terça-feira, 22 de junho de 2010

Sindicato dos Bancários de Jequié:parceiro do Projeto Judô Ação

Projeto Judô Ação lança núcleo

Na presença de professores, familiares e parceiros foi realizado nesta segunda-feira (21), no auditório do Sindicato dos Bancários de Jequié, o lançamento do segundo núcleo do Projeto “Judô Ação”, para 21 atletas da comunidade do bairro Pau Ferro.

Ação sócio-comunitária desenvolvida pelo Programa FTC Verde há 18 meses e coordenada pelo professor Josemar Cunha, o Projeto Judô Ação visa estimular a prática esportiva e a integração social dos alunos. As aulas gratuitas e voltadas para alunos de 9 a 15 anos da rede municipal de ensino, serão ministradas pelos professores voluntários Vinícius Sóglia, (1º DAN), Arlon Ferreira (2º DAN), Genivaldo Lima (2º DAN), estudantes da FTC Jequié.

“A ampliação do projeto oportuniza os atletas de outras comunidades a buscar qualidade de vida através do esporte”, afirma Arlon.

Parceiro nesta nova fase do projeto, o Sindicato dos Bancários de Jequié, representado pelo Sr. Bartolomeu Torres enalteceu a dedicação dos idealizadores do projeto e do compromisso da FTC com a Responsabilidade Social. “A semente ora lançada na comunidade Pau Ferro, assim como no bairro Amaralina, também germinará bons frutos”, destaca Bartolomeu. Para ele, a parceria com o sindicato é apenas mais um elo na formação de grandes cidadãos.

Na oportunidade o atleta da FTC Salvador, Bi-Campeão Brasileiro de Judô na categoria Sênior Diego Ferreira, parabenizou a todos pela iniciativa e lembrou que além do esporte, o projeto oferece acompanhamento pedagógico e psicológico dos alunos cadastrados.

“Gosto de esportes. Quero treinar para competir e assim ajudar minha família”, diz o atleta Ítalo Teixeira. “O esporte valoriza a integração e a inclusão social”, afirma Sandra Suely Teixeira, mãe de Ítalo. “Seremos conhecidos por meio de eventos esportivos e culturais”, conclui o atleta.

Para o professor Josemar Cunha, o projeto “Judô Ação” é mais que uma ação. “Estamos caminhando para assimilar cada vez mais o conceito de responsabilidade social como o compromisso de cada um com a qualidade de vida, com o esporte e com a preservação da natureza”.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Entenda a diferença entre bacharelado, licenciatura e "cursos rápidos"

Ao sair do ensino médio, além de ter que se preocupar que curso fazer, o estudante precisa ter em mente que tipo de curso pretende seguir. Há quatro opções de graduação: bacharelado, licenciatura, curso sequencial e curso tecnológico. A principal diferença, além do conteúdo, é o tempo que o aluno passa estudando: enquanto um bacharelado leva, em média, quatro anos para ser concluído, um curso tecnológico pode levar dois.

O bacharelado, segundo o MEC (Ministério da Educação), é o curso superior que “confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional”. A licenciatura, por sua vez, prepara o estudante para dar aula como professor na educação básica.

Os dois costumam dividir boa parte do currículo, mas quem prefere a licenciatura pode ter matérias específicas, mais focadas em aspectos pedagógicos. Para dar aula nos anos finais dos ensinos fundamental e médio, o estudante precisa ter cursado uma área do conhecimento, como matemática, física ou letras. Um aluno formado em engenharia, por exemplo, não pode dar aula de química.

O tempo de curso, seja bacharelado ou licenciatura, depende de cada instituição de ensino superior, mas, em média, um bacharelado leva quatro anos –período que pode ser ligeiramente maior no segundo caso. Os dois fornecem diploma.

Cursos tecnológicos

E os cursos que oferecem graduação em apenas dois anos? Esses são os chamados tecnológicos. Além do tempo reduzido, eles têm um objeto de estudo bastante específico. Por exemplo: não há um curso tecnológico de jornalismo, mas é possível encontrar um de fotografia. Como a carga de conteúdo é menor e mais centralizada, os estudos são mais focados.

De acordo com o MEC, os cursos tecnológicos também conferem diploma aos concluintes. Como todo curso de graduação, é aberto a quem terminou o ensino médio (ou nível equivalente) e passou por algum processo seletivo.

Existem também os cursos sequenciais. O ministério não os considera como graduação e eles são voltados a quem já é formado em alguma área e procuram uma certa especialização. Há dois tipos: o de formação específica, que, se for reconhecido pelo MEC, pode conceder diploma; e o de complementação de estudos, que não tem esse poder.

ENEM abre inscrições

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano começa hoje, 21 e termina dia 9 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 35. As provas ocorrem em 6 e 7 de novembro. Alunos do último ano do ensino médio de escolas públicas não pagam a taxa de inscrição. Ficam isentos também inscritos que assinarem declaração de carência.

As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.enem.inep.gov.br. O estudante precisa informar o próprio número de CPF. Não será aceito o documento dos pais ou responsáveis, mesmo que o estudante seja menor de idade, de acordo com o MEC.

A nota do Enem pode ser usada pelos estudantes para ingressar em universidades públicas e particulares. O exame tem 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.

No primeiro dia do exame (6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7 de novembro), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação. No primeiro dia, o exame começará às 13h e acabará às 17h30. No segundo dia, os estudantes terão uma hora a mais e a prova terminará às 18h30.

INSCRIÇÕES COM CPF E NA INTERNET

Este ano, as inscrições para o ENEM vão exigir a apresentação do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Quem tiver mais de 16 anos poderá solicitar seu CPF em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Economica Federal ou dos Correios. O pai, a mãe ou responsável legal devem solicitar o documento para os menores de 16 anos.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

FTC Jequié participa de debate sobre Gestão das Águas

Obedecendo ao cronograma de eventos em comemoração a Semana de Meio Ambiente, a FTC Jequié por meio de seu Comitê de Operações FTC Verde e Coordenação de Marketing participaram do evento “Gestão das Águas na Bahia”. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), através da Superintendência de Florestas, Biodiversidade e Conservação, a Unidade Regional do INGÁ de Jequié promoveram, na quinta-feira (10), duas palestras para discutir a Gestão das Águas na Bahia.

O evento fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente e aconteceu no auditório da Casa de Recursos Naturais. As palestras foram proferidas pelas biólogas Tiara Almeida, do INGÁ, e Alvina Costa, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Na oportunidade foi discutida a importância do SEMA e do Ingá no trabalho de preservação do Meio Ambiente. Segundo o professor da FTC Jequié, Leandro Novaes nos dias atuais é fundamental intensificarmos as discussões sobre a temática, visando desenvolver mecanismos sustentáveis de uso dos recursos hídricos.

Durante o evento ficou ainda mais evidente o papel de cada setor/instituição na busca de alternativas para o problema do mau uso das águas. Em sua abordagem, a representante da Embasa, Alvina Costa, relatou que o município de Jequié tem aproximadamente 85% de cobertura de saneamento e tratamento de água.

Alvina alertou os participantes com relação ao cuidado na utilização de água pelo fato dos costumes da população colaborar para o desperdício de água potável. “É com a mudança de pequenos hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes, que podemos contribuir com a preservação do nosso meio ambiente”, salientou Alvina.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Feira da Saúde e Qualidade de Vida

Atendimento no Mandacaru e Km 03



Pça da Bandeira



Feira da Saúde repete o cuidado com a Saúde


Foram três dias de atividades e centenas de pessoas atendidas. Com a coordenação do professor Gilson Pires, titular da disciplina Saúde do Adulto, um grupo de estudantes do 7º e 8º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié participou da Feira de Saúde, promovida pela Fundação José Silveira, contemplando moradores da cidade e região com ações em várias áreas.

Os participantes da Feira de Saúde contaram com atendimento médico e odontológico, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, planejamento familiar, além de outros serviços, o que oportunizou ampliar a interação entre a comunidade e os serviços de saúde oferecidos por estudantes da FTC. “Mais uma vez pudemos reforçar as orientações quanto à necessidade da visita regular ao médico”, informa a aluna Maria Letícia Costa.
A parceria com Fundação José Silveira que é uma entidade filantrópica, é mais uma forma de estreitar o vínculo entre os estudantes da FTC Jequié com os pacientes”, explica professor Gilson Pires.

“Gostei muito de tudo, participo de todas”, resumiu a costureira Diva Silva, 71 anos, moradora do Km 3, depois de aferir a pressão e fazer o teste de glicemia. O motorista Marivaldo Queiroz, 65 anos, morador do bairro Mandacaru, elogiou o atendimento. “É muito bom para a população carente”, afirmou.

Satisfeita com o resultado, a coordenadora de atendimento, Ivana Assunção, conta que aproximadamente 2800 moradores receberam atendimento médico gratuito. “Nossa finalidade é estimular a procura dos serviços prestados e que é oferecido objetivando melhor qualidade de vida”, pontua Ivana.

No dia 12, o destaque foi à solenidade de lançamento da pedra fundamental para a construção da Santa Casa de Misericórdia – Maternidade São Judas Tadeu. De acordo com a superintendente da Fundação, Srª Leila Brito, a nova unidade de saúde servirá não somente a população de Jequié como toda a região.

Estudantes promovem confraternização


O auditório da Faculdade, foi o local escolhido pelos alunos do 5º semestre (matutino) da FTC Jequié, para comemorar o encerramento das atividades da disciplina Saúde Coletiva II, ministrada pelo professor Marcus Vinicius Menezes, nesta terça-feira, 15.
Na oportunidade o ator José Luis, apresentou um monólogo de Shakespeare e a professora Norma Bastos fez uma palestra sobre "Motivação".

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Alunos de Psicopedagogia da FTC Jequié concluem estágio com seminário

Pós-Graduandos da FTC Jequié apresentam relatórios


Educadores, coordenadores de curso, pais e estudantes do Centro Educacional Professor Brito, estiveram presentes no auditório da instituição para assistirem a apresentação dos resultados do estágio dos alunos do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, da FTC Jequié, no dia 9.

Para a professora Ana Luiza Gusmão, este é um empreendimento pioneiro e que irá trazer grandes benefícios para a comunidade jequieense. “Diante da grande demanda de alunos portadores de transtornos da aprendizagem presente na educação básica, um curso que está formando 42 Psicopedagogos Clínicos é se configura numa importante conquista. Esses alunos estão na escola, fracassando sem acompanhamento especializado e os Psicopedagogos formandos irão atendê-los em suas necessidades, visto que, há apenas duas profissionais psicopedagogas em nossa cidade, atuando na área clínica”, destaca Ana Luiza.

O ponto alto ficou a cargo das apresentações de cada grupo. Cada um fez um breve relato sobre as crianças que foram atendidas e entregaram às professoras da escola o relatório com o resultado das analises. “Espera-se que esses relatórios sirvam de base para a construção de novas práticas que irão contribuir para a superação das dificuldades dos alunos atendidos”, pontua a estudante Marcia Barreto.

Currículo Integrativo aborda Tipos de Câncer

Com o objetivo de envolver os acadêmicos e profissionais da área numa discussão acerca de temas que, apesar de serem conhecidos pela população, apresentam índices preocupantes de morbi/mortalidade, estudantes do 1º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié apresentaram no dia 11, o I Seminário Interdisciplinar, com abordagens sobre “Câncer: efeitos biológicos, fatores bioquímicos e aspectos anatômicos”.

Diferentes tipos de câncer como pulmão, fígado, mama, entre outros e tratamentos foram abordados nas apresentações.

“Na construção da atividade ficou evidente que na contramão da prevenção está o preconceito. O paciente fica com o psicológico abalado, o que atrapalha muito a recuperação”, pontua a aluna Magali Pereira. Para ela, realizar palestras e campanhas educativas auxilia a população tanto na prevenção quanto no processo de reabilitação e adaptação à doença.

O impacto causado pelo diagnóstico de câncer transforma a vida do paciente e seus familiares em todos os sentidos. “Ocorre uma mistura de sentimentos e a atuação presente do “enfermeiro” traz resultados positivos e significativos para uma boa recuperação e reabilitação”, afirma a estudante Ivana Ferraz.
Segundo o coordenador do curso, professor Ronney Cabral o câncer é uma realidade presente no cotidiano do profissional de saúde, “e no processo saúde-doença é importante desenvolver ações educativas tão essenciais para a disseminação da prevenção”, afirma.


Esta atividade faz parte do currículo integrativo do curso de Enfermagem e engloba as disciplinas Bioquímica, Biofísica e Anatomia Humana.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Calendário de Matrícula FTC Jequié 2010.2

Durante o período de 01 a 16 de julho, os estudantes de todos os cursos da FTC Jequié devem realizar suas matrículas. Acompanhe o calendário abaixo e não perca o prazo.

ALUNOS SEMESTRALIZADOS E DESSEMESTRALIZADOS APROVADOS POR MÉDIA SEM PROVA FINAL

01.07 - Enfermagem - 9h às 20h
03.07 - Enfermagem - 9h às 16h
05 e 06.07 - Psicologia/Administração e Sistemas - 9h às 20h

ALUNOS SEMESTRALIZADOS E DESSEMESTRALIZADOS APÓS PROVA FINAL

07 e 08.07 - Enfermagem - 9h às 20h
09.07 - Psicologia/Administração e Sistemas - 9h às 20h
10.07 - Psicologia/Administração e Sistemas - 9h às16h

ALUNOS FAZ UNIVERSITÁRIO

14 a 16.07 - Todos os cursos - 9h às 20h


Meio Ambiente em Pauta


A última semana de maio foi marcada por vários eventos para discutir e disseminar a questão da Responsabilidade Socioambiental nas empresas e no comércio de Jequié. As ações foram desenvolvidas pela professora Maria Moreira e os alunos do curso de Administração da FTC, em parceria com o Comitê de Operações da FTC Verde, a Cooperativa de Catadores Recicla Jequié (COOPERJE) e empresários locais.

Segundo a professora Maria Moreira (foto), a discussão do tema é relevante, tendo em vista que a preservação ambiental e a inclusão social são grandes desafios do mundo moderno e determinantes para o desenvolvimento humano e sustentabilidade empresarial.

Em consonância com essas premissas e sensibilizados com a nossa realidade local, os alunos do 2º, 3º e 4º semestres do curso de Administração fizeram um trabalho importante na perspectiva de disseminar informações sobre o desenvolvimento sustentável do planeta, o respeito aos ecossistemas e à dignidade humana, comprometendo-se, ainda, em promover cursos de capacitação para os recicladores da COOPERJE, numa parceria com FTC.

"Foi gratificante ver os alunos motivados às discussões e vivenciando momentos de reflexão acerca de temas tão importantes", afirma Maria Moreira.

"A Responsabilidade Socioambiental é uma das bandeiras da Rede FTC que, por meio do Programa FTC Verde, tem buscado fomentar e desenvolver ações que produzam melhorias da qualidade de vida para a comunidade interna e externa" destaca o professor e biólogo Josemar Cunha.

Telhas ecologicamente corretas na FTC Jequié


A FTC Jequié, atenta aos problemas ambientais que o setor da construção civil tem causado ao meio ambiente, adotou o uso de telha de papel na cobertura do novo espaço da biblioteca. São 160m2 de área coberto com o material. Trata-se de um novo tipo de cobertura para a construção civil feita de papel, alumínio e plástico reciclado.

As telhas têm como matéria-prima caixas de Tetra Pak e tubo de creme dental. O diretor geral da Faculdade e membro do Comitê de Operações da FTC Verde, professor José Carlos Oliveira, explicou que o fator determinante para a escolha da telha ecológica foi benefício ambiental, mesmo com o custo maior que o telhado convencional. "Tudo isso reflete nosso compromisso com a questão ambiental e o desenvolvimento sustentável da cidade", diz o diretor.

"A telha ecológica não esquenta tanto o ambiente, o que para nossa cidade é um ponto positivo, já que podemos reduzir o consumo de energia dos aparelhos de ar condicionados. Além disso, o fato de ser mais leve reduz significativamente o uso de madeira para sua sustentação", pontua o professor e biólogo Josemar Cunha

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Saúde da criança e do adolescente em debate

Com o objetivo de fomentar discussões acerca de temas atuais no cotidiano das crianças e adolescentes, alunos do 5º e 6º semestres do curso de enfermagem da FTC Jequié, coordenados pela professora Norma Bastos, realizaram na tarde desta terça-feira, 08, uma mesa redonda com a presença de representantes de órgãos e entidades locais.

Temas como “Drogas”, Violência contra a criança e o adolescente”, “Gravidez e aborto na adolescência”, foram abordados pela enfermeira Ana Paula Camargo, a psicóloga do CREAS Drª Elissandra Passos, o representante do Conselho Tutelar, Terêncio Rafael e o jovem Ivan Santos que fez um relato de experiência sobre dependência química.
Para a enfermeira Ana Paula Camargo, é importante apresentar aos futuros enfermeiros as possibilidades de integração das ações dos conselhos tutelares e serviços de saúde do município para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.

Segundo a professora Norma Bastos, estes temas são prioritários para discussão com os graduandos em enfermagem. “Os estudantes também precisam conhecer e entender as questões éticas e legais que envolvem os assuntos abordados, além de estarem atualizados com as questões epidemiológicas do município”, afirma Norma.


Esses encontros com profissionais de saúde, nos mostra como agir diante de situações de vulnerabilidades, violação de direitos e das diversas formas de violência”, destaca a estudante Dayane Gomes.

A atividade fez parte das atividades desenvolvidas na disciplina Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente.