quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Na FTC a roda é boa


No final da tarde da quarta-feira (13/02), a Associação de Capoeira Filhos de Zumbi, fez uma apresentação especial, reunindo veteranos, calouros e professores no Campus da FTC Jequié. O evento fez parte da programação da Semana de Integração e envolveu atividades artísticas e de inclusão social.
A Capoeira é brincadeira, é um jeito de lutar jogando, rindo, dissimulando. A arte na Capoeira se faz presente através da música, do ritmo, do canto, da expressão corporal, da criatividade de movimentos e da presença cênica. A luta representa sua origem e sobrevivência através dos tempos na sua forma mais natural, como um instrumento de defesa pessoal genuinamente brasileiro.

A parte musical faz da capoeira uma luta única e especial. Ela dita o ritmo e a intensidade do jogo. Os instrumentos, liderados pelo berimbau, atabaques e acompanhados pelas palmas determinam o estilo do jogo e sua velocidade. O canto que dá o tom da roda, pode tornar o jogo mais agressivo ou mais amistoso de acordo com o conteúdo cantado.

“Em geral a capoeira não busca destruir o oponente, porém contusões devido a combates mais agressivos não são raras. Entretanto, de maneira geral o capoeirista prefere mostrar sua superioridade "marcando" o golpe no oponente sem, no entanto completá-lo. Se o seu oponente não pode evitar um ataque lento, não existe razão para utilizar um golpe mais rápido”, diz o mestre Nerildo (Barbicha).

Por Jusci Costa

4 comentários:

Anônimo disse...

No conteúdo, a matéria da nossa colega ficou boa, no conteúdo, entretanto, vale lembrar que a capoeira é uma dança que foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil. Quanto ao formato observei que o texto não estava justificado, as fotografias também não está distribuidas de forma harmonica e o texto aparece quebrado em algumas partes, mas tirando essas observações podemos dizer que a matéria ficou legal.

Anônimo disse...

Gostei do conteúdo abordado realmente faltou mencionar que a capoeira é uma dança as fotos ilustram e estimulam a leitura.

Anônimo disse...

Valeu a lembrança Alan. Obrigada.

Anônimo disse...

Seu texto ficou grande, porém atrativo devido as fotos que chama a atenção do leitor, teve objetividade e clareza nas idéias.