quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A Rede FTC está realizando o Censo FTC 2010. Para isso, todos os estudantes devem atualizar até o dia 22 de novembro seus dados cadastrais no Portal FTC.

O procedimento é de supra importância para dois momentos de regularidade acadêmica do aluno junto ao Ministério da Educação (MEC): o Censo Educacional e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

De acordo com o MEC, a partir de agora, o número do CPF informado pelo aluno será verificado com o existente no cadastro da Receita Federal.

Assim sendo, os estudantes não devem deixar de atualizar principalmente o CPF, que será essencial para a participação no Enade 2010. Acesse www.ftc.br/censo

O Enade foi criado para avaliar o desempenho dos estudantes com relação ao conteúdo previsto nas grades curriculares das universidades e o desenvolvimento de tudo o que é necessário para a sua formação profissional. Todos os estudantes de nível superior que estão entrando ou saindo da universidade são obrigados a fazer a prova.

Enfermagem leva palestra sobre DST para funcionários da AMBEV.

Com o objetivo de disseminar as formas de prevenção e esclarecer dúvidas sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e HIV/AIDS, acadêmicos do 4º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, realizaram uma palestra educativa para os colaboradores da AMBEV Jequié.

“Esperamos que os colaboradores da empresa sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos a suas famílias e amigos, formando cidadãos cada vez mais responsáveis”, destaca a estudante Silvia Ferreira.

Atentos, cerca de 50 colaboradores assistiram os estudantes falaram sobre sífilis, gonorréia, AIDS/HIV, HPV, herpes e hepatites, e explicaram sobre os principais sintomas, as formas de transmissão e possíveis complicações. Também discorreram sobre o diagnóstico de cada doença, tratamento e prevenção. “Muito interessante este encontro. É uma oportunidade de aprender e socializar conhecimentos”, destaca um colaborador.

De acordo com os acadêmicos, a temática abordada ainda é vista com muito preconceito. “Resolvemos optar por esse assunto porque é de extrema relevância. Assim, tivemos a oportunidade de orientar os funcionários da empresa”, explica a aluna Cris Galvão.

Para o aluno Mateus Silva, o mais importante é conscientizar sobre a prevenção: “Gostei de participar do evento porque, além de colocar em prática os conhecimentos obtidos na Faculdade, é também uma forma de conscientização. A orientação é o melhor caminho para a prevenção”, pontua.

sábado, 23 de outubro de 2010

Estudantes de Enfermagem apresentam Diagrama de PAIM



DIAGRAMA DE PAIM - TUBERCULOSE, este foi o trabalho apresentado por alunos do 5ª semestre do curso de Enfermagem da FTC de Jequié nesta sexta-feira, 22.
Atividade complementar da disciplina Saúde Coletiva II e sob a orientação do professor Ricardo Santana, os alunos apresentaram um grande painel com informações sobre a doença.

Ampliar os conhecimentos dos futuros enfermeiros a respeito desta e de outras doenças garantindo uma formação profissional de qualidade, foi o objetivo desta atividade, destaca o professor Ricardo.

Dia Mackenzie Voluntário - um exercício de cidadania





Estudantes do curso de Enfermagem da FTC Jequié, orientados pela professora Lucimeire Oliveira, participaram da 7ª edição do “Dia Mackenzie Voluntário”, que aconteceu no Ginásio de Esporte Aníbal Britto, em Jequié, neste mês de outubro.
O Mackenzie Voluntário (MV) é um projeto realizado no contexto das atividades institucionais e extensionistas do Mackenzie, que congrega as diversas ações de cidadania, solidariedade e responsabilidade social e ambiental, desenvolvidas ao longo do ano em entidades sociais, comunidades carentes, na sociedade em geral.

Cada voluntário pode marcar presença como líder ou como participante de um projeto a ser implantado, como as campanhas de doação de sangue e de doação de leite em pó para algumas organizações parceiras que atendem crianças soropositivas e com câncer.

Os estudantes do 4º e 7º semestres de Enfermagem da FTC Jequié promoveram o auto cuidado em idosos, com aferição de pressão arterial, glicemia capilar e aplicação de instrumentos gerontológicos, educação em saúde e encaminhamentos necessários. “Envolver os alunos em diversas atividades socioculturais e educativas, passando pelas áreas da saúde, da educação e da cultura, são objetivos do cotidiano do curso”, explica a professora Lucimeire.

“Achei formidável a ideia. Aproveitei de tudo um pouco, principalmente as dicas dos futuros enfermeiros da FTC. Vou seguir direitinho as dicas que eles me deram”, afirma d. Isaura Miranda, 74 anos.

Para os estudantes do 4º semestre, Loyana Santana e André Sóglia, participar destes eventos é essencial para o exercício da profissão. “A enfermagem está fundamentada pelo cuidar, uma essência da profissão, que influência na vida das pessoas, pois representa o atendimento humanizado”, diz Loyana.

Durante todo o dia, atividades recreativas, estética, expedição de documentos, entre outras ficaram à disposição de todos os visitantes.

Além da FTC Jequié, os órgãos SAC, SESC, Secretaria Municipal de Saúde, UESB, entre outros fizeram parte desta corrente de solidariedade e cidadania.

ESTUDANTES DA FTC JEQUIÉ DIVULGAM PROJETO





VISITA AO ROTARY CLUB

A importância da doação de sangue em pauta

Tem sempre alguém esperando sua doação. Não cruze os braços para esse problema. Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e você salva muitas vidas. Com este slogan, estudantes do 4º e 9º semestres do curso de Enfermagem da FTC Jequié, orientados pelos professores Caroline Duque e Marcus Alex Rabelo participaram durante toda a manhã desta quinta-feira, 21, de mais uma campanha de doação de sangue.

Todos os dias, infelizmente, acontecem acidentes, pessoas sofrem cirurgias de urgência, outras precisam de transfusões. Quem sofre queimaduras e os hemofílicos, por exemplo, também necessitam delas. “Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques”, destaca o professor Marcus.

Doando sangue pela primeira vez, o estudante Jonathan Leonardo Santos(foto), garante que não será a última. “Precisamos praticar o exercício de cidadania e direito a vida”. “A cada doação reafirmamos o compromisso com a vida”, diz o estudante João Inácio Vasconcelos Neto.

VISITA AO ROTARY CLUB

À noite, os estudantes também participaram da apresentação do Projeto Doe Sangue, Doe Vida aos rotarianos com a finalidade de sensibilizar a sociedade quanto à importância da doação de sangue. “O Projeto identifica-se com o espírito de conscientização e de compromisso acreditando-se na participação do homem como sujeito na sociedade, fazendo sua história”, pontua a estudante Glauciana Alexandre.

“Precisamos expandir a divulgação sobre a importância deste gesto de amor e solidariedade, que pode salvar até quatro pessoas”, diz a coordenadora do HEMOBA, Gildásia Espírito Santo ao falar sobre a doação de sangue.

A presidente do Rotary Club Vale das Montanhas, Drª Maria Aparecida Calheira, lembrou as dificuldades enfrentadas pelos hospitais, quando da epidemia de dengue no município, em 2009. “A falta de sangue no estoque do HEMOBA, era o maior desafio na defesa da vida”, diz.
Outra campanha que está ganhando destaque é o cadastramento para se tornar um doador de medula óssea. Gildásia explica que “os pacientes que necessitam de transplante de medula óssea, são os portadores de doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como a Leucemia e Aplasias de Medula Óssea e crianças com algumas doenças genéticas. O ato de doar é seguro, não dói e as células se refazem rapidamente”, conclui.
O Hemoba espera por você nas dependências do Hospital Geral Prado Valadares. Maiores informações pelo fone (73) 3525.0067.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vamos Tirar o ENADE de Letra


Com o tema “Oficinas Temáticas em Enfermagem 2010: Vamos Juntos Tirar o ENADE de Letra”, o colegiado do curso de Enfermagem em parceira com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) promove, entre os dias 20.10 e 10.11, no auditório da FTC Jequié, encontros para esclarecimentos sobre Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).


De acordo com a coordenadora da CPA, professora Eliana Santos, a reunião "não é um palestra formal, é apenas um bate-papo para esclarecer as dúvidas dos alunos que vão fazer o Enade". O coordenador do curso, professor Ronney Cabral, afirma que a proposta de fazer essas apresentações sobre o Enade surgiu a partir da necessidade de explicar ao aluno como é esse instrumento de avaliação.


Segundo Ronney o objetivo do Enade não é avaliar o desempenho individual dos alunos, mas, por meio do desempenho médio dos estudantes, medir a qualidade do curso. “Os índices gerais de conceitos das IES são calculados a partir do desempenho de todos os cursos de graduação e pós-graduação. Na medida em que um curso não é bem sucedido na avaliação, diminui o conceito da instituição”, pontua Eliana.

Objetivo e formato da prova, como são calculados os conceitos, critérios adotados para o conceito final, motivo pelo qual são os ingressantes e concluintes que realizam o exame, implicação em se fazer bem ou não essa prova, as consequências para o estudante que não for realizá-lo e o que significa um conceito ruim para a instituição e para o aluno, foram abordados no primeiro encontro, nesta quinta-feira, 21.

É importante lembrar que um bom conceito obtido enobrece, na mesma proporção, Faculdade e alunos, uma vez que o resultado retrata o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição de ensino. “Estamos encarando a avaliação com muita seriedade”, afirma o estudante Fernando Souza (foto).

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Prevenção e Segurança no Trabalho em pauta


Com a participação de motoristas e coordenadores de manutenção de Jequié, a Transbahia Transportes, realizou nas dependências da FTC Jequié, a 2ª etapa do curso “Prevenção e Segurança no Trabalho”.

De acordo com o instrutor de direção, Antonio Madureira, o curso teve como objetivo ampliar a visão dos colaboradores sobre a importância da segurança para a vida e o trabalho. “Após as palestras os colaboradores despertam para a realidade, principalmente com os vídeos e fotos que mostram acidentes graves, em situações que eles vivem diariamente. O resultado destes encontros é muito bom porque gera um espírito de coletividade”, destaca Madureira.

Motorista da Transbahia há 05 anos, Gilson Porto lembra que “não só a qualidade, mas a produtividade também aumenta, pois os funcionários sabem que estão trabalhando sem riscos e em com toda segurança”.

Segundo Floriano Peixoto Costa, coordenador de manutenção, outro destaque da palestra foi à conscientização de todos sobre a importância dos Equipamento de Proteção Individual (EPI), como os óculos de proteção, luva, capacete, entre outros. “Procuramos minimizar os riscos a que estamos expostos, pois, apesar de todo avanço tecnológico, qualquer atividade envolve certo grau de insegurança”, pontua Floriano.

Para Walter Costa, “este assunto aguça a atenção que, muitas vezes, pela correria do dia-a-dia, se dispersa, e é nessa hora que podem ocorrer acidentes”, argumenta o motorista.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O primeiro banho de mar a gente nunca esquece



Apesar da puxada agenda no fim de semana, os atletas do Projeto Judô Ação aproveitaram uma folguinha para tomar o primeiro banho de mar e recarregar as baterias.
Sempre acompanhados pelos professores Arlon Ferreira e Vinicius Sóglia, a garotada se esbaldou com uma alegria contagiante e empolgante.

Judô Ação é destaque na 7ª Copa Tropical Nissei de Judô



Cerca de 400 atletas de todo Estado, participaram da 7ª Copa Tropical Nissei de Judô que aconteceu no mês de setembro, na cidade de Canavieiras/BA. Coordenados pelos professores Arlon Ferreira e Vinicius Sóglia, os atletas do Projeto Judô Ação, se fizeram presente. A cerimônia de abertura emocionou a todos, com as delegações desfilando sobre os acordes do Hino Nacional e da Aquarela do Brasil, executados pela Lyra do Comércio.

Para alguns estudiosos do assunto, o judô é um dos esportes que mais contribui para o desenvolvimento social e educacional dos seus praticantes. Segundo o promotor e coordenador geral da Copa, professor Edimerson Simplício, a cada dia mais jovens aderem ao judô, sempre levando em conta que “o judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar”.

A arte marcial também é motivo de orgulho para a FTC Jequié. A equipe do Projeto Ação – núcleos Amaralina e Senhor do Bonfim foi um sucesso. “Mais uma vez, a garotada demonstrou habilidade e confiança na disputa por medalhas”, revela os professores Arlon Ferreira e Vinicius Sóglia. A delegação foi representada em várias categorias: infanto-juvenil, pré-juvenil, e sênior. “O desempenho não poderia ter sido melhor: 03 campeões e 2 terceiro lugar.

“O judô na vida destas crianças está trazendo uma nova oportunidade, mostrando o que é a disciplina, a obediência”, diz o professor do núcleo Comunidade Senhor do Bonfim, Genivaldo Farias. Para ele o resultado positivo alcançado nas competições, é reflexo não apenas dos treinamentos, mas, principalmente da força de vontade de cada atleta do projeto.

ATLETA - CATEGORIA - COLOCAÇÃO - NÚCLEO

Adilson Santos - 9/10 anos - Campeão - Núcleo Senhor do Bonfim
Odair Oliveira - 11/12 anos - 3º lugar - Núcleo Senhor do Bonfim
Diego Souza - 11/12 anos - Campeão - Núcleo Amaralina
Gilson Reis - 11/12 anos - 3º lugar - Núcleo Amaralina
Vinicius Sóglia - Sênior - Campeão - Professor núcleo Amaralina


Nossos agradecimentos aos parceiros Sindicato dos Bancários de Jequié, Loteria Cristal da Sorte.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

1º CAMPEONATO INTERNO DE JUDÔ



ATLETAS DO JUDÔ CELEBRAM DIA DAS CRIANÇAS

O salão do Sindicato dos Bancários de Jequié ficou pequeno para os 117 atletas do judô, que participaram do 1º Campeonato Interno Judô Ação, neste dia 12. Familiares, amigos e professores assistiram entusiasmados as apresentações dos atletas do Projeto Judô Ação - núcleos Jardim Amaralina e Pau Ferro, da Associação Jequieense de Judô, e da Associação Barrochense de Judô – núcleo Ubatã.

Na abertura do evento o diretor geral da FTC Jequié, professor José Carlos Oliveira ressaltou a importância do esporte na vida das crianças. “O fascínio por alguns esportes fazem a alegria das pessoas. E a prática esportiva é um excelente estímulo para a criança ocupar a mente e desenvolver o corpo. É por isso que a FTC e o Sindicato dos Bancários de Jequié, se uniram neste projeto, por acreditar que estamos fazendo a diferença na vida destes jovens”, diz José Carlos.

“No Projeto Judô Ação, aprendemos a respeitar os adversários, os mais fracos e a tratar com igualdade os companheiros em equipe”, conta Adilson Santos, 9 anos, atleta do núcleo Senhor do Bonfim.

“O mais importante é manter o esporte como forma de ocupação e desenvolvimento da criança”, diz a entusiasmada dona de casa Luciana Almeida. Mãe de um atleta do projeto, ela diz que “se os treinos não servirem para que seu filho alcance grandes performances, certamente o tornará mais saudável física e mentalmente, e menos suscetível ao mundo das drogas, entre outros problemas sociais”, pontua Luciana.

Convidado a participar do evento, o atual campeão do US OPEN 2010, Diego Ferreira, lembra que no início de sua carreira, enfrentou as mesmas dificuldades que a garotada participante do evento. “Mas com o apoio dos pais e muita força de vontade, é possível vencer”, afirma Diego.

Ação sócio-comunitária desenvolvida pelo Programa FTC Verde e coordenada pelo professor Josemar Cunha, o Projeto Judô Ação visa estimular a prática esportiva e a integração social dos alunos. As aulas gratuitas e voltadas para alunos de 9 a 15 anos da rede municipal de ensino, são ministradas pelos professores voluntários Vinícius Sóglia, (1º DAN), Arlon Ferreira (2º DAN) e Genivaldo Farias (2º DAN), estudantes da FTC Jequié.

Nossos agradecimentos a Loteria Cristal da Sorte, parceira deste evento.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Horário de Verão inicia dia 17

Ministério de Minas e Energia informou nesta quarta-feira (15), que o horário de verão terá início em 17 de outubro deste ano e se estenderá até 20 de fevereiro de 2011.

O governo lembrou que o decreto presidencial número 6.558/2008 determina que a temporada para ajustar os ponteiros do relógio deve ter início no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente.

"A norma possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em épocas de maior consumo ocorra com maior eficiência", informou o Ministério de Minas e Energia, por meio de nota.

O horário de verão é válido para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país. Em todas as regiões onde foi aplicada a medida contabilizou-se uma redução média na demanda de aproximadamente 5%, acrescentou o governo.

Sobre a não aplicação do horário de verão nos estados do Nordeste e Norte, o Ministério de Minas e Energia lembra que experiência demonstrou que a aplicação do horário de verão é mais efetiva quando abrange "regiões geo-elétricas mais definidas". Acrescenta que a opção pela aplicação nas regiões Sul e Sudeste/Centro Oeste justifica-se pelos "melhores resultados alcançados", e por se constituírem estes mercados na maior parte da carga do país.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Casos de Catapora aumentam no país



A primavera é a época da catapora no Brasil. Nos Estados de São Paulo e Minas Gerais já foram registrados surtos da doença e no Rio de Janeiro, os primeiros casos preocupam pais e professores.

As crianças são as maiores vítimas. Mas, é nos adultos que a catapora se manifesta de maneira mais perigosa. O vírus da varicela, nome científico da doença, é altamente contagioso.

A falta de vacina tem contribuído para o aumento dos casos. As doses não são oferecidas em hospitais públicos e estão em falta nas unidades de saúde particulares.

No Brasil, apenas três laboratórios produzem a vacina contra catapora. Entretanto, o alto custo do medicamento não possibilita que todos tenham acesso, pois cada dose custa R$ 150.

Ministério da Saúde decide suspender vacinação antirrábica


O Ministério da Saúde decidiu nesta quinta-feira, (7), suspender preventivamente as campanhas de vacinação de cães e gatos contra raiva animal em todo o País. A decisão foi tomada após resultados preliminares de investigação laboratorial informados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, segundo comunicado do ministério.

"A investigação laboratorial, realizada com cobaias, indicou a ocorrência de efeitos graves e mortes depois da vacinação que, até então, não eram previstos na literatura científica disponível", informou o Ministério da Saúde. Do total de doses, já foram distribuídas 22,6 milhões aos Estados.

Segundo o Ministério da Saúde, entre os dias 12 de agosto e 6 de outubro, as secretarias estaduais de Saúde notificaram, inclusive na Bahia, 1.401 ocorrências graves envolvendo animais que tomaram a vacina, com registro de 217 mortes de cães e gatos.

Em nota divulgada o ministério diz que entre os efeitos que não estavam previstos e que foram constatados após a vacinação estão “hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração”.

De acordo com o diretor de vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, apesar de os dados parciais não serem suficientes para afirmar a real causa das mortes, os óbitos estão associados à vacina, uma vez que os sintomas nos animais tiveram início em até 72 horas após a aplicação.

A vacina que está sendo analisada é a Rai-Pet, produzida pelo laboratório Biovet [a mesma vacina que foi administrada em Jequié]. Para a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos de 2010, o Ministério da Saúde comprou 30,9 milhões de doses da vacina, por R$ 23,4 milhões.