Alunos do 6º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, coordenados pela professora Lucimeire Oliveira, realizaram na última sexta-feira, (3), atividades de encerramento do projeto “Promovendo o autocuidado através de um grupo de convivência de idosos do Hiperdia”, do Centro de Saúde Sebastião Azevedo, no bairro Mandacaru.
Durante três meses, o projeto contou com a participação de 34 idosos do Grupo de Convivência Viver Melhor com Saúde, que teve como objetivo fornecer orientações necessárias para promover, prevenir e reabilitar a saúde, considerando que à implantação de medidas preventivas ao conscientizar e capacitar o indivíduo para o autocuidado favorece uma melhor qualidade de vida, explica a professora Lucimeire.
De acordo com a estudante Rosimar Alexandre, é importante realizar ações como esta para orientar melhor os idosos sobre saúde e bem estar. “Muitas pessoas têm a doença e não sabem que são portadoras, por isso é fundamental falar com estes pacientes sobre os sintomas e a necessidade de consultar um médico”, destaca a estudante. “Um diagnóstico preciso, contribuirá para a indicação do tratamento mais adequado para o controle das doenças”, lembra a aluna Maria Lúcia Quirino.
Oficina do corpo, avaliação do pé de risco, técnicas de alongamento, saúde bucal, cuidados com o uso das medicações, entre outras, foram abordados durante os encontros semanais. “Nosso papel enquanto “cuidadores multiplicadores”, é levar ao conhecimento da população as informações referentes ao processo saúde-doença, expressadas de forma dinâmica, com o intuito de promover mudanças nos hábitos das pessoas, principalmente no meio em que vivem”, pontua a acadêmica Josilda Ramos.
Para Nair Maria Oliveira, 64 anos, a participação no projeto ajuda a rejuvenescer e ter mais saúde. “Aprendi muito sobre meu corpo, minha mente, eu me sinto mais jovem e mais feliz”, afirma.
"Durante as atividades educativas aprendi com os estudantes da FTC e com os profissionais que fizeram as palestras, que a adoção de hábitos saudáveis, é capaz de eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde física e mental”, detalha Amália Borges, 74 anos.
Nossos agradecimentos aos profissionais parceiros Oldemar Nunes (psicológo), George Oliveira (Prof. Educação Fisica), Drª Glaucia (dentista), Dr. Ivo Teixeira (médico), que ministraram as palestras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário