Alunos do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da FTC Jequié promoveram sexta-feira, 27, no auditório do Instituto de Educação Régis Pachêco (IERP), um encontro com pais e alunos do ensino médio e fundamental da rede estadual.
O objetivo do evento que teve como tema central “Estratégias de sucesso para educação”, foi promover a interação entre a escola e a família, informando e partilhando conhecimento acerca do processo de ensino-aprendizagem e das relações familiares.
Para o psicopedagogo Tiago Ferreira (foto), palestrante do encontro, é preciso saber falar a linguagem do amor com os filhos. O aprendizado não é adquirido somente na escola, é construído pela criança em contato com o social, junto com sua família e no mundo que o cerca. A família é o primeiro vínculo com a criança e é responsável por grande parte de sua educação, e de sua aprendizagem. “O aluno é o resultado do trabalho da escola e da família”, pontua Tiago.
“Muitas dúvidas foram esclarecidas neste momento em que nossos filhos estão cada vez mais vulneráveis as informações diversas”, comenta a dona de casa Geovana Alves, mãe de um filho de 12 anos.
“Na realidade atual, observamos que as famílias têm dificuldades em lidar com situações novas: pais que trabalham o dia todo fora de casa ou estão desempregados, por exemplo. Estas e outras situações são transferidas para os filhos, que entram num processo de dificuldade na formação”, destaca a estudante Paula Andrade.
Acompanhar de perto a evolução dos filhos na escola não é tarefa fácil. Segundo a dona de casa Cristina Macedo, mãe de 5 filhos adolescentes, não é possível ficar tempo integral em casa. “Sei que transferimos a responsabilidade para a escola, pois precisamos trabalhar para ajudar no orçamento da casa. Aqui percebi que podemos realizar nossas atividades sem abrir mão da educação dos nossos filhos”, afirma.
Presente no evento, a coordenadora da pós-graduação da Unidade, professora Isadora Lucena, se diz satisfeita com o resultado da palestra. “Esta atividade foi oportuna para os estudantes do curso exercitar os conhecimentos adquiridos. A intervenção psicopedagógica si propõe a incluir os pais no processo, através de reuniões, possibilitando o acompanhamento do trabalho junto aos professores. Assim os pais ocuparão um novo espaço no contexto do trabalho educativo, opinando e participando, e isto é de suma importância”, diz Isadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário