domingo, 25 de maio de 2008

Noite de vigília dos artistas de Jequié.

O evento foi marcado por varias manifestações artísticas e também por criticas a atual administração do município. A noite de sábado (24) no estacionamento do Centro de Cultura virou um grande palco, onde os artistas da terra mostraram suas performances com o melhor que o teatro, a dança, a poesia e as demais formas de expressão artística podem oferecer. As criticas ficaram por conta da falta de incentivo a cultura e por um certo descaso do poder público para com essa classe que tanto tem a mostrar e a somar em nossa cidade.






Os artistas montaram um verdadeiro cenário para a vigília. Com guarda-chuva coloridos, cordas entrelaçadas, balaios, esteiras e outros artesanatos, decoraram o ambiente dando assim a aquela mobilização um clima nordestino, o qual ficou ainda mais visível quando foi servido um café de comidas típicas do nordeste brasileiro com bolo de mandioca, bolo de milho, farofa, leite, e ainda tinha milho assado para mais tarde.


















As autoridades presentes expressaram apoio as reivindicações e no decorrer da noite, falaram da importância de um acontecimento como aquele. Para a vice Prefeita de Jequié Rita Rodrigues, “alguns artistas querem ser mais artistas do que outros”, para ele é necessário a união para buscarem um horizonte de melhorias. Ela também enfocou a realização de debates com os próximos candidatos a prefeitura de Jequié, cobrando deles políticas voltadas a cultura da cidade.
Já para a secretária de educação do município A senhora Graça Bispo, disse que momentos como aquele são importantes, e que são esses momentos que mudam a história. Afirmou ainda que Jequié tem condições de ter uma secretaria de cultura, concordando com o diretor de cultura o senhor Bené Sena, que disse, “ a cidade tem sim condições de ter uma secretaria de cultura, mas não só isso, tem que lutar também pra ter um fundo de cultura e os artistas se empenharem nesses projetos, para que não aconteça como antes em outros projetos, que não tiveram êxito devido a pouca colaboração”.


















Na mobilização, também foi dada inicio a criação da associação dos artistas de teatro e a associação dos músicos. Os coordenadores do evento se mostraram satisfeitos com a vigília para eles, essa vigília é um grito de alerta para ser ouvido por toda a cidade.




4 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal do web jornal, essa matéria da vigília dos artista é muito interesante, pois, retrata a quantas anda a cultura do municiopio, que os coitados dos artistas tem que passar a noite no frio e no tempo para chamar atenção da atual administração pública.

Anônimo disse...

Não entendi o que Rita Rodrigues e a foto de comida estão fazendo na matéria!!!!
Pouco texto pra tanta foto??!!! do que o jornalista escreveu mesmo???

Escola Joaquim Nery de Souza disse...

Seu texto ficou bom, porém com muitas fotos,e a estrutura ficou um pouco desorganizada com as fotos no meio e a do final também ficou desfigurada.

Nayane Gonçalves disse...

Colega, gostei da sua matéria, com fotos que condizem com a abordagem dada no texto.