segunda-feira, 19 de abril de 2010

Transbahia Realiza Treinamento sobre Prevenção e Segurança no Trabalho.



Voltado para a equipe de motoristas e coordenadores de manutenção com o objetivo de reduzir o número de acidentes e prevenir novas ocorrências, a Transbahia realizou entre os dias 17 e 18 de abril, nas dependências da FTC Jequié o Treinamento sobre Prevenção e Segurança no Trabalho.

É necessário promover a aproximação do conhecimento técnico-operacional e do humano, aplicando-os no cotidiano das organizações de trabalho. Para a Psicóloga e analista de RH Iucherline Sacramento (foto), o estudo da influência humana na ocorrência de acidentes de trabalho necessita levar em conta a forma como o “Ser Humano” se relaciona com seu meio de trabalho. “Nosso objetivo é preservar a segurança dos nossos colaboradores e evitar o afastamento de funcionários em virtude de acidentes de trânsito”, explica Iucherline.

“Segurança não é tempo perdido, é tempo investido”, afirma o coordenador de manutenção da base de Jequié, Floriano Peixoto Costa.

“Ato inseguro, o grande vilão da segurança”. “O problema é trabalhar no piloto-automático”. “É o excesso de confiança”. Frases como estas foram ouvidas pelos colaboradores durante o treinamento sobre Direção Defensiva. Além disso, Antonio Madureira (foto), instrutor de direção citou a importância de dirigir “corretamente” para gerar menos custos com combustível e manutenção do veículo.

Para os motoristas Fábio Mota e Gilson Porto, “segurança é uma questão individual. É preciso que cada um faça a sua parte para assim garantir a segurança de todos”.

Segundo o técnico de segurança Paulo Eduardo (foto), o treinamento tem o objetivo de eliminar ou reduzir os riscos a que os colaboradores possam estar expostos, dentro das dependências da empresa, a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida e o aumento da produtividade. “De uma forma geral, estes encontros vai garantir a implementação e manutenção dos procedimentos de segurança, prevenindo a ocorrência de acidentes, doenças ocupacionais e agressões ao meio ambiente”, destaca Paulo.

“O sucesso não se consegue com acidente”, afirma Nério Machado, motorista há treze anos na Transbahia. “É preciso quebrar paradigmas, trazer novas idéias e motivar as pessoas para que possam perceber que seu trabalho será essencial para alcançarmos os objetivos da empresa” concluem os motoristas Marivaldo Ferreira, José Ricardo e José Alberto Lima.

Nenhum comentário: