sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Paralisação do Conselho Tutelar de Jaguaquara

A equipe do Conselho Tutelar de Jaguaquara paralisou os trabalhos desde sexta-feira (09) alegando que desde o primeiro semestre de 2008 o Conselho Tutelar vem passando por sérias dificuldades de funcionamento. Os conselheiros relatam que as condições de trabalho nunca foram das melhores, os aparelhos telefônicos não funcionam, não possuem internet e usam o fax da prefeitura da cidade, o que não é adequado, pois compromete o sigilo de alguns casos.

A estrutura física do local não está em boas condições. Segundo eles a demora na reposição de materiais de limpeza em geral ou escritório, por exemplo, tem prejudicando o funcionamento no atendimento diário, pois o encaminhamento dos adolescentes que por ali passam não pode esperar.

Outra questão abordada é a falta de segurança. A presença de um guarda noturno auxiliaria os chamados noturnos quando do deslocamento para o prédio do Conselho. Enfim, eles estão “brigando” para trabalhar, como afirma o conselheiro Cristiano Nunes Lima Souza “estamos paralisando para ter a mínima condição de trabalho e nos perguntamos onde está o direito da criança e do adolescente?”

A Secretária do Desenvolvimento Social, Laura Maria Novaes Andrade em contrapartida diz que: “a equipe do Conselho Tutelar de Jaguaquara não teve paciência para esperar este momento de transição pelo qual a prefeitura de Jaguaquara está passando, assim como todas as prefeituras do Brasil, e por mais que seja o mesmo prefeito , está fazendo muitas mudanças em alguns setores da prefeitura”. Ela rebate as reivindicações dos conselheiros, dizendo que tudo vai se resolver dentro de mais alguns dias.
Por Sara Barreto

Um comentário:

Unknown disse...

Jaguaquara é uma cidade escola, e o Conselho Tutelar tambem esta incluido entre as instituições de grande respeito neste municpio por fazer um trabalho socio-educativo (palestras, visitas e o proprio trabalho em si)...Quanto a paralisação, é uma vergonha para os governantes, uma vez que os motivos que levaram a este ato nao tem inicio em 2009, mas desde 2008... como assim afirma a reportagem. O C.T.J. faz um belissimo trabalho, mesmo de maos e pés atados. Uma equipe que ama o trabalho e nao pode ficar a espera de caprichos ou migalhas de órgaos governamentais...mesmo inicio de administração, a Criança e o Adolescente têm prioridade. Parabens Sara Barreto pela reportagem. Ass Jai_machado@hotmail.com