sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O conhecimento vai à comunidade

Viabilizar a comunicação entre os acadêmicos e a comunidade deve ser papel de toda e qualquer instituição de ensino superior.

Os projetos de extensão nascem com a proposta de levar o conhecimento produzido na academia até comunidades carentes, bem como propor uma reflexão sobre os problemas sócio-econômicos-ambientais.

A participação dos alunos e professores, num programa de extensão propicia a integração entre professores, alunos, comunidades, empresas e profissionais, bem como o desempenho do papel social da instituição junto à comunidade.

O contato com as comunidades está sendo muito rico para acadêmicos e professores. Os acadêmicos colocam em prática os conhecimentos teóricos adquiridos nos seus respectivos cursos e ainda refletem sobre o auxilio as comunidades carentes.

Assim, fica uma dica: Não deixe o seu conhecimento na academia. Leve-o a quem precisa. A pessoa mais beneficiada será VOCÊ!

Por Cristiane Rocha

FTC investe no ensino superior

Hoje na FTC Jequié é possível fazer diversos cursos entre eles, Enfermagem, Psicologia, Administração, Sistema de Informação e Jornalismo.

Cabe ao aluno interessado em alguma dessas áreas procurar a secretaria acadêmica da FTC e se informar sobre a data do próximo vestibular. A FTC traz o que tem de mais avançado com um novo conceito de ensino superior, com novas ferramentas que ajudam a melhorar o aprendizado e a integração professor/aluno. Uma dessas ferramentas é o FTC Digital. Um moderno e aperfeiçoado projeto de ensino virtual, desenvolvido dentro da FTC e por profissionais, egressos e estudantes da casa.


Por Lorena Ferreira

Por que um jovem decide ingressar no ensino superior?

São vários os motivos que levam os jovens a encarar uma faculdade, dentre estes se destacam: a vontade de ingressar em um curso superior, imposição dos pais, por amizade e também por vocação.

Uma outra preocupação dos jovens, em especial, é a entrada no mercado de trabalho, segundo Carlos Santiago, aluno do primeiro semestre de administração, o seu pensamento ao querer fazer uma faculdade foi se profissionalizar, e ter uma garantia de um emprego estável e serio.

O estudante deve observar algumas dicas antes de decidir fazer um curso superior, buscar sempre fazer um curso que lhe agrade ou que ele goste de verdade. Não adianta querer fazer a vontade dos outros na hora de decidir seu futuro, enfim devemos seguir a nossa vocação e procurarmos fazer algo que venha somar na sociedade para a qual iremos trabalhar.

Por Alan Leal

A estrutura do estacionamento

Entre o final de 2007 e o inicio de 2008 a FTC Jequié realizou várias mudanças na sua estrutura, o estacionamento foi uma das áreas que sofreu a maior mudança teve cerca de 50% de seu tamanho ampliado. No entanto falta ao novo estacionamento organização para que não haja confusão e tumulto, em relação ao estacionamento motoristas dos ônibus que trazem alunos de outras cidades tem reclamado por não ter um lugar para colocar os ônibus, são colocados em um local que não oferece nenhuma segurança que fica em um terreno fora das dependências da faculdade e também não tem iluminação.

Por Eliomar de Jesus

Estilo universitário: uma questão de bom gosto


Os estudantes da FTC Jequié ingressam na faculdade com uma nova postura em relação a si: estilo próprio. Nos corredores as pessoas se dividem em grupos; tem o das patricinhas, os que estão sempre na moda, o dos alternativos...entre outros. Porém os mais notáveis são aqueles que usam a roupa como instrumento de comunicação visual exteriorizando a formalidade de cada curso.

Essa nova temporada pede cores fortes, cítricas e comprimento enxuto, enquanto que, cada curso com sua própria linguagem e codificação estética diferente justifica essa variedade tão evidente. A moda não está presa somente a maneira de se vestir. Moda também é música, cinema....

Enfim, em qualquer caso, imagem e informação são fundamentais para todos os momentos da vida.

Por Têka Wilma

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Lan House na FTC Jequié?


Dentre tantas mudanças na infra-estrutura física da FTC Jequié a sala de acesso ao usuário não sofreu nenhuma alteração significativa a não ser mudança do local da sala.

A sala de acesso ao usuário tem oito computadores com internet, entretanto, alguns estudantes estão utilizando essa ferramenta para diversão/entretenimento. Ao ocupar o computador e acessar sites de relacionamentos como msn, orkut e jogos esses usuários tiram a oportunidade dos alunos que não têm acesso ao computador e internet em sua casa ou ambiente de trabalho, de poderem adquirir o conhecimento, tirar dúvidas, digitar trabalhos, verificar sites e e-mail, enfim, eles prejudicam quem quer estudar e aprender de verdade.

Contudo, esses sites acessados pelos estudantes são bloqueados pela instituição, porém os mesmos driblam a segurança e conseguem acessá-los normalmente, tornando esse ambiente que deveria ser um local de pesquisa e auto-aprendizagem numa simples lan house.

Por Nayane Gonçalves

Alunos enfrentam dificuldades para resolver problemas no setor financeiro da FTC

Alguns alunos da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Jequié enfrentam dificuldades na hora de resolver problemas no setor financeiro.

Tamiles Rocha, estudante do 6º semestre de Comunicação Social, lembra da situação vivida quando teve um cheque seu devolvido, segundo ela só teve conhecimento mediante um extrato de sua conta bancaria e a instituição não a comunicou da devolução, disse que só pôde resgatar o seu cheque trinta dias depois, mesmo tendo pagado no dia em que ficou sabendo do ocorrido, ela recebeu um comprovante de pagamento escrito a mão, para resolver sua situação junto ao banco.

Tereza Wilma, diz que sua indignação foi ainda maior, pois ela só ficou sabendo que teve o cheque devolvido quando sua conta foi bloqueada, ela disse que deveria ter sido comunicada logo que houve a primeira devolução, em vez disso reapresentaram-no, mesmo sem terem feito qualquer comunicação previa, Tereza fala que também só resgatou seu cheque, com quinze ou vinte dias depois, mesmo tendo pagado, com juros e multas o valor. Ela diz “minha indignação é a falta de comunicação com o aluno, pois deveriam ter avisado assim que aconteceu”.

O setor responsável foi procurado, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto, deixando sem resposta os mais interessados, os alunos.


Por Rogério Ferreira

Bolsas de estudos custeiam inserção de estudantes ao nível superior

Cursar o nível superior é buscar atualizar-se para estar adequado às exigências do mercado de trabalho, cada vez mais exigente na procura de mão-de-obra qualificada. Nesse propósito, milhares de estudantes secundaristas e de cursinhos correm contra o tempo e se preparam para enfrentar a difícil concorrência da universidade pública, anseio de todos.

As dificuldades ficam ainda mais ressaltadas quando o aluno não tem um ensino básico de boa qualidade e não pode pagar os custos de uma faculdade particular. Para estes, resta apenas o incentivo social do Governo e empresas socialmente responsáveis, que liberam bolsas de estudos em instituições de ensino superior particular, para os estudantes com baixa renda familiar. A sua necessidade se dá, principalmente, devido ao atual momento da conjuntura econômica, "em que o número de desempregados tem aumentado consideravelmente e a classe média tem tirado seus filhos das escolas particulares e passado para as públicas", argumento usado pelo senador Edison Lobão (DEM/MA) justificando o projeto que previa o custeio, total ou parcial, das mensalidades de alunos carentes em instituições privadas.

Além do crescente número de desempregados, no Brasil outro fator que justifica esse custeio, é a baixa renda do trabalhador assalariado, que não dá para financiar um estudo de qualidade, levando em consideração o baixo nível do ensino público do País, divulgado recentemente pelo Idep.

Por Marcos Oliver

Alunos reclamam da xerografia e sala de usuários

Alunos da FTC Jequié reclamam da xerografia estar na mesma sala de usuários de computadores, uma vez que o local que deveria ser destinado para pesquisa e realização de trabalhos está sendo prejudicado devido à xerografia encontrar-se no mesmo ambiente, pois o entra e sai de alunos tirando fotocópias não colabora com o silêncio necessário para os alunos efetivarem suas pesquisas.

Érico Veríssimo, aluno do curso de Jornalismo disse “cada um deveria ter o seu próprio espaço, pois um acaba prejudicando o outro, ou seja, os alunos”. Já para Marcos Rafael Gonzaga aluno do curso de Psicologia “o difícil é concentrar-se com tanto barulho”.

Representando a Instituição o Sr. Juarez Sampaio, Prefeito de Campus, disse que a xerografia está improvisada na sala de usuários temporariamente, pois provavelmente na próxima segunda-feira (03/mar), a xerografia estará mudando para um novo espaço (ao lado do banheiro), que está em fase final de construção.

Na verdade as reclamações dos alunos têm o intuito de contribuir com a Instituição, para que a mesma observe melhor suas falhas e aperfeiçoe os serviços prestados aos mesmos.

Por Luciano Reis

Educação e Meio Ambiente


Aquecimento global, falta de água, queimadas, crescimento econômico descontrolado, poluição. São os temas mais discutidos do século 21, os quais vêem preocupando o futuro da humanidade e do Planeta Terra. A possível solução pode estar na gestão de desenvolvimento sustentável.
A Rede de Ensino FTC reconheceu a necessidade de cuidar do nosso planeta e desenvolveu, a partir de pesquisas em instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras, um amplo programa de responsabilidade socioambiental.
“Os principais valores do programa estão relacionados à ética e responsabilidade socioambiental; confiança, respeito e honestidade ao ambiente de trabalho; crescimento pessoal e profissional, além de todas as ações da instituição serem conduzidos como modelo de alta qualidade e segurança, devendo estar de acordo com todas as leis e regulamentos ambientais aplicáveis à sua realidade”, explicou Leriane Cardozo,coordenadora do projeto, ao Circulador.
“Tudo isso foi desenvolvido e vem sendo posto em prática pensando no futuro de todos aqueles que fazem e compõe a rede FTC”, finaliza Leriane.
Para mais detalhes sobre o projeto FTC Verde acesse http://portal.ftc.br

Por Lidiane Santos

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Na FTC a roda é boa


No final da tarde da quarta-feira (13/02), a Associação de Capoeira Filhos de Zumbi, fez uma apresentação especial, reunindo veteranos, calouros e professores no Campus da FTC Jequié. O evento fez parte da programação da Semana de Integração e envolveu atividades artísticas e de inclusão social.
A Capoeira é brincadeira, é um jeito de lutar jogando, rindo, dissimulando. A arte na Capoeira se faz presente através da música, do ritmo, do canto, da expressão corporal, da criatividade de movimentos e da presença cênica. A luta representa sua origem e sobrevivência através dos tempos na sua forma mais natural, como um instrumento de defesa pessoal genuinamente brasileiro.

A parte musical faz da capoeira uma luta única e especial. Ela dita o ritmo e a intensidade do jogo. Os instrumentos, liderados pelo berimbau, atabaques e acompanhados pelas palmas determinam o estilo do jogo e sua velocidade. O canto que dá o tom da roda, pode tornar o jogo mais agressivo ou mais amistoso de acordo com o conteúdo cantado.

“Em geral a capoeira não busca destruir o oponente, porém contusões devido a combates mais agressivos não são raras. Entretanto, de maneira geral o capoeirista prefere mostrar sua superioridade "marcando" o golpe no oponente sem, no entanto completá-lo. Se o seu oponente não pode evitar um ataque lento, não existe razão para utilizar um golpe mais rápido”, diz o mestre Nerildo (Barbicha).

Por Jusci Costa

Bolsista parcial do ProUni vai pagar somente 25% da mensalidade

O MEC apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desde o ano passado, um projeto para repassar recursos do Fies (Financiamento do Ensino Superior) para o ProUni (Programa Universidade para Todos).

Como funcionaria isso?
Exemplificando: um bolsista parcial matriculado num curso cuja mensalidade seja de R$ 1.000,00 teria de pagar à instituição R$ 500, 00, a parcela não coberta pela bolsa. Contudo, pode financiar a metade desses R$ 500,00 junto ao FIES e pagar à instituição apenas R$ 250,00. Então, o custo do curso para o bolsista ficaria assim: R$ 500,00 cobertos pela bolsa do ProUni, R$ 250,00 financiados pelos FIES, e R$ 250,00 pagos pelo estudante à instituição de ensino.

E o aluno que não é bolsista do ProUni, como fica?
Não se trata de preferência para os bolsistas do ProUni. Ocorre que o MEC vem buscando integrar as políticas de acesso e permanência ao ensino superior, como forma de tornar suas ações mais efetivas. O MEC vem assegurando a dotação de recursos orçamentários para atender quase praticamente a toda a demanda pelo FIES, inclusive para os candidatos não participantes do ProUni.

Quando os alunos poderão utilizar este financiamento?
O Ministério da Educação anunciou, nesta sexta, que, a partir de julho, bolsistas do ProUni poderão financiar parte do curso com dinheiro do Fies, o Programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal.

A carência para começar a pagar as prestações é de seis meses após a formatura. O prazo para quitar a dívida também será ampliado. Terão prioridade alunos de áreas em que há falta de mão-de-obra, como Engenharia, Geologia e licenciaturas em Matemática, Química e Física.

Por Nelson Galvão

Ensino Superior: A importância da biblioteca

No inicio do semestre de 2008.1, a FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Jequié oferece aos seus alunos uma moderna biblioteca com um acervo atualizado. Durante todo o período de funcionamento foram feitos empréstimos aos alunos dos cursos como: Administração, 16.575 livros, Enfermagem 16.461 livros, Sistema de Informação 470 livros, Comunicação Social 447 livros e Psicologia um dos novos cursos com total de 251 livros.

A biblioteca on-line dispõe de consulta ao catálogo, colocando, ao alcance dos universitários a pesquisa rápida, sendo uma pesquisa textual por palavras (autor, título, assunto, notas etc.). Também dispõe de pesquisa Boolema, que usa operadores lógicos.

E toda essa vantagem que são colocadas à disposição desses discentes que fazem parte da FTC, vem facilitar os seus trabalhos acadêmicos, interagindo e favorecendo o conhecimento. Na http://biblioteca.ftc.br
Por Claudia Moreira

Há perigos nas redondezas da FTC de Jequié

Falta de policiamento e movimentação de vândalos a qualquer hora do dia e da noite, no trecho que liga à rua Antonio Orrico ao bairro São Judas Tadeu, e onde está localizada a Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC.

Estas são as principais reclamações de estudantes e moradores que precisam trafegar por essas redondezas, principalmente nas áreas que ficam mais próximas à instituição de ensino de nível superior, onde existe um terreno baldio que serve como esconderijo para esses desocupados que vem assaltando constantemente mulheres e estudantes que carregam bolsas e celulares à vista. “Nós já não estamos agüentando mais com toda essa violência aqui” lamentou a dona de casa Amélia Silva, moradora da rua Antonio Orrico e que diz ser testemunha dos perigos que moradores e estudantes universitários enfrentam ao transitar por esse local.

Por Marilene Pereira

FTC investe em espaço terceirizado

A unidade de ensino superior, Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC – Jequié instalou-se na cidade em Julho de 2001 utilizando outras instituições de ensino como sede de suas instalações. Ouvia-se que em muito em breve a FTC estaria construindo sua sede própria na cidade de Jequié, que é uma das reivindicações do alunado da instituição.
Os anos se passaram e ao longo do período a FTC esteve inicialmente instalada em dois colégios particulares da cidade, dividindo suas atividades nessa outras instituições de ensino, como ocorre com a FTC EAD até os dias de hoje, que se encontra no Centro Educacional Ministro Spínola e a FTC presencial no Colégio Campus.
Sabendo dos custos que uma sede própria teria a FTC com o uso de uma infra-estrutura já preparada e sendo a cada dia mais adaptadas aos requisitos exigidos por ela, nesse caso, não é de interesse da instituição construir uma sede própria, pelo menos no que temos visto.
O colégio Campus vem constantemente passando por inúmeras reformas, suprindo a essas necessidades da faculdade, e é claro, sabemos que o preço pago ao colégio pelo aluguel do seu espaço físico agrada ambas as partes. Prevendo todas as despesas que teria a FTC com um prédio próprio, ainda sim, continuam a pagar pelo aluguel de um espaço que não lhe pertence.
Será que depois de tantas mudanças na estrutura do Campus, a FTC ainda teria interesse na construção de um espaço seu? Independentemente de um espaço próprio ou não, o foco maior da instituição tem que ser uma política educacional cada vez mais comprometida com a formação de profissionais qualificados.

Por Tamiles Souza

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Oficina de JOL


Depois de uma semana de trabalhos, apresentamos um valioso conteúdo referente a temática "a evolução tecnológia e o ensino superior" onde os alunos apresentaram textos sobre o FTC Digital, a internet como auxílio ao estudo acadêmico, a infra-estrutura da unidade de Jequié e alguns assuntos ligados diretamente a nossa realidade local.

Devo lembrá-los que por estarmos em uma Oficina nosso propósito é construirmos juntos uma nova proposta de comunicação para esta ferramenta hipermidiática e por este motivo farei as seguintes colocações:
- Não podemos esquecer os atributos específicos deste meio de comunicação: a menor velocidade de leitura na tela do monitor, a não-linearidade e a tipologia do leitor WEB;
- Estamos produzindo um trabalho em grupo, por este motivo, não basta receber seu tema (seu job) ir para campo, produzir seu trabalho sem a preocupação de como está o trabalho dos parceiros no WebJornal Laboratório. O conteúdo torna-se repetitivo, o blog perde em dinâmica e sinergia, além de revelar que não houve um planejamento editorial;
- Analisar a tipologia das matérias, a diagramação das fotos, o espaçamento entre linhas, a formatação do texto e o tamanho da fonte assim como do texto;
- Existem textos escritos para outras mídias, que estão bons, mas devem ser revistos, pois correspondem ao modelo de estrutura do jornalismo impresso;
- No blog já encontramos exemplo de como utilizar hiperlinks, hipertextos, fotos, vídeo e interatividade (nossa enquete, os comentários e nosso email: webjlftcjeq@gmail.com).

Interatividade

Segundo a Profa.Luciene Lessa, Coord. De Biomedicina - FTC SSA, o trabalho, por ser uma ação de qualidade e produzida aqui em nosso município, está de parabéns, a Profa. Luciene é jequieense e sugere colocarmos "uns fragmentos destacados (em negrito, por exemplo) nas reportagens, pois não sei se os textos mais longos serão lidos por todos; Sugere também que seja posto algo para que "nós outros" das outras unidades possamos interagir de alguma maneira.
Respondendo a professora Luciene, nossos canais de contato são os comentários, a enquete e o email. Estamos ansiosos em manter contato com os internautas, conhecer suas opiniões será de fundamental importância para a evolução dos trabalhos nesta oficina.

Leia mais: A Internet contemporânea e a interatividade na Web 2.0

Prof. Leandro Novaes

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Mudanças na FTC

Desde que concentrou suas atividades em um só espaço físico, a FTC Jequié vem engendrando uma série de mudanças em toda a sua estrutura, como a construção da nova cantina; implantação da sala de usuários de informática; construção de mais cinco salas de aula; e a implementação de disciplinas semipresenciais na modalidade presencial.

Para Narciso de Jesus Amaral, Assistente Administrativo, essas mudanças vieram no momento oportuno e beneficiaram todo o corpo discente, docente e funcionários. Segundo ele ainda, apesar de não agradar a todos, o número de satisfeitos, é imensamente maior que o de insatisfeitos.


Por Geórgia Priscila

FTC inaugura nova fase da educação brasileira

A Rede FTC lançou recentemente um novo método de ensino no Brasil, o FTC DIGITAL. O projeto é uma iniciativa aplicada nas melhores instituições acadêmicas do mundo.

Para a coordenadora do curso de Administração da FTC, professora Milena Almeida, o projeto é uma grande inovação no ensino brasileiro e proporcionará maior integração entre alunos e professores.

"Eu apoio incondicionalmente o FTC DIGITAL. Enriquecerá o currículo do aluno que terá o contato presencial com disciplinas universais. Aliás, só os grandes centros educacionais utilizam essa ferramenta, e no Brasil, nós saímos na frente", finalizou.

O FTC DIGITAL busca incorporar os métodos tradicionais e as tendências no ensino superior, utilizando ferramentas como vídeo, podcast, áudio e conteúdo eletrônico.

Por Marcos Oliver

Ensino Superior avança no mundo virtual

Com o avanço da tecnologia e o crescente desenvolvimento mundial da Internet, estão surgindo alternativas para o aprimoramento e a implantação de novas técnicas de aprendizado e, em particular, no Ensino Superior.

A FTC digital surge com o objetivo de disponibilizar as ferramentas do mundo digital para a difusão do conhecimento, troca de experiências, e facilitar a vida da comunidade acadêmica.

Para os alunos do I semestre em Psicologia, a FTC digital apesar de ser pouco conhecida, pode ser uma ferramenta complementar de ensino que irá colaborar na investigação científica, nos debates acadêmicos e principalmente na democratização do conhecimento.

Por Cristiane Rocha

FTC Digital: um novo método de ensino


O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é uma inovação na rede FTC de ensino. Esta ferramenta está tornando a FTC pioneira, ela vai possibilitar total liberdade aos alunos que estão ingressando na faculdade agora 2008.1.

Não se trata de Educação à distância (Ead), e sim de assistir às aulas na hora que quiser, como e onde quiser, ou seja, ter autonomia intelectual, pois o AVA possui programas que permitem ao aluno receber as aulas no e-mail, celular ou ainda baixa-las para mp3 ou ipod.

O AVA como todo assunto polêmico dividiu opiniões, o coordenador do Curso de Comunicação Social, Dannilo Duarte (foto) diz que “o AVA é uma ferramenta hipermidiática, totalmente legalizada pelo MEC e de caráter generalista, ela só vem a somar, pois com esta ferramenta o aluno entra numa página, onde ele tem acesso a vídeos, textos e provas, é conteúdo de primeiro mundo”. Já o graduando do VI semestre de Comunicação Luciano Reis, alerta sobre a avaliação do novo sistema, “penso que é uma ferramenta muito interessante, daqui pra frente a educação vai ser voltada cada dia mais para sistemas virtuais, contudo as avaliações deveriam ser todas presenciais, para a faculdade ter um melhor controle”

Há professores que acham louvável a iniciativa dessa inclusão digital na grade curricular, porém discordam da retirada de matérias como filosofia, por exemplo, da grade. Por mais que as opiniões de dividam a nova ferramenta é um grande salto na era digital.

Por Sara Barreto

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Novo Portal FTC



Lançado no ultimo dia 28 de janeiro, o novo Portal da Rede de ensino FTC reúne interatividade, conteúdo segmentado por unidade, informações sobre educação superior, divulgação de eventos e muitos outros recursos. Além das novidades tecnológicas, o novo Portal ganha um moderno projeto gráfico e editorial composto por fotos, vídeos e muita informação sobre toda a rede, como Núcleos de Aprendizagem, Biblioteca, Grupos de Pesquisa, FTC Verde e Ações Sociais. Também oferece informações detalhadas sobre todos os cursos oferecidos (graduação, extensão, especialização e mestrado).

Observa-se que o Portal possibilita interação e aproximação de todas as unidades, Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié e Itabuna.

“Agora com o novo Portal, os alunos tem voz e vez, pois, poderemos enviar comentários, criticas ou sugestões de forma rápida em tempo real. Espera – se apenas que as sugestões sejam acatadas para que todas as transformações e novidades não fiquem só na aparência e sim na essência, diz a estudante do 6 semestre de Comunicação.

Por Ana Cleude

FTC Jequié de cara nova

A Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC unidade de Jequié vem a cada dia procurando melhorar sua qualidade de ensino e a sua infra-estrutura física, a fim de proporcionar melhores acomodações para o seu corpo docente e discente.

As mudanças começaram a acontecer no ano de 2007 e continuam nesse início do ano de 2008, pois, um dos compromissos da FTC Jequié é oferecer conforto e segurança para seus estudantes.

Em relação a sua área física enumeram-se as seguintes mudanças: Construção de cinco novas salas de aulas; um auditório multimídia com capacidade para cem pessoas; novas salas para as coordenações dos cursos de graduação e para a Gerência Administrativa e Financeira; uma nova recepção para atendimento; uma nova sala de usuários de Internet; uma nova cantina para os estudantes, uma sala de apoio para os funcionários e sanitários com modernas instalações. Foram construídos também, o posto de Serviços de Enfermagem e o Laboratório de Práticas de Enfermagem. A biblioteca teve sua estrutura física ampliada, e recebeu vários livros. O estacionamento foi expandido e sua rede elétrica totalmente substituída, sem contar com a restauração da área verde que envolve a parte externa da instituição.

Para os estudantes do semestre 2008.1 a FTC Jequié e demais unidades que formam a Rede de Ensino FTC (Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista), estão oferecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA - um moderno laboratório que faz parte do Programa FTC Digital que garante aos alunos maior interatividade e acesso a qualquer hora e em qualquer lugar as aulas, qualidade de ensino associada às inovações da tecnologia.

Por Nayane Gonçalves

A FTC inicia 2008.1 com moderno sistema digital


A unidade FTC de Jequié iniciou o ano letivo com mudanças nas suas grades curriculares, foi implantado um moderno sistema digital onde os novos discentes terão aulas com equipamentos multimídia. Com tanta mudança basta agora saber se os estudantes estão satisfeito com este moderno sistema, e se o mesmo é de qualidade.

E foi em momento de descontração que o calouro Marcos Sena do curso de Sistema de Informação revelou que o programa é bom pela facilidade de acesso, por poder ter as aulas em casa ou em qualquer outro lugar, mas Marcos Sena deixa claro que se todas as aulas fossem presenciais seriam melhores.

Por Edinéia Nery

A internet na vida do estudante do nível superior

Com o avanço da internet os estudantes do ensino superior tevem aderir ao uso diário da internet e hoje em dia é praticamente impossível viver sem mandar um trabalho, fazer uma pesquisa, entre outro trabalhos que a internet proporciona. A internet no entanto deve ser usada de forma consciente e responsável, pois muitos ainda usam sem controle, não há como negar que a invenção da internet foi de grande valia para os estudantes do novo milênio e o Brasil já é um dos recordistas em acessos. Certamente o uso da internet facilitou bastante para que uma educação de qualidade se estabelecesse no país e a vontade de crescer e adquirir novos conhecimentos foi despertada nos estudantes de ensino superior.

Por Eliomar de Jesus

Alunos do 1° semestre de enfermagem reivindicam maior divulgação


A Rede de Ensino FTC inicia o ano de 2008 com o lançamento do FTC Digital, trazendo um novo portal da Instituição, e uma novidade voltada para os novos alunos, que é o lançamento do (Ambiente Virtual de Aprendizagem) AVA, que possibilita aos alunos assistirem as aulas onde, como e quando quiserem, num ambiente virtual que oferece vídeo-aulas com professores, fóruns de discussões, textos e muito mais.

Alunos do 1º semestre do curso de Enfermagem aprovam as novas idéias e melhorias realizadas pela Instituição, porém com ressalvas, pois alguns alunos reclamam do FTC Digital no tocante ao trabalho de divulgação para o entendimento dos alunos de qual é a essência do projeto. A aluna Elcya Valverde Sodré diz “alguns colegas desistiram do curso devido à falta de comunicação, que facilita uma interpretação errada sobre o projeto que peca na sua divulgação”, e com isso abre espaço para os que têm pensamentos contrários ao projeto.

Para a grande maioria dos alunos do 1º semestre de Enfermagem o FTC Digital tem tudo para dar certo, porém deverá buscar melhoria no seu processo de divulgação para que não ocorram interpretações erradas e prejudique todo projeto.

Por Luciano Reis

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Satisfação no atendimento é o objetivo da Secretaria Acadêmica da FTC Jequié



A unidade da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC - de Jequié promoveu entre os dias 11 e 16 de fevereiro a Semana de Integração 2008.1, com o tema "Ser calouro da FTC: uma questão de atitude". O objetivo do evento é dar as boas vindas aos estudantes calouros e integrá-los ao mundo da FTC.

Pensando no bem estar dos alunos a Secretária Acadêmica, Ana Rita, juntamente com toda a Central de Atendimento ao Aluno busca neste semstre letivo de 2008.1 prestar um serviço de qualidade em busca de melhoria dos problemas expostos pelo corpo discente, bem como na agilidade do atendimento. A nossa equipe de entrevista procurou a secretária acadêmica da instituição que expôs as inovações da faculdade com a implantação das disciplinas digitais, que de acordo com a secretária promoverá a melhoria no campo da pesquisa e da inclusão digital dos alunos.

Diante das declarações exposta pela Secretaria Acadêmica, torcemos que nesse ano letivo, possamos ter de fato um atendimento eficaz, por parte de todos os funcionários do setor, além da transparência da instituição pela busca continua de uma política de educação cada vez mais democrática e satisfatória.

Por Tamiles Souza

2008: FTC com cara nova


A FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências inova para o ano letivo de 2008. Trazendo um novo conceito de ensino superior, com novas ferramentas que ajudam a melhorar o aprendizado e a integração professor/aluno. Uma dessas ferramentas é o FTC Digital. Um moderno e aperfeiçoado projeto de ensino virtual, desenvolvido dentro da FTC. Podemos encontra no FTC Digital o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.


Com o AVA, o aluno assiste às aulas onde e quando quiser, utilizando as mais diversas ferramentas midíaticas, ou seja, vídeo, áudio etc. Retiradas do que tem de melhor na internet e ainda fórum de debate, animações, textos etc. É uma pena que esse programa só esteja disponível aos alunos de primeiro semestre, como afirma a aluna de enfermagem Ana Maria Santana, de 26 anos. Segundo Ana Maria os alunos de segundo, terceiro e os demais semestre a frente ficaram com uma sensação de água na boca já que não poderão aproveitar essa novidade que esta dando o que falar na cidade. E sem falar que esse é um projeto pioneiro e inovador.

Por Alan Leal

FTC inova a Educação


A Onda Digital chegou para Educar. Esta é a frase que deixa a Rede de Ensino FTC em posição de absoluto destaque na aprendizagem com o novo projeto FTC Digital.

Com ampla gama de ferramentas oferecidas (podcast, áudio, vídeo, conteúdo eletrônico...entre outros) o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA - conecta os novos alunos que, ingressam a faculdade neste semestre de 2008.1, ao admirável mundo novo da educação superior.

De acordo com a Coordenadora do programa, Karen Sasaki, o aluno “passará a ser gestor de seu tempo e do processo de aprendizagem”. O resultado estético ( o ambiente) é excelente, relata o calouro do curso de administração. Sem dúvida que as grandes vantagens são a mobilidade e facilidade de acesso a rede; agilidade também encanta os estudantes.

A presente transformação é ainda mais séria. Seus conteúdos programáticos não se resumem as vídeo-aula (características do Ensino a Distância – EAD), mas o próprio AVA disponibiliza inúmeros textos, links e livros gratuitos para estudos complementares. Assim, a principal contribuição do AVA, está expressa nas possibilidades, nas oportunidades e na diversidade de idéias.


Por Têka Wilma

Psicologia e o FTC Digital





A FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, a cada semestre vem inovando, neste ano de 2008, a rede de ensino que mais cresce na Bahia, trás pra seus alunos, o programa FTC Digital.

O que é o FTC digital? Nada mais é do que uma nova ferramenta que vem oferecer uma autonomia intelectual e profissional aos alunos da rede FTC. O programa utiliza o AVA – Ambiente virtual de Aprendizagem, trata-se de uma plataforma educacional, que promove aprendizagem, mediada por tecnologia através de diferentes ferramentas interativas. O programa busca levar conhecimento aos alunos, onde quer que eles estejam e a qualquer tempo.

Segundo a coordenadora de Psicologia, a Prof. Patrícia Villar Moreira, “a FTC Digital é uma inovação que a FTC apresenta aos seus alunos neste ano. Levando-se em consideração todos os avanços tecnológicos surgidos e incorporados ao nosso dia-a-dia nos últimos anos, acho que a FTC Digital está seguindo esta tendência e trazendo a tecnologia para a sala de aula e para todas as profissões”.

A Coordenadora Prof, Patrícia, cita também a importância da FTC digital para o curso de Psicologia, pois segundo ela, o programa aproxima os alunos dos avanços tecnológicos, já que a Psicologia estuda os seres humanos, como estes podem conhecer e interpretar a si mesmo e como pode interpretar e conhecer o mundo em que vive (incluindo a interação dos indivíduos entre si, com a natureza, com os objetos e com os sistemas sociais dos quais façam parte). Dessa forma não podemos deixar de lado a tecnologia que também interage com este indivíduo, interferindo nas suas relações.

Então Alunos de todos os cursos, prepare-se porque você agora faz parte de uma turma antenada, e ligada literalmente na Era Digital.

Por: Iliane Souza

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Jornal Laboratório


Os alunos do curso de jornalismo da FTC de Jequié, no semestre de 2007.2, colocaram à disposição da comunidade mais um exemplar do Jornal Laboratório, sendo sua 2° edição e com data de dezembro de 2007, onde transparece o sério trabalho jornalístico desenvolvido por eles, divulgando vários acontecimentos relacionados à cidade e região, com fatos sociais, políticos, culturais, econômicos, etc. Esses assuntos são tratados por eles de forma investigativa, com vista a atender ao interesse público, mostrando que a notícia pode servir como freio para atos ilícitos e despertar em cada cidadão a consciência sobre problemas que possam envolver a violência, a corrupção e injustiça. Além de promover a educação ajudando no desenvolvimento de uma sociedade.

Apesar de ser a primeira e única turma os graduandos de jornalismo não abrem mão de um bom aprendizado, fazendo várias cobranças, pois pretendem como futuros jornalistas a capacitação e respeito, ligados a moral e ética de um bom profissional da área de Comunicação Social.

Por Marilene Pereira

FTC EaD e FTC Digital tem diferença?

A Rede de Ensino FTC, há quase uma década, tem a missão de transformar seus estudantes em profissionais criativos, competitivos e empreendedores, capazes de atuar de forma ética, humana e científica na sociedade. Considerada hoje a maior rede de ensino do Norte/Nordeste e uma das maiores do País, a Rede de Ensino FTC busca a melhoria da qualidade da educação, função que tem desempenhado com compromisso, responsabilidade e ousadia, levando o ensino superior de qualidade a jovens e adultos de todos os cantos e classes.

Um dos exemplos de ousadia e compromisso com a educação, é a implantação da Educação a Distância através da FTC EaD e da criação da FTC Digital por meio do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, projetos distintos que possibilitam o conhecimento a lugares antes inacessíveis e promovendo inclusão social e digital.
A FTC EaD e a FTC Digital oferecem pontes para o acesso à educação superior de qualidade, preparando o caminho para a construção da sociedade do conhecimento e para uma competição mais igualitária pelas oportunidades profissionais, sendo que, amplia as oportunidades de qualificação e especialização para a sociedade dentro de uma nova cultura do aprendizado.

Com a FTC EaD, os alunos uma vez por semana assistem a 02 (duas) horas-aula em vídeostreaming e a 01 (uma) hora-aula de auto-estudo e 01 (uma) hora-aula de verificação de aprendizagem. No FTC Digital os alunos tem acesso a atividades on-line, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), programa que não tem função de reproduzir a sala de aula via web, e sim de levar o conhecimento até o aluno, onde quer que ele esteja e a qualquer tempo, podendo realizar essas atividades de sua própria residência, em horário de livre escolha, através da utilização de microcomputador conectado à internet, ou ainda nos laboratórios de informática em sua Unidade Pedagógica.



Por Tiago Henrique

FTC Digital uma nova realidade

A rede da Faculdade de Tecnologia e Ciências ( FTC ) nas unidades de Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista, a partir do semestre 2008.1 incorporou aos métodos tradicionais de ensino o que há de mais moderno em tecnologia da educação superior, o inovador FTC Digital, no qual facilitará o acesso ao conhecimento ultrapassando fronteiras no processo ensino-aprendizagem.

Com tecnologia de ponta, equipamentos, o FTC Digital tem a velocidade de uma conexão banda larga, possuindo ferramentas de ultima geração: Podcast, Fórum , Vídeos, Conteúdos eletrônicos, Áudio e Links para pesquisa na internet . Tudo isso inserindo o aluno no que há de mais moderno no ensino digital, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que funciona de acordo com seus cliques. Quais aulas assistir, em que horário fazer as avaliações, quais textos ler, tudo com maximo de interatividade possível. O Objetivo é oferecer aos alunos de cursos presenciais mais qualidade de ensino associada as inovações tecnológicas.

Sendo todo este sistema desenvolvido dentro da FTC e por uma equipe da própria faculdade.

Por Claudia Moreira Costa

Noticías on line, novas expectativas

Os alunos do 6º semestre de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, após o belíssimo trabalho do Jornal laboratório impresso, estão disponibilizando noticias na internet, ou seja no Blog, o qual a interatividade é ativa e você pode opinar ou simplesmente disponibilizar qualquer tipo de conteúdo, de qualquer lugar do planeta, sem complicação ou programação.

O coordenador do curso Dannilo Oliveira Duarte diz que o projeto é muito interessante para os alunos de jornalismo. Primeiro, porque o Weblog é um espaço muito democrático e permite a participação de qualquer pessoa que tenha acesso à internet. Segundo, é muito rico saber que o que você escreverá vai ser lido e poderá ser comentado por alguém, ou seja, isso altera a forma como você escreve, sua preocupação e responsabilidade aumentam. Por fim, os blogs têm se configurando como uma grande ferramenta a serviço do jornalismo On line, pois ela favorece a discussão e o aprofundamento das notícias.

O professor deixa uma dica para os alunos: A dica que deixo para os estudantes de jornalismo é que prestem bastante atenção nos comentários que as pessoas fizerem das suas matérias, pois as críticas poderão trazer bons ensinamentos.

Por Lidiane Santos

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Projeto FTC Digital na opinião de um mestre


Considerado como “um projeto que veio para acompanhar a atual realidade tecnológica brasileira” o FTC Digital, na opinião do prof° Ms. Vanildo Meira, então coordenador do curso de Sistema de Informação da FTC Jequié, é uma modalidade do ensino à distância que não pode ser contestada, desprezada ou ignorada. Para tirar a maior dúvida dos alunos, o coordenador afirma que certos conteúdos de natureza eminentemente prática, terão necessidade de aulas presenciais (matérias práticas). As aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), segundo Vanildo, foram preparadas com muito cuidado e zelo em relação ao conteúdo e trazem ganhos de qualidade em relação à metodologia dita “tradicional”, sem, contudo, substituir a figura do professor. A principal inovação é a autonomia intelectual do aluno, ou seja, ele passa a ser gestor de seu tempo e aprendizagem, além de ter acesso aos recursos mais utilizados na internet. Vanildo ainda esclarece que por “pertencer à categoria do ensino à distância na modalidade semi-presencial, este tipo de ensino, demanda uma disciplina maior por parte do aluno no cumprimento das tarefas que no ensino presencial”. A FTC Jequié disponibiliza um laboratório específico para que os alunos que não possuem computador possam acompanhar as aulas do FTC Digital. Concluindo Vanildo afirma: “o sucesso do aluno dependerá do seu empenho, pois a FTC tem tomado todo o cuidado para que as disciplinas que serão ministradas via digital tenham toda a estrutura necessária”.

Por Nelson Galvão


Rede FTC incentiva inclusão digital


A Rede FTC inova mais uma vez e cria para seus alunos o FTC Digital.

Procurando dinamizar as aulas e fazendo com que os alunos se aprofundem mais no mundo do conhecimento o FTC Digital chega para facilitar e dar suporte para que isso aconteça.

Segundo o aluno Santiago Pereira Santos, 19 anos, estudante do 1º semestre de administração, essa novidade traz para os alunos a facilidade da digitalização e dinâmica nas aulas, pois deixa o tradicional, mesclando aulas presenciais e virtuais. Santiago demonstra preocupação no que diz respeito a deixar os alunos sem um compromisso maior com as aulas à distância, mas diz que acredita que essa dinâmica vai ser benéfica pra os alunos.

A FTC Jequié acredita e luta pra que essa inclusão dê certo, entretanto, depende de cada um dos alunos, pois como diz o poeta sonho que se sonha só, é só sonho, mas sonho que se sonha, junto, vira realidade.

Por Rogério Ferreira

Diretor acadêmico da FTC Jequié acredita no FTC Digital

O FTC DIGITAL é um programa que chega para transformar os métodos tradicionais de ensino, acompanhar as tendências educacionais e tecnológicas do mundo moderno e visa promover a formação humana mediada por tecnologia através do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Pra saber mais acesse: www.ftc.br.

Em entrevista exclusiva ao WEBJornal Laboratório o Prof. Leon Hipóllyto Olinto, diretor acadêmico da unidade de Jequié respondeu qual seu pensamento a respeito do projeto FTC Digital e qual os benefícios que os acadêmicos terão com esse novo sistema?

Leon Hipóllyto: Considerando o programa como um todo, da concepção da idéia até a implementação em sala de aula, vejo como positivo. Pois, foi bem elaborado, por uma equipe de profissionais competentes e dedicados. Os conteúdos são ricos, os professores têm excelente postura e didática, bem perceptíveis no vídeo. A apresentação visual é de qualidade e encantador. Como benefícios, os alunos terão a oportunidade, reconhecida pela IES, de estudarem de forma independente, dispondo de tempo e espaço para se dedicarem integralmente e em casa, se assim quiserem, utilizando a web, ferramenta que transformou a vida das pessoas e é claro encurtou distância.

Por Lorena Ferreira

FTC Digital


O Programa FTC Digital tem por objetivo possibilitar a inserção de novas tecnologias no processo de aprendizagem dos alunos de graduação. Como uma IES de vanguarda, a Faculdade de Tecnologia e Ciências desenvolveu um ambiente virtual de aprendizagem próprio, disponibilizando aos alunos ingressantes vídeos, textos, áudios, visando a dinamização das relações entre os sujeitos e o objeto do conhecimento.

O FTC Digital é uma ferramenta tecnológica moderna, totalmente desenvolvida por professores, pedagogos e designers do quadro de colaboradores da própria FTC. “A geração internet vai se sentir completamente à vontade, ao utilizar essa ferramenta, que vem complementar o ensino presencial. Mesmo aqueles que ainda não possuem muita familiaridade com o uso dos recursos da informática, vão, igualmente, dispor do suporte de um laboratório com acompanhamento de monitores, e, assim, estarão conectados com o que há de mais moderno em termos de mídia de aprendizagem”, completa Nandyara Souza Santos, Assessora Pedagógica da FTC/Jequié.

Ao destacar o mais novo programa da Rede, o FTC Digital, Nandyara esclarece que não se trata de Educação à Distância, mas a implementação de disciplinas semipresenciais na modalidade presencial, com vistas a facilitar o acesso às novas tecnologias, ações estas que fazem parte do processo de reengenharia curricular da Rede de Ensino FTC.

Por Juci Costa

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Questão de Atitude é Isso Aí




Pesquisando conteúdo sobre Webjornalismo na internet encontrei o Salvador em Pauta, um produto da Agência FTC de Notícias desenvolvido pelos alunos do 7˚ semestre noturno de jornalismo da FTC Salvador, 2007.1. Parabéns pra turma de Salvador, muito bom o trabalho. Para a turma de Jornalismo FTC Jequié fica o exemplo de atitude, de estrutura, de regionalismo e de formato. O momento é bom para estimular nosso cérebro em busca de boas idéias.

Prof. Leandro

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Liberdade de imprensa

Nesta quarta-feira a organização internacional Repórteres sem Fronteiras apresentou um relatório revelando que o Brasil continua na área dos países com problemas no mapa da liberdade de imprensa. O documento justifica a classificação com o registro de dois assassinatos de jornalistas no ano passado. Apesar de ressalvar que apenas uma das mortes "parece estar ligada ao exercício da profissão".

Segundo a organização o país ainda não conseguiu acabar com as agressões violentas nem com as tentativas de atentado contra a imprensa, representadas por medidas de censura prévia. E destaca um anteprojeto de lei que prevê a revogação de uma legislação herdada do período de regime militar: a Lei de Imprensa de 1967.

Para a Repórteres sem Fronteiras a possibilidade de mudança está no anteprojeto apresentado em dezembro pelo deputado federal Miro Teixeira, que revoga a lei do período da ditadura, que prevê prisão para delitos de calúnia, difamação e injúria. Nesta proposta as penas de prisão devem ser suprimidas.

Saiba mais:
A imprensa e as leis

Fonte: UOL Últimas Notícias