quarta-feira, 23 de abril de 2008

Congresso Mundial de Epidemiologia


Os estudantes Marcus Souza Vieira e Daniel Santos Vieira, do curso de enfermagem da FTC Jequié, conseguiram aprovação da comissão organizadora do XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, para apresentar o software Gestor de Pesquisas Estatístico o GPE. O EPI 2008 tem a temática “Epidemiologia na construção da saúde para todos: métodos para um mundo em transformação” e acontecerá de 20 a 24 de setembro em Porto Alegre.

A Grande Idéia

Marcus explica que seu trabalho aborda a pesquisa epidemiológica e objetiva que o programa computacional possibilite a gestão de dados coletados, registro, processamento e análise. A problemática era em como pesquisar, encontrar dados e relacionar informações em prontuários enormes e desorganizados. A grande idéia surgiu durante um banho, “por que não desenvolver um programa para gerir estes dados?”. Para compor o Programa Gestor de Pesquisas Estatístico foi utilizado o programa DelphiTM como sistema de linguagem operacional e o FirebirdTM como banco de dados.

Parcerias

O projeto criado pelos acadêmicos do curso de Enfermagem, Marcus Souza e Daniel Santos, foi articulado com o estudante de Sistemas de Informação, Antônio Ênnio de Jesus e orientados pelo professor doutor Cláudio Lúcio Fernandes Amaral, todos da FTC Jequié. Para coordenar a metodologia dos dados os estudantes contaram com a parceria da Profa. Mestre Ninalva Santos, da UESB.

Os estudantes reafirmaram a importância do estimulo por parte dos professores como formadores e motivadores na construção de grupos comprometidos com a pesquisa e projetos de extensão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é...parabéns para os dois, Soube que vocês também são monitores! Isso mostra o quanto são inteligentes, espero que compartilhem esta inteligência toda! E eu queria agradecer por estar levando o nome da FTC para um evento tão importante! Vocês estão dando um bom exemplo. Parabéns Novamente.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar a Marcos e Daniel pela coragem e competência em estar levando o nome da FTC para esse congresso tão importante,e ressaltar que a escolha do tema é tão relevante quanto a capacidade de desenvolvê-lo.Vcs estão sendo prova que nossa instituição é meramente capaz,principalmete por contar com um corpo docente tão competente.Que isso seja mais um incentivo à pesquisa em nossa instituição e exemplo a ser seguido.Parabéns!!!!