quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pós-Graduação de Enfermagem na Urgência e Emergência

Garantir o aperfeiçoamento profissional contínuo dos enfermeiros que atuam ou desejam atuar em pronto-socorro e ou serviço de atendimento pré-hospitalar, promovendo a melhoria da assistência de enfermagem prestada ao paciente com risco eminente de vida. Com este objetivo, alunos da Pós-Graduação de Enfermagem na Urgência e Emergência da FTC Jequié, assistiram à primeira aula de conteúdo nesta sexta-feira, 24.

Segundo o coordenador do curso, professor James Melo, capacitar os profissionais da área de saúde para que os mesmos possam garantir o desenvolvimento de um atendimento direcionado e eficaz aos pacientes em situações de emergência e urgência, visando à promoção e recuperação da saúde do individuo, é um diferencial deste curso. “Nossa proposta é ampliar os conhecimentos dos estudantes permitindo contato direto com profissionais que lidam no dia a dia com casos de urgência e emergência dentro e fora dos hospitais”, pontua James.


Esse enfoque é importante para o aprendizado e nos permite conhecer as condutas. “Poder praticá-las nos torna profissionais ainda mais capacitados”, disse a estudante Luciana Couto.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

• Alunos de Enfermagem em campanha de doação de sangue e medula óssea

Ação de cidadania no HEMOBA


Orientados pelo professor Marcus Rabelo, estudantes do 9º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, promoveram mais um dia de Doação de Sangue, nas dependências da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), na manhã desta segunda-feira, 27.

“Com o objetivo de sensibilizar a comunidade quanto à importância da doação de sangue e de medula óssea, estamos em outra fase do Projeto “Doando Sangue, Doando Vida”, explica a aluna Luana Oliveira. “Apresentamos aos colegas de outros semestres a proposta, e hoje, alunos do 4º semestre acompanhados pela professora Caroline Duque, estão participando desta ação de solidariedade”, conta Fernando Souza.


Os alunos também convidaram pessoas da comunidade para conhecerem as atividades do Centro e fazer o cadastro para ser um doador. Para Clóvis de Jesus (foto), 36 anos, que fez sua primeira doação, o que o motivou foi à necessidade de ajudar um familiar. “Vim por causa da minha mãe, mas percebi que posso ajudar muitas pessoas com um ato simples. Agora serei um doador de carteirinha”, afirma Clóvis.


Doando pela segunda vez, a estudante Lucilene Morais (foto), concorda com o que diz Clóvis. “Qualquer pessoa pode necessitar de uma transfusão de sangue. Por isso é importante nossa contribuição enquanto estudantes de enfermagem, e principalmente como cidadãos”, ressalta Lucilene.


A coordenadora do Hemoba em Jequié, Gildásia do Espírito Santo, acompanhou as ações dos alunos e explicou aos doadores que uma bolsa de 450 ml de sangue pode salvar a vida de quatro pacientes. “É muito importante a participação dos acadêmicos não só, no sentido de doar o sangue, mas como multiplicadores deste serviço”, diz Gildásia.


“Fazer o bem sem olhar a quem”. Assim definiu o Sr. Reginaldo Santos (foto), 30 anos, sobre o ato de doar sangue. “Este é um momento único de solidariedade, e qualquer pessoa pode participar”, revela Reginaldo, doador a mais de 3 anos.

Visando criar possibilidades de qualidade de vida para aqueles que esperam por um transplante de medula, foi cadastrado o maior número possível de doadores de medula óssea. “Além das informações pessoais, é colhida uma pequena amostra de sangue – 5ml - do candidato a doador durante a realização do cadastro”, explica a enfermeira do HEMOBA, Helena Del Rey.


Serviço - Para doar sangue é muito fácil: Basta estar saudável, com idade entre 18 e 65 anos e portar documento de identidade. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.

Medula Óssea – Os pacientes que necessitam de transplante são os portadores de doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como a Leucemia e Aplasias de Medula Óssea e crianças com algumas doenças genéticas. O ato de doar é seguro, não dói e as células se refazem rapidamente.
O Hemoba espera por você nas dependências do Hospital Geral Prado Valadares. Maiores informações pelo fone (73) 3525.0067.

2ª Feira de Saúde movimenta comunidade


Numa parceria com a UESB, a Secretaria Municipal de Saúde e orientados pelas professoras Rosinalva Porto e Rita Camargo, alunos do 8º semestre do curso de Enfermagem da FTC de Jequié participaram quarta-feira (22), das 9:00 às 13:00h, da 2ª edição da Feira da Saúde, promovida pela Unidade de Saúde da Família Dr. Gizerlando Bionde.

De acordo com as coordenadoras da Unidade de Saúde, enfermeiras Luciara Barros e Iany Ramos, o objetivo geral da Feira da Saúde foi o de divulgar para a comunidade os serviços de promoção e proteção da saúde oferecida pela Unidade de Saúde. O evento decorreu nas dependências da Unidade de Saúde, onde as entidades participantes desenvolveram um conjunto de ações, desde medição de pressão, glicemia capilar, alertas sobre prevenção a dengue, tuberculose e seu tratamento, escovação na infância e até teatro movimentaram dezenas de moradores do bairro Jequiezinho e imediações.

Vários profissionais e futuros profissionais da área se dedicaram a conversar com moradores e divulgar o trabalho diário junto à população. Conforme a professora Rosinalva Porto (foto), a atividade é importante para aproximar os estudantes de enfermagem dos usuários. "Sair da faculdade ajuda a mostrar nossas ações e a valorizar o atendimento. Muitos desconhecem a amplitude da assistência", destaca Rosinalva.

A dona-de-casa Maria Antonia de Jesus que o diga. Ela reside a poucos metros da Unidade de Saúde e aproveitou para medir a pressão. Ficou surpresa ao saber que também pode buscar o posto para consultas e outros procedimentos. "Pensei que fosse só para a população carente”, comentou Maria Antonia.

Ações de sensibilização e exposição com materiais informativos, sobre a prevenção contra a Dengue, entre outras ajudou a estudante Juliana Fulco que aproveitou a oportunidade para esclarecer as pessoas sobre o assunto. Para Juliana, a prevenção é fundamental. "As pessoas estão mais conscientes, mas não podemos descuidar", justificou.

Nossos agradecimentos aos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), os Agentes Comunitários de Saúde e a Délicatesse São José.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cerimônia de diplomação

Projeto “CLICK FAZ A DIFERENÇA” entrega certificados


Emocionados, familiares, amigos, monitores e direção, participaram da solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso básico de informática para vinte alunos do Projeto “Click faz a diferença”, nesta quarta-feira, 22, no auditório da FTC/Jequié.

O objetivo do projeto é dar qualificação para os participantes além de proporcionar a inclusão digital aos moradores do bairro Jardim Amaralina e Mutirão de São Judas Tadeu, assistida pelo Programa FTC Verde, aumentando assim as oportunidades dessas pessoas no mercado de trabalho, comentou Josemar Cunha, coordenador do projeto e membro do Comitê de Operações FTC Verde, na unidade de Jequié.
A gerente acadêmica da faculdade, professora Nandyara Souza, ressaltou que a Rede FTC desenvolve projetos de cunho social, pois se preocupa com a sociedade em que está inserida, buscando sempre, a melhoria de vida para a comunidade, zelando pela qualidade dos serviços prestados. “E é neste sentido que o Comitê de Operações, acompanhando a expansão institucional, amplia, cada vez mais, as suas ações para o público externo”, pontua Nandyara.

“Além de oferecer qualificação a quem não possui condições financeiras para se inscrever em cursos profissionalizantes, a iniciativa da FTC em promover este curso que hoje recebi o certificado, certamente será um diferencial para conquistar meu primeiro emprego”, revela um dos concluintes.

Inclusão digital

A finalidade deste projeto é permitir, a um maior número de pessoas, o acesso ao mundo digital, através de um curso básico de informática dividido em quatro módulos, onde foram ministrados conhecimentos de introdução à informática, Word, Excel, Internet.
“Poder participar deste processo foi muito valioso para todos nós monitores”, afirma a estudante do II semestre do curso de SI, Carolina Silva. “Este projeto oferece à população a oportunidade de obter conhecimento na área de informática, aumentando a sua empregabilidade e saber que fizemos parte desta história é gratificante”, conclui o monitor Aijalon Júnior.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Inovação Tecnológica é pauta da 2ª Semana de Informática


Durante os dias 20 e 24 de setembro, alunos do curso de Sistemas de Informação participarão da 2ª edição da Semana de Informática do Sudoeste da Bahia (SISB). A FTC Jequié e a UESB, são parceiras neste evento que proporcionará aos participantes e toda comunidade local uma integração das ações de vários profissionais da área.


Na abertura do evento, o diretor geral da FTC Jequié, professor José Carlos Oliveira, ressaltou a importância da parceria entre as instituições e a oportunidade que todos os estudantes terão de vivenciar o conhecimento além sala de aula.

De acordo com o professor Agnaldo Volpe, coordenador do curso da FTC Jequié, o evento visa promover o intercâmbio científico entre estudantes, professores, empresários e pesquisadores da área de computação, bem como a atualização técnico-científica dos mesmos, divulgando o potencial dos futuros profissionais da região.

Além da área de computação, o evento vem atraindo também estudantes de outros cursos de graduação, onde haja atividades com temas relacionados à sua área. Para a estudante do curso de marketing, Paula Barros, “a informática está presente em nosso cotidiano, por isso, é importante participar destes eventos”, afirma.

“Teremos a oportunidade de conhecer outras pessoas, de compartilhar experiências com profissionais da área e vivenciar momentos de integração e cultura”, diz o estudante Giorgione Mendonça.

Palestras, mini-cursos e uma maratona de programação, que visa estimular os participantes a desafiar a lógica de programação de computadores, são dest aque do evento.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Formatura de novos soldados

O comando do 19º Batalhão de Polícia Militar em Jequié, realizou na tarde desta quinta-feira (16) solenidade de graduação de mais 84 soldados de 1ª classe. O total no estado foi de 2.135 incorporados à segurança pública. O curso de formação de soldados da PM tem duração de nove meses, em regime de tempo integral, com supervisão do Departamento de Ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Bahia.

Durante este tempo, foram abordadas matérias da área jurídica, administrativa, técnicas e táticas operacionais, de aprimoramento físico, defesa pessoal e línguas estrangeiras.

Os formandos também passaram por estágio operacional nas ruas da cidade e na próxima semana eles já começam a atuar. A turma recebeu o nome do Sgt PM Anderson Santos Souza, tendo como Paraninfo, o Cel. Ivo Silva Santos, coordenador do Policiamento Regional Sul que representou o comandante geral da corporação, o Paraninfo Sd. PM Antonio Carlos Vieira, sendo Madrinha a 1ª Sgt. PM Isnéia de Souza Lima.
O baile de formatura está programado para esta sexta-feira,17, sexta (17), a partir das 22 horas, no Jequié Tenis Clube.

Felicitamos o ex-colaborador da FTC Jequié, Jailton Sousa (foto), por mais esta conquista em sua vida.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Órgão divulga Biblioteca Virtual

CRP-03 visita FTC Jequié

Helena Miranda e Sara Torres


Fazendo parte do Projeto Itinerante, o Conselho Regional de Psicologia - 3ª região (CRP-03), visitou nesta quarta-feira, 15, a clínica-escola de Psicologia e as dependências da faculdade.

O encontro contou com a participação da Psicóloga Orientadora Fiscal, Helena Miranda, integrante da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), que falou sobre a estrutura de funcionamento do CRP-03, legislação da Psicologia e ética profissional.

Presente no encontro, a Bibliotecária Sara Torres, aproveitou a oportunidade para divulgar aos alunos, professores, coordenadores e direção, o site da Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia (BVS-PSI- www.bvs-psi.org.br). “Esta ferramenta é um valioso espaço virtual do psicólogo brasileiro e se consolida como um importante apoio para as pesquisas dos usuários”, pontua Sara.

Para a coordenadora do curso, professora doutora Luciana Maria da Silva, “este encontro fortalece a proposta curricular do curso e estabelece um canal de comunicação entre os acadêmicos e o Conselho Regional de Psicologia”.

Judocas fazem apresentação


Na última semana a FTC Jequié por meio de seu Comitê de operações FTC Verde e a Associação Jequieense de Judô promoveram uma aula exposição dos atletas do Projeto Social Judô Ação, núcleos Amaralina e Baixa do Bonfim, na praça Rui Barbosa em Jequié.

Na oportunidade também prestaram uma calorosa recepção ao judoca da cidade de Jequié e atleta da FTC, Diego Ferreira, que se sagrou campeão do US OPEN MIAMI DE JUDÔ, na categoria até 60 kg, realizado no dia 29 de agosto, em Miami/EUA.

O evento foi realizado como forma de incentivar os futuros campeões do Projeto Social Judô Ação. Nesta nobre missão o Sindicato dos Bancários de Jequié é o mais novo parceiro, apoiando na estrutura física do centro de treinamento.

Ficou evidente a euforia e auto-estima dos atletas com o treinamento em praça publica. O publico prestigiou bastante a atividade e elogiou a iniciativa. Para Sr. Fernando Queiroz, “as crianças e adolescentes são nosso futuro e precisam de cuidados especiais, além da cidade que é bem carente destas ações”.

“É gratificante sentir a energia positiva da garotada nos treinamentos, além de contar com uma pessoa de nossa família como referência para nosso trabalho”, afirma o sensi Arlon Ferreira, - irmão de Diego Ferreira-. “Hoje, muitas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o projeto e atividades desenvolvidas com os atletas”, destaca Arlon.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Semana de Informática 2010



O evento será realizado no campus da Uesb de Jequié. As inscrições poderão ser feitas no Colegiado do curso de Sistemas de Informação – UESB – Campus Jequié – Pavilhão Administrativo; com André, das 9h até 12h e Crislaine das 14h até 18h e também na FTC – Jequié, com Agnaldo Volpe – professor do curso de Sistemas de Informação. O valor da inscrição é R$ 10,00 e Inscrição + 1 mini-curso R$ 20,00.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vantagem Amiga FTC


Equipe Sua Amizade Vale Ouro FTC Jequié
Marcela do Rosário, Nelson Ribeiro, Magali Pereira e Priscila Sandes


Você sabia que além de todas as coisas boas que uma amizade tem, ela também pode te gerar descontos. É muito simples: Indique amigos para estudar na FTC. A cada amigo (a) matriculado (a), você e ele (a) terão 5% de desconto nas mensalidades, podendo seu desconto chegar até 100%. Na Vantagem Amiga é assim, TODO MUNDO GANHA. Mais informações - www.ftc.br

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dia do Administrador - Veja quem esteve lá!



FTC celebra o Dia do Administrador

Cláudio Machado, Edilson Araújo, Milena Bahiense, Márcio Cardoso, Oscar Navarro, Eduardo Amorim.


A profissão de Administrador está completando 45 anos de regulamentação no Brasil, no dia que se comemora o Dia do Administrador, 09 de setembro, data de sanção presidencial da Lei 4.769/65.

Para celebrar a data e homenagear os profissionais e estudantes da área, a FTC Jequié e o colegiado de Administração, realizou nesta quinta-feira, 9, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jequié, uma mesa redonda com o tema “A importância do Administrador na gestão empresarial”.


Na abertura do evento o diretor geral da Unidade, professor José Carlos Oliveira, falou sobre sua convicção de que a faculdade tem contribuído na formação de profissionais comprometidos. “Tenho certeza de que nossos alunos serão futuros profissionais que irão desempenhar suas atividades com ética e competência contribuindo dessa forma para o desenvolvimento econômico da região”, afirmou o diretor.

Na oportunidade, os empresários Márcio Cardoso, Oscar Navarro, Edilson Araújo, Eduardo Amorim – estes dois últimos, egressos da Faculdade -, e o representante do SEBRAE, Sr. Cláudio Machado, fizeram relatos de experiências sobre os seus empreendimentos e a importância da formação de administração para o gerenciamento dos negócios.

“Administrar é um desafio. Não é possível pensar em empresa sem a figura do administrador”, pontua Márcio Cardoso. “A oportunidade de cursar Administração ampliou a margem de acertos em meus empreendimentos”, afirma Edilson Araújo (foto).


Para Oscar Navarro (foto), a administração através de suas teorias e experiências vividas (cases) em sala, o preparou para as adversidades do mercado. “Da mesma forma que o engenheiro se faz indispensável à construção, assim é a necessidade do administrador nas organizações”, exemplifica Eduardo Amorim.

É necessário que o administrador conheça seu ambiente de trabalho, seu mercado e seus clientes, criando comportamentos alternativos. “Aquele que não acompanhar e se adequar às mudanças desse novo cenário de constantes transformações, estará fora do espetáculo bem antes que se imagina, pois o cenário está em reformas”, destaca a estudante do 8º semestre Elisangela Ameichoeiro (foto).

Segundo a coordenadora do curso, professora Milena Bahiense, a melhor maneira de homenagear os acadêmicos, futuros profissionais em administração, foi oferecer mais oportunidade de aprendizado. “Quanto mais conhecimento, mais preparados vão estar para um mercado de trabalho tão competitivo”.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Seminário Marketing em Saúde na FTC Jequié




Com o objetivo de estabelecer um equilíbrio e aplicações entre os diferentes tipos de marketing em saúde, os alunos do 7º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié visitaram instituições de saúde públicas, privadas e filantrópicas e apresentou sexta-feira, (3), o seminário sobre “Marketing em Saúde”.

Para a professora Adriana Galdino, é importante que os alunos percebam esta diferença na faculdade. “Muitos profissionais da área de saúde desconhecem a necessidade de implantar um plano estratégico de marketing para o setor, pois imaginam que esse tipo de ação é complicado para ser executado”, explica a professora.

“Durante a construção da atividade, constatamos que alguns gestores acreditam que um plano de marketing demanda grande investimento financeiro, treinamento de pessoal e outros recursos acima de suas possibilidades”, revela o estudante Eduardo Pecorelli. “Mas um plano de marketing não precisa ser assim”, esclarece o aluno.

Utilizando estratégias de marketing adaptadas à área de saúde e em sintonia com o código de ética do setor, os alunos apresentaram planos de ação com ideias praticas e fáceis de serem implantadas. “Retornaremos às instituições para apresentar nossas sugestões aos gestores”, afirma a estudante Lorena Novais.

Não existem respostas prontas ou soluções padronizadas. O marketing é uma ferramenta essencial para compreender o cliente/paciente e para identificar o que pode e/ou deve ser feito para conquistar e manter a sua preferência. “Conquistar esta preferência não é uma tarefa fácil no setor de saúde, onde quase sempre é preciso agradar simultaneamente a três clientes diferentes: a fonte pagadora, o médico e o usuário”, pontua o coordenador do curso, professor Ronney Cabral. Segundo ele, para administrar esta complexa rede de interesses, o Marketing é um instrumento de sobrevivência.

Nossos agradecimentos às instituições visitadas: Clínica São Vicente, Hospital Geral Prado Valadares, Cliram, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Associação Jequieense de Cegos (AJECE), PSF Dr. José Maximiliano Henríquez Sandoval, Centro de Referência DST/AIDS. Esta atividade faz parte da disciplina Enfermagem na administração da assistência a saúde.