Estudantes do 9º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié realizaram hoje (25.04), na Unidade de Coleta e Transfusão – UCT Jequié, localizada no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), o projeto de extensão “Entre Nessa Corrente. Doe Sangue”.
Coordenados e orientados pelos Profs. Enfs. Marcus Rabelo e Márcio Lobo, os estudantes sensibilizaram todo o colegiado de Enfermagem da FTC Jequié e a comunidade local quanto a importância da doação de sangue.
Desde o século passado, a terapia transfunsional, vem apresentando grande progresso técnico científico e devido ao aumento da utilização do sangue como recurso terapêutico vem crescendo progressivamente o número de doadores. A transfusão de sangue é uma prática médica que consiste na transferência de um componente sanguíneo de uma pessoa (doador) para outra (o receptor). A doação de sangue é de fundamental importância para o funcionamento das unidades e dos grandes centros de saúde. Trata-se de um processo pelo qual uma pessoa por livre e espontânea vontade oferece seu sangue com o objetivo de manter abastecidos os hemocentros e com isso salvar vidas.
O objetivo do projeto é propor à coordenação do curso a elaboração de estratégias por parte dos docentes das disciplinas Saúde Coletiva e Enfermagem e Sociedade para associar aulas teóricas com ações práticas sensibilizando os discentes sobre a importância da doação de sangue e para torná-los multiplicadores de informações corretas a respeito da doação. Outro ponto é suprir o banco de sangue UCT Jequié e beneficiar quem dele necessita. O foco é contribuir para a manutenção dos estoques de sangue e seus derivados num trabalho contínuo e fundamental para o tratamento de enfermos.
A coordenadora da UCT Jequié, Gildásia do Espírito Santo, reforça a importante contribuição que os estudantes estão dando com a realização do projeto e o quanto a ação ajuda a promover a doação de sangue e por consequência ajuda a salvar vidas.
Além dos estudantes do curso de enfermagem, também fizeram sua doação o Sr. Antonio Pereira de Souza (64), o sr. Edivaldo Alves Gonçalves (49) e o estudante de ensino médio Italo Santos (20). É fortalecendo esta corrente que todos ajudam a salvar vidas.
Desenvolveram o projeto os/as estudantes Bruna Ledo, Bruna Cardoso, Carla Nardes, Charles Arruda, Crescenzo Salvatore, Elisangela Matos, Everton Vieira, Fernanda Brito, Francis Barbara, Gilmara Damasceno, Iana Carolina, Jucimara Saraiva, Julian Pinheiro, Lilia Carmo e Thaise Chaves.
Quem pode doar?
- Não seja usuário de drogas;
- Deve estar alimentado;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Ter entre 18 e 65 anos;
- Evitar fumar 2 horas antes da doação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário