quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FTC Jequié diploma novos enfermeiros

Professores, familiares e autoridades lotaram o Palácio das Artes e acompanharam o ato solene de Colação de Grau de quarenta e dois alunos do curso de Enfermagem da FTC Jequié, no dia 18.

Marcada pela emoção, a solenidade foi presidida pelo diretor geral da Unidade, professor José Carlos Oliveira, contando com a participação de Ana Rita Abbade - secretaria acadêmica -, Álvaro Santos e Inocêncio Rocha Neto – professores -, e Ronney Cabral - coordenador do curso, na composição da mesa. A cerimônia concretizou a luta de estudantes que concluíram mais uma importante etapa de suas vidas rumo ao mercado de trabalho.
Aos novos Enfermeiros, muito sucesso!!!!








quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

3ª Mostra Audiovisual em prol do desenvolvimento sustentável.


Com a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental, de modo comprometido com a vida, com o bem-estar social e global, alunos do 3º semestre do curso de Psicologia da FTC Jequié, orientados pela professora Maria Moreira, realizou a 3ª Mostra Audiovisual em prol do desenvolvimento sustentável, na Pça Ruy Barbosa, em Jequié.
Tendo em vista que os problemas ambientais influenciam em toda a estrutura social, é sabido que a saúde humana também vem sofrendo as consequências de nossas ações diante do meio ambiente em que estamos inseridos. De acordo com a professora Maria Moreira, “a nossa proposta foi produzir conteúdos audiovisuais com temáticas ambientais e culturais de Jequié, trabalhando estes conteúdos como elementos de sensibilização acerca dos cuidados que devemos ter com o meio em que vivemos", diz.

“O movimento visa informar e sensibilizar a comunidade jequieense e da região, sobre as causas dos problemas ambientais e suas consequências à saúde humana, tendo como referência a nossa cidade”, explica a acadêmica Arizla Oliveira.

Para a dona de casa Marileide Rocha, 54 anos é preciso conscientizar a população e os proprietários de terra da região. “É importante que todos preservem o meio ambiente, tanto para o nosso bem como para as futuras gerações", afirma.


“A exposição trouxe para nós, uma realidade que não percebemos no dia-a-dia. Os alunos e a Faculdade estão de parabéns”, destaca Ramiro Nunes, 26 anos.
A 3ª Mostra Audiovisual em prol do desenvolvimento sustentável, chamou a atenção da comunidade que passeava na praça e contou com fotografias, documentários, palestra, e apresentação do Ballet Luciana Galvão.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

FTC Jequié inicia Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação


Objetivando habilitar e capacitar profissionais na área da tecnologia de informação em práticas de gestão e tecnologias de última geração, bem como atualizar profissionais de TI quanto aos desenvolvimentos mais recentes em áreas-chave como governança, segurança e gestão do conhecimento, a turma do curso de Pós Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação da FTC Jequié, iniciou as aulas de conteúdo no mês de novembro.

Segundo o coordenador do curso, professor Leandro Novaes o curso vem de encontro à crescente necessidade dos profissionais de TI em participar da tomada da decisão e garantir o sucesso da empresa. “No passado, a equipe de TI trabalhava em áreas separadas dos outros departamentos, ou em salas escuras isoladas, e focava seus esforços no desenvolvimento de produtos de TI diversos. Hoje, esses profissionais estão focados em SOLUÇÕES que exigem um conhecimento integrado de tecnologia e gestão”, ressalta Leandro.

Para a estudante Priscila Borges, o profissional de TI de sucesso é o resultado de uma combinação equilibrada entre conhecimentos técnicos e habilidades gerenciais. “Essa é a característica principal desse curso, e o que reforçou minha opção: integrar o que há de mais atual no conhecimento técnico das áreas específicas de TI com práticas e ferramentas eficientes de gestão empresarial”, pontua Priscila.

As apostas para o mercado não ficam apenas nos eventos de grande porte, mas também no governo. Isso porque o Governo Federal tem como proposta instalar novos sistemas de informática nas cidades brasileiras. “Assim como o exército que, além de investir novamente na criação e pesquisa no campo de engenharia militar, também lançou uma disputa para empresas renovarem a infra-estrutura na parte de TI”, lembra a professora Isadora Lucena, coordenadora da Pós-Graduação da Unidade.

“Saber tirar o maior valor adicionado das tecnologias disponíveis em uma organização é fundamental para o profissional que foca ser um executivo de negócios em TI. Esta é a área da economia do conhecimento, da economia do intangível, da inteligência, da inovação”, revela o estudante Luciano Novaes.

Enfermagem reúne idosos para atividades educativas



Alunos do 6º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, coordenados pela professora Lucimeire Oliveira, realizaram na última sexta-feira, (3), atividades de encerramento do projeto “Promovendo o autocuidado através de um grupo de convivência de idosos do Hiperdia”, do Centro de Saúde Sebastião Azevedo, no bairro Mandacaru.

Durante três meses, o projeto contou com a participação de 34 idosos do Grupo de Convivência Viver Melhor com Saúde, que teve como objetivo fornecer orientações necessárias para promover, prevenir e reabilitar a saúde, considerando que à implantação de medidas preventivas ao conscientizar e capacitar o indivíduo para o autocuidado favorece uma melhor qualidade de vida, explica a professora Lucimeire.

De acordo com a estudante Rosimar Alexandre, é importante realizar ações como esta para orientar melhor os idosos sobre saúde e bem estar. “Muitas pessoas têm a doença e não sabem que são portadoras, por isso é fundamental falar com estes pacientes sobre os sintomas e a necessidade de consultar um médico”, destaca a estudante. “Um diagnóstico preciso, contribuirá para a indicação do tratamento mais adequado para o controle das doenças”, lembra a aluna Maria Lúcia Quirino.
Oficina do corpo, avaliação do pé de risco, técnicas de alongamento, saúde bucal, cuidados com o uso das medicações, entre outras, foram abordados durante os encontros semanais. “Nosso papel enquanto “cuidadores multiplicadores”, é levar ao conhecimento da população as informações referentes ao processo saúde-doença, expressadas de forma dinâmica, com o intuito de promover mudanças nos hábitos das pessoas, principalmente no meio em que vivem”, pontua a acadêmica Josilda Ramos.

Para Nair Maria Oliveira, 64 anos, a participação no projeto ajuda a rejuvenescer e ter mais saúde. “Aprendi muito sobre meu corpo, minha mente, eu me sinto mais jovem e mais feliz”, afirma.

"Durante as atividades educativas aprendi com os estudantes da FTC e com os profissionais que fizeram as palestras, que a adoção de hábitos saudáveis, é capaz de eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde física e mental”, detalha Amália Borges, 74 anos.

Nossos agradecimentos aos profissionais parceiros Oldemar Nunes (psicológo), George Oliveira (Prof. Educação Fisica), Drª Glaucia (dentista), Dr. Ivo Teixeira (médico), que ministraram as palestras.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Alunos concluem curso de LIBRAS



Viver em um mundo de cores, movimentos e sabores, porém sem sons e vozes. Essa foi a sensação vivenciada por alunos do curso de Enfermagem da FTC Jequié, durante o curso de Libras - Língua Brasileira de Sinais – com ênfase em Enfermagem, promovido pela Instituição em parceria com o SENAC.

No mês de novembro, os cerca de 46 estudantes participantes da iniciativa realizaram o encerramento do curso. Aberto à comunidade acadêmica e local, o curso oportunizou conhecer mais da realidade de quem vive em um mundo sem som.
A estudante do 6º semestre, Marília Mercês, foi uma das alunas que concluiu o curso. Para ela, a experiência foi à descoberta de um novo universo. “Nas aulas, a gente se coloca no lugar deles e sente as dificuldades que eles passam”, comenta.
“Vivenciei a dificuldade de uma mãe com deficiência auditiva, ao acompanhar seu filho no hospital. Foi complicado entender e atendê-la”, relata a estudante do 7º semestre, Jassamilie Borges. “Logo vi que fazer o curso me ajudaria a exercer minha profissão de maneira completa”, conclui.

De acordo com a facilitadora do SENAC, Nancy Lopes, através da comunicação estabelecida com o paciente, o profissional, poderá entender as necessidades do paciente e, assim, prestar assistência adequada, minimizando seu sofrimento. “Amparados pelo conhecimento e pelo empenho no bem-estar do deficiente auditivo, os futuros enfermeiros da FTC Jequié poderão concretizar o processo de comunicação e garantir a este deficiente um cuidado eficaz, de acordo com suas necessidades”, pontua Nancy.


Para a coordenadora do projeto, professora Andrea Quirino, é importante enfatizar que a dificuldade de relacionamento com os deficientes auditivos não é geral, pois alguns profissionais sempre tentam aprender maneiras de relacionar-se eficazmente, no intuito de proporcionar o bem-estar e transmitir maior confiança. “Esses profissionais evidenciaram seu esforço e a busca pela melhor forma de relacionamento com esses pacientes, porém o sucesso ainda é limitado”, diz Andrea.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Congresso Diocesano


Local: Colégio Social
Horário: 8h
Participe! E entre na luta pela vida.