A rede nacional do SAMU conta com 147 centrais de atendimento em todo o País, cobrindo 1.199 municípios. O SAMU de Jequié está entre as 05 unidades da BAHIA, selecionadas pelo MS nesta primeira fase. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Stela Souza (foto), o programa de capacitação visa nivelar o conhecimento dos profissionais do serviço, em termos de atendimento pré-hospitalar móvel, como parte da Política Nacional de Atenção às Urgências.
A equipe do SAMU Jequié é formada, atualmente, por 86 profissionais (incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem e condutores socorristas). “Neste primeiro momento, o programa é voltado para os auxiliares e técnicos de Enfermagem e condutores socorristas (motoristas dos veículos de emergência)”, explica a coordenadora de Enfermagem Carine Nepomuceno e a médica Ana Cláudia Vieira.
Para o gerente administrativo e financeiro da faculdade, Armando Ribeiro o SAMU desenvolve um trabalho de excelência neste município e micro região e a FTC está inserida neste contexto, cedendo suas instalações para que haja os treinamentos destes profissionais, estreitando, ainda mais, os laços profissionais que existe há anos com a Secretaria de Saúde do Município de Jequié.
A grade curricular do curso de Atendimento Pré-Hospitalar inclui temas ligados a emergências pediátricas/neonatológicas, Biossegurança e segurança na cena do acidente, dentre outros.