sábado, 23 de outubro de 2010

Dia Mackenzie Voluntário - um exercício de cidadania





Estudantes do curso de Enfermagem da FTC Jequié, orientados pela professora Lucimeire Oliveira, participaram da 7ª edição do “Dia Mackenzie Voluntário”, que aconteceu no Ginásio de Esporte Aníbal Britto, em Jequié, neste mês de outubro.
O Mackenzie Voluntário (MV) é um projeto realizado no contexto das atividades institucionais e extensionistas do Mackenzie, que congrega as diversas ações de cidadania, solidariedade e responsabilidade social e ambiental, desenvolvidas ao longo do ano em entidades sociais, comunidades carentes, na sociedade em geral.

Cada voluntário pode marcar presença como líder ou como participante de um projeto a ser implantado, como as campanhas de doação de sangue e de doação de leite em pó para algumas organizações parceiras que atendem crianças soropositivas e com câncer.

Os estudantes do 4º e 7º semestres de Enfermagem da FTC Jequié promoveram o auto cuidado em idosos, com aferição de pressão arterial, glicemia capilar e aplicação de instrumentos gerontológicos, educação em saúde e encaminhamentos necessários. “Envolver os alunos em diversas atividades socioculturais e educativas, passando pelas áreas da saúde, da educação e da cultura, são objetivos do cotidiano do curso”, explica a professora Lucimeire.

“Achei formidável a ideia. Aproveitei de tudo um pouco, principalmente as dicas dos futuros enfermeiros da FTC. Vou seguir direitinho as dicas que eles me deram”, afirma d. Isaura Miranda, 74 anos.

Para os estudantes do 4º semestre, Loyana Santana e André Sóglia, participar destes eventos é essencial para o exercício da profissão. “A enfermagem está fundamentada pelo cuidar, uma essência da profissão, que influência na vida das pessoas, pois representa o atendimento humanizado”, diz Loyana.

Durante todo o dia, atividades recreativas, estética, expedição de documentos, entre outras ficaram à disposição de todos os visitantes.

Além da FTC Jequié, os órgãos SAC, SESC, Secretaria Municipal de Saúde, UESB, entre outros fizeram parte desta corrente de solidariedade e cidadania.

Nenhum comentário: