terça-feira, 30 de novembro de 2010

Aluna da FTC Jequié aprovada em Mestrado

Luana Araújo dos Reis, 24 anos, bacharel em Enfermagem pela FTC Jequié (2009.1), foi aprovada no Processo Seletivo 2011, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para o Mestrado em Enfermagem. De caráter acadêmico, o curso está estruturado a partir da área de Concentração denominada Gênero, Cuidado e Administração em Saúde.

Segundo Luana, desde a graduação, a busca por mais conhecimentos a conduziram à pesquisa, e na perspectiva de se qualificar enquanto pesquisadora pleiteou uma vaga no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado em Enfermagem da UFBA, no qual foi aprovada para a linha de pesquisa “O cuidar em Enfermagem no Processo de Desenvolvimento Humano.

“Agradeço a FTC Jequié pela minha formação acadêmica e pelo incentivo à produção científica, que fez todo o diferencial na análise curricular. Obrigada! Essa conquista é nossa! Quiçá em 2012 eu volte a fazer parte da FTC, agora enquanto membro do corpo docente”, concluí Luana, que se prepara para o início das aulas no primeiro semestre de 2011.

Toda comunidade acadêmica parabeniza a aluna por mais esta conquista.

A VENCEDORA

Nunca pare de crescer e de se desenvolver. O aprendizado contínuo é fundamental para o sucesso. O conhecimento virou uma commodity perecível. A única competência durável de que você poderá dispor no futuro será a sua capacidade de aprender de forma contínua, e de aplicar no dia-a-dia os conhecimentos adquiridos.

Alunos da FTC Jequié participaram de Feira de Saúde


Orientados pelo Enfermeiro Articulador Ricardo Rodrigues, estudantes do 8º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, em parceria com as coordenadoras da USF Virgílio da Paula Tourinho Neto I e II, realizaram sexta-feira, 26, das 8h às 15h, a 1ª Feira de Saúde.

“A Feira de Saúde é mais uma oportunidade de integrar o estudante de graduação ao universo da saúde coletiva, além de estimular os trabalhos multidisciplinares em saúde, fato extremamente incentivado durante o Estágio Supervisionado de Enfermagem I da FTC Jequié”, explica Ricardo.

Propiciar ações direcionadas à prevenção e a promoção da saúde e qualidade de vida nas diversas faixas etárias da comunidade da USF Virgílio de Paula Tourinho Neto I e II, foi o objetivo da Feira. Orientações sobre a Dengue; a necessidade do Exame Preventivo do Câncer do Colo Uterino; formas de Transmissão e Prevenção das DST’s/AIDS; Aplicação de Flúor e Escovação; Atividades recreativas com as crianças (pinturas, desenhos e leitura de histórias); Terapia Manual (confecção de fuxico); Cortes de cabelos; Aferição da Pressão Arterial; Medida da Glicemia; Vacinação foram ações desenvolvidas no evento.

Para os acadêmicos, a Feira foi uma experiência enriquecedora porque tiveram a oportunidade de ter contato com pessoas de diferentes idades, podendo fazer os atendimentos e orientar não só o paciente, mas a família que o acompanhava. “Percebemos a interação entre eles. É um cuidando e querendo saber como está à saúde do outro. Depois das orientações, vimos às famílias conversando sobre as informações recebidas. Isso mostra que é mais do que uma preocupação, é o cuidar um do outro”, diz a aluna Fernanda Brito.

Geraldo Oliveira, 49 anos, morador do bairro elogiou o atendimento de todos os profissionais. “Acho muito importante essa iniciativa e também de participar dessa feira, visto que ela vem trazer o benefício dos serviços de saúde para a população. O pessoal é muito atencioso e dá todo o apoio e orientação”, declara.
Além de se preocupar com a postura correta, a aposentada Maria de Fátima Souza, 63 anos, também moradora do bairro, afirma que essa ação social faz a comunidade repensar os cuidados que se deve ter com a saúde. “Aqui podemos realizar alguns exames básicos, mas que são importantes e sem precisar marcar consulta. Passei por todos os atendimentos e minha saúde está muito bem”, conta.

Segundo o estudante Alex Sales, o Projeto da Feira de Saúde surge como uma importante ferramenta de apoio ao binômio aluno-comunidade em propostas alternativas de inserção e atuação na Atenção Primária à Saúde. “Somos estimulados a trabalhar em equipe e a construir um processo reflexivo de formação acadêmica, profissional e cidadã”, afirma Alex.

“Para nossos alunos, todas as atividades de extensão acabam sendo importantes para a formação profissional não só na parte específica de cada curso, mas numa formação mais humanística, pela abordagem que eles fazem durante os atendimentos e também visando a aproximá-los cada vez mais da comunidade”, declara o professor Ricardo.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dia do doador de sangue é lembrado com campanha


Terminou ontem, (25), a campanha Seja um doador, realizada pelo Hemoba, em parceria com diversas entidades do município, para lembrar o Dia Nacional do Doador de Sangue. A iniciativa teve início terça-feira, dia 23, pela equipe de enfermeiras e assistentes sociais do Hemoba.

De acordo com a enfermeira Helena Del Rey, o objetivo foi reunir o máximo de pessoas conscientes da importância de doar sangue e ajudar o próximo. “Buscamos orientar e conscientizar os doadores voluntários sobre a importância de ajudar o próximo com a doação de sangue, pois muitas pessoas fazem a doação por necessidade, quando algum parente está precisando. O ideal é que as pessoas tomem consciência dessa ação e doem sangue regularmente”, ressalta Helena.

Segundo Marcus Alex Rabelo, professor do curso de Enfermagem da FTC Jequié, os alunos da Instituição promoveram várias campanhas este ano. “Fizemos campanhas sobre hipertensão, diabetes, entre outras. Este semestre aproveitamos o Dia Nacional do Doador para realizar o Projeto Doe Sangue, Doe Vida com a finalidade de incentivar à doação de sangue”, comenta Marcus.

O diretor geral da FTC Jequié, professor José Carlos Oliveira, era uma das pessoas que estava doando sangue ontem. Ele ressalta que doar sangue é muito importante, pois é uma ação que salva vidas. “Não custa nada, não prejudica a saúde de ninguém e é uma ação que não tem preço”, pontua José Carlos.

Coleta - Atualmente, a coleta do Hemoba funciona anexo ao Hospital Geral Prado Valadares, que está aberto à população segunda – das 8 às 10h – e de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30.

Serviço - Para doar sangue é muito fácil: Basta estar saudável, com idade entre 18 e 65 anos e portar documento de identidade original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.

Medula Óssea – Os pacientes que necessitam de transplante são os portadores de doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como a Leucemia e Aplasias de Medula Óssea e crianças com algumas doenças genéticas. O ato de doar é seguro, não dói e as células se refazem rapidamente.

O Hemoba espera por você nas dependências do Hospital Geral Prado Valadares. Maiores informações pelo fone (73) 3528.7153/7154.





Comunidade reconhece trabalho realizado



Atletas do “JUDÔ AÇÃO” mudam de categoria


O Sindicato dos Bancários de Jequié ficou lotado com a presença de diretores, professores, familiares e parceiros, que no sábado (20), assistiram emocionados a Cerimônia de Entrega de Faixas para judocas do Projeto Judô Ação do núcleo Amaralina e Pau Ferro. Após os exames, 73 judocas foram promovidos para as categorias: faixa cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta.

Ação sócio-comunitária desenvolvida pelo Programa FTC Verde e coordenada pelo professor Josemar Cunha, o Projeto Judô Ação visa estimular a prática esportiva e a integração social dos alunos. As aulas gratuitas e voltadas para alunos de 9 a 15 anos da rede municipal de ensino, são ministradas pelos professores bolsistas Vinícius Sóglia, (1º DAN), Genivaldo Lima (2º DAN), estudantes da FTC Jequié com a supervisão de Arlon Ferreira (2º DAN).

Promover cidadania através do esporte. “Uma missão que não parece tão fácil, mas que se torna recompensadora quando se vê no olhar, no sorriso e nas palavras dos atletas, o resultado do trabalho”, revela o professor Arlon Ferreira. Essa é a proposta do Projeto Judô Ação, que oferece a oportunidade de crianças e jovens dos bairros Amaralina e Senhor do Bonfim se tornar atletas do judô. “No entanto, mais do que atletas, o Projeto forma vencedores, campeões não só tatames, mas na vida”, pontua Jose Moreira Barreto.

Após todos os judocas receberem suas novas faixas, houve a troca simultânea das mesmas, num momento marcante para os atletas promovidos e de muito orgulho dos pais que durante o ano acompanharam a evolução de seus filhos na modalidade.

“Eu gosto que meus filhos estejam envolvidos com o esporte porque ocupa a mente. Se eles querem, a gente tem que aproveitar. O Projeto Judô Ação veio como um presente para os pais porque, muitas vezes, a criança quer praticar um esporte, mas tem que pagar, e aqui não, é de graça e é perto de casa”. Sandra Suely Santos, mãe dos judocas Adilson Santos, 10 anos e Italo Santos, 11.

“O judô é um esporte saudável, estimula a pessoa a ser educado e também traz muita oportunidade pra gente participar dos campeonatos. Eu quero ser campeão um dia. Aqui é bom demais, tem muitos professores bons. Antes eu era mais inquieto, bagunceiro, depois que eu comecei a treinar fiquei mais paciente, não bagunço mais”, Lucas dos Santos, 11 anos.

Na cerimônia foram homenageados os parceiros: FTC, Café Jitaúna, Jornal Impactos, Loteria Cristal da Sorte, Panificadora Polivalente, Secretaria Municipal de Esportes, Supermercados Cardoso, Ricardo Moura (Diretor de esportes da FTC Salvador), e Sindicato dos Bancários de Jequié.

ATLETAS PROMOVIDOS

FAIXA CINZA: Andre Andrade, Andre Luiz Tavares, Daniel Souza Lima, Dasla Oliveira Assunção, Eric Costa Dias, Gabriel Dias Souza, Gabriel Santos, Gilberico Souza de Jesus, Isaac Lima Santos, Italo Santos Teixeira, João Pedro Xavier, Jonas de Souza, Jose Luiz Pereira, Laila Oliveira, Leandro Santos Junior, Leonardo Mendes, Lucas de Jesus, Lucas de Jesus, Marcelo Gabriel, Maria Eduarda de Jesus, Matheus Vilas Boas, Paulo Cesar Souza, Pedro Del Sarto Amorim, Sergio Pinheiro Silva, Thiago Santos da Silva.

FAIXA AZUL: Adilson Santos Teixeira, Andrei Marques, Bruna Santos, Cauê Santos, Edson Bruno Nery Alves, Fabiano Almeida Santos, Fabrício Santos Costa, Geovane Souza Sanção, Gilson Reis Lima, Jerlan Santos Vieira, João Paulo dos Santos, Joilson Novaes, Juarez dos Santos, Lucas dos Santos, Luciano Lopes Almeida, Luigui Trapia , Odair Oliveira Santos, Paulo Emerson Cardoso, Roberto Rodrigo B.Pina, Rodrigo Oliveira Almeida, Rogerio Bispo Brito, Tainá de Jesus Gaspar, Tatiana Oliveira Santos, Thiago Santos de Santana.

FAIXA AMARELA: Beatriz Lisboa, Diego Souza Santos, Flavio Henrique Bispo, Guilherme Nascimento, Jeferson de Jesus Evangelista, Luana Santos Vieira, Lucas Farias, Paulo Cesar, Ramon Santos Ferreira , Sabrina dos Santos, Samuel da Silva, Thiago dos Anjos, Tony Marcio.

FAIXA LARANJA: Felipe Almeida Silva, Jean de Jesus Evangelista.

FAIXA VERDE: Keven Luan dos Santos

FAIXA ROXA: Joidson Costa

FAIXA MARRON: Caique Lima da Silva, Cristhian Novaes Moura, Julival Lopes dos Santos, Laian Ribas Nascimento, Raphael Oliveira Moraes.

FAIXA PRETA: Hevila Santana, Miguel Borges Bonfim.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Doadores Voluntários de Sangue





Inep divulga gabarito do Enade 2010


BRASÍLIA - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nessa terça-feira (23) à noite o gabarito das provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicadas no último fim de semana. Os participantes podem consultar as informações no site do órgão ( www.inep.gov.br ).

Cerca de 650 mil universitários fizeram o exame no domingo (21). O Enade é aplicado aos alunos que estão ingressando e concluindo cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas universidades, centros universitários e faculdades. A partir do exame, são elaborados os principais indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC).

Participaram da avaliação alunos dos cursos de educação física, agronomia, biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, zootecnia, tecnologia em agroindústria, agronegócio, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.


CONFIRA O GABARITO DE ENFERMAGEM


Fonte: Agência Brasil (http://agenciabrasil.ebc.com.br/)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dia do Doador Voluntário movimenta HEMOBA







Hemoba comemora Semana Nacional do Doador Voluntário

Enfermagem da FTC Jequié participa das atividades


Nesta terça-feira (23), até a próxima quinta (25), a Fundação Hemoba deu início às comemorações da Semana Nacional do Doador Voluntário. O objetivo é festejar as conquistas deste ano e homenagear os doadores e empresas que contribuem com as atividades da instituição.

O evento conta com a participação dos alunos do curso de Enfermagem da FTC Jequié, que sob a orientação dos professores Marcos Alex Rabelo e Caroline Duque, aferem a pressão arterial, verificam a temperatura e medem peso e altura dos doadores.

Um pouco ansiosa, a estudante Fernanda A. dos Santos, doa sangue pela primeira e se orgulha do gesto de solidariedade. “É um ato que me fez muito bem, em todos os sentidos. Hoje, doamos e um dia também podemos precisar”, diz Fernanda. Enquanto isso, o Sr. Edesio Batista Barros, 64, conta animadamente que é doador há mais de dez anos e incentiva os doadores de primeira viagem. “É preciso sensibilizar as pessoas, pois doar sangue devia ser algo comum”, diz Edesio. Ele, aliás, aproveitou a ida à Hemoba para conhecer melhor a campanha de doação de medula e acabou aderindo a esta iniciativa.

Segundo a colaboradora de um Hipermercado local, tal gesto de amor não tem preço. “É preciso conscientizar a sociedade a respeito da importância de manter o estoque do banco de sangue com capacidade suficiente para atender a população. Afinal, fazemos parte dela”, afirma a colaboradora.


De acordo com a enfermeira Helena DelRey, dos doadores de sangue que comparecem diariamente ao Hemoba, grande parte é para “reposição”, ou seja, doam para algum paciente específico. “Nosso desafio é sensibilizar essas pessoas para que sejam voluntários de repetição. Se 5% da população doasse voluntariamente, não faltaria sangue no estoque”, ressalta Helena.
Coleta - Atualmente, a coleta do Hemoba funciona anexo ao Hospital Geral Prado Valadares, que está aberto à população segunda – das 8 às 10h – e de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30. Por dia, são produzidas 15 bolsas, em média, podendo chegar a 50 em dias de campanha.


Serviço - Para doar sangue é muito fácil: Basta estar saudável, com idade entre 18 e 65 anos e portar documento de identidade original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.

Medula Óssea – Os pacientes que necessitam de transplante são os portadores de doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como a Leucemia e Aplasias de Medula Óssea e crianças com algumas doenças genéticas. O ato de doar é seguro, não dói e as células se refazem rapidamente.

O Hemoba espera por você nas dependências do Hospital Geral Prado Valadares. Maiores informações pelo fone (73) 3528.7153/7154.