Marcada pela emoção, a solenidade foi presidida pelo diretor geral da Unidade, professor José Carlos Oliveira, contando com a participação de Ana Rita Abbade - secretaria acadêmica -, Álvaro Santos e Inocêncio Rocha Neto – professores -, e Ronney Cabral - coordenador do curso, na composição da mesa. A cerimônia concretizou a luta de estudantes que concluíram mais uma importante etapa de suas vidas rumo ao mercado de trabalho.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
FTC Jequié diploma novos enfermeiros
Marcada pela emoção, a solenidade foi presidida pelo diretor geral da Unidade, professor José Carlos Oliveira, contando com a participação de Ana Rita Abbade - secretaria acadêmica -, Álvaro Santos e Inocêncio Rocha Neto – professores -, e Ronney Cabral - coordenador do curso, na composição da mesa. A cerimônia concretizou a luta de estudantes que concluíram mais uma importante etapa de suas vidas rumo ao mercado de trabalho.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
3ª Mostra Audiovisual em prol do desenvolvimento sustentável.
“O movimento visa informar e sensibilizar a comunidade jequieense e da região, sobre as causas dos problemas ambientais e suas consequências à saúde humana, tendo como referência a nossa cidade”, explica a acadêmica Arizla Oliveira.
Para a dona de casa Marileide Rocha, 54 anos é preciso conscientizar a população e os proprietários de terra da região. “É importante que todos preservem o meio ambiente, tanto para o nosso bem como para as futuras gerações", afirma.
“A exposição trouxe para nós, uma realidade que não percebemos no dia-a-dia. Os alunos e a Faculdade estão de parabéns”, destaca Ramiro Nunes, 26 anos.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
FTC Jequié inicia Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação
Enfermagem reúne idosos para atividades educativas
"Durante as atividades educativas aprendi com os estudantes da FTC e com os profissionais que fizeram as palestras, que a adoção de hábitos saudáveis, é capaz de eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde física e mental”, detalha Amália Borges, 74 anos.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Alunos concluem curso de LIBRAS
No mês de novembro, os cerca de 46 estudantes participantes da iniciativa realizaram o encerramento do curso. Aberto à comunidade acadêmica e local, o curso oportunizou conhecer mais da realidade de quem vive em um mundo sem som.
De acordo com a facilitadora do SENAC, Nancy Lopes, através da comunicação estabelecida com o paciente, o profissional, poderá entender as necessidades do paciente e, assim, prestar assistência adequada, minimizando seu sofrimento. “Amparados pelo conhecimento e pelo empenho no bem-estar do deficiente auditivo, os futuros enfermeiros da FTC Jequié poderão concretizar o processo de comunicação e garantir a este deficiente um cuidado eficaz, de acordo com suas necessidades”, pontua Nancy.
Para a coordenadora do projeto, professora Andrea Quirino, é importante enfatizar que a dificuldade de relacionamento com os deficientes auditivos não é geral, pois alguns profissionais sempre tentam aprender maneiras de relacionar-se eficazmente, no intuito de proporcionar o bem-estar e transmitir maior confiança. “Esses profissionais evidenciaram seu esforço e a busca pela melhor forma de relacionamento com esses pacientes, porém o sucesso ainda é limitado”, diz Andrea.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Aluna da FTC Jequié aprovada em Mestrado
Alunos da FTC Jequié participaram de Feira de Saúde
Orientados pelo Enfermeiro Articulador Ricardo Rodrigues, estudantes do 8º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, em parceria com as coordenadoras da USF Virgílio da Paula Tourinho Neto I e II, realizaram sexta-feira, 26, das 8h às 15h, a 1ª Feira de Saúde.
“A Feira de Saúde é mais uma oportunidade de integrar o estudante de graduação ao universo da saúde coletiva, além de estimular os trabalhos multidisciplinares em saúde, fato extremamente incentivado durante o Estágio Supervisionado de Enfermagem I da FTC Jequié”, explica Ricardo.
Propiciar ações direcionadas à prevenção e a promoção da saúde e qualidade de vida nas diversas faixas etárias da comunidade da USF Virgílio de Paula Tourinho Neto I e II, foi o objetivo da Feira. Orientações sobre a Dengue; a necessidade do Exame Preventivo do Câncer do Colo Uterino; formas de Transmissão e Prevenção das DST’s/AIDS; Aplicação de Flúor e Escovação; Atividades recreativas com as crianças (pinturas, desenhos e leitura de histórias); Terapia Manual (confecção de fuxico); Cortes de cabelos; Aferição da Pressão Arterial; Medida da Glicemia; Vacinação foram ações desenvolvidas no evento.
Para os acadêmicos, a Feira foi uma experiência enriquecedora porque tiveram a oportunidade de ter contato com pessoas de diferentes idades, podendo fazer os atendimentos e orientar não só o paciente, mas a família que o acompanhava. “Percebemos a interação entre eles. É um cuidando e querendo saber como está à saúde do outro. Depois das orientações, vimos às famílias conversando sobre as informações recebidas. Isso mostra que é mais do que uma preocupação, é o cuidar um do outro”, diz a aluna Fernanda Brito.
Geraldo Oliveira, 49 anos, morador do bairro elogiou o atendimento de todos os profissionais. “Acho muito importante essa iniciativa e também de participar dessa feira, visto que ela vem trazer o benefício dos serviços de saúde para a população. O pessoal é muito atencioso e dá todo o apoio e orientação”, declara.
Além de se preocupar com a postura correta, a aposentada Maria de Fátima Souza, 63 anos, também moradora do bairro, afirma que essa ação social faz a comunidade repensar os cuidados que se deve ter com a saúde. “Aqui podemos realizar alguns exames básicos, mas que são importantes e sem precisar marcar consulta. Passei por todos os atendimentos e minha saúde está muito bem”, conta.
Segundo o estudante Alex Sales, o Projeto da Feira de Saúde surge como uma importante ferramenta de apoio ao binômio aluno-comunidade em propostas alternativas de inserção e atuação na Atenção Primária à Saúde. “Somos estimulados a trabalhar em equipe e a construir um processo reflexivo de formação acadêmica, profissional e cidadã”, afirma Alex.
“Para nossos alunos, todas as atividades de extensão acabam sendo importantes para a formação profissional não só na parte específica de cada curso, mas numa formação mais humanística, pela abordagem que eles fazem durante os atendimentos e também visando a aproximá-los cada vez mais da comunidade”, declara o professor Ricardo.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Dia do doador de sangue é lembrado com campanha
De acordo com a enfermeira Helena Del Rey, o objetivo foi reunir o máximo de pessoas conscientes da importância de doar sangue e ajudar o próximo. “Buscamos orientar e conscientizar os doadores voluntários sobre a importância de ajudar o próximo com a doação de sangue, pois muitas pessoas fazem a doação por necessidade, quando algum parente está precisando. O ideal é que as pessoas tomem consciência dessa ação e doem sangue regularmente”, ressalta Helena.
Segundo Marcus Alex Rabelo, professor do curso de Enfermagem da FTC Jequié, os alunos da Instituição promoveram várias campanhas este ano. “Fizemos campanhas sobre hipertensão, diabetes, entre outras. Este semestre aproveitamos o Dia Nacional do Doador para realizar o Projeto Doe Sangue, Doe Vida com a finalidade de incentivar à doação de sangue”, comenta Marcus.
O diretor geral da FTC Jequié, professor José Carlos Oliveira, era uma das pessoas que estava doando sangue ontem. Ele ressalta que doar sangue é muito importante, pois é uma ação que salva vidas. “Não custa nada, não prejudica a saúde de ninguém e é uma ação que não tem preço”, pontua José Carlos.
Coleta - Atualmente, a coleta do Hemoba funciona anexo ao Hospital Geral Prado Valadares, que está aberto à população segunda – das 8 às 10h – e de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30.
Serviço - Para doar sangue é muito fácil: Basta estar saudável, com idade entre 18 e 65 anos e portar documento de identidade original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.
Medula Óssea – Os pacientes que necessitam de transplante são os portadores de doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como a Leucemia e Aplasias de Medula Óssea e crianças com algumas doenças genéticas. O ato de doar é seguro, não dói e as células se refazem rapidamente.
O Hemoba espera por você nas dependências do Hospital Geral Prado Valadares. Maiores informações pelo fone (73) 3528.7153/7154.
Atletas do “JUDÔ AÇÃO” mudam de categoria
Após todos os judocas receberem suas novas faixas, houve a troca simultânea das mesmas, num momento marcante para os atletas promovidos e de muito orgulho dos pais que durante o ano acompanharam a evolução de seus filhos na modalidade.
“Eu gosto que meus filhos estejam envolvidos com o esporte porque ocupa a mente. Se eles querem, a gente tem que aproveitar. O Projeto Judô Ação veio como um presente para os pais porque, muitas vezes, a criança quer praticar um esporte, mas tem que pagar, e aqui não, é de graça e é perto de casa”. Sandra Suely Santos, mãe dos judocas Adilson Santos, 10 anos e Italo Santos, 11.
FAIXA CINZA: Andre Andrade, Andre Luiz Tavares, Daniel Souza Lima, Dasla Oliveira Assunção, Eric Costa Dias, Gabriel Dias Souza, Gabriel Santos, Gilberico Souza de Jesus, Isaac Lima Santos, Italo Santos Teixeira, João Pedro Xavier, Jonas de Souza, Jose Luiz Pereira, Laila Oliveira, Leandro Santos Junior, Leonardo Mendes, Lucas de Jesus, Lucas de Jesus, Marcelo Gabriel, Maria Eduarda de Jesus, Matheus Vilas Boas, Paulo Cesar Souza, Pedro Del Sarto Amorim, Sergio Pinheiro Silva, Thiago Santos da Silva.
FAIXA AZUL: Adilson Santos Teixeira, Andrei Marques, Bruna Santos, Cauê Santos, Edson Bruno Nery Alves, Fabiano Almeida Santos, Fabrício Santos Costa, Geovane Souza Sanção, Gilson Reis Lima, Jerlan Santos Vieira, João Paulo dos Santos, Joilson Novaes, Juarez dos Santos, Lucas dos Santos, Luciano Lopes Almeida, Luigui Trapia , Odair Oliveira Santos, Paulo Emerson Cardoso, Roberto Rodrigo B.Pina, Rodrigo Oliveira Almeida, Rogerio Bispo Brito, Tainá de Jesus Gaspar, Tatiana Oliveira Santos, Thiago Santos de Santana.
FAIXA LARANJA: Felipe Almeida Silva, Jean de Jesus Evangelista.
FAIXA VERDE: Keven Luan dos Santos
FAIXA ROXA: Joidson Costa
FAIXA MARRON: Caique Lima da Silva, Cristhian Novaes Moura, Julival Lopes dos Santos, Laian Ribas Nascimento, Raphael Oliveira Moraes.
FAIXA PRETA: Hevila Santana, Miguel Borges Bonfim.