segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Projeto Diabetes apresentado em Escola Municipal

Alunos do IV semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié visitaram na última terça-feira (01), a Escola Municipal Adolfo Ribeiro, apresentando o Projeto DIABETES para 47 alunos do ensino Fundamental e Médio.

Atividade complementar da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TID), o projeto objetivou permitir que os alunos fossem capazes de identificar, avaliar os fatores de risco para o Diabetes Mellitus, e de aplicar medidas preventivas a fim de diminuí-lo.
Trata-se de uma patologia que, por si, já é grave. O tratamento, ao impor algumas restrições à vida normal, dificulta a adaptação. Daí a necessidade de munir a comunidade com o maior número possível de informações. “Este é nosso papel quanto profissional de saúde: esclarecer, orientar e acompanhar”, explica a estudante Ivana Martha Ferreira.

Apesar das limitações decorrentes da patologia e pelo tratamento, é preciso estimular as pessoas a continuar a vida. "Foi muito difícil e na adolescência dela foi pior ainda, porque ela não aceitava a doença, a alimentação. Não aceitava tomar a insulina”, conta Jonathan Rebouças, 15 anos, durante a apresentação, sobre um familiar.

“Conhecendo os sintomas e os tratamentos mais comuns, nossos alunos poderão auxiliar outras pessoas (familiares) portadoras ou não da doença, multiplicando o que aprenderam aqui na escola, com os alunos de enfermagem da FTC”, comenta a diretora da escola, professora Waldirene Pereira.

Nenhum comentário: