Doação de sangue é um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde. Unidos a esta corrente alunos do 9º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, apresentaram nesta terça-feira, 10, no Hospital Geral Prado Valadares, o projeto “De Gota em Gota a Vida Continua”.
“Nosso objetivo é sensibilizar a comunidade a respeito da importância da doação de sangue, uma vez que o gesto pode salvar no mínimo três vidas com apenas uma bolsa coletada, sem que este procedimento venha trazer nenhum dano ao doador”, resume o professor Marcus Rabelo.
“Muitas pessoas não sabem que doar sangue é simples, rápido e não dói”, conta a estudante Patrícia Lopes, em sua terceira doação. Para a aluna a doação é um ato de solidariedade, um exercício de cidadania. "Quando eu doo sangue estou doando esperança para o futuro de alguém”, revela a estudante Hismênia Gonçalves.
Ponto alto do projeto foi o cadastro de doadores voluntários de medula óssea. Segundo os estudantes a medula óssea é um tecido líquido que se encontra no interior dos ossos longos, a exemplo da bacia. “É a fábrica do sangue, onde se encontram as células-mãe que dão origem às células sanguíneas, a exemplo das hemácias, dos leucócitos e das plaquetas”, destaca o estudante Fagner Brito.
De acordo com a coordenadora do Hemoba em Jequié, Gildásia do Espírito Santo, todos os dias, infelizmente, acontecem acidentes. “Ninguém está livre. Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoque”.
Serviço - Para doar sangue é muito fácil: Basta estar saudável, com idade entre 18 e 65 anos e portar documento de identidade. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O Hemoba espera por você nas dependências do Hospital Geral Prado Valadares. Maiores informações pelo fone (73) 3525.0067.
Um comentário:
Olá!
Seja parceiro da campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde.
Para receber todo material da campanha e saber como participar, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Att,
Ministério da Saúde.
Postar um comentário