segunda-feira, 31 de agosto de 2009
IV Mostra de Alimentação Alternativa da FTC de Jequié
Sob a orientação da professora Emanuele Freitas, alunos do 2º semestre do curso de Enfermagem da FTC de Jequié, deram continuidade à IV Mostra de Alimentação Alternativa da Unidade. Na tarde desta segunda-feira (31), os estudantes apresentaram guloseimas em forma de sucos, geléias de casca de frutas, bolos, patês, entre outros, preparados com alimentos alternativos e que normalmente é descartado.
finalidade de enriquecer o cardápio diário, contribuindo para a redução de doenças agravadas pela má nutrição, melhorando a qualidade de vida e evitando o desperdício”. Estamos mostrando aos futuros enfermeiros esta opção.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
CIDADANIA E INTERCULTURALISMO
O objetivo foi debater com os estudantes as questões culturais que são produzidas em nossa realidade atual, explica Mansano. “O filme nos faz refletir sobre os preconceitos a partir da ação de pessoas comuns e vulneráveis, revelando os limites, as contradições e as suas diferentes atitudes num determinado momento histórico da sociedade capitalista”, esclarece o professor Saulo. (foto)
mostra um conjunto de preconceitos da sociedade, que estão presentes na construção da individualidade e em ações do dia-a-dia, e pode se revelar a qualquer momento em nós mesmos”. Segundo o professor Saulo, este é o contraponto da abordagem com os alunos, a reflexão do universo cultural que se faz numa relação entre a igualdade e as diferenças. Igualdade por fazermos parte do mesmo contexto histórico social e diferenças por singularidades de cada comunidade.
DIA DO PSICÓLOGO NA FTC DE JEQUIÉ
Foi grande a movimentação de acadêmicos e professores da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Jequié, ontem à noite (27) no auditório do Instituto de Educação Régis Pachêco (IERP). O Seminário, que se estendeu até as 22h00, visou comemorar o Dia do Psicólogo, além de divulgar o curso e as diversas áreas de atuação do profissional e contou com a participação das Professoras Rita Boeri, Luciana Maria, Nandyara Santos, Camila Alves e Patrícia Villar.(foto)“Essa era exatamente a nossa intenção: mostrar a Psicologia, desmistificando o papel do psicólogo”, afirmou a coordenadora do curso Professora Patríca Villar, em seu discurso. “Quando se fala em Psicologia, se pensa logo na área clínica, porém a atuação social é muito ampla. O psicólogo trabalha nos setores organizacional, escolar, hospitalar
, comunitário, pesquisa, marketing e esporte”, complementa.Elizangela Moreira, do 7º semestre, reforça as palavras da professora. “Poucas pessoas sabem a função do Psicólogo. Então, durante essa semana (24 a 27) de atividades tivemos oportunidade para esclarecer sobre a importância da atuação dos profissionais na sociedade”. Entre acadêmicos e professores foi unânime a afirmação de que a iniciativa promoveu uma maior interação com a comunidade.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
FTC de Jequié divulga novos cursos da Pós-graduação
a ”Indisciplina no espaço escolar”, direcionada aos diretores das escolas públicas municipais.
A indisciplina, sem sombras de dúvida, vem atormentando a vida do profissional docente. Sabe-se também que vários fatores contribuem para que esse problema aumente cada dia: falta de limites, respeito, perda de valores, mídia etc. Trabalhando na Educação há mais de 20 anos, a professora e diretora do Colégio Stela Câmara Dubois, Núbia Cristina Oliveira Macedo(foto) disse ter adotado a “conversa” com os alunos conseguindo assim contornar situações de indisciplina e violência na escola.A escola é uma instituição extremamente complexa. Sua função tradicional é a d
e facilitar a inserção do indivíduo no mundo social. O indivíduo deve aprender as formas de conduta social, os rituais e as técnicas para sobreviver. O papel do professor é importante não como figura central, mas como coordenador do processo educativo, já que, usando de autoridade democrática, cria, em conjunto com os alunos, espaços pedagógicos interessantes, estimulantes e desafiadores, para que neles ocorra à construção de um conhecimento escolar significativo, destaca a professora Isadora. (foto)
Oficinas Temáticas movimentam Semana de Psicologia
Sob a coordenação da Professora Patricia Villar o terceiro dia da 1ª Semana de Psicologia de Jequié foi movimentado pelas Oficinas Temáticas. Atividade realizada ontem à noite (26), nas dependências da FTC de Jequié, com a participação de professores e alunos que tiveram a oportunidade de trocar experiências. “Este é um espaço de construção do cidadão e da formação do sujeito ético que vislumbre uma sociedade mais justa”, destaca Eliene Moreira, aluna do 7º semestre de Psicologia. quarta-feira, 26 de agosto de 2009
FTC de Jequié apresenta novos profissionais
Momento de emoção para cerca de 14 formandos – 6 jornalistas, 5 enfermeiros e 3 administradores - que na tarde de ontem (26) conquistaram os títulos de bacharelado, referentes a graduação que concluíram na FTC de Jequié.
s e amigos.
oordenadora do curso de administração, professora Milena Bahiense, salientou a importância do ato que passa a ser uma forma de prestar contas a sociedade dos investimentos na qualificação de recursos humanos. “Essa cerimônia é o retorno que podemos dar a sociedade apresentando profissionais altamente qualificados, com competência técnica e valores humanísticos para atuarem no mercado de trabalho”, enfatizou a coordenadora.9º Encontro Nacional de Motociclismo em Jequié

A comissão organizadora convida todos os jequieenses e cidades circunvizinhas para fazerem parte deste evento.
1ª Semana de Psicologia FTC Jequié
“O psicólogo é alguém que estuda a subjetividade, os sentimentos mais contraditórios e se disponibiliza a caminhar com o outro pelo único, difícil e obscuro caminho dele, sem julgá-lo ou criticá-lo, mas sendo seu verdadeiro parceiro de viagem em quem se pode confiar e dizer sem censuras o que sente e pensa”, destaca a coordenadora do curso, Professora Patrícia Villar.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
FTC Jequié: IV Mostra de Alimentação Alternativa
As diferenças entre países, povos e culturas, condições geográficas, raciais e fatores sócio econômicos determinam o hábito alimentar de um povo. Nós somos o que comemos. Tudo o que ingerirmos irá refletir na nossa saúde de alguma maneira, o que absorvermos passa a fazer parte de nós e será devolvido ao mundo, assim começa a explicação da aluna Isadora Amorim, sobre a IV Mostra de Alimentação Alternativa da FTC Jequié. O evento foi realizado hoje (25), pelo Colegiado do Curso de Enfermagem, sob a coordenação da professora Emanuele Freitas, em parceria com alunos do 2º e 5º semestre, nas dependências da faculdade onde foram apresentados sucos, geléias de casca de frutas, cocadas, entre outros como forma alternativa de alimentação.
de acadêmica, especialmente os futuros enfermeiros, a importância de aproveitar de forma integral os alimentos, explicou o estudante Ubiranei Almeida.
equilibrada sem mudar o sabor ou tipo de preparação”, destaca a professora Emanuele. Além disso, é possível um custo menor com o aproveitamento total de frutas, legumes e hortaliças, completa a professora.Para o estudante Welker Andrade, aprendemos na prática que “a alimentação alternativa ajuda a prevenir e a tratar problemas de saúde através da utilização de alimentos de alto valor nutritivo, de custo muito baixo, preparo rápido e sabor adaptado à nossa região. Sem contar que ajuda a enriquecer os pratos que a família está acostumada a usar em casa”.
1ª Semana de Psicologia FTC Jequié
Confira a programação
- Dia 27: Seminário em comemoração ao Dia do Psicólogo
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Coleta Seletiva e reciclagem em Jequié
O projeto conta também com o apoio da COOPEJE (Cooperativa dos Catadores de Lixo de Jequié), que dão o suporte necessário para tornar a idéia realidade. "A cada um de nós, cabe uma cota de responsabilidade para manter o ambiente em que vivemos mais organizado e limpo. Precisamos implementar um processo de educação ambiental, criar o hábito da coleta seletiva e incorporar esta cultura, não só no trabalho, mas também fora dele", ressaltou Josemar.
Curso de Redação Oficial
terça-feira, 18 de agosto de 2009
DIAGRAMA DE PAIM
"Procuramos ir além do solicitado. Buscamos em livros, internet, artigos, revistas o maior número de informações disponíveis sobre o assunto e construímos um painel explicativo sobre a temática apresentada pela disciplina".
Ressalta a aluna Lorena Novais. Ampliar os conhecimentos dos futuros enfermeiros a respeito desta e de outras doenças garantindo uma formação profissional de qualidade, foi o objetivo desta atividade, destaca a professora Soraia.
Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida
Neste contexto, estudantes do 8º semestre de Enfermagem da FTC Jequié realizaram no último sábado (15), na Creche Municipal Dr. Antonio Astolpho dos Santos, atividades com pessoas idosas da comunidade. As ações fizeram parte da disciplina Estágio Supervisionado I, sob a coordenação da Professora Jaqueline França. As universitárias deram orientações sobre o cuidado com a saúde por meio de um vídeo que abordou a hipertensão arterial.
Este é um dos objetivos do Projeto Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida. Chamar a atenção para a necessidade de um novo olhar aos idosos, "visto que existe a necessidade de ações, principalmente preventivas, a fim de que o envelhecimento possa ser encarado de maneira positiva, atrelan
do-o a uma boa qualidade de vida", explica a aluna Ilcleide Maia.
"Envelhecer é a lei da vida, mas precisamos envelhecer com qualidade", completa Dona Luzia, de 73 anos e cadastrada no projeto.
Quem também reforça a ideia é James Melo, professor e articulador do curso. "A respeito da qualidade de vida, podemos entender que ela tem uma relação direta com o bem-estar, ou seja, quanto maior for este, melhor será a sua qualidade de vida".















