terça-feira, 30 de novembro de 2010

Alunos da FTC Jequié participaram de Feira de Saúde


Orientados pelo Enfermeiro Articulador Ricardo Rodrigues, estudantes do 8º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, em parceria com as coordenadoras da USF Virgílio da Paula Tourinho Neto I e II, realizaram sexta-feira, 26, das 8h às 15h, a 1ª Feira de Saúde.

“A Feira de Saúde é mais uma oportunidade de integrar o estudante de graduação ao universo da saúde coletiva, além de estimular os trabalhos multidisciplinares em saúde, fato extremamente incentivado durante o Estágio Supervisionado de Enfermagem I da FTC Jequié”, explica Ricardo.

Propiciar ações direcionadas à prevenção e a promoção da saúde e qualidade de vida nas diversas faixas etárias da comunidade da USF Virgílio de Paula Tourinho Neto I e II, foi o objetivo da Feira. Orientações sobre a Dengue; a necessidade do Exame Preventivo do Câncer do Colo Uterino; formas de Transmissão e Prevenção das DST’s/AIDS; Aplicação de Flúor e Escovação; Atividades recreativas com as crianças (pinturas, desenhos e leitura de histórias); Terapia Manual (confecção de fuxico); Cortes de cabelos; Aferição da Pressão Arterial; Medida da Glicemia; Vacinação foram ações desenvolvidas no evento.

Para os acadêmicos, a Feira foi uma experiência enriquecedora porque tiveram a oportunidade de ter contato com pessoas de diferentes idades, podendo fazer os atendimentos e orientar não só o paciente, mas a família que o acompanhava. “Percebemos a interação entre eles. É um cuidando e querendo saber como está à saúde do outro. Depois das orientações, vimos às famílias conversando sobre as informações recebidas. Isso mostra que é mais do que uma preocupação, é o cuidar um do outro”, diz a aluna Fernanda Brito.

Geraldo Oliveira, 49 anos, morador do bairro elogiou o atendimento de todos os profissionais. “Acho muito importante essa iniciativa e também de participar dessa feira, visto que ela vem trazer o benefício dos serviços de saúde para a população. O pessoal é muito atencioso e dá todo o apoio e orientação”, declara.
Além de se preocupar com a postura correta, a aposentada Maria de Fátima Souza, 63 anos, também moradora do bairro, afirma que essa ação social faz a comunidade repensar os cuidados que se deve ter com a saúde. “Aqui podemos realizar alguns exames básicos, mas que são importantes e sem precisar marcar consulta. Passei por todos os atendimentos e minha saúde está muito bem”, conta.

Segundo o estudante Alex Sales, o Projeto da Feira de Saúde surge como uma importante ferramenta de apoio ao binômio aluno-comunidade em propostas alternativas de inserção e atuação na Atenção Primária à Saúde. “Somos estimulados a trabalhar em equipe e a construir um processo reflexivo de formação acadêmica, profissional e cidadã”, afirma Alex.

“Para nossos alunos, todas as atividades de extensão acabam sendo importantes para a formação profissional não só na parte específica de cada curso, mas numa formação mais humanística, pela abordagem que eles fazem durante os atendimentos e também visando a aproximá-los cada vez mais da comunidade”, declara o professor Ricardo.

Nenhum comentário: