domingo, 24 de fevereiro de 2008

FTC Digital: um novo método de ensino


O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é uma inovação na rede FTC de ensino. Esta ferramenta está tornando a FTC pioneira, ela vai possibilitar total liberdade aos alunos que estão ingressando na faculdade agora 2008.1.

Não se trata de Educação à distância (Ead), e sim de assistir às aulas na hora que quiser, como e onde quiser, ou seja, ter autonomia intelectual, pois o AVA possui programas que permitem ao aluno receber as aulas no e-mail, celular ou ainda baixa-las para mp3 ou ipod.

O AVA como todo assunto polêmico dividiu opiniões, o coordenador do Curso de Comunicação Social, Dannilo Duarte (foto) diz que “o AVA é uma ferramenta hipermidiática, totalmente legalizada pelo MEC e de caráter generalista, ela só vem a somar, pois com esta ferramenta o aluno entra numa página, onde ele tem acesso a vídeos, textos e provas, é conteúdo de primeiro mundo”. Já o graduando do VI semestre de Comunicação Luciano Reis, alerta sobre a avaliação do novo sistema, “penso que é uma ferramenta muito interessante, daqui pra frente a educação vai ser voltada cada dia mais para sistemas virtuais, contudo as avaliações deveriam ser todas presenciais, para a faculdade ter um melhor controle”

Há professores que acham louvável a iniciativa dessa inclusão digital na grade curricular, porém discordam da retirada de matérias como filosofia, por exemplo, da grade. Por mais que as opiniões de dividam a nova ferramenta é um grande salto na era digital.

Por Sara Barreto

6 comentários:

Anônimo disse...

Mudanças são traumaticas e discutíves. Mas o tempo é o melhor remédio para avaliar, melhorar e corrigir falhas existentes.

Anônimo disse...

Concordo que os alunos terão uma grande liberdade, mas precisarão, mais do que nunca ,de uma responsabilidade equivalente.

Anônimo disse...

Parabésn Sara, vc em poucas palavras conseguiu abordar os dois lados das opiniões despertando no leitor formarem sus opinão a respeito da inovação da FTC.

Anônimo disse...

Estamos no século onde quem tem informação estar um passo a frente, a tecnologia anda de mãos dadas com o conhecimento.

Anônimo disse...

Sara,
Parabéns pela matéria!
A iniciativa do curso foi excelente!!!
Gostaria de retificar que a disciplina "filosofia" não foi retirada das matrizes curriculares.
Pelo contrário, nós compreendemos a sua importância e a adotamos como componente curricular obrigatório para todos os cursos de graduação, de todas as áreas do conhecimento. Será oferecido no 3º semestre (para quem entrou neste), sob o título "Filosofia, ética e desenvolvimento humano".

Anônimo disse...

Valeu,Sara! Parabéns! matéria clara objetiva e com visao de ambas partes,muito bem.