Orientados pela professora Maria Moreira, estudantes do 3º semestre do curso de Psicologia da FTC Jequié realizaram nesta sexta-feira, 16, no auditório da DIREC/13, uma palestra com o tema “Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H): Uma Conversa com Educadores”.
Voltado para professores e coordenadores escolares da rede municipal de ensino que trabalham com educação especial, o encontro teve como objetivo informar sobre o TDA/H, suas causas, consequências, diagnóstico e possibilidades de intervenção na perspectiva de auxiliar e capacitar os professores que atuam na área, uma vez que a inclusão beneficia a todos.
A busca por novas metodologias e técnicas para ensinar tem levado muitos professores a diversificarem suas aulas, no intuito de atender a essa população, e também, melhorar o nível de aprendizagem da sala como um todo. “Por isso, é necessário mostrar que pais e professores podem, de maneira eficaz, auxiliar na reintegração do indivíduo aos grupos sociais e possibilitar a estimulação e valorização de seu aprendizado”, afirma a estudante Nayomara Souza.
Segundo a aluna Iara Marcelo cabe aos educadores, ajudar no pré diagnóstico deste transtorno, e orientar os pais a procurar um profissional competente para realizar os testes. “Nosso papel enquanto estudantes de Psicologia e multiplicadores é ajudar pais e educadores dos alunos a vencer o preconceito e dificuldades”.
“Só um trabalho coletivo entre pais, professores, psicólogos e médicos permitirá à criança incluir-se numa rotina estruturada em seu cotidiano, criando assim possibilidades de desenvolverem uma vida normal”, esclarece o universitário e também educador Carlos Roberto Oliveira.
Aprender a trabalhar com a inclusão e mais atentamente para a inclusão de alunos com TDA/H, é um desafio para os professores e para escola de modo geral, que necessitam criar meios para aprender a trabalhar nessa perspectiva. “Assim, o professor, cuja função é ensinar, tem também a necessidade de aprender”, salienta a professora Débora Eloy, coordenadora da Educação Especial do Município de Jequié, agradecendo a oportunidade proporcionada por alunos do curso de Psicologia da FTC Jequié para discussão do assunto.
Esta atividade faz parte da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido III.
Nenhum comentário:
Postar um comentário