quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Polícia de Jequié investiga morte de bombeiro

Ainda é desconhecida a causa da morte do aspirante a tenente Uelber Costa do Sacramento, 28 anos, encontrado morto na parte rasa de uma piscina após treinamento do 8º Grupamento de Bombeiro Militar, que tem sede em Jequié (sudoeste do Estado), a 359 quilômetros de Salvador. A morte aconteceu na manhã da última quarta-feira, 14.

De acordo com o comandante interino da corporação, major Anselmo Luiz, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) extraiu órgãos da vítima para exames detalhados no Laboratório Central de Salvador. O comandante do 8º GBM, tenente-coronel Nelson Adams, encontra-se em férias e o comando ainda não emitiu nota sobre o acompanhamento das investigações, a cargo da Polícia Civil de Jequié.

Segundo colegas da vítima – que fazia parte da equipe de salvamento do 8º GBM – após o treinamento de rotina na piscina do Jequié Tênis Clube (JTC), com a participação de oito bombeiros, todos deixaram a água, exceto Sacramento, que permaneceu nadando e mergulhando. Quando já estavam deixando as dependências do clube, notaram que o bombeiro não seguia o grupo e resolveram retornar. “Ele estava inconsciente na piscina, exatamente no lado mais raso”, contou uma testemunha que não quis se identificar.

SOCORRO – Dois colegas da vítima entraram na água e, ao constatar que ele estava desacordado, deram início ao processo de salvamento. O bombeiro foi encaminhado imediatamente ao pronto-socorro do Hospital Regional Prado Valadares, mas morreu antes de dar entrada na unidade.

O corpo do aspirante a tenente foi velado no salão de entrada do 8º GBM durante todo o dia e, no final da tarde seguiu para Salvador, onde reside sua família. Sacramento nasceu em 1980, sendo que há exatos quatro anos e 10 meses servia ao GBM.

Esta foi a segunda baixa do grupamento em menos de dois meses. Em 29 de novembro, a tenente Aparecida Mehmere Gusmão dos Santos, 27 anos, morreu em acidente automobilístico na BR-116. Ela estava no Corpo de Bombeiros de Jequié há mais de dois anos. Considerada pelo comando uma oficial aplicada, a tenente Mehmere participou de várias missões, a exemplo de combate a incêndio na Chapada Diamantina.

Na foto arquivo, publicação do blog do repórter Tatu, o aspirante está em pé, de azul.

Nenhum comentário: