Identidade da Juventude Brasileira” realizada por alunos do 4º semestre do curso de Psicologia da FTC Jequié.

“Nossa proposta foi levar ao conhecimento dos participantes, informações que possam promover reflexões acerca do papel da mídia na formação da personalidade da juventude e provocar discussões para tentar entender um pouco mais o que se passa a nossa volta”, explica os estudantes Jorge, Lucas e Sayonara.


Efeitos e opiniões da mídia – TV, internet, rádio, etc. - podem influenciar diretamente na formação da identidade do adolescente, no consumo de roupas, de produtos eletrônicos e nas suas relações com a família e amigos. “Compreendemos que é preciso estimular os debates em instituições do ensino visando fomentar nesses espaços possíveis saídas para o atual estado de opressão imposto pela mídia vigente”, destaca a estudante Sayonara.

Para a coordenadora geral do colégio, professora Naiara Liana Oliveira, é evidente que a mídia oferece valiosos instrumentos de formação da personalidade, da conquista de recursos saudáveis, e de oportunidades. “A atividade dos alunos de Psicologia propõe um novo olhar para a adolescência, reconhecendo na dinâmica social os valores e os contra-valores que a mídia pode inserir nesta faixa etária”.

Os alunos estiveram atentos durante a apresentação e aproveitaram para relatar algumas situações sobre a temática. “Se você não vestir uma roupa da moda, aquela que determinada atriz está usando na novela, poderá ficar fora do grupo”, conta Talita Santana. “Caso o celular não for de última geração, ou não possuir um notebook, por exemplo, corre risco de ser excluído”, acrescenta Darlan Miranda.

Naiara destaca, também, a importância da participação dos pais e da escola na construção da personalidade dos adolescentes. “É necessário que as escolas realizem debates e palestras, abordando o tema da influência existente na vida dos jovens como também é fundamental que os pais mostrem para os filhos que o essencial é o ser e não o ter e os ajudem a desenvolver o senso crítico”, afirma.


Para a orientadora do trabalho, Maria Moreira, a atividade contribuiu de forma muito significativa para reconhecer a influência da mídia no processo de formação dos jovens. “O adolescente é um sujeito único, que vive uma fase muito peculiar e que é pouco compreendido e até mesmo rotulado pela família e pela sociedade. É tendo voz no âmbito familiar e na sociedade que o jovem consegue entender a real necessidade daquilo que é imposto pela sociedade de consumo como algo indispensável”.

Ações Educativas na V Olimpíada do Colégio Militar de Jequié


Convidados pela direção do Colégio da Polícia Militar de Jequié, alunos do curso de Enfermagem da FTC Jequié estiveram a postos durante os dias 20 a 22 de maio para atendimentos de primeiros socorros na V Olimpíada Interna do Colégio da Polícia Militar de Jequié, que aconteceu no Ginásio de Esportes Aníbal Brito.

Considerando a prática esportiva como fundamental para a integração entre alunos por meio de competições, os estudantes da Faculdade aproveitaram a participação no evento para orientar os participantes e visitantes quanto aos cuidados com a saúde, e como a prática esportiva auxilia na formação do comportamento social de crianças e adolescentes.

A Olimpíada é uma das atividades pedagógicas do colégio e teve como objetivo complementar o trabalho realizado nas aulas de Educação Física curricular, Nesta proposta, utiliza-se o esporte como manifestação educacional, direcionando todas as suas formas de execução, inclusive a competitiva, para o aspecto formativo e não de rendimento.

Para D. Neusa Araújo, mãe de um aluno do colégio as ações educativas promovidas pelos estudantes da FTC ajudam na melhoria da qualidade de vida da população e conseqüentemente a prevenção de doenças. “Além de mostrar que as conquistas de uma equipe, seja esta esportiva ou não, são mais eficazes a partir de uma postura coletiva”.

“Este contato com a comunidade local também amplia a construção do conhecimento adquirido na academia”, afirma o estudante do 9º semestre, Gabriel Bonfim. “Além de ser um importante instrumento de integração entre faculdade e comunidade”, pontua a aluna Damaris Morais
.

sábado, 22 de maio de 2010

Alunos inicam módulo de conteúdo

Nova Pós em Jequié - Controladoria e Finanças


A tônica do mercado de trabalho tem sido buscar profissionais com uma visão holística do mundo dos negócios, e em condições de formular planos de decisões e metas para as empresas. Para atender essa demanda, os profissionais de finanças e de controladoria precisam estar capacitados a não só auxiliar e orientar os gestores no processo decisório, como também dele participar. E a capacitação desses profissionais se caracteriza por uma sólida formação nessas áreas.

Atenta a esta realidade a FTC Jequié iniciou no dia 21 de maio o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Controladoria e Finanças, calcado no oferecimento de disciplinas de conteúdos teórico e prático, procurando atender profissionais que atuam ou desejam atuar nessas áreas.

«O objetivo do curso é estimular os participantes a ter uma visão global dos negócios e o entendimento conceitual e operacional das diversas atividades empresariais, qualificando-os a ocupar posições em nível de direção nas empresas», explica as coordenadoras Alessandra Vasconcelos e Liana Rita Oliveira.

“As disciplinas têm enfoque teórico-prático, com a discussão de conhecimentos, o que poderá promover maior interação entre os alunos e tornar o curso dinâmico e proveitoso”, pontua a aluna Vilian de Jesus (foto), ao justificar sua opção pela pós da FTC Jequié.

DANDO A DICA - AINDA DÁ TEMPO

O Curso terá duração de 450 horas/aulas, não computando o tempo de estudo individual destinado à elaboração de monografia ou Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Público-alvo: Profissionais e recém-graduados em Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Economia, Engenharia ou em outras áreas, que estejam buscando a especialização e/ou a qualificação para atuar nas áreas de Controladoria e/ou Finanças.

A matrícula continua aberta, devendo os interessados se dirigirem a secretaria de Pós-graduação da Faculdade ou acessar o site www.ftc.br/pos, para realização das mesmas. Maiores informações através do telefone: (73) 3527.8135/ 8110/8115.

“MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL” É TEMA DE PALESTRA

Com o objetivo de contribuir para reavivar os profissionais que por algum motivo estão se mostrando cansados ou que caíram numa rotina de resultados medianos e que precisam de um “tratamento de choque”, alunos do 9º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, realizaram no dia 21, no auditório da Clínica São Vicente, uma palestra com o tema “Motivação Profissional”, ministrada pelo Psicólogo José Fabiano Ferraz.

A motivação é definida como estímulo, impulso, energia ou, ainda, uma necessidade. “Entretanto, a característica mais importante da motivação é que ela faz parte do comportamento do homem, é inerente ao ser humano, ela tem a capacidade de movê-lo e direcioná-lo para alcançar um objetivo” destaca o José Fabiano (foto), diante de um público atento. “É necessário empenhar todo o time para enfrentar novos desafios, despertar em cada pessoa o melhor de si para o todo, e vislumbrar nas pessoas as possibilidades de realização e proporcionar uma imagem mental do êxito”, ressalta.

Para a professora Sofia Góes comprometer equipes com metas, trabalhar o emocional e o psicológico para a superação de obstáculos e a conquista de resultados é importante para o sucesso de qualquer organização. “A temática foi propositalmente escolhida para desafiá-los - profissionais e estudantes de enfermagem da clínica - a renovarem suas expectativas e a recomeçarem uma nova fase história em suas carreiras profissionais”.

“A palestra excedeu as expectativas. O enfermeiro desempenha o papel de coordenador de equipe, e quando esta atuação é reconhecida como de alta qualidade, torna-se um modelo e motivação no qual todos querem se espelhar”, afirma a estudante Amélia Carneiro (foto).