sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Crianças aprendem a importância da saúde bucal

Com a finalidade de estimular as crianças a terem cuidados com a saúde bucal, ensinando o uso adequado da escova de dente e a importância da higienização bucal para saúde das mesmas, alunos do 4º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, apresentaram o projeto Sorrir – A enfermagem educando para promover saúde, na Escola Municipal Adolfo Ribeiro, no bairro São Judas Tadeu.

Com uma linguagem apropriada, cerca de 30 crianças com idade entre 4 e 6 anos, entenderam a importância de fazer a higiene bucal. “Os cuidados com a higiene e a saúde bucal das crianças requerem muita paciência e dedicação dos pais e cuidadores”, pontua a estudante Loiana Santana. “As crianças se tornam agentes multiplicadores, ou seja, eles espalham para a família e para os amigos a importância da boa escovação e como fazer a higiene bucal correta", explica a acadêmica Suelane Evangelista.

Palestras e atividades interativas, exibição de vídeos educativos, técnicas de escovação e distribuição de kits (escova + creme dental), foram dinâmicas utilizadas para a apresentação. "Sempre digo para minha mãe e para meus irmãos escovarem bem porque é muito perigoso ter os dentes amarelos", ensina Priscilla Santos, 5 anos, após a apresentação do vídeo educativo.

Com a presença dos estudantes da FTC, a diretora do colégio, Ana Cristina Torregrossa, notou mudança no comportamento dos alunos em relação à saúde bucal. "As crianças cobram umas das outras uma higiene melhor e isso é ótimo sinal, já que nem sempre os pais têm tempo de orientar os filhos".

Nenhum comentário: