quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Proteja seu cão, gato e você também! Vacine seu animal contra a raiva

Iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estadual e municipais de Saúde, será iniciada na próxima segunda-feira (23/08), em toda a Bahia, a Campanha de Vacinação Anti-rábica Animal.

Com slogan “Proteja seu cão, gato e você também! Vacine seu animal contra a raiva”, todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade e cadelas que tiveram filhotes a mais de um mês devem tomar a vacina. A dose é anual e auxilia no controle da raiva canina. Os proprietários devem conduzir seus animais até os locais de vacinação com coleira e guia para evitar acidentes.

A campanha, que vai até 23 de setembro, tem como principal objetivo eliminar os casos de raiva humana oriundos da raiva canina e felina, vacinando no mínimo 80% da população animal.

Vacinar cães e gatos contra a raiva é uma forma de prevenir que o animal de estimação adoeça e também de preservar a saúde de toda a família, que mantém contato direto ou indireto com o animal. Vale lembrar que a dose da anti-rábica precisa ser renovada anualmente garantindo a completa imunização do animal.

A raiva é uma doença letal que pode causar a morte tanto do animal quanto dos homens infectados, quando o tratamento não for realizado adequadamente. Uma forma eficaz de prevenir a transmissão desta doença é vacinar os animais. Durante a campanha, a Sesab estima vacinar nos 417 municípios baianos 1,7 milhão de cães e 361 mil gatos.

Doença

A raiva é uma zoonose de origem viral que pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem. É transmitida pela inoculação do vírus rábico e pode levar a morte, quando o tratamento não for realizado corretamente.
A transmissão da raiva ocorre com a penetração do vírus, presente na saliva ou mucosa; pela mordedura, arranhadura e lambedura de ferimentos ou mucosas de animais raivosos.
O animal doente apresenta comportamentos de agressividade, dificuldade de engolir, busca lugares escuros e tem paralisia dos membros. No homem, os sintomas iniciais da raiva são febre e mal estar.

Um comentário:

Floriano Peixoto disse...

"Quem gosta cuida" já dizia o poeta.Que todos se concientizem e levem seus bichinhos para vacinar.

Floriano Peixoto Freire Costa
Coordenador Transbahia