terça-feira, 31 de agosto de 2010

Profissionais do SAMU participam de capacitação


Esta sendo realizado na FTC Jequié o programa de capacitação nacional, aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) da Prefeitura de Jequié. A capacitação é resultado de uma parceria firmada entre o Ministério da Saúde (MS), o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS- Jequié).

A rede nacional do SAMU conta com 147 centrais de atendimento em todo o País, cobrindo 1.199 municípios. O SAMU de Jequié está entre as 05 unidades da BAHIA, selecionadas pelo MS nesta primeira fase. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Stela Souza (foto), o programa de capacitação visa nivelar o conhecimento dos profissionais do serviço, em termos de atendimento pré-hospitalar móvel, como parte da Política Nacional de Atenção às Urgências.

A equipe do SAMU Jequié é formada, atualmente, por 86 profissionais (incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem e condutores socorristas). “Neste primeiro momento, o programa é voltado para os auxiliares e técnicos de Enfermagem e condutores socorristas (motoristas dos veículos de emergência)”, explica a coordenadora de Enfermagem Carine Nepomuceno e a médica Ana Cláudia Vieira.

Para o gerente administrativo e financeiro da faculdade, Armando Ribeiro o SAMU desenvolve um trabalho de excelência neste município e micro região e a FTC está inserida neste contexto, cedendo suas instalações para que haja os treinamentos destes profissionais, estreitando, ainda mais, os laços profissionais que existe há anos com a Secretaria de Saúde do Município de Jequié.

A grade curricular do curso de Atendimento Pré-Hospitalar inclui temas ligados a emergências pediátricas/neonatológicas, Biossegurança e segurança na cena do acidente, dentre outros.

"Estratégias de sucesso para educação”, é tema de palestra


Alunos do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da FTC Jequié promoveram sexta-feira, 27, no auditório do Instituto de Educação Régis Pachêco (IERP), um encontro com pais e alunos do ensino médio e fundamental da rede estadual.

O objetivo do evento que teve como tema central “Estratégias de sucesso para educação”, foi promover a interação entre a escola e a família, informando e partilhando conhecimento acerca do processo de ensino-aprendizagem e das relações familiares.

Para o psicopedagogo Tiago Ferreira (foto), palestrante do encontro, é preciso saber falar a linguagem do amor com os filhos. O aprendizado não é adquirido somente na escola, é construído pela criança em contato com o social, junto com sua família e no mundo que o cerca. A família é o primeiro vínculo com a criança e é responsável por grande parte de sua educação, e de sua aprendizagem. “O aluno é o resultado do trabalho da escola e da família”, pontua Tiago.

“Muitas dúvidas foram esclarecidas neste momento em que nossos filhos estão cada vez mais vulneráveis as informações diversas”, comenta a dona de casa Geovana Alves, mãe de um filho de 12 anos.

“Na realidade atual, observamos que as famílias têm dificuldades em lidar com situações novas: pais que trabalham o dia todo fora de casa ou estão desempregados, por exemplo. Estas e outras situações são transferidas para os filhos, que entram num processo de dificuldade na formação”, destaca a estudante Paula Andrade.

Acompanhar de perto a evolução dos filhos na escola não é tarefa fácil. Segundo a dona de casa Cristina Macedo, mãe de 5 filhos adolescentes, não é possível ficar tempo integral em casa. “Sei que transferimos a responsabilidade para a escola, pois precisamos trabalhar para ajudar no orçamento da casa. Aqui percebi que podemos realizar nossas atividades sem abrir mão da educação dos nossos filhos”, afirma.

Presente no evento, a coordenadora da pós-graduação da Unidade, professora Isadora Lucena, se diz satisfeita com o resultado da palestra. “Esta atividade foi oportuna para os estudantes do curso exercitar os conhecimentos adquiridos. A intervenção psicopedagógica si propõe a incluir os pais no processo, através de reuniões, possibilitando o acompanhamento do trabalho junto aos professores. Assim os pais ocuparão um novo espaço no contexto do trabalho educativo, opinando e participando, e isto é de suma importância”, diz Isadora.

Pós-Graduação da FTC Jequié realiza Aula Inaugural

A FTC Jequié realizou sexta-feira, 27, a Aula Inaugural das novas turmas dos cursos de Especialização Lato Sensu em Gestão de Pessoas, Enfermagem na Urgência e Emergência, Docência do Ensino Superior, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Gestão em Tecnologia da Informação e Enfermagem do Trabalho.

De acordo com a gerente acadêmica, professora Nandyara Souza, o objetivo da Instituição é atuar de forma efetiva na sua comunidade, percebendo as principais demandas e contribuindo, através da educação, para o desenvolvimento regional.

A coordenadora de pós-graduação, professora Isadora Lucena, destacou que a Rede de Ensino FTC tem o objetivo de atuar, tanto nos cursos de pós-graduação, como nos cursos de graduação, distinguindo-se pela excelência e dinamicidade. “Os nossos cursos apresentam a teoria aliada à prática, o que é um diferencial para os profissionais”, reforçou.

A aula inaugural, realizada no auditório, contou com presença de alunos, coordenadores e professores que assistiram à palestra da professora Msa. Maria das Graças Bispo, que abordou a “Importância da formação contínua para a eficiência do desempenho profissional no mercado de trabalho”. Para ela, o mercado de trabalho se mostra bastante competitivo e, por este motivo, as pessoas buscam adicionar diferenciais ao currículo, em busca de uma colocação segura ou de crescimento na carreira.

“O mercado de trabalho está acirrado, por isso é importante continuar investindo em conhecimento”, afirma a estudante Jocineide Galvão que optou pela pós-graduação em Enfermagem do Trabalho.

Os novos cursos de especialização da FTC Jequié estão com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever diretamente na FTC ou acessando o site www.ftc.br/pos.

Minicursos e palestras

Minicursos oferecidos durante a Semana de Psicologia:
  • Libras
  • Equoterapia
  • CREAS - Violência doméstica
  • Braille
  • TDAH/Hiperatividade
  • Stresse
  • Álcool e drogas
  • TCC





II Semana de Psicologia movimenta FTC







O curso de Psicologia da FTC Jequié realizou, entre os dias 25 e 27 de agosto, a 2ª Semana de Psicologia, com o tema “Mudança de olhar implica em mudança de lugar”.

A proposta foi abordar o tema analisando a implementação das políticas públicas brasileiras, referentes à atenção à saúde psíquica, identificando o atual modelo adotado pelas instituições de saúde, bem como as práticas seguidas pelos profissionais da área.

“Foi também um importante meio de ampliar nossa formação acadêmica, viabilizando a divulgação científica e o conhecimento de novos saberes”, destaca a estudante do 6º semestre, Manuela Pitta.

Na abertura da programação, o diretor geral da Unidade, professor José Carlos Oliveira, parabenizou os organizadores pelo empenho e destacou a possibilidade de confronto entre o conhecimento teórico e o conhecimento prático oriundo dos debates desenvolvido por profissionais.

Parte da programação de abertura, a mesa redonda “A atuação da equipe multidisciplinar na atenção à saúde pública”, contou com as presenças do professor Álvaro Santos, do assessor de pesquisa da FTC Jequié, professor doutor Anderson Pereira, da enfermeira da psiquiatria do Hospital Geral Prado Valadares, Helca Reis, da enfermeira e mestranda em Saúde Mental, Viviane Souza e da Psicóloga Celina Arima.

Todas as atividades – palestras e mini-cursos - foram programadas a partir do tema central. “É necessário aproximar a comunidade e a faculdade, articulando teoria e prática, de modo que elas provoquem reflexões sobre o papel do psicólogo nos mais diversos contextos e realidades sociais”, ressaltou a coordenadora do curso, professora doutora Luciana da Silva.

O evento também fez parte das comemorações ao Dia do Psicólogo, que foi dia 27 de agosto.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

II Semana de Psicologia da FTC Jequié

Com o objetivo de analisar a implementação das políticas públicas brasileiras, referentes à atenção à saúde psíquica, identificando o atual modelo adotado pelas instituições de saúde, bem como as práticas adotadas pelos profissionais da área, o Colegiado do curso de Psicologia da FTC Jequié, promove nos dias 25, 26 e 27 de agosto a II Semana de Psicologia.
Com o tema “Mudança de olhar implica em mudança de lugar”, o evento constitui-se num espaço de socialização de saberes entre alunos, professores, técnicos da instituição de ensino e profissionais que atuam na área da saúde psíquica, propondo-se a ser um momento interdisciplinar, de grande relevância para a formação dos psicólogos em formação.

PROGRAMAÇÃO

  • Quarta-feira, 25 de agosto

19h - Abertura solene

19h30m - Mesa redonda: A atuação da equipe multidisciplinar na atenção à saúde psiquica.

21h - Debate

22h30m - Encerramento

Local: Auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães

  • Quinta - 26 e Sexta - 27 de agosto.

19h - Mini-cursos

LIBRAS - Carlos Roberto Oliveira;

Equoterapia - Pedro Gomes de Souza Neto;

CREAS - Violência doméstica

BRAILLE - Yara Marcelo;

TDAH/Hiperatividade - Nayomara Souza;

Stresse - Professor Oldemar Nunes

Álcool e drogas

TCC - Professora Angélica da Silva

Local - FTC Jequié

Novos Administradores. Conquista e Orgulho







Novos Administradores Diplomados em Jequié

Conquista e orgulho. Estes foram os sentimentos que permearam toda a solenidade de colação de grau da turma de Administradores 2010.1formados pela FTC Jequié. A solenidade, realizada no Palácio das Artes Leonides Spinola, no último sábado (21), reuniu professores, familiares, amigos e autoridades num momento marcante na vida dos graduados.

A Professora Nandyara Souza, gerente acadêmica da Faculdade, ao abrir a solenidade, ressaltou que o momento tinha múltiplos significados. Desde a consolidação da vida acadêmica dos formandos, ao papel que a instituição teve neste contexto ao prepará-los para as suas respectivas atuações profissionais. “Estamos renovando uma tradição milenar que é a academia e celebrando a construção do conhecimento. Os recebemos jovens e quatro anos depois os devolvemos à sociedade, formados, para serem administradores”, declarou.

Homenageada com o nome da turma, a coordenadora do curso, professora Milena Bahiense descreveu a cerimônia como uma noite do empreendedorismo. “Sinto-me profundamente tocada por esta homenagem e afirmo que vocês passaram a serem os construtores da própria história. Tivemos experiências de lágrimas e alegrias. Nesses últimos anos vi uma turma correndo atrás de conhecimento”, frisou, discursando aos alunos.

Oradoras da turma, Dislânia Félix e Wrânia Figuerêdo, destacaram a importância do momento. “Desde o primeiro semestre fomos estimulados por nossos mestres a realizar grandes feitos. Ainda calouros, passamos por momentos em que nos confrontamos com as dificuldades e desafios que a ciência da administração sabiamente impõe. Foi aí que surgiram dúvidas, anseios e incertezas”, relembra Dislânia. “A verdade é que as incertezas fazem parte da arte de administrar. Se sobrevivemos é por que empreendemos, se empreendemos é por que fomos preparados para realizar este espetáculo”, afirma Wrânia.

FORMANDOS

Carin Tadeu Duarte
Dislânia Felix
Flávio Rabelo Neto
Luciano Sampaio
Luiz Alberto de Oliveira
Luiz Marciano Feitosa
Mateus Mendonça
Wrania Figuerêdo

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Proteja seu cão, gato e você também! Vacine seu animal contra a raiva

Iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estadual e municipais de Saúde, será iniciada na próxima segunda-feira (23/08), em toda a Bahia, a Campanha de Vacinação Anti-rábica Animal.

Com slogan “Proteja seu cão, gato e você também! Vacine seu animal contra a raiva”, todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade e cadelas que tiveram filhotes a mais de um mês devem tomar a vacina. A dose é anual e auxilia no controle da raiva canina. Os proprietários devem conduzir seus animais até os locais de vacinação com coleira e guia para evitar acidentes.

A campanha, que vai até 23 de setembro, tem como principal objetivo eliminar os casos de raiva humana oriundos da raiva canina e felina, vacinando no mínimo 80% da população animal.

Vacinar cães e gatos contra a raiva é uma forma de prevenir que o animal de estimação adoeça e também de preservar a saúde de toda a família, que mantém contato direto ou indireto com o animal. Vale lembrar que a dose da anti-rábica precisa ser renovada anualmente garantindo a completa imunização do animal.

A raiva é uma doença letal que pode causar a morte tanto do animal quanto dos homens infectados, quando o tratamento não for realizado adequadamente. Uma forma eficaz de prevenir a transmissão desta doença é vacinar os animais. Durante a campanha, a Sesab estima vacinar nos 417 municípios baianos 1,7 milhão de cães e 361 mil gatos.

Doença

A raiva é uma zoonose de origem viral que pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem. É transmitida pela inoculação do vírus rábico e pode levar a morte, quando o tratamento não for realizado corretamente.
A transmissão da raiva ocorre com a penetração do vírus, presente na saliva ou mucosa; pela mordedura, arranhadura e lambedura de ferimentos ou mucosas de animais raivosos.
O animal doente apresenta comportamentos de agressividade, dificuldade de engolir, busca lugares escuros e tem paralisia dos membros. No homem, os sintomas iniciais da raiva são febre e mal estar.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Alunos da APAE/Jequié inseridos no mercado de trabalho


A APAE/Jequié, presidida pela professora Maria Enerilda Brandão Soares e coordenação de Edna Andrade, implantou em março deste ano, curso profissionalizante de empacotamento direcionado para a inserção de alunos da instituição no mercado de trabalho.
“A nossa proposta oferece treinamento adequado para o trabalho e de convivência eliminando preconceitos e obstáculos”, destaca a responsável pela elaboração e desenvolvimento do projeto, professora Candyce Dias Magnago. Jovens e adultos com deficiência intelectual, a partir desse projeto melhoram a qualidade de vida e elevam a auto-estima, auto-sustentabilidade, garantindo a igualdade de condições com as demais pessoas.

A idéia de integração dos alunos da APAE/Jequié, destacam as dirigentes da entidade está sendo possível graças a parceria firmada com o empresário Márcio Cardoso que sensibilizado com os objetivos propostos pelo Projeto e fazendo cumprir a Lei 8.213 de 91, que prevê cotas para deficientes no mercado de trabalho, contratou três desses alunos para iniciarem suas atividades no último dia 12, nas empresas do grupo Cardoso. “Acreditamos que este é o primeiro passo para maior abrangência do projeto em pauta”, enfatiza.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Atletas do Projeto Judô Ação em “Ação”

Não só atletas, mas, sim, cidadãos que tentam transformar suas vidas através do esporte. É com este espírito que 26 atletas mirins do Projeto Judô Ação – núcleo Pau Ferro -, se empenham nos treinamentos para fazer bonito nos tatames.
“A prática de esportes é uma grande aliada contra as drogas e a violência. O judô, em especial, traz disciplina e equilíbrio. Com o apoio do Sindicato dos Bancários de Jequié, treinamos os atletas 3 vezes por semana”, pontua o professor Genivaldo Lima (2º DAN) bolsista da FTC Jequié e voluntário no projeto.

A importância do esporte na formação física, intelectual e moral das crianças, levaram a dona de casa Cláudia Célia Dias, mãe de Gabriel Dias e Gilbérico Filho, 9 e 7 anos respectivamente, a matricular os filhos no projeto. “Sempre busquei a oportunidade de inserir meus filhos em projetos sociais. Este um ótimo ponto de partida para os pais que ainda tem dúvidas sobre o potencial do esporte no desenvolvimento das crianças”, revela a Cláudia.

Não menos empolgado encontramos o Sr. Ivanildo Lopes, pai de José Lucas Lopes, 11 anos. “Acredito no projeto e percebo no dia-a-dia mudanças no comportamento de Lucas. Nosso relacionamento familiar também melhorou muito”, afirma Ivanildo. Para ele “os pais devem acompanhar e incentivar os filhos nos treinamentos”.


“O judô é legal e acho que estou mais forte. Aprendemos a respeitar nossos pais, amigos e colegas, conta o atleta Lucas Gaspar, 10 anos. Aqui no projeto o desempenho na escola também é cobrado”, conta.

Ação sócio-comunitária desenvolvida pelo Programa FTC Verde da FTC Jequié, coordenada pelo professor Josemar Cunha e o aluno Arlon Ferreira, o Projeto Judô Ação visa estimular a prática esportiva e a integração social para alunos de 9 a 15 anos da rede municipal de ensino.