quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Encerramento do Ciclo de Palestras na AJECE

Yara, Nayomara, Professora Ierecê, Carlos, Alvanil , Miguel

Finalizando a programação do Ciclo de Palestras sobre “Memória”, alunos do 2º semestre do curso de Psicologia da FTC Jequié, orientados pela professora Ierecê Batista de Mello, abordaram o tema “Distorções da Memória”, com os alunos da Associação Jequieense de Cegos (AJECE), nesta terça-feira (01).


De acordo com a estudante Yara Marcelo, a finalidade da discussão sobre o tema é possibilitar a compreensão do processo de ocorrência das distorções de memória permitindo aos alunos da AJECE um melhor conhecimento do funcionamento da memória humana. “E junto a este contexto é inserido o psicólogo como facilitador no processo de disseminação do conhecimento”, completa a professora Ierecê Batista de Mello.

As memórias são construídas com base na realidade que as geraram, mas não se pode jurar que são representações corretas daquilo que verdadeiramente se passou. “Por mais que uma pessoa insista na exatidão de sua percepção, nunca se poderá determinar a perfeita correspondência entre os fatos em si mesmos e a memória de cada um sobre esses fatos”, explica a estudante Alvanil Almeida.

É natural uma pessoa buscar as causas dos problemas no passado, tão natural quanto tropeçar na rua e olhar para trás para localizar no caminho aquilo que a atrapalhou. Segundo a aluna Nayomara Souza pode-se, inclusive, passar toda uma vida ou boa parte dela em terapia, remexendo memórias para descobrir as causas das limitações no presente. “Quando são descobertas, pode-se tomar consciência de padrões de comportamento, atitudes ou crenças geradas por uma situação já vivida. Faz-se então um esforço para compreender e superar a antiga experiência” salienta Nayomara.

Para Silvana Correa, aluna da entidade, o significado de termos como transitoriedade, sugestionabilidade, memória curta e memória longa, abordados durante as palestras ajudou na construção do conhecimento dos alunos da Associação possibilitando a formação de um conhecimento particular.

Comunicar uma ideia, partilhar pensamentos, sentimentos, vivências, fazer-se compreendido por seus pares é uma necessidade humana e, na tentativa de saciar esse desejo, o homem busca aprimorar seus canais de informação. “Neste contexto, a integração entre os futuros psicólogos da FTC Jequié com os alunos da AJECE fortaleceu o exercício de cidadania proposto pelo projeto pedagógico da Instituição”, ressalva a professora Ierecê.

Nenhum comentário: