Para ampliar a divulgação do curso de Coordenação Pedagógica, a professora Isadora Lucena, coordenadora da Pós-Graduação da FTC de Jequié e a consultora educacional Manuela Damacena, em parceria com a Secretaria de Educação do Município promoveu na manhã de hoje (26) uma palestra com o tema ”Indisciplina no espaço escolar”, direcionada aos diretores das escolas públicas municipais.
A palestra foi ministrada pela Pedagoga e professora da área de Fundamentos da Educação da UESB, Ana Luíza Gusmão (foto), que chamou a atenção dos participantes quanto à diferença entre “indisciplina” e “violência” nas escolas. “Vivemos numa contemporaneidade onde a sociedade muda constantemente e a escola precisa estar atenta a estas mudanças”, ressalta a professora.
A indisciplina, sem sombras de dúvida, vem atormentando a vida do profissional docente. Sabe-se também que vários fatores contribuem para que esse problema aumente cada dia: falta de limites, respeito, perda de valores, mídia etc. Trabalhando na Educação há mais de 20 anos, a professora e diretora do Colégio Stela Câmara Dubois, Núbia Cristina Oliveira Macedo(foto) disse ter adotado a “conversa” com os alunos conseguindo assim contornar situações de indisciplina e violência na escola.
A escola é uma instituição extremamente complexa. Sua função tradicional é a de facilitar a inserção do indivíduo no mundo social. O indivíduo deve aprender as formas de conduta social, os rituais e as técnicas para sobreviver. O papel do professor é importante não como figura central, mas como coordenador do processo educativo, já que, usando de autoridade democrática, cria, em conjunto com os alunos, espaços pedagógicos interessantes, estimulantes e desafiadores, para que neles ocorra à construção de um conhecimento escolar significativo, destaca a professora Isadora. (foto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário