sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dia do doador de sangue é lembrado com campanha


Terminou ontem, (25), a campanha Seja um doador, realizada pelo Hemoba, em parceria com diversas entidades do município, para lembrar o Dia Nacional do Doador de Sangue. A iniciativa teve início terça-feira, dia 23, pela equipe de enfermeiras e assistentes sociais do Hemoba.

De acordo com a enfermeira Helena Del Rey, o objetivo foi reunir o máximo de pessoas conscientes da importância de doar sangue e ajudar o próximo. “Buscamos orientar e conscientizar os doadores voluntários sobre a importância de ajudar o próximo com a doação de sangue, pois muitas pessoas fazem a doação por necessidade, quando algum parente está precisando. O ideal é que as pessoas tomem consciência dessa ação e doem sangue regularmente”, ressalta Helena.

Segundo Marcus Alex Rabelo, professor do curso de Enfermagem da FTC Jequié, os alunos da Instituição promoveram várias campanhas este ano. “Fizemos campanhas sobre hipertensão, diabetes, entre outras. Este semestre aproveitamos o Dia Nacional do Doador para realizar o Projeto Doe Sangue, Doe Vida com a finalidade de incentivar à doação de sangue”, comenta Marcus.

O diretor geral da FTC Jequié, professor José Carlos Oliveira, era uma das pessoas que estava doando sangue ontem. Ele ressalta que doar sangue é muito importante, pois é uma ação que salva vidas. “Não custa nada, não prejudica a saúde de ninguém e é uma ação que não tem preço”, pontua José Carlos.

Coleta - Atualmente, a coleta do Hemoba funciona anexo ao Hospital Geral Prado Valadares, que está aberto à população segunda – das 8 às 10h – e de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30.

Serviço - Para doar sangue é muito fácil: Basta estar saudável, com idade entre 18 e 65 anos e portar documento de identidade original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.

Medula Óssea – Os pacientes que necessitam de transplante são os portadores de doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como a Leucemia e Aplasias de Medula Óssea e crianças com algumas doenças genéticas. O ato de doar é seguro, não dói e as células se refazem rapidamente.

O Hemoba espera por você nas dependências do Hospital Geral Prado Valadares. Maiores informações pelo fone (73) 3528.7153/7154.





Nenhum comentário: