terça-feira, 18 de agosto de 2009

Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida

A questão da terceira idade no Brasil é de grande relevância, pois estimativas dizem que na segunda década do próximo milênio o País estará com mais de 31 milhões de indivíduos com idade acima de 60 anos, fato este que colocará o Brasil como a sexta maior população de idosos.

Neste contexto, estudantes do 8º semestre de Enfermagem da FTC Jequié realizaram no último sábado (15), na Creche Municipal Dr. Antonio Astolpho dos Santos, atividades com pessoas idosas da comunidade. As ações fizeram parte da disciplina Estágio Supervisionado I, sob a coordenação da Professora Jaqueline França. As universitárias deram orientações sobre o cuidado com a saúde por meio de um vídeo que abordou a hipertensão arterial.

Este é um dos objetivos do Projeto Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida. Chamar a atenção para a necessidade de um novo olhar aos idosos, "visto que existe a necessidade de ações, principalmente preventivas, a fim de que o envelhecimento possa ser encarado de maneira positiva, atrelando-o a uma boa qualidade de vida", explica a aluna Ilcleide Maia.

"Envelhecer é a lei da vida, mas precisamos envelhecer com qualidade", completa Dona Luzia, de 73 anos e cadastrada no projeto.

Quem também reforça a ideia é James Melo, professor e articulador do curso. "A respeito da qualidade de vida, podemos entender que ela tem uma relação direta com o bem-estar, ou seja, quanto maior for este, melhor será a sua qualidade de vida".

Nenhum comentário: