segunda-feira, 25 de abril de 2011

ENTRE NESSA CORRENTE. DOE SANGUE. Projeto de extensão do curso de Enfermagem da FTC Jequié promove a doação de sangue.

Estudantes do 9º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié realizaram hoje (25.04), na Unidade de Coleta e Transfusão – UCT Jequié, localizada no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), o projeto de extensão “Entre Nessa Corrente. Doe Sangue”.

Coordenados e orientados pelos Profs. Enfs. Marcus Rabelo e Márcio Lobo, os estudantes sensibilizaram todo o colegiado de Enfermagem da FTC Jequié e a comunidade local quanto a importância da doação de sangue.

Desde o século passado, a terapia transfunsional, vem apresentando grande progresso técnico científico e devido ao aumento da utilização do sangue como recurso terapêutico vem crescendo progressivamente o número de doadores. A transfusão de sangue é uma prática médica que consiste na transferência de um componente sanguíneo de uma pessoa (doador) para outra (o receptor). A doação de sangue é de fundamental importância para o funcionamento das unidades e dos grandes centros de saúde. Trata-se de um processo pelo qual uma pessoa por livre e espontânea vontade oferece seu sangue com o objetivo de manter abastecidos os hemocentros e com isso salvar vidas.

O objetivo do projeto é propor à coordenação do curso a elaboração de estratégias por parte dos docentes das disciplinas Saúde Coletiva e Enfermagem e Sociedade para associar aulas teóricas com ações práticas sensibilizando os discentes sobre a importância da doação de sangue e para torná-los multiplicadores de informações corretas a respeito da doação. Outro ponto é suprir o banco de sangue UCT Jequié e beneficiar quem dele necessita. O foco é contribuir para a manutenção dos estoques de sangue e seus derivados num trabalho contínuo e fundamental para o tratamento de enfermos.

A coordenadora da UCT Jequié, Gildásia do Espírito Santo, reforça a importante contribuição que os estudantes estão dando com a realização do projeto e o quanto a ação ajuda a promover a doação de sangue e por consequência ajuda a salvar vidas.

Além dos estudantes do curso de enfermagem, também fizeram sua doação o Sr. Antonio Pereira de Souza (64), o sr. Edivaldo Alves Gonçalves (49) e o estudante de ensino médio Italo Santos (20). É fortalecendo esta corrente que todos ajudam a salvar vidas.

Desenvolveram o projeto os/as estudantes Bruna Ledo, Bruna Cardoso, Carla Nardes, Charles Arruda, Crescenzo Salvatore, Elisangela Matos, Everton Vieira, Fernanda Brito, Francis Barbara, Gilmara Damasceno, Iana Carolina, Jucimara Saraiva, Julian Pinheiro, Lilia Carmo e Thaise Chaves.

Quem pode doar?

- Não seja usuário de drogas;

- Deve estar alimentado;

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter entre 18 e 65 anos;

- Evitar fumar 2 horas antes da doação.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Prova do Enade 2011 será no dia 6 de novembro


Portaria do Ministério da Educação publicada na edição desta segunda-feira (18) do 'Diário Oficial da União', informa que a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano, será aplicada no dia 6 de novembro, às 13h (horário de Brasília). As inscrições, que são de responsabilidade das instituições de ensino superior, começarão no dia 18 de julho e vão até 19 de agosto.


Serão avaliados estudantes dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Alunos de cursos de tecnólogo em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental também deverão fazer as provas.


De acordo com a portaria, estão dispensados do Enade 2011 os estudantes dos cursos listados que colarem grau até o dia 31 de agosto deste ano ou que estiverem matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data do exame. Alunos ingressantes dos cursos também estão dispensados de fazer o exame a partir deste ano, segundo alteração feita pelo MEC nas regras do Enade em fevereiro deste ano. Quem estuda outro curso que não está relacionado na portaria do ministério não precisará fazer o Enade.


Segundo a portaria do MEC, estudantes inscritos no Enade terão de preencher o Questionário do Estudante entre 7 de outubro e 6 de novembro pela internet.


Irregulares

Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular no Enade em anos anteriores deverão regularizar a própria situação sendo inscritos no exame de 2011, de acordo com o MEC. Serão considerados irregulares todos os estudantes habilitados em anos anteriores que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o exame. Caberá às instituições de ensino superior, no período de 20 a 30 de junho, a inscrição dos estudantes em situação irregular.



quarta-feira, 13 de abril de 2011

terça-feira, 5 de abril de 2011

• Futuros Enfermeiros realizam capacitação em Dengue


“Conscientizar os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias lotados na Unidade de Saúde Dr. João Caricchio Filho, no bairro Amaralina sobre suas competências a respeito do combate a Dengue”, esse foi o objetivo da Capacitação em Dengue realizada no mês de março, por discentes do 8º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié.

“Conhecer, aprender e ensinar são elementos essenciais para a prevenção e promoção da saúde. Os agentes comunitários e de endemias são elos fundamentais para democratizar a informação, para torná-la acessível a cada cidadão”, enfatiza a professora Soraya Sampaio.

Na capacitação foram abordadas temáticas relacionadas à dengue como o comportamento epidemiológico do mosquito transmissor da doença nos últimos anos, vetor hospitaleiro, sinais e sintomas, medidas profiláticas e as formas de evitar o desenvolvimento de larvas nos domicílios. As informações foram repassadas para os profissionais por meio de palestras, dinâmicas e oficinas.

“Nossa proposta enquanto estudante de enfermagem foi de fortalecer e aprimorar os conhecimentos dos agentes de saúde em torno da dengue para que possam repassar informações e esclarecer dúvidas da população que, muitas vezes, não reconhece o Aedes aegypti como uma ameaça à vida humana” ressalta a estudantes Geisa Almeida.

Segundo a agente comunitária Ednólia Andrade, a participação de todos para eliminar os criadouros do mosquito é fundamental para prevenir e controlar a dengue. “Participar desta capacitação é parte importante do trabalho do nosso trabalho junto à população”, diz a também agente comunitária Vilma Correia.

Os Agentes

O trabalho dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias caracteriza-se pelo exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

MEC reconhece Curso de Psicologia da FTC Jequié



A FTC Jequié recebeu, no período de 23 a 26 de março, a visita dos avaliadores do INEP/MEC para fins de reconhecimento do curso de Psicologia, que após realizarem uma criteriosa avaliação dos profissionais, os avaliadores atribuíram conceito 4 ao curso (numa escala de 1 a 5), que significa um perfil "bom" de qualidade.

A participação ativa de professores na construção do Projeto de Política Pedagógico do curso, a estrutura física, a qualidade e o acesso dos serviços de informática, os registros acadêmicos com amplo acesso às informações por meio dos sistemas operacionais, despontaram como pontos fortes no relatório dos avaliadores. A organização e o atendimento da biblioteca, com todos os exemplares devidamente patrimoniados e catalogados eletronicamente, e os laboratórios do curso, todos em boas condições de funcionamento também contribuíram para o resultado alcançado.

“Vale ressaltar que o reconhecimento de curso é condição necessária, juntamente com o registro profissional, para a validação nacional dos diplomas e quando acompanhados de um bom conceito, abrem portas no mercado de trabalho para os egressos”, destaca Luciana Maria Silva (foto), coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade.

Para o diretor geral da Unidade, professor José Carlos Oliveira, a avaliação é uma prova do compromisso com a educação de qualidade e a seriedade do nosso trabalho. "Para quem ainda tinha dúvidas da qualidade dos nossos cursos, essa é a prova definitiva de que muito mais que investir em estrutura física, também priorizamos a qualidade acadêmica. Trata-se de um grande incentivo para nós da gestão da unidade e principalmente para os professores e alunos que investem e acreditam na FTC Jequié”, diz José Carlos.

Primeira turma cola grau

O reconhecimento do Curso de Psicologia da FTC Jequié pelo MEC ocorre poucos meses antes da colação de grau dos primeiros psicólogos a serem formados pela Instituição. A formatura está prevista para o dia 20 de agosto.