quarta-feira, 2 de abril de 2008

Prevenir é o melhor remédio


Dezesseis funcionários da Brigada de Incêndio da FTC/Jequié receberam treinamento nesta quarta-feira, dia 02 de abril, ministrado pelo Sr. Luiz Ornelas, técnico em segurança do trabalho da ASSESIMA. Este programa de treinamento tem por objetivo, proporcionar aos participantes conhecimentos básicos sobre prevenção e extinção de princípios de incêndio, procedimentos de abandono do local de trabalho, além de técnicas de primeiros socorros. A meta é que, em eventuais acidentes, a brigada possa prestar os primeiros atendimentos. “Eles estão sendo treinados para essas situações. Caso aconteça algo, até a chegada do Corpo de Bombeiros, quem vai dar esse atendimento de evacuação do prédio, por exemplo, serão os funcionários”, disse Ornelas. Os membros da equipe foram escolhidos pelos empregadores e, segundo Juciene S. Freire Costa, Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade, “aceitaram o desafio de preservar o bem físico e estrutural da empresa”. Internamente, os empregados serão divididos em subgrupos, com os seus respectivos chefes. O Sr. Armando José Cabral Ribeiro, Gerente Administrativo/Financeiro da unidade informou, não ter nenhum registro de incêndio na empresa, mesmo assim, existe a preparação quanto à prevenção. “Há o risco natural de acidentes que podem ocorrer em qualquer lugar. Com este treinamento eles poderão utilizar não apenas na empresa, mas em outros locais”.

Apoio


A brigada de incêndio é importante, pois é responsável pela ação inicial. Muitas vezes, ao combater o princípio do fogo, ele não se alastra. O beneficio também é de ordem econômica, além de garantir a integridade do patrimônio, o seguro de empresas que possuem o grupo especializado tem custo menor.
Por Jusci Costa

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa da FTC, em estar investido na prevenção contra eventuais transtornos. Essa É sem duvida uma matéria de muita importância e de grande relevância, de modo em geral no meio acadêmico.

Anônimo disse...

Muito feliz essa materia porque trata de um assunto importante em qualquer empresa pública ou privada.
É muito importante treinar os funcionarios para saber agir em situação de perigo.
Parabems FTC pela iniciativa.

Anônimo disse...

Falta uma identificação da CIPA nas áreas internas da faculdade. E a prevenção é o meio mais barato em qualquer situação risco. É com um treinamento constante que se aprimora o conhecimento. Valeu FTC.