terça-feira, 13 de maio de 2008

Luta contra o mosquito


O dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus. A doença é acometida de febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por 5 a 7 dias. O doente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e musculares, seguidas de erupções cutâneas 3 a 4 dias depois. Surge sob a forma de grandes epidemias, com grande número de casos. É fundamental conscientizar as pessoas de que combater o mosquito da dengue, além de responsabilidade dos órgãos governamentais que deveriam encarregar-se do saneamento básico, abastecimento de água e de campanhas educativas permanentes, requer empenho de toda a sociedade, uma vez que o Aedes aegypti pode encontrar, em cada moradia e arredores, ambiente propício para sua proliferação.

Desse modo, algumas medidas elementares podem ser tomadas individual e coletivamente para auxiliar na erradicação do Aedes aegypti: Evitar água parada; manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris; furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas; guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água; não acumular latas, pneus e garrafas; não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.

Importante: Há quem afirme que a borra de café ou o fumo diluído em água também seriam úteis para controlar o surgimento de criadouros nos pratinhos sob os vasos ou na água retida pelas plantas. Em relação à borra de café, essa eficácia não foi comprovada pelos testes realizados no Laboratório de Pesquisas de Aedes aegypti do Serviço Regional de Marília da Sucen.

Por Jusci Costa

Um comentário:

Escola Joaquim Nery de Souza disse...

Excelente, pois com a surto da doença temos que está bem informados e atentos aos sintomas, e cautela nos cuidados com os objetos que leva a causa da doença.