sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CIDADANIA E INTERCULTURALISMO

Alunos do 2º semestre do curso de enfermagem da FTC de Jequié assistiram e debateram na tarde desta sexta-feira (28) o filme Crash - no Limite. Esta atividade faz parte da disciplina Cidadania e Interculturalismo que, a convite do Professor Fabio Mansano teve a orientação do Professor Saulo Luders.
O objetivo foi debater com os estudantes as questões culturais que são produzidas em nossa realidade atual, explica Mansano.

“O filme nos faz refletir sobre os preconceitos a partir da ação de pessoas comuns e vulneráveis, revelando os limites, as contradições e as suas diferentes atitudes num determinado momento histórico da sociedade capitalista”, esclarece o professor Saulo. (foto)
Para o estudante André Sóglia (foto) “o enredo mostra um conjunto de preconceitos da sociedade, que estão presentes na construção da individualidade e em ações do dia-a-dia, e pode se revelar a qualquer momento em nós mesmos”.

Segundo o professor Saulo, este é o contraponto da abordagem com os alunos, a reflexão do universo cultural que se faz numa relação entre a igualdade e as diferenças. Igualdade por fazermos parte do mesmo contexto histórico social e diferenças por singularidades de cada comunidade.

Nenhum comentário: