terça-feira, 27 de abril de 2010

Como se preparar para concursos públicos foi pauta na FTC Jequié


Alunos do curso de Administração da FTC Jequié e a comunidade estiveram no auditório da unidade, nesta segunda-feira, 26, para assistir a palestra “Estratégias e atitudes: como se preparar para concursos públicos”.

Promovida pelo colegiado do curso e ministrada por Waldir Santos - Advogado da União e especialista em preparação para concurso, o evento teve como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância dos concursos públicos e promover uma mudança de visão em relação à temática central. “Saber como se preparar é um dos grandes segredos para a aprovação em um concurso público”, reflete a professora Janara Vaz.

Autor do livro “Concursos Públicos: estratégias e atitudes”, Waldir afirma que a aprovação num concurso não é algo tão difícil como a maioria da população pensa. Para ele o que mais prepara o candidato para concursos é o hábito de fazer concursos. “Fazer concurso é para aprender a fazer concurso. Para isso, é necessário diversificar as escolhas”.

A palestra buscou afastar dos candidatos e do público em geral algumas impressões equivocadas sobre os concursos públicos, e com isso aumentar a participação das pessoas nos processos seletivos, o que, em última análise, significa aperfeiçoar a qualidade do serviço público em todos os níveis.
Pensamentos como “os concursos são fraudes”, “a concorrência é muito grande”, “só faço concurso para minha área” devem ser deixados para trás. É importante adotar métodos e comportamentos que darão um rendimento melhor em todas as disciplinas. “Assim, o candidato perceberá que o processo de preparação para as provas pode ser menos sofrido e angustiante”, destaca Waldir.

Nota-se facilmente que nem sempre o conhecimento é que determina a aprovação, mas muitas vezes a perspicácia, a determinação e até a criatividade do candidato, que, coincidentemente, são qualidades necessárias ao bom servidor público. Para a estudante do 1º semestre de Administração Mariana Queiroz este modelo de palestra, com debates, seções de perguntas, se mostrou muito produtivo para a geração de ideias e troca de informações.

"Gostei muito do evento e principalmente da diversidade do público participante o que enriqueceu a nossa discussão e a troca de idéias. Sem contar que o palestrante foi um excelente maestro na transmissão de conhecimentos a respeito da preparação para concursos públicos” comenta o enfermeiro Nelson Galvão.

“Lembre sempre: estudar o mínimo é tornar máxima à distância em relação ao sucesso, e seu comodismo é o combustível dos seus concorrentes”, conclui Waldir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fiquei encantada coma maneira de apresentar o tema, e o tempo passou muito rápido. Foi muito surpreendente aprender que concurso não é como eu e meus amigos pensávamos. Virei concurseira.

Quando o palestrante volta a Jequié?

Luciana