Com o tema “Oficinas Temáticas em Enfermagem 2010: Vamos Juntos Tirar o ENADE de Letra”, o colegiado do curso de Enfermagem em parceira com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) promove, entre os dias 20.10 e 10.11, no auditório da FTC Jequié, encontros para esclarecimentos sobre Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
De acordo com a coordenadora da CPA, professora Eliana Santos, a reunião "não é um palestra formal, é apenas um bate-papo para esclarecer as dúvidas dos alunos que vão fazer o Enade". O coordenador do curso, professor Ronney Cabral, afirma que a proposta de fazer essas apresentações sobre o Enade surgiu a partir da necessidade de explicar ao aluno como é esse instrumento de avaliação.
Segundo Ronney o objetivo do Enade não é avaliar o desempenho individual dos alunos, mas, por meio do desempenho médio dos estudantes, medir a qualidade do curso. “Os índices gerais de conceitos das IES são calculados a partir do desempenho de todos os cursos de graduação e pós-graduação. Na medida em que um curso não é bem sucedido na avaliação, diminui o conceito da instituição”, pontua Eliana.
Objetivo e formato da prova, como são calculados os conceitos, critérios adotados para o conceito final, motivo pelo qual são os ingressantes e concluintes que realizam o exame, implicação em se fazer bem ou não essa prova, as consequências para o estudante que não for realizá-lo e o que significa um conceito ruim para a instituição e para o aluno, foram abordados no primeiro encontro, nesta quinta-feira, 21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário