sexta-feira, 30 de julho de 2010

Técnicos em saúde participam do evento

• Seminário de Vigilância em Saúde na FTC Jequié


Orientados pelos professores Soraya Sampaio e Ricardo Rodrigues (foto), alunos do 5º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié realizaram na tarde desta quinta-feira, 29, no auditório da Faculdade, o Seminário Vigilância em Saúde.
Ampliar o acesso às informações sobre as ações desenvolvidas e serviços prestados pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Jequié apontando algumas medidas que podem melhorar a qualidade de vida e cura dos pacientes, foi o objetivo da atividade.

Temas como tuberculose, hanseníase, mortalidade materno infantil, doenças notificadas, entre outros foram abordados pelas Enfermeiras Juliana Nogueira, Gisele Lacerda, Priscilla Moraes, Gilmara Chaves, Luciana Bispo, Priscilla Barros, egressas da FTC Jequié.
A palestra da Diretora da Vigilância Epidemiológica do município de Jequié, Juliana Nogueira que, através de gráficos apresentou a situação epidemiológica do município de Jequié de 2007 a 2009, serviu para esclarecer dúvidas dos alunos quanto às atividades do órgão.

“O atendimento aos pacientes pode ser realizado por meio de demanda espontânea nas unidades de saúde, busca ativa de casos em áreas de transmissão, quando indicado pela vigilância epidemiológica ou pela equipe de saúde da família ou ainda nas áreas de risco onde é difícil o acesso da população às unidades de saúde”, explica a enfermeira Gisele Lacerda.

Para a estudante Conceição Gonçalves (foto), a iniciativa foi válida “porque tivemos a oportunidade de estar discutindo os assuntos". Segundo ela, enquanto profissionais da área é preciso estar atento, "pois somos os primeiros a ter contato com os pacientes”.

De acordo com o material informativo que foi distribuído pelas palestrantes é importante observar cada vírgula que o paciente relatar, o que facilitará o diagnóstico e tratamento.

Atividade faz parte da disciplina Saúde Coletiva II.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

VII Seminário de Pesquisa FTC


Programação
- 11 de agosto de 2010 –

VII Seminário de Pesquisa da FTC

APRESENTAÇÃO

O VII Seminário de Pesquisa da FTC criou espaços interdisciplinares para discussão e troca de idéias entre os pesquisadores e a comunidade, bem como, das possibilidades de disseminação do conhecimento produzido em benefício da sociedade. As discussões acontecerão em paralelo com a
apresentação dos resultados das pesquisas que foram e que estão sendo desenvolvidos na rede de ensino FTC e em outras IES.

OBJETIVO GERAL
Abrir espaços de divulgação e socialização dos conhecimentos produzidos, fortalecendo a interação da Rede de Ensino FTC com a sociedade.

PÚBLICO ALVO
- Estudantes e professores da Rede de Ensino FTC
- Comunidade FTC
- Comunidade de outras IES
- Comunidade externa (empresas, órgãos governamentais, demais interessados).

LOCAL
FTC Salvador. Avenida Luiz Viana Filho, 8812. Paralela, Salvador-BA.

ESTRUTURA DO EVENTO
Apresentação de trabalhos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento;
Mesas redondas, comunicações orais e apresentação de trabalhos
científicos.


MANHÃ
LOCAL: AUDITÓRIO ASTOR PESSOA
08h – Credenciamento e entrega do material
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
08h30 – Abertura do Evento
(Coordenador de Pesquisa FTC: Leonardo Maestri Teixeira)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
09h00 às 10h00 – Palestra 1
Tema: Pesquisa translacional: acelerando curas e tratamentos com
novas descobertas.
Palestrante: Dr. Marco Aurélio de Paula Brotto (University of
Missouri System , Estados Unidos).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
10h00 às 12h15 – APRESENTAÇÃO ORAL (Público interno e externo)
(15 a 20 min. de apresentação)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

TARDE
LOCAL: MODULO IV
14h00 às 21h00 – APRESENTAÇÃO PÔSTER
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOITE
LOCAL: AUDITÓRIO ASTOR PESSOA
19h00 às 20h00 - Palestra 2
Tema: O desafio da Segurança Pública para a Bahia.
Palestrante: Dr. Carlos Alberto da Costa Gomes (Coordenador
do Observatório de Segurança Pública da Bahia)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
20h00 as 21h00h - Palestra 3
Tema: A contribuição das Engenharias na Melhoria da Qualidade
Ambiental na questão Energética.
Palestrante 1: Luis Eduardo Moysés (BATRE)
Palestrante 2: João Fortuna Neto (BATRE)

• Alegria e descontração na Semana de Integração


Alegria e descontração fizeram parte da programação da Semana de Integração da FTC Jequié ontem à noite (27). Atletas mirins do Projeto Judô Ação – núcleo Jardim Amaralina – fizeram uma apresentação para a comunidade acadêmica da Unidade, dando boas vindas aos novos calouros.

Segundo a professora Nandyara Souza, gerente Acadêmica da FTC Jequié as atividades da Semana de Integração procura resgatar a importância do rito de passagem que é a entrada para a Faculdade.

“Fiquei encantada com o projeto de responsabilidade social desenvolvido pela FTC Jequié. As crianças são lindas, treinadas e acompanhadas com dedicação pelos professores”, afirma Mirelle Carvalho, aluna do 1º semestre de Psicologia.

Para Pollyana Souza, do curso de Administração, essas atividades ajudam a integrar calouros e veteranos de uma maneira descontraída.

Os atletas mirins Beatriz Costa (campeã na categoria Infanto-Juvenil (11 e 12 anos) e Samuel da Silva, vice-campeão na categoria Juvenil (13 a 15 anos), premiados no Campeonato Baiano Iniciantes de Judô, realizado em Salvador, no último dia 24, fizeram uma apresentação especial.

terça-feira, 27 de julho de 2010

• Atletas do Projeto Judô Ação premiados em campeonato

Atletas do Projeto Judô Ação – núcleo Jardim Amaralina -, a cada competição mostra superação contra equipes adversárias. No último sábado (24/07), os atletas mirins participaram do Campeonato Baiano Iniciantes de Judô, realizado no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Salvador.

“Mais uma vez a equipe apresentou excelente desempenho”, afirmam os professores Vinicius Sóglia (1º DAN) e Arlon Ferreira (2º DAN), ambos bolsistas da FTC Jequié e voluntários no projeto. “Levamos para a competição quatro atletas – Beatriz Costa, Samuel da Silva, Luana Santos e Marivan Santos - nas categorias Infanto-Juvenil, Juvenil, Pré-Juvenil e Júnior, respectivamente e dois foram premiados”, conta Arlon.

Entusiasmada, Beatriz Costa diz-se feliz com a conquista. “Nos esforçamos muito nos treinos e ver a medalha no pescoço foi incrível”, conta Beatriz, campeã na categoria Infanto-Juvenil (11 e 12 anos). Não menos feliz está Samuel da Silva, vice-campeão na categoria Juvenil (13 a 15 anos). Para ele esta conquista é a prova de que “treinando com obstinação, somos capazes de disputar em pé de igualdade com competidores de alto nível”.

Nossos agradecimentos aos parceiros Schincariol, Loteria Cristal da Sorte e ao coordenador do Judô da FTC Salvador, João Neto.

Diversão e integração na Semana do Calouro

Acolher e integrar os novos alunos foram os objetivos da Semana do Calouro da FTC Jequié. Recepcionados pela direção, coordenadores, professores e colaboradores da Unidade e ao som da Banda Imunidade Acústica (composta por egressos de Enfermagem), os novos estudantes receberam as boas vindas, na tarde desta segunda-feira, 26.

“Estava agitada e ansiosa com o inicio das aulas e como seríamos recebidos. Mas tudo se transformou em alegria e bem estar”, revela Samili Pizzani, aluna do 1º semestre de Enfermagem, depois de assistir sua primeira aula.

A iniciativa do evento acadêmico, artístico e cultural é a maneira que a Faculdade tem para receber os novos ingressantes com informações básicas para sua chegada e estabilidade inicial. Segundo a assessora Pedagógica, Amanda Nogueira (foto), “o principal objetivo da Semana é apresentar a universidade para o aluno calouro, integrando-o à vida acadêmica, aos alunos veteranos, professores, técnico-administrativos e, principalmente, à comunidade local”, resume Amanda.

Para o acadêmico do 3º semestre de Sistemas de Informação, Giorgione Mendonça (foto), a FTC é uma instituição que auxilia e oferece oportunidade, de busca incessante do conhecimento e da pesquisa para preparação e a inclusão do cidadão à sociedade e ao mercado de trabalho. “Estou feliz em poder mostrar esta satisfação na recepção aos novos calouros”, diz.

Na avaliação da estudante Mariana Queiróz, estudar na FTC representa uma oportunidade para ascensão profissional que a formação em administração pode proporcionar. Para ela poder passar esta tranqüilidade aos novos alunos significa “iniciar uma vivência no ambiente universitário com amizade e solidariedade”.

Acompanhe a programação:
27 de julho / terça-feira.

14h – Momento COREN (curso de Enfermagem)
18h – Apresentação do Judô Amaralina.
20h – Apresentação do Manual do aluno (curso de Administração)
21h40m – Exibição de documentário e discussão sobre Meio Ambiente – Professores Maria Moreira e Josemar Cunha (1º semestre de Sistemas de Informação).

28 de julho / quarta-feira.

15h – Trote Legal – Plantio e doação de mudas de árvores.
17h – Apresentação do Manual do Aluno.
19h - Exibição de documentário e discussão sobre Meio Ambiente – Professores Maria Moreira e Josemar Cunha (1º semestre de Sistemas de Administração).
20h – Inauguração do Serviço de Psicologia.

29 de julho / quinta-feira.

14h – Trote Legal – Doação de sangue.
15h30m – 2º Circuito Tela Verde - Exibição de documentário e discussão sobre Meio Ambiente – Professores Maria Moreira e Josemar Cunha (1º semestre de Enfermagem).
19h30m - Apresentação do Manual do Aluno (Sistemas de Informação)
20h50m - Exibição de documentário e discussão sobre Meio Ambiente – Professores Maria Moreira e Josemar Cunha (1º semestre de Psicologia).

30 de julho / sexta-feira.

19h30m – Apresentação do Manual do Aluno (Curso de Psicologia).
20h – Apresentação da Ferramenta de Pesquisa Bibliográfica na Internet (Colegiado de Psicologia).

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Formandos orgulhosos participam da cerimônia







FTC Jequié diploma novos Enfermeiros


A emoção foi o ponto alto do segundo dia de Colação de Grau do curso de Enfermagem da FTC Jequié. A cerimônia presidida pelo diretor geral, professor José Carlos Oliveira foi acompanhada com grande expectativa pelo público formado por pais, familiares e amigos dos formandos.

No total, 47 formandos receberam o diploma de bacharéis em Enfermagem, na cerimônia realizada no Palácio das Artes, no dia 24. “O diploma de um curso superior é a realização de um sonho, já que alguns alunos já atuavam na área de enfermagem”, comenta o coordenador do curso, professor Ronney Cabral.

O desafio de conviver com ideias diferentes, questionadoras e críticas dos estudantes que passaram estes anos juntos, foi destaque do discurso da oradora da turma, Ivana Andrade. “Logo após a lista do vestibular nossa visão de mundo começou a mudar e fomos além dos estudos. Tornamo-nos cidadãos críticos diante de uma realidade”, discursou Ivana.

Emocionada, a formanda Dilcimare Sales falou da profissão: “Escolhi ser enfermeira porque é uma forma de viver para o próximo, sem nunca deixar de ser nós mesmos. Ser enfermeiro é um mito, é mágico. Estou realizada”.

“É um dia que não queria que chegasse, pois já começo a sentir muita falta dos amigos que fiz aqui. Mas sinto-me feliz, uma vez que vou entrar numa nova etapa da minha vida”, confessa Daniel Pereira.

O diretor geral da unidade, professor José Carlos Oliveira, presidiu a solenidade acompanhado pela professora Norma Magalhães, o coordenador do curso, professor Ronney Cabral, a secretária acadêmica Ana Rita Abadde, além de contar com a presença de autoridades locais e representantes de entidades parceiras na formação destes profissionais.



Formandos

Adelmo Lima; Amanda Santos; Ayala Silva; Carla Almeida; Caroline Figueiredo; Cinthia Moreira; Daiana Oliveira; Daniel Pereira; Dilcimare Sales; Edson Batista; Eline Galvão; Emilianna Torres; Érica Rodriguez; Fábia Britto; Fabiana Souza; Gabriel Souza; Gabriela Almeida; Gessivaldo Santos; Gildélito Ferraz Neto; Isnaia Macêdo; Ivana Andrade; Izandra Santa Bárbara; Jamile Sampaio; Jefferson Souza; Jussara Silva; Karla Santos; Lourival Souza; Luciana Benetti; Luciane Rocha; Luiz Carlos Freitas Filho; Marcele Sampaio; Marcelo Oliveira; Mariana Requião; Mariana Teixeira; Matheus Rebouças; Milena Figueredo; Munique Pithon; Nátia Santos; Nayana Almeida; Nisléia Barbosa; Poliana Argolo; Priscila Lima; Renata Santos; Sarah Farias; Thaís Barreto; Ticiana D’Ávila; Veridiana Santos.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

2º Encontro Empresarial de Jequié

NOTA DE PESAR


É com pesar que a Direção Geral da FTC Jequié informa o falecimento da aluna JULIANA RAMOS DOS SANTOS, ocorrido nesta quinta-feira, 22. Juliana tinha 27 anos e cursava o oitavo semestre de Administração.

A FTC Jequié decreta luto oficial por um dia para os estudantes do 8º semestre, não havendo suspensão das atividades acadêmicas ou administrativas.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Seminário de Planejamento e Estratégia na FTC Jequié

Leandro, James, Virnna, Izabel, Isadora, Mônica, Romão e Juscimara


Educadores, coordenadores de curso, colaboradores e direção geral participaram na tarde desta quinta-feira, 15, no auditório da FTC Jequié do Seminário de Planejamento e Estratégia, com a participação do coordenador comercial, Milton Romão (foto) e da gerente de vendas de produtos educacionais, Monica Baldacci.

Segundo Romão o objetivo do evento foi capacitar os envolvidos na divulgação e estruturação dos cursos de Pós-Graduação Latu Sensu na unidade de Jequié. “É importante otimizar as informações, pois seremos multiplicadores do nosso produto” pontua Mônica.

Na oportunidade os coordenadores dos cursos Psicopedagogia Clínica e Institucional – Ana Luíza Gusmão -, Gestão de Pessoas – Virnna Gouveia -, Gestão em Tecnologia da Informação – Agnaldo Volpe -, Docência do Ensino Superior – Leandro Novaes -, Enfermagem do Trabalho – Jackeline França -, e Emergência na Urgência e Emergência – James Melo apresentaram objetivos e diferenciais de cada curso.

De acordo com a coordenadora da Pós, professora Isadora Lucena, hoje, a pós-graduação da FTC Jequié estabelece novo crescimento no mercado, não só pelo nome e pela credibilidade, mas também pelo quadro de professores renomados; a nova estrutura curricular dos cursos ofertados, que atende às principais necessidades de mercado.

“Os cursos de pós-graduação se valorizam cada vez mais, já que são considerados fontes de atualização, ajudam a ampliar a rede de contatos e, ainda, contam pontos na hora de disputar uma vaga em concursos públicos, por exemplo,” lembra Ana Luíza Gusmão (foto).

Maiores informações sobre os cursos de pós-graduação oferecidos pela FTC Jequié acessem o site www.ftc.br/pos ou ligue para (73) 3527.8135, de segunda a sábado.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Semana de Mobilização Pedagógica na FTC Jequié


O auditório da FTC Jequié foi o local escolhido para a realização dos Encontros de Mobilização Pedagógica 2010.2. Voltado para professores, coordenadores de curso e assessores pedagógicos, a iniciativa objetiva a troca de experiências sobre os processos educativos e estimular a busca constante pela melhoria das práticas pedagógicas.

“Nós, da FTC, desejamos fazer desta Semana um momento acolhedor, de rica reflexão, possibilitando o aprendizado e integração dos/as participantes”, destaca o diretor geral da Faculdade, professor José Carlos Oliveira, ao dar boas vindas aos participantes.

Para a assessora pedagógica Amanda Nogueira, o momento oportuniza aos professores refletirem de forma coletiva a construção de novos conhecimentos buscando sempre acrescentar mais e mais qualidade à sua prática docente. "Aproveitamos para avaliar nossas práticas educativas e elaborar novas metas para o período que se inicia”, analisa a Amanda.

A programação que acontecerá até o dia 16, das 15h às 22h, inclui palestras, oficinas, planejamento e elaboração dos planos e cronogramas. “O espaço é também propício para o diálogo direto entre a instituição e o corpo docente, visando o esclarecimento de questões fundamentais para o êxito do semestre letivo”, comenta a gerente Acadêmica, professora Nandyara Santos.

Aprovada PEC que recupera exigência de diploma


Foi aprovada ontem (14), em comissão especial da Câmara dos Deputados, proposta de emenda constitucional (PEC) que restabelece a exigência do diploma do curso de jornalismo para o exercício da profissão.

A emenda terá de ir ao plenário da Casa e ser votada em dois turnos e, se aprovada, seguir ao Senado, onde emenda constitucional com teor semelhante aguarda votação em plenário.

A PEC aprovada ontem (14), de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), inclui na Constituição Federal a exigência “de graduação em jornalismo e de registro específico do respectivo diploma nos órgãos competentes para o exercício da atividade profissional”.

Pimenta apresentou a emenda em 2009, logo depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) acabou com a exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão, tendo por base a tese de que nada pode restringir a liberdade de expressão.

“É uma profissão que exige qualificação. Meu relatório é o texto que mais se adequa à decisão do STF e evita questionamentos”, disse o relator Hugo Leal.

Fonte: Jornal A Tarde, 15/07/2010.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Prorrogado Inscrição do Enem

Marcadas para encerrar às 23h59 desta sexta-feira (9), as inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram prorrogadas para o dia 16 de julho. A data foi confirmada pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas) em nota oficial, diferente do prazo informado pelo Diário Oficial.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas), o presidente do órgão, Joaquim Neto, decidiu pelo adiamento do último prazo para atender ao pedido dos governadores dos Estados de Pernambuco e de Alagoas que estavam preocupados com o impacto das chuvas que atingiram o nordeste e destruíram dezenas de escolas.

Para participar, é preciso informar o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) no cadastro. Não será permitido usar o documento dos pais ou responsáveis, mesmo que o estudante seja menor de idade.

O Enem, que será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro, terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade neste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Ministério divulga tabela PIS/PASEB 2010/2011


O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou nesta semana o calendário de pagamento do Abono Salarial 2010/2011. Previsão é de que 18,4 milhões de trabalhadores sejam identificados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais2009) com direito a receber o benefício de um salário-mínimo (R$ 510). O Fundo de Amparo ao Trabalhador disponibilizará cerca de R$ 9,3 bilhões para pagamento do benefício.

O pagamento terá início no dia 11 de agosto, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, e deve ser feito até 30 de junho de 2011, conforme o cronograma aprovado. Os trabalhadores que têm o valor creditado em conta corrente ou na folha de pagamento receberão entre julho e setembro de 2010. O pagamento pela Fopag (através da folha de pagamento das entidades conveniadas) será feito entre julho de 2010 e maio de 2011.

Têm direito ao Abono Salarial os trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (PASEP) há pelo menos cinco anos. Além disso, tem que ser informado corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ter recebido em média até dois salários-mínimos de remuneração mensal no ano base e ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, trinta dias do ano base.

Confira os calendários:
PIS

NASCIDOS EM

Julho - 11 / 08 / 2010
Agosto - 18 / 08 / 2010
Setembro - 25 / 08 / 2010
Outubro - 14 / 09 / 2010
Novembro - 21 / 09 / 2010
Dezembro - 28 / 09 / 2010
Janeiro - 14 / 10 / 2010
Fevereiro - 21 / 10 / 2010
Março - 28 / 10 / 2010
Abril - 11 / 11 / 2010
Maio - 17 / 11 / 2010
Junho - 24 / 11 / 2010
PRAZO FINAL PARA RECEBIMENTO ATÉ O DIA 30/06/2011.

PASEP
FINAL DA INSCRIÇÃO
0 e 1 - 11 / 08 / 2010
2 e 3 - 17 / 08 / 2010
4 e 5 - 24 / 08 / 2010
6 e 7 - 31 / 08 / 2010
8 e 9 - 08 / 09 / 2010

PRAZO FINAL PARA RECEBIMENTO ATÉ 30/06/2011.

Fonte: Ministério do Trabalho