quarta-feira, 14 de maio de 2008

Saúde contra a gripe da melhor idade


A Secretaria de Saúde do Estado prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Gripe para o Idoso até a próxima sexta-feira, 16, em todo o Estado. A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso começou no dia 24 de abril. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 11 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que corresponde a 70% dos 15,7 milhões de idosos, em todo o Território nacional.
A campanha publicitária de vacinação do idoso deste ano tem o slogan "Viva melhor. Vacine-se contra a gripe".

A vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. O ministério lembra que a vacina não causa gripe e só não podem tomá-la aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que o medicamento é produzido em embriões de galinha.
No ano passado, o país superou a meta e vacinou 83,9% da população com mais de 60 anos, conquistando uma das melhores coberturas vacinais em todo o mundo. Estimativas de estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa.

Na Bahia

A Bahia vacinou, cerca de 455 mil idosos contra a gripe, ou seja, 39,40 % da meta de 1,2 milhão estimada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) na 10ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Apenas pessoas com 60 anos em diante podem ser imunizadas. A vacina combate os vírus influenza A e B.
Até o dia 16 de maio, os idosos que tiverem dificuldades para ir até aos postos de saúde devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para pedir a visita de uma equipe volante, que também atende instituições como asilos e hospitais.

Nenhum comentário: